Ninguém gosta de conflitos, especialmente no trabalho. Apesar disso, é ingenuidade acreditar que o espaço profissional vai sempre ser tranquilo: qualquer ambiente com a interação de dois ou mais indivíduos está sujeito ao embate de ideias e valores.
Aprender como desenvolver a habilidade de resolução de problemas vai diferenciá-lo dos demais trabalhadores, já que esta é uma competência muito requisitada pelas empresas.
Estar diante de uma crise de qualquer natureza é desgastante e pode até se tornar improdutivo caso perdure, exigindoque profissionais conheçam as maneiras mais eficazes de aparar as arestas. É aqui que chegamos na resolução de conflitos, uma das habilidades mais importantes de profissionais em qualquer área do mercado.
Seja em um ambiente largamente colaborativo ou onde cada um trabalha de forma individual, é sempre útil desenvolver as soft skills. Veja como algumas atitudes podem te ajudar!
Ficamos felizes por sua visita ao blog do Peixe 30. Saiba que possuímos uma rede social profissional em vídeo, ambiente ideal para você construir uma relação estratégica com contatos valiosos. Engaje e seja referência no seu setor de atuação. Cadastre-se gratuitamente e inicie o seu networking!
Veja como desenvolver a habilidade de resolução de problemas
Esta é uma característica que pertence às soft skills, ou seja, uma habilidade difícil de ser aprendida formalmente, ao contrário dos conhecimentos técnicos (ou hard skills). Apesar disso, existem algumas dicas que podem ser seguidas para auxiliar no desenvolvimento de tais competências. Confira!
1 – Estude conceitos teóricos
Essa primeira dica de como desenvolver a habilidade de resolução de problemas pode parecer contraditória ao que falamos até aqui, já que ela não é capaz de ser aprendida em livros. Isso, porém, é apenas parcialmente verdade. Aprofundar-se em conhecimentos, incluindo os técnicos, pode ser muito útil.
Existem estratégias práticas, por exemplo, as quais utilizam conceitos de Recursos Humanos e Psicologia. Além disso, a obtenção de conhecimento está diretamente ligada à autoconfiança, a qual impulsiona a capacidade de resolver problemas.
2 – Busque trabalhar em equipe
Qualquer pessoa, independentemente do nível de expertise que possua, pode aprender com colegas de trabalho. Isso ajudará muito quem está pesquisando alternativas de como desenvolver a habilidade de resolução de problemas.
Cada indivíduo tem uma perspectiva de mundo distinta e traz ideias únicas, as quais podem ser assimiladas e agregadas em conflitos do cotidiano. Somado a isso, é na convivência no ambiente de trabalho que você poderá colocar em prática a resolução de problemas, especialmente aqueles de cunho interpessoal.
Para exercitar a característica, é indispensável que mantenha a empatia como protagonista das suas ações.
3 – Pratique no dia a dia
Todo conhecimento teórico deve ser colocado em prática. A partir desta ação, você terá melhor domínio daquela habilidade. Além disso, é essencial que este aprendizado seja constante. Esta dica vale tanto para as hard skills, como para as soft skills.
Conforme encontramos problemas e tentamos resolvê-los, aprendemos as melhores formas de fazer isso, evitando que erros já vividos (por si mesmo ou por outros) sejam repetidos. Naturalmente, isso pede que você se coloque em posições proativas e de liderança.
4 – Aprimore outras soft skills
Em um dos itens anteriores, sobre como desenvolver a habilidade de resolução de problemas, mencionamos a empatia como um exemplo de soft skill que agrega muito nesse caso, mas ela não é a única. Outras características fora do âmbito técnico contribuem para que profissionais sejam capazes de solucionar conflitos.
Algumas das habilidades interpessoais que auxiliam na resolução de problemas incluem:
- criatividade;
- proatividade;
- escuta ativa e empática;
- comunicação clara;
- responsabilidade;
- coragem para sair da zona de conforto.
Uma característica tem impacto direto em outra.
5 – Esteja aberto a feedbacks
Alguns profissionais sentem grande dificuldade em ouvir críticas em relação ao seu trabalho, especialmente se elas envolvem soft skills. É claro que existem feedbacks que não são construtivos, mas é preciso ouvir o que outros têm a dizer sem sentir-se na defensiva se quiser saber como desenvolver a habilidade de resolução de problemas.
Feedbacks são uma excelente maneira de aprimorar os trabalhos cotidianos, agregando o que outros disseram a tarefas futuras. Isso, é claro, vale para a resolução de conflitos, levando em conta que a habilidade é colocada em prática em um ambiente colaborativo.
6 – Abandone a sua zona de conforto
Mencionamos o termo “zona de conforto” em outro item, mas levando em conta a sua importância para saber como desenvolver a habilidade de resolução de problemas, é interessante revisitá-lo. Você não conseguirá crescer profissionalmente se não extrapolar aquilo que está acostumado a fazer.
Sair da zona de conforto pode ser assustador em um primeiro momento, mas os resultados positivos obtidos falam por si próprios. Isso também está associado com a empatia, já que compreender problemas alheios pede que deixemos nossos pré-julgamentos de lado.
7 – Aprenda com cada erro
Para fechar a lista sobre como desenvolver a habilidade de resolução de problemas, devemos falar sobre eventuais erros. O objetivo de solucionar conflitos é resolver situações, não contribuir para as falhas, mas tropeços podem ocorrer. Qualquer profissional está sujeito a errar eventualmente, o que importa é o que se faz a seguir.
Cada erro deve ser uma oportunidade para aprender. Leve em conta a forma como um problema não pode ser resolvido em um momento X e aplique uma solução diferente na situação Y. O trabalho de aprimoramento deve ser constante, com disposição e resiliência.
É válido ter sempre em mente que o desenvolvimento da resolução de problemas não auxilia puramente no ambiente profissional. Um indivíduo que sabe como conduzir situações difíceis com tranquilidade e de maneira prática se beneficia em outros espaços da vida cotidiana.
E então, preparado para colocar em prática as dicas de como desenvolver a habilidade de resolução de problemas? Se precisar de ajuda, conte com a gente! Queremos te convidar a entender sobre técnicas de negociação e ética profissional.