O que é networking? Como ter uma boa rede de contatos?

Mayk | abril 04, 2022

Imagem artigo

Para quem busca uma recolocação no mercado, ter uma boa rede de contatos pode facilitar esse processo de procura. Além disso, compreender o que é networking pode te ajudar a encontrar novos parceiros comerciais, inclusive investidores para os seus projetos.

Existe uma teoria de 1967 chamada “The small world problem” (o problema do mundo pequeno), que levanta a hipótese de que são necessárias, no máximo, seis amizades ou conexões para que pessoas quaisquer no mundo se encontrem.

Isso quer dizer que, em tese, é necessário passar por seis pessoas para encontrar alguém como a Luiza Trajano, por exemplo, ou qualquer outra liderança global. Não temos ainda uma comprovação desta teoria, mas o fato é que criar uma rede consistente de contatos pode favorecer a sua carreira profissional.

Logo, entender o que é networking e colocá-lo em prática é fundamental. E é sobre isso que falaremos neste artigo, além de mostrar algumas dicas de como aumentar e manter a sua rede engajada.

Ficamos felizes por  sua visita aqui no blog do Peixe 30. Saiba que somos uma rede social profissional em vídeo, ambiente ideal para que você construa uma relação estratégica com contatos valiosos, engaje e seja referência no seu setor de atuação. Cadastre-se gratuitamente e inicie o seu networking!

Baixe o app na Play Store

Baixe o app na App Store

Leia também: Descubra quais são as carreiras mais promissoras

Entenda o que é networking

Algumas pessoas confundem e não sabem exatamente qual termo usar, networking ou network. Basicamente, ambas as palavras falam do mesmo assunto.

A grande diferença é que “network”, é mais ligado ao significado de “rede de contatos”, enquanto networking é a atividade de cultivar essa rede.

Como foi explicado acima, networking é a ação de formar, estimular e manter uma rede de contatos em movimento, trocando informações e valores com quem você conhece. No mundo corporativo, essa estratégia é extremamente valiosa, já que te mantém em evidência, abre oportunidades de parceria e até de trabalho, além de ajudar outras pessoas em temas que são de seu domínio.

Logo, essa prática tem o poder de adicionar pontos positivos a sua carreira e personalidade, expondo-se de forma espontânea e profissional. Essa dinâmica geralmente é formada por pessoas que podem ajudar no seu desenvolvimento, seja com  conselhos, recomendando outros contatos ou indicações.

Benefícios do networking

O sucesso na carreira está ligado aos relacionamentos que são construídos ao longo do tempo e por isso o networking se tornou indispensável. Essas interações contribuem para chancelar a qualidade do seu trabalho, além de ajudar a eliminar dúvidas sobre temas dominados por parceiros, ajudando a atingir os objetivos pessoais e profissionais.

No mundo dos negócios, por exemplo, esses contatos são fundamentais. Para quem está começando um novo empreendimento, esse é o primeiro passo para atrair potenciais clientes ou mesmo testadores para validar uma ideia. É por meio do networking que surgem parcerias, consumidores e futuros sócios de um negócio.

Neste processo de explicar o que é networking, queremos falar de algumas vantagens dessa prática para você:

  • Conseguir informações relevantes;
  • Aprofundar relações com clientes;
  • Tornar uma empresa ou negócio mais conhecido;
  • Aumentar a visibilidade do profissional;
  • Perceber novas oportunidades de negócio;
  • Desenvolver a carreira profissional.

Diante de uma demissão, por exemplo, uma boa rede de contatos se torna o principal apoio para conseguir uma recolocação, já que podem acontecer indicações para outras oportunidades disponíveis.

E a forma de garantir que essa rede se mantenha é justamente movimentando-a. Encontros presenciais são incríveis, no entanto, a dinâmica atual está totalmente focada no online – logo, aplicativos de mensagens, e-mails e até mesmo redes sociais profissionais, como é o caso do Peixe 30, são ferramentas que fortalecem essas relações.

