Como avaliar um candidato à vaga de emprego?

Mayk | novembro 02, 2022

Imagem artigo

Somar ao quadro profissional de uma empresa é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais do setor de Recursos Humanos. Embora existam ferramentas que facilitem essa tarefa, na prática as coisas (e pessoas!) são muito mais complexas e cheias de nuances.

 

Com essa consideração, é fácil compreender porque recrutar um novo funcionário pode parecer algo difícil de ser feito. Superficialmente a tarefa pode parecer simples, mas quando esta tarefa é mal feita resulta em uma alta taxa de turnover e prejuízos para os trabalhos.

 

Diante desta situação, empresas de seleção e profissionais da área buscam novas formas de como avaliar um candidato à vaga de emprego que seja capaz de identificar habilidades técnicas e comportamentais. Esta união permite saber se a pessoa conseguirá desenvolver suas atividades e se adaptar ao novo local de trabalho.

 

Um bom “match” entre candidato e organização pode levar ao sucesso profissional de todos, ao mesmo tempo em que uma combinação mal feita tem o potencial de afundar o barco. Por conta disso, vamos apresentar algumas dicas que vão ajudar no seu trabalho. Confira!

 

Descubra como avaliar um candidato à vaga de emprego

A fim de facilitar a realização da avaliação de candidatos em um processo seletivo, existem várias dicas que podem ser aplicadas. Algumas podem parecer óbvias, mas existe algo importante e diferente a ser aprendido em cada etapa da análise de profissionais.

 

Compreenda o que a vaga precisa

É impossível avaliar adequadamente um candidato à vaga de emprego sem compreender o que se está buscando. Cada recrutamento exige capacitações e habilidades interpessoais diferentes e cabe ao recrutador compreendê-las antes de dar início a um determinado processo seletivo.

 

É recomendado que aqueles que irão fazer a seleção tenham contato direto com a área de trabalho para a qual a vaga está sendo oferecida. Na maioria dos casos, os processos são realizados por profissionais do setor de RH, os quais devem estar bem informados.

 

Saiba o que procurar em um currículo

Em um primeiro momento, essa dica de como avaliar um candidato à vaga de emprego pode parecer até óbvia. Currículos são informações objetivas colocadas em um papel, certo? O interessado lista suas formações e capacitações, experiências prévias… Basta ler e ficar por dentro dos fatos. Bom, não exatamente.

 

A verdade é que os currículos dizem muito mais do que o que está imediatamente listado. Embora o conteúdo seja valioso, a forma é tão importante quanto. É possível, por meio de uma análise perceptiva de como um CV se apresenta, descobrir informações valiosas.

 

Jamais dispense o profissionalismo

A ética, o respeito e a cordialidade são importantes em qualquer contexto profissional. Isso começa ainda durante o processo de seleção, sendo essas algumas das características avaliadas de imediato durante a fase de entrevistas. Mas essa é uma via de mão dupla!

 

O que queremos dizer é que tão importante quanto avaliar habilidades interpessoais alheias, é jamais desconsiderar a sua própria. Um recrutador competente é educado, cordial e justo em suas avaliações, independentemente de quem esteja se candidatando à vaga.

 

Aplique os testes mais adequados

Para processos seletivos existem algumas fases padronizadas. Analisa-se um currículo, realiza-se uma entrevista e dá-se um resultado. Em alguns casos são também realizados testes de toda ordem (escritos, práticos etc) ou até dinâmicas de grupo.

 

Cada teste dá um tipo de informação aos recrutadores. Uma prova escrita, por exemplo, jamais será capaz de avaliar as habilidades de comunicação de um candidato. A conclusão a que se chega é que o sucesso de uma seleção depende muito dos testes aplicados.

 

Considere a compatibilidade com a cultura da empresa

Uma dica de como avaliar um candidato à vaga de emprego é a adoção de processos seletivos inovadores que são capazes de identificar o perfil comportamental do interessado e cruzar tais características com a cultura da empresa.

 

Da mesma forma que vagas diferentes pedem qualificações diversas, o mesmo acontece com os valores de uma empresa. A cultura pessoal e a sua compatibilidade são uma parte imprescindível na análise de candidatos em qualquer tipo de processo seletivo.

 

O candidato mais capacitado do mundo e com valores que não são compatíveis com a organização, muito provavelmente será um colaborador que pouco agregará ao cotidiano de trabalho. Hard skills podem ser ensinadas, mas o “match” cultural é algo inato.

 

Não seja rápido em desconsiderar

Algo bastante comum em processos seletivos, especialmente aqueles com um número elevado de candidatos, é o “descarte” imediato baseado em informações ou características superficiais. Embora isso seja compreensível do ponto de vista logístico, existem perdas.

 

Algumas coisas realmente são imediatamente passíveis de eliminação, mas em muitos casos elementos situacionais resultam na desconsideração de candidatos que possuem todas as características compatíveis com a vaga e com a cultura da empresa.

 

Diante disso, essa nossa dica de como avaliar um candidato à vaga de emprego é para que você elimine com moderação!

 

Preste atenção em elementos menos óbvios

Não importa quantas dicas você leia sobre como avaliar um candidato durante um processo seletivo, algumas coisas só são compreendidas na prática. Seres humanos são capazes de surpreender, apresentando características e habilidades não imediatamente óbvias.

 

Saber como perceber esses elementos é algo desafiador, mas que recrutadores mais experientes acabam aprendendo. Em todo caso, deve haver um esforço em observar coisas que não sejam imediatamente aparentes, mas que possam contribuir para o trabalho.

 

A avaliação de candidatos a uma vaga de emprego é uma atividade que diz tanto sobre os profissionais avaliados quanto sobre aqueles que a estão executando. A cartilha do que deve ser visto existe, mas somente a experiência e a prática levam ao sucesso de uma seleção.

 

Acima apresentamos uma série de dicas de como avaliar um candidato à vaga de emprego, este texto faz parte de um conjunto de ações que elaboramos para facilitar o trabalho dos profissionais de RH.

 

Em nossa rede social você encontra histórias de outros gestores para trocar experiências e descobrir novas metodologias que podem potencializar seus resultados. Crie seu cadastro gratuito e invista em seu networking.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Pessoa outlier: o que é e como identificar? Descubra agora!

Esse termo tornou-se bastante utilizado no campo das estatísticas para definir algum evento que foge...

Como fazer um recrutamento externo e atrair novos talentos? Aprenda!

Quando falamos sobre processos seletivos, existem duas principais formas de realizá-los: utilizando o capital humano...

Como fazer um recrutamento interno? Promova os melhores talentos!

Para os profissionais do setor de Recursos Humanos, processos seletivos são uma parte importante do...

Como entrevistar um candidato à vaga de emprego? Encontre novos talentos

O momento em que o recrutador se encontra pela primeira vez com um talento e...

Como fazer um vídeo de apresentação para emprego? Encante os recrutadores!

Embora os processos seletivos realizados exclusivamente pela internet já existissem há algum tempo, a pandemia...

Como responder perguntas na entrevista de emprego? Consiga a sua contratação!

Um processo seletivo consiste de múltiplas etapas, onde os recrutadores buscam informações sobre os profissionais...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]