Como ser feliz no trabalho

Como ser Feliz no Trabalho? Aprenda Dicas e Fatores para ter mais Felicidade no seu Emprego

Trabalhadores felizes produzem 31% a mais que os infelizes. Assim, é de suma importância o colaborador buscar ser feliz e o gestor tentar criar um ambiente em que isso possa acontecer. Nesse texto, você irá aprender fatores e dicas para saber como ser feliz no trabalho, e muito mais. 

O que você encontrará nesse texto:

  • O que é felicidade no trabalho? 
  • Existe Felicidade no Trabalho? 
  • Como ser Feliz no Trabalho?

O que é felicidade no trabalho? 

Estar feliz no seu trabalho é se empenhar para fazer as tarefas do dia com qualidade e cumprir as metas. Fazer isso, em vez de passar a semana rezando pela sexta-feira é a prova da sua felicidade. 

Existe Felicidade no Trabalho? 

Claro! Só é difícil de encontrar. Isso porque as pessoas são diferentes e o ambiente ideal para umas, não necessariamente é o mesmo das outras. 

Por isso os gestores têm que ter a sensibilidade para entender as personalidades de seus colaboradores e criar um ambiente que favoreça a todos.

Esse ambiente costuma ser o seguinte: 

  • Sua equipe é motivada e sabe a hora de trabalhar e relaxar
  • A remuneração é boa, não apenas em salários como possibilidades de bonificações
  • O líder sabe motivar, reconhece os esforços da equipe e à parabeniza
  • As condições são boas: É fácil de chegar, as instalações têm qualidade, o planejamento consegue evitar horas extras 
  • Empresa se destacando no mercado

Talvez agora você esteja pensando: “Mas isso é um cenário perfeito”. De fato, e é por isso que é difícil alcançá-lo. Ainda assim, mesmo sem um ou outro desses fatores, você ainda pode conseguir ser feliz no seu trabalho

Além disso, as próprias empresas realizam técnicas para que a felicidade de seus funcionário não seja uma utopia.  

O que as empresas fazem para deixar seus colaboradores mais felizes?

Boas contratações: Contratar pessoas com perfis compatíveis com a cultura da empresa gera engajamento e produtividade desde o início. Uma contratação mal-feita pode quebrar toda a dinâmica da equipe. 

Independência e autonomia: Quando uma equipe é independente ao ponto que o líder só precisa verificar periodicamente se a engrenagem está rodando bem, essa é uma equipe feliz

Os colaboradores sentem a confiança e se engajam ainda mais, além de aprimorarem suas habilidades. 

Sentimento de apreciação: Trabalhadores gostam de elogios, então na medida certa, dê isso a eles. Quando recebem uma palavra de incentivo do chefe sentem vontade de ajudar e contribuir mais

Trabalho interessante e significativo: Os colaboradores sentem mais orgulho e ficam mais focados ao verem que o que estão fazendo tem significado. O gestor deve lhes oferecer uma visão ampla de como o trabalho de cada um é importante. 

Senso de justiça: Se um colega da mesma equipe for promovido, ou receber um aumento ou qualquer bonificação única, isso pode gerar um senso de desigualdade entre os funcionários. 

Por isso, mantenha a transparência e deixe bem claro o motivo de determinado colaborador estar sendo parabenizado.  

Gamificação: As pessoas se envolvem mais em jogos porque eles têm um objetivo claro e além disso, são uma competição. Transformar alguma das funções da sua equipe em um jogo pode ser uma ótima forma de aumentar a produtividade e a felicidade.

Home Office: O avanço tecnológico permitiu que as empresas começassem a adotar o home office. Esse modelo de trabalho traz diversas vantagens. 

Ele economiza as horas de deslocamento e o vale transporte do trabalhador. A empresa ainda economiza com espaço e outros custos que teria um trabalho presencial. O trabalhador também se torna mais produtivo e feliz por trabalhar em sua casa

Bonificações: Eventualmente é uma boa estratégia presentear seu funcionário com dias extras de folga ou um dinheiro a mais por ele ter ido além das metas propostas. 

Isso vai mostrar que você valoriza o trabalho dele e assim ele ficará mais feliz e se esforçará para quebrar essas metas outras vezes

Perspectiva: Como um colaborador se sentiria feliz em uma empresa em que ele já está há anos no mesmo cargo e não consegue a tão sonhada promoção? 

Se ele estiver batendo as metas, procure formas de dar o que ele deseja, antes que você perca um bom empregado

Segurança: A felicidade está atrelada ao quão seguro você se sente no seu emprego

É difícil se sentir feliz quando um dos seus colegas acabou de ser demitido por corte de gastos e o outro sofreu um acidente de trabalho, mas não teve nenhum amparo da empresa.  