Por isso, semanalmente ou a cada mês, reserve um tempo para se comunicar com os seus contatos, publicando novidades, questionamentos e outros assuntos relevantes.

Como melhorar a sua rede de contatos?

Após compreender o que é networking, vamos detalhar aqui algumas dicas para que você construa uma rede estratégica e bem engajada.

Mapear seus interesses é o primeiro passo para aumentar e melhorar sua rede de contatos. Tenha um foco onde você deseja se estabelecer e invista nessas trocas, mas lembre-se: os objetivos precisam ser parecidos e esteja em contato com profissionais de áreas que te beneficiem.

Pense no networking como uma relação de trocas, afinal, é exatamente isso. Estimule essa interação estando pronto para colaborar com seus contatos, caso seja necessário. Além da presença digital, a participação em eventos e ocasiões que são viáveis, conhecer pessoas de diferentes perfis e áreas também são oportunidades para fortalecer a sua rede profissional.

Palestras, seminários, oficinas e feiras, cursos de idiomas são chances de fazer essa rede crescer.

Uma boa conexão deve ter equilíbrio entre qualidade e quantidade. Isso quer dizer que, o ideal é se relacionar com quem você possa conversar e desenvolver uma troca real, mesmo que seja somente profissional.

Logo, a rede não deve se limitar a poucos contatos, mas também não deve ser gigante a ponto de inviabilizar a manutenção e até mesmo a troca que é esperada no network.

Exemplos de networking

De modo geral, você deve conversar com os respectivos contatos de forma despretensiosa e generosa. A nossa sugestão aqui no Peixe 30 é que veja os vídeos interessantes, comente e adicione pessoas que atuam na sua área ou em setores relevantes.

Abaixo vão alguns exemplos de como se comunicar com sua rede de contatos:

  • Agradecimento: você pode simplesmente agradecer, por exemplos, pelos insights que determinada pessoa proporcionou;
  • Cumprimentos: parabenize pelos projetos, apresentação ou resultados que foram expostos; Essa é uma forma simples de iniciar uma rede;
  • Feedback: se recebeu alguma sugestão ou foi indicado para algum projeto ou vagas em aberto, você pode voltar e contar como foi o desenrolar dessa movimentação e como isso ajudou profissionalmente;
  • Novidades: compartilhar matérias e reportagens de interesse é uma forma de estimular suas relações profissionais. É possível também partilhar seus crescimentos, ganhos e projetos que prosperaram.

Conseguiu compreender o que é networking e as razões pelas quais você precisa adotar essa estratégia imediatamente?

Você pode fazer um mix de interações com seus contatos em diferentes redes, explorando textos em outras redes e vídeos aqui no Peixe 30. Esse tipo de abordagem vai ajudar a expandir o seu alcance e multiplicar as oportunidades.

O objetivo do Peixe 30 é ajudá-lo a encontrar as pessoas ideais para se relacionar e facilitar a divulgação de seu trabalho. Também apoiamos empresários que buscam colaboradores competentes e confiáveis para alcançar e superar os objetivos de cada negócio.

Depois de ler aqui as explicações sobre o que é networking, queremos te convidar a entender sobre técnicas de negociação e ética profissional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

Como resolver conflitos entre funcionários e melhorar a produtividade?

O colaborador passa mais tempo na empresa do que em sua própria casa, já parou...

Como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente?

Alcançar o sucesso na carreira é uma batalha contínua. Especialmente em setores saturados, a tarefa...

Quais são os indicadores de RH?

Gerenciar uma organização significa estar à frente de pessoas. Comumente chamados de colaboradores, eles são...

O que é turnover e como reduzi-lo?

Por diversas razões, a falha na reposição pode interferir na produtividade da empresa e impactar...

Quais são os nove tipos de avaliação de desempenho e como aplicá-las?

A metodologia é indispensável no desenvolvimento da gestão de pessoas   Você, profissional de Recursos...

Exemplos de estratégias empresariais bem-sucedidas

Casos de empresas pequenas que se tornaram gigantes são sempre inspiradores. Embora elas talvez não...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!