O que é perfil comportamental e qual a sua importância para organizações?

Mayk | abril 04, 2022

Imagem artigo

Em um mercado altamente competitivo, as experiências profissionais e as qualificações podem colocar candidatos em igualdade na concorrência por uma vaga. Porém, a análise do perfil comportamental de cada um pode ajudar o recrutador a escolher o melhor profissional.

 

Se você não sabe o que é perfil comportamental, fique tranquilo, esse é um tipo de avaliação que vai muito além das informações presentes em seu currículo, uma forma efetiva de identificar ações predominantes em cada pessoa.

 

Todos somos formados por experiências vividas ao longo da vida e nosso perfil comportamental se molda a partir dessas experimentações, não apenas no campo profissional, mas em toda a nossa vida. São justamente elas que determinam nossas características predominantes.

 

O perfil comportamental é uma coleção de aspectos pessoais que ajudam a prever futuras atitudes frente a algumas situações. Logo, essa é uma valiosa ferramenta para que os recrutadores possam entender como os colaboradores lidam com os estímulos diários no ambiente de trabalho.

 

Aqui no Peixe 30 sempre publicamos diversos conteúdos para te ajudar nessa jornada de networking e desenvolvimento profissional.

 

Criamos a nossa rede social em vídeo para que você possa construir novas relações estratégicas, engajar sua audiência e crescer em sua área de atuação. Cadastre-se gratuitamente e descubra novas oportunidades!

 

Baixe o app na Play Store

Baixe o app na App Store

 

Foi demitido e não sabe o que fazer? Veja nossas dicas!

Afinal, o que é perfil comportamental?

Segundo o dicionário, “perfil” seria o resumo de traços característicos de determinada pessoa. Já “comportamento” é a resposta que um sujeito dá baseada nos estímulos externos, logo, o perfil comportamental é a forma individual de alguém agir.

 

O estudo do perfil comportamental é um fator importante para saber como uma pessoa reage diante de desafios ou imprevistos no trabalho.

 

Muitas empresas avaliam o perfil comportamental de cada profissional desde o processo seletivo até o desenvolvimento da sua trajetória dentro da organização, decidindo quais habilidades merecem mais atenção e cargos que ele terá ali dentro, inclusive as suas limitações.

 

Dessa forma, é possível ter percepções sobre o colaborador, as suas habilidades e competências emocionais e psicossociais.

 

Ao entender o que é perfil comportamental e introduzir essa estratégia na organização, é possível detectar aptidões e gatilhos que viabilizam motivação e engajamento. Além do mais, essa é uma forma de agregar conhecimento estratégico para que lideranças tomem decisões assertivas a respeito de