O que são soft skills?

Mayk | abril 26, 2022

Imagem artigo

Este é um termo muito comum em RH e surgiu para qualificar as habilidades comportamentais de cada indivíduo

 

Para responder, de forma resumida, o que são soft skills, trata-se de uma análise sobre as características comportamentais de uma pessoa. Por exemplo, a proatividade e a empatia são algumas destas habilidades e são extremamente valorizadas pelas empresas.

 

Este é um daqueles termos novos que surgem e tornam-se populares em diversos setores, mas que muitas pessoas não compreendem facilmente o significado.

 

Você já deve ter visto em anúncios de emprego que tal cargo requer algumas habilidades que não são adquiridas em sala de aula. Ter uma boa comunicação e saber trabalhar em equipe são alguns exemplos destas características desejadas pelas empresas.

 

Saiba que muitas empresas implementaram testes comportamentais para definir se um candidato tem as características que elas buscam para determinados cargos. Estas avaliações surgiram para reduzir o turnover e aumentar a produtividade das equipes.

 

Logo, se você chegou a este artigo com o objetivo de entender o que são soft skills, sugiro que continue sua leitura até o final.

 

Aqui no Peixe 30, ao fazer o seu cadastro gratuito, você terá acesso a uma análise comportamental que mostrará as suas principais características e aquelas que precisam melhorar. Por isso, clique no link abaixo, instale o aplicativo e receba o seu estudo.

 

Baixe o app Peixe 30 na Play Store

Baixe o app Peixe 30 na App Store

O que são soft skills?

As soft skills são termos usados por profissionais de recrutamento e seleção. Elas dizem respeito às habilidades comportamentais e competência de cada indivíduo.

 

Essas habilidades não possuem relações com o conhecimento técnico. Esta é uma classificação de como cada pessoa se relaciona com os grupos e com as próprias emoções.

 

O estudo do perfil comportamental analisa aquilo que, muitas vezes, é subjetivo. Se o profissional consegue lidar com as questões ambientais, maiores serão suas soft skills.

 

Elas são construídas ao longo da vida e variam de uma pessoa para outra e podem ser traduzidas também como a inteligência emocional.

 

Entretanto, vale lembrar que o comportamento humano pode mudar, e isso significa que suas skills também.

Quais são as diferenças entre soft skill e hard skill?

Normalmente o conceito de soft skill costuma ser acompanhado do termo hard skill.

 

Apesar dos nomes similares, é necessário entender que são coisas diferentes. Você viu acima o que são soft skills e que elas são relacionadas ao comportamento e não são facilmente medidas.

 

Já as hard skills são as habilidades técnicas. Os conhecimentos que são adquiridos na faculdade, em um curso técnico ou até mesmo no trabalho entram nessa lista.

 

Aquele aprendizado que consta no seu currículo e pode ser medido por um diploma, certificado ou outra forma que comprove o seu conhecimento. Ele faz parte da hard skill e também pode ser aprimorado ao longo do tempo.

Quais são as soft skills mais buscadas?

Uma das habilidades mais buscadas é a de inteligência emocional, já que o profissional que tem essa característica consegue tirar melhor proveito de tudo. Ele consegue aprender de forma mais rápida e trabalha bem em equipe, justamente por ter domínio da comunicação empática.

 

Os profissionais que possuem algumas habilidades acabam sendo os primeiros escolhidos pelas empresas. Existe uma procura maior por alguns comportamentos e vamos te explicar.

Colaboração

Você já viu acima o que são soft skills, pois saiba que a colaboração é uma das mais exigidas. Trabalhar em equipe é uma habilidade que ajuda a fortalecer os times campeões.

 

Saber trabalhar em equipe significa dar atenção a necessidade dos colegas. Quem consegue fazer isso ganha apoio na realização de suas tarefas e também contribui com o time.

Flexibilidade

A flexibilidade é outra habilidade essencial, visto que as coisas mudam rapidamente. Muitas vezes, surgem imprevistos e você deverá lidar com eles da melhor maneira possível.

