O que são hard skills? Como desenvolvê-las?

Mayk | junho 24, 2022

Imagem artigo

Muita gente se pergunta o que são hard skills e qual é a importância delas em um processo seletivo. Pois bem, elas representam os conhecimentos técnicos (habilidades) que são adquiridas por meio de cursos, treinamentos e workshops, por exemplo.

 

As hard skills (habilidades técnicas) são comprovadas por histórico profissional, diplomas e certificados, além de exames práticos e são capazes de classificar ou eliminar um candidato na triagem de uma seleção. Por exemplo, domínio do Photoshop ou fluência no inglês podem ser essenciais em determinado cargo.

 

Você sabe quais são os conhecimentos técnicos recomendados para o cargo que deseja? Se preparar para a vaga dos sonhos e buscar as competências necessárias são decisões estratégicas que podem garantir o seu sucesso profissional. Pense nisso!

 

Neste texto vamos explicar o que são hard skills e orientá-lo como desenvolver as suas. Ele faz parte de uma série criada aqui no Peixe 30 para lhe ajudar a se destacar no mercado profissional. Aproveite para fazer o seu cadastro em nosso aplicativo e receber uma avaliação das suas competências comportamentais (soft skills).

 

Baixe o aplicativo, faça seu cadastro e mergulhe nas oportunidades disponíveis gratuitamente no Peixe 30.

 

Afinal, o que são hard skills?

Hard skill são nada mais do que habilidades técnicas que um profissional pode desenvolver para se tornar melhor em seu trabalho. São aprendizados que precisam ser comprovados, por meio de certificados, diplomas ou testes.

 

Existem vários tipos de hard skills e elas variam conforme sua área de atuação. Vale a pena pesquisar o que o mercado espera de um profissional em seu cargo e setor para só então se dedicar a desenvolver tais habilidades.

 

Porém, algumas coisas são básicas em determinadas áreas. Dominar as ferramentas do Office é essencial para trabalhar com informática, enquanto que ter boa escrita é fator prioritário para atuar em uma editora. Como você pode perceber, todas essas hard skills que citamos podem ser conquistadas por meio da realização de um curso prático.

 

Para que você entenda o que são hard skills com exemplos, aqui estão algumas:

  • Domínio de um determinado idioma;
  • Excel avançado;
  • Domínio de CSS;
  • Habilitação categoria D;
  • Doutorado em determinada área;
  • Edição de imagens.

Descubra algumas dicas de como se destacar em uma dinâmica de grupo.

9 exemplos de hard skills para você desenvolver

Depois de entender o que são hard skills, é interessante saber quais podem ser desenvolvidas, certo? A seguir, apresentamos algumas das habilidades mais requisitadas do mercado. Você pode avaliar quais delas fazem sentido para o seu caso e desenvolvê-las.

Fluência em outro idioma

Ter conhecimento em outro idioma é uma habilidade cada vez mais requisitada, e você pode ir bem além do inglês. Algumas das línguas mais pedidas no mercado de trabalho são o alemão, o espanhol, o árabe e até o francês.

 

Mas atenção, apenas saber o idioma não é uma hard skill. Você precisa ter real proficiência nele: saber falar e escrever, e desenvolver conversas complexas com facilidade.

Gestão de projetos

Sabia que já existem profissionais contratados especificamente para a gestão de projetos nos negócios? Você pode se tornar um deles, se quiser.

 

Contudo, ter essa hard skill pode ser útil em diversas outras áreas. Conseguir criar e desenvolver as etapas de um plano é uma habilidade muito vantajosa, pois cria mais confiança dos seus líderes na sua atuação.

 

Essa competência, inclusive, pode ajudar na sua promoção profissional.

Conhecimentos em edição

Agora que você já sabe o que são hard skills, entenda que dominar as técnicas de edição de imagens, vídeos ou texto são muito valorizadas no mercado de trabalho. Avalie se elas podem lhe beneficiar na sua área de atuação.

 

Se você atua como vendedor em uma rede de franquias, por exemplo, ela não deve ser muito vantajosa. Porém, várias outras áreas demandam a criação de conteúdo por conta própria. Se souber como fazer isso, terá uma vantagem na seleção ou promoção interna.

Habilidades de escrita

Você sabe escrever? Escrever realmente: desenvolver um texto completo, persuasivo e dentro da norma culta do português? Essa é uma habilidade que pouca gente tem, então é um grande diferencial no mercado de trabalho.