Flow: O flow é um estado mental em que a pessoa está tão imersa na atividade que está fazendo que ela chega a perder a noção do tempo e das suas necessidades básicas. 

Criar um ambiente em que isso aconteça constantemente é uma ótima cartada para deixar a sua equipe mais feliz e produtiva

Como ser Feliz no Trabalho?

1- Mantenha um bom ambiente

Tenha uma atitude positiva. Seja educado, responda com gentileza, respeite os que estão a sua volta e não entre em fofocas ou perseguições

2- Divirta-se com sua equipe

Essa dica reforça a anterior. Se a sua equipe sai para se divertir após o expediente todas as sextas, vá junto

Se não tiverem nenhum esquema juntos, cheque o interesse de todos e crie um. Programas divertidos juntos ajudam a reforçar o trabalho em equipe nas horas sérias.

3- Peça feedback

Já ficou claro que o reconhecimento é muito importante para um profissional. Se a empresa em que trabalha não tiver uma cultura de dar feedbacks periodicamente, peça educadamente por uma avaliação.  

Não precisa ser uma por mês. Faça isso quando começar a perceber que a ansiedade por saber as opiniões de seu chefe sobre seu trabalho está afetando a sua produtividade.

Dependendo das informações, você saberá exatamente onde melhorar e, no melhor dos casos, pode negociar uma promoção ou aumento

4- Trabalhe nas horas certas

Separe bem as coisas. Durante a semana, esqueça a diversão e foque em fazer o melhor trabalho possível. Nos dias de folga, esqueça que o resto do mundo existe e concentre-se apenas em recuperar suas forças.

5- Faça exercícios

Fazer exercícios ajudam a manter a saúde tanto física quanto mental. Aumentar a sua energia pode contribuir para que você encare sua jornada diária de forma mais efetiva e assim melhore o seu desempenho.     

6- Cuide da sua mente

Está se tornando cada vez mais comum a Síndrome de Burnout. Ela ocorre devido a longas horas de trabalho, pressão excessiva e exigências além das capacidades. 

Fique atento a sintomas de ansiedade, cansaço exagerado e desânimo. Busque cuidar da sua mente. Consulte profissionais se necessário

7- Não guarde frustrações

Caso algo esteja te incomodando, como a postura de um colega ou condições de trabalho impróprias, não tenha medo de falar

Claro, é necessário que você tenha oportunidade para isso e embasamento para sustentar a sua reclamação. Tendo isso, diga o que o aflige. 

É difícil ser feliz em uma empresa em que você não tem liberdade para falar o que lhe incomoda. Mas cuidado, não critique apenas. Proponha soluções. Se ficar apenas apontando dedos pode criar conflitos desnecessários. 

8- Planeje bem

Tenha um objetivo e depois planeje sua carreira para chegar até ele. Invista em aprender e busque alternativas, mesmo as que envolvem riscos maiores. Ficar estagnado é um grande obstáculo para se sentir feliz no trabalho. 

9- Organize-se

Todos já sentiram o desânimo de acordar naquele dia cheio de atividades que parecem não ter fim. É claro que isso não deixa ninguém feliz. 

O que pode ajudar nessas horas é fazer uma lista com todas as tarefas do dia e riscando conforme terminar. Sentirá um grande impacto positivo

10- Pare um pouco

Pausa para ficar mais feliz no trabalho
Pausa para ficar mais feliz no trabalho

Horas seguidas de trabalho não produzem e não fazem bem à sua felicidade. Experimente fazer intervalos pontuais. Tome um café, dê uma volta se possível. Apenas reserve alguns minutos para a sua mente e seu corpo se recuperarem.

11- Seja positivo

Pressão e problemas vão surgir. Faz parte. Tente manter uma postura positiva e resolvê-los se estiver ao seu alcance.  

12- Complete o seu trabalho com o que ele não te oferece

Se você tiver uma habilidade, mas o seu trabalho não lhe dá muita oportunidade de explorá-la busque outras formas. Encontre um hobbie ou se envolva em algum projeto que utilize essa parte de você que o seu emprego não permite. 

13- Crie um paraíso

Sua felicidade não aparece somente nos momentos em que consegue aquele aumento ou promoção. Ela pode e deve existir em todos os momentos possíveis. Por isso, tente criar um paraíso para você no seu trabalho. Mas como fazer isso? 

Você acabou de passar por 12 dicas que lhe dizem passo a passo como fazer. Todo emprego tem desafios e momentos chatos. Dúvidas, riscos, inseguranças são normais. Saber que passou por tudo isso vai te tornar bem mais experiente e feliz

Para terminar, recomendamos que baixe o app do Peixe 30. Com ele os empresários conseguem encontrar colaboradores de qualidade para compor sua equipe. Já, os trabalhadores conseguem mostrar seu trabalho às grandes empresas com mais facilidade. Baixe agora!

Faça parte desse oceano!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *