Como desenvolver a inteligência emocional? Dicas práticas para você

Mayk | abril 07, 2022

Imagem artigo

Quando falamos sobre as habilidades que um bom profissional deve possuir, podemos dividi-las em duas categorias: hard e soft skills.

 

Hard skills são mais simples de explicar: elas nada mais são do que aqueles saberes técnicos aprendidos de forma teórica. Dirigir um carro, por exemplo, ler, escrever, fazer conta etc. Apesar dos exemplos mais simples, todas essas são habilidades técnicas que podem ser aprendidas com cursos e teorias.

 

Soft skills, por outro lado, são mais difíceis de serem identificadas e ensinadas. Elas tratam de habilidades sociocomportamentais, relacionadas a fatores psicológicos e emocionais. A proatividade, por exemplo, é uma dessas habilidades.

 

As empresas evoluíram os processos de recrutamento e passaram a fazer análise comportamental para promover funcionários ou contratar novos colaboradores.

 

Vamos falar um pouco sobre uma importante soft skills, habilidade buscada por empresas de diversos portes. Descubra aqui como desenvolver a inteligência emocional para se destacar no mercado profissional.

 

Preocupados com o seu desenvolvimento, o Peixe 30 traz uma série de ferramentas exclusivas que avaliam o seu perfil comportamental, destaca suas softs skills e ainda permite a publicação de vídeos de apresentação para que você tenha segurança para fazer suas apresentações.

 

Crie já o seu perfil, conheça novas pessoas, receba feedbacks e amplie seu networking.

 

Faça o download do app Peixe 30 na Play Store

Faça o download do app Peixe 30 na App Store

 

O que é inteligência emocional?

De maneira simples e resumida, inteligência emocional é a capacidade de lidar com sentimentos. Não somente os seus próprios, mas especialmente os de outras pessoas.

 

Um profissional que desenvolve essa característica é capaz de identificar, compreender e lidar com situações delicadas que envolvam emoções. Aqui podemos incluir, por exemplo, a habilidade de superar conflitos dentro de um time.

 

A inteligência emocional não pode ser facilmente ensinada, o que a torna uma soft skill valiosa. Por conta disso, profissionais que a possuem costumam ter vantagem na hora de conseguir um emprego ou uma promoção.

 

Aprenda como desenvolver a inteligência emocional

Apesar da inteligência emocional não poder ser facilmente ensinada, existem algumas coisas que podem te ajudar a obtê-la.

 

Por isso, abaixo apresentamos 6 dicas de como desenvolver a inteligência emocional e dominar essa soft skill. Leia com atenção!

 

Conheça bem a si mesmo

Tudo começa aqui. Não existe uma maneira de desenvolver a inteligência emocional sem que você conheça os seus próprios sentimentos. Essa pode parecer uma tarefa simples, mas ela abrange diversos fatores, todos eles importantes.

 

Preste atenção no seu corpo e na maneira como ele reage a diferentes situações. Descubra os seus limites e os respeite. Se você for capaz de entender como se sente em cada situação, será mais capaz de entender sentimentos alheios.

 

Inclusive, as empresas estão investindo neste tipo de estudo para entender o comportamento de seus funcionários para montar equipes mais competitivas.

 

Fale sobre os seus sentimentos

Tão importante quanto entender como você se sente, é falar sobre os seus sentimentos. Isso pode ser feito tanto com amigos e familiares, quanto com profissionais especializados.

 

Essa é uma das etapas mais importantes, já que vai te ajudar a superar o medo de expressar suas emoções. Nesse aspecto, a terapia pode ser uma excelente aliada.

 

Embora a perspectiva de falar sobre seus sentimentos pareça assustadora, esse é um ato extremamente valioso para aqueles que buscam dicas de como desenvolver a inteligência emocional.

 

Aprenda a lidar com as suas emoções negativas

Entender seus sentimentos e falar sobre eles são duas etapas que levam até essa terceira. Você sabe como reage e fala sobre isso. Agora precisa saber como lidar com aqueles momentos em que essas emoções não são positivas.

 

Irritação, frustração, raiva. Todos esses são sentimentos naturais de qualquer ser humano e vão acontecer com muita frequência no mercado corporativo.

 

Saber como lidar com emoções negativas e reagir a elas é uma das principais características de pessoas que possuem uma alta inteligência emocional.

 

Pratique a empatia

Se você consegue entender a si mesmo e lidar com as diferentes emoções, precisa experimentar esse mesmo comportamento quando estes sentimentos envolvem outras pessoas. No fim das contas, a empatia é uma qualidade imprescindível quando falamos sobre inteligência emocional.

 

Ser uma pessoa empática te permitirá compreender como os outros funcionam e ajudá-los com diferentes problemas.

 

Essa qualidade irá lhe auxiliar não somente no cotidiano pessoal, mas especialmente dentro de um contexto profissional.

 

Faça estudos teóricos

Quando falamos sobre estudos teóricos, imagina-se que eles sejam exclusivos das hard skills, aquelas que aprendemos (e ensinamos) com facilidade, mas isso não é verdade.

 

Embora soft skills se baseiem mais em experiências pessoais, conhecimentos teóricos podem ajudar.

 

Um grande exemplo é esse artigo com dicas de como desenvolver a inteligência emocional que você está lendo. Ele traz informações teóricas que devem ser colocadas em prática para que seja capaz de dominar tal habilidade. Leia sobre sentimentos e emoções e diferentes maneiras de lidar com eles.

 

Livros e documentários sobre assuntos relacionados vão ser os seus melhores amigos.

 

A razão e a emoção são igualmente válidas

De maneira pragmática, nós temos a tendência de achar que a razão está acima das emoções. Dentro de um contexto profissional, isso é reforçado com frequência, e a racionalidade costuma ser vista como uma qualidade desejável.

 

Pessoas com uma inteligência emocional alta compreendem que as duas coisas são igualmente válidas. Saber lidar com situações que requeiram a racionalidade é fácil, a maioria das pessoas consegue. Mas poucos são capazes de enfrentar problemas emotivos de maneira eficaz.

 

Estar sempre desenvolvendo suas habilidades, especialmente aquelas frequentemente subestimadas, é a marca de um bom profissional. Se você chegou até esse artigo, é porque provavelmente é uma dessas pessoas e busca alternativas de como desenvolver a inteligência emocional.

 

Dessa forma, esperamos que as dicas apresentadas possam te ajudar na sua carreira. Nunca deixe de aprender diferentes conhecimentos.

 

Criamos a nossa rede social em vídeo para que você possa se conhecer melhor, desenvolver suas habilidades, construir novas relações estratégicas, engajar sua audiência e crescer em sua área de atuação. Cadastre-se gratuitamente e descubra novas oportunidades!

 

Depois de ler as dicas de como desenvolver a inteligência emocional, entenda aqui o que é ética profissional e domine as técnicas de negociação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]