 

Para desenvolvê-la, não há muito truque: você precisa praticar, e também ler bastante. Livros, revistas, blogs. Quanto mais contato tiver com a língua portuguesa, melhor vai conseguir desenvolver a sua escrita.

Excel avançado

Quantas vagas de emprego você já viu com o requisito de “excel avançado”? Provavelmente muitas, pois saber usar o programa é algo que pode ajudar em várias áreas.

 

O excel é quase mágico, e permite tarefas bem diversas. Assim, vale a pena conhecer bem o programa e saber o que ele pode fazer para a sua vida profissional.

 

Para treinar, comece fazendo um bom orçamento familiar.

Gestão de pessoas

Saber gerir pessoas é um indicativo de que você é um bom líder, tem proatividade e a capacidade de fazer um bom trabalho. Isso é excelente para organizações de diversos setores e tamanhos!

 

Então, vale a pena trabalhar suas características de liderança sempre que você puder. Existem vários cursos de gestão de pessoas, inclusive em pós-graduação.

Operação de sistemas

O que são hard skills? Habilidades que podem ser adquiridas por meio de uma formação. Neste caso, seria a capacitação para operar um dos diversos sistemas disponíveis em sua área de atuação.

 

Por isso, vale a pena conhecer os sistemas que fazem parte da sua área de atuação e aprender o máximo possível sobre eles. Aliás, investigue também aqueles que são novidades e que podem interferir no seu trabalho no futuro.

 

Sem dúvida, essa é uma hard skill que chama a atenção dos recrutadores, pois diferencia um profissional de todos os outros que apenas conhecem o básico de um software.

Ferramentas de marketing

Existem várias ferramentas de automação e vários tipos de marketing. Você pode ser requisitado a usar, por exemplo, um programa de envio de e-mails, a fazer um impulsionamento na rede social ou trabalhar com mídia impressa.

 

Pode até ser que essa não seja sua área de atuação. Mas se tem interesse pelo ramo e estuda sobre ele, mostra para seus superiores que você tem, sim, a capacidade de contribuir também desta forma.

 

Inclusive, essa pode ser uma hard skill interessante para quem busca uma recolocação profissional, já que o mercado conta com muitas oportunidades abertas.

Operação de máquinas

Saber operar determinadas máquinas é outra hard skill que vale a pena desenvolver o máximo que você puder.

 

Até porque, existe grande diferença entre apenas executar o trabalho em uma máquina, e saber o que realmente fazer com ela. Quem se encaixa no segundo grupo tem mais a oferecer, então ganha atenção.

Como desenvolver as hard skills?

Existem várias formas de desenvolver hard skills. Você pode fazer um curso de graduação ou técnico; pode participar de palestras ou workshops; pode ler livros, assistir a vídeos, optar pelo aprendizado pela prática e diversas outras opções.

 

Além de entender o que são hard skills, faça uma avaliação sobre os principais profissionais da sua área de atuação. Identifique quais são as habilidades que eles dominam e invista nelas.

 

Comece fazendo o seu cadastro aqui no Peixe 30 e siga perfis de profissionais da sua área. Veja seus vídeos e conquistas da carreira. Essa é uma boa forma de você definir quais habilidades serão prioritárias.

 

Veja também:

O que fazer após ser demitido?

Como fazer um vídeo para uma entrevista?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

O que é mapeamento do perfil comportamental?

Pense no seguinte cenário: você é um profissional de RH responsável por um processo seletivo...

Dicas de como desenvolver habilidades de liderança e crescer na carreira

O líder direciona o trabalho da equipe para melhorar a produtividade e alcançar as metas...

O que é gestão estratégica de pessoas?

Toda organização, sem exceções, é composta por pessoas. Nas mais diferentes áreas e variados níveis,...

Como fazer avaliação de desempenho?

Uma das funções dos profissionais de Recursos Humanos (RH) dentro de uma organização é a...

Quais são as etapas de um processo seletivo?

Foi-se o tempo em que selecionar profissionais seguia um ritual mecânico e simples. Neste texto,...

Posso ser jovem aprendiz e estagiário ao mesmo tempo?

O início da vida profissional é repleto de muitas dúvidas. Dentre elas, podemos destacar: como...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!