 

Além disso, as empresas passam por constantes mudanças, seja na forma de trabalho ou mesmo na adoção de novas tecnologias. Saber lidar com elas é algo muito valorizado atualmente.

Comunicação

Ela não está relacionada apenas a saber falar bem, mas em como o indivíduo interage com os demais. Aqui estamos falando da comunicação empática, ou seja, o resultado final dessa interação com outros profissionais e clientes.

 

A comunicação empática é usada para que dúvidas possam ser esclarecidas e que o interlocutor se faça entender. As partes compreendem o que deve ser feito e a melhor maneira disso acontecer. Essa habilidade também é usada para evitar conflitos.

Resiliência

Essa habilidade é a capacidade que a pessoa tem de lidar com situações adversas e pressão.

 

Quem possui essa característica consegue tirar aprendizados das situações adversas e as contornar.

Criatividade

Ao ler aqui sobre o que são soft skills, saiba que criatividade é a habilidade que envolve a capacidade de pensar em maneiras diferentes de como fazer e encontrar soluções para problemas tradicionais.

 

Os profissionais criativos não se conformam com as coisas como elas são e buscam novas soluções, agregam valor e propõem novas ideias.

Positividade

Não se trata de alguém que acredite que tudo é possível e simples. Mas daqueles profissionais que acreditam que os acertos são superiores aos erros.

 

A habilidade de positividade leva o indivíduo a ver uma solução e consegue motivar os demais. Essa competência ajuda o trabalhador a manter os demais na linha, mesmo quando não se tem muita esperança na resolução. Afinal, sua perseverança faz com que encontrem uma saída.

Qual é a importância das soft skills?

Apenas a compreensão do que são soft skills pode não ser suficiente para que você entenda a importância de tais habilidades no ambiente de trabalho. Porém, entenda que essas características estão cada vez mais valorizadas por profissionais de recrutamento e seleção das empresas que buscam mais eficiência e melhores resultados.

 

Profissionais que possuem soft skills lidam bem com pressão e conseguem encontrar soluções. Diante de um problema, eles não ficam paralisados ou reclamando, buscam alternativas. Isso garante que os projetos sempre terão uma saída e resultados.

 

Os times compostos por esses profissionais são mais motivados. Eles ajudam na melhora do clima organizacional e proporcionam ganhos para todos.

 

Logo, ao entender o que são soft skills e o valor delas para as empresas, você precisa urgentemente passar por uma avaliação de competências que te permita entender quais são as suas principais habilidades e usar isso para conseguir uma colocação no mercado de trabalho.

 

Você conhece todas as suas características? Sabe quais são as suas habilidades mais valiosas? Faça já seu Assessment (a nossa ferramenta exclusiva que ajuda a identificar suas soft skills) e descubra qual é o seu perfil comportamental e use essa informação em sua autopromoção.

 

Além das explicações sobre o que são soft skills, aqui no Peixe 30 sempre publicamos diversos conteúdos para te ajudar nessa jornada pelo desenvolvimento profissional.

 

Criamos a nossa rede social em vídeo para que você possa construir novas relações estratégicas, enriquecer seu currículo e ser visto por empresas contratantes.

 

Veja também:

O que é networking?

Como pedir aumento salarial?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Principais benefícios da tecnologia no RH. Otimize seus processos!

As inovações têm impactos significativos nos mais diferentes espaços. A tecnologia oferece novas formas de...

O que não falar na entrevista de emprego? Não cometa estes erros!

Após o envio do currículo, o bate papo costuma ser a segunda etapa de um...

O que colocar como experiência no currículo? Veja como se destacar!

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, todos os detalhes fazem a diferença....

O que é recrutamento misto? Conheça as vantagens deste modelo!

Processos seletivos estão entre os trabalhos mais importantes realizados por profissionais do setor de Recursos...

Pessoa outlier: o que é e como identificar? Descubra agora!

Esse termo tornou-se bastante utilizado no campo das estatísticas para definir algum evento que foge...

Como fazer um recrutamento externo e atrair novos talentos? Aprenda!

Quando falamos sobre processos seletivos, existem duas principais formas de realizá-los: utilizando o capital humano...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]