Exemplos de dinâmicas de grupo para processo seletivo

Mayk | julho 05, 2022

Imagem artigo

O caminho para preencher uma vaga de emprego possui diferentes etapas. Algumas são mais utilizadas, como a avaliação do currículo e a entrevista, enquanto outras são específicas de alguns tipos de cargos e/ ou empresas.

 

Dentre as etapas menos frequentes de um processo seletivo estão as dinâmicas de grupo. Nelas, os recrutadores reúnem os candidatos e observam como eles trabalham em equipe.

 

Essa observação é feita por meio de alguma atividade proposta, sobre as quais vamos falar agora ao mostrar os exemplos de dinâmicas de grupo para processo seletivo. São muitas as alternativas e cada uma delas tem como objetivo testar alguma habilidade diferente, de acordo com o que é requerido para a vaga a ser preenchida.

 

Seja você um gestor que quer inovar no recrutamento ou um profissional que quer se preparar melhor para uma dinâmica, queremos convidá-lo a fazer parte do Peixe 30. Em nossa rede social é possível conhecer diversas histórias, aperfeiçoar seu networking, fazer novas parcerias e diversas outras opções. Cadastre-se gratuitamente!

Cinco exemplos de dinâmicas de grupo para processo seletivo

Entender sobre as dinâmicas de grupo é importante tanto para aqueles que estão tentando ingressar no mercado de trabalho, quanto para gestores que querem encontrar maneiras eficientes de fazer seleções. Este conhecimento pode facilitar a sua vida sempre que tiver que passar por um recrutamento.

 

Para isso, apresentamos abaixo cinco exemplos de dinâmicas de grupo para processo seletivo, como elas funcionam e o que é avaliado nos candidatos. Confira!

Dinâmica do desafio

Antes de começar essa etapa, o responsável seleciona uma série de desafios que tenham relação com o que pretende avaliar e os coloca em uma caixa. Em seguida, ele divide os candidatos em dois grupos.

 

Ao som de uma canção, a caixa deve ser passada entre todos. Quando a música parar (aleatoriamente), o candidato que estiver com ela em mãos deve decidir se irá abri-la (e se fizer isso terá de realizar o desafio, independente do que seja) ou não.

 

Se decidir abrir e cumprir o desafio, a equipe da pessoa ganha pontos. Se preferir não abrir, ele pode passá-la para um membro do próprio grupo (mas ganhará menos pontos) ou para o membro de outro time (e nenhum ponto será ganho). Vence quem fizer mais pontos.

 

Neste exemplo de dinâmicas de grupo para processo seletivo, o objetivo é observar como candidatos lidam com pressões externas, já que, caso a caixa seja aberta, o desafio precisará ser realizado.

 

Dinâmica de apresentação

Esta é uma das dinâmicas mais simples e eficientes em processos seletivos, ela começa da seguinte forma: o grupo de candidatos (não mais do que uma dúzia) se reúne em uma roda, com uma bola entre eles.

 

A pessoa que estiver com a bola na mão faz uma pergunta (como nome, hobby, qualidade ou defeito) e joga o objeto para outro. Essa pessoa então deve responder e lançar o objeto para alguém que ainda não tenha respondido.

 

Por meio dessa dinâmica de grupo, os recrutadores conhecem mais sobre os candidatos, ao mesmo tempo em que promovem uma melhor integração entre eles para posteriores atividades que possam ser realizadas.

Dinâmica da amnesia

Entre os diversos exemplos de dinâmicas de grupo para processo seletivo, esta tem o objetivo de “quebrar o gelo” e observar as técnicas utilizadas pelos candidatos para descobrir alguma informação desconhecida por meio de perguntas de “sim” ou “não”.

 

Os recrutadores distribuem caneta e papel adesivo. Cada candidato deve então escrever o nome de uma personalidade famosa no papel e colar na testa de outro. Dessa forma, todos verão o que está escrito nos papéis alheios, mas não no seu.

 

A partir daí, o objetivo da dinâmica é que os candidatos descubram o nome que está na sua testa. Pela limitação de somente perguntar o que pode ser respondido com sim ou não, é muito importante ser criativo.

Cubos solidários

Para começar essa dinâmica, o recrutador deverá dividir os candidatos em dois grupos. Em seguida, serão distribuídos materiais de papelaria (como cartolina, tesoura, cola etc), os quais serão utilizados na atividade.

 

O objetivo é simples: os grupos devem entregar, após um período de tempo pré-determinado, um número específico de cubos feitos a partir dos materiais que receberam. A ideia é que o tempo e a quantidade de cubos tornem essa atividade um desafio.

 

Para ser bem-sucedido, os grupos terão que se comunicar e descobrir os pontos fortes e fracos de cada um, a fim de otimizar o tempo disponível. Durante a atividade, os recrutadores poderão observar como cada um trabalha em equipe e utiliza suas habilidades.

Dinâmica das semelhanças

Para encerrar os exemplos de dinâmicas de grupo para processo seletivo, essa última trabalha com equipes menores (duplas ou trios). Estes candidatos terão alguns minutos para conversar entre si e aprender coisas que tenham em comum.

 

As descobertas devem ser escritas no papel, o qual será lido para todos em voz alta ao final do tempo. A ideia é que os candidatos descubram o maior número possível de características semelhantes entre si.

 

A partir dessa atividade e da interação que ela promove, os recrutadores conseguirão observar características importantes sobre os candidatos, a fim de encontrar aqueles com perfis que mais se encaixem para a organização.

 

Se você está se preparando para participar de dinâmicas em grupo, a dica mais importante é ser genuíno e expressar suas potencialidades de acordo com o que for proposto.

 

Já se você é um recrutador e busca exemplos de dinâmicas de grupo para processo seletivo que possa aplicar internamente, considere sempre o que é mais importante para a sua organização. Cada uma das atividades acima oferece possibilidades diferentes e valiosas!

 

Aqui no Peixe 30 temos uma ferramenta chamada Assessment, em que avaliamos as competências individuais (soft skills), ajudando o usuário a potencializar as suas características. Você pode usá-la gratuitamente para se promover ou ainda para encontrar os melhores candidatos para as suas necessidades.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

 

Além dos exemplos de dinâmicas de grupo para processo seletivo, veja aqui como evitar o estresse no trabalho e como melhorar o networking.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

Como fazer a descrição de cargos?

Toda organização é composta de profissionais com atribuições distintas e funções definidas. Empresas só crescem...

Quais são as habilidades interpessoais?

Se você trabalha mesmo que de maneira tangente com processos seletivos, com certeza já se...

Como avaliar um candidato à vaga de emprego?

Somar ao quadro profissional de uma empresa é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais...

Como ser um bom líder de equipe? Veja dicas valiosas

Mais do que saber como liderar, é preciso administrar conflitos e estimular pessoas a fim...

Como chamar a atenção de um funcionário?

Posições de liderança naturalmente carregam responsabilidades. Saber gerir uma equipe está associado a habilidades interpessoais...

Como criar um anúncio de vaga de emprego?

A busca por bons colaboradores é um dos maiores desafios do setor de Relações Humanas...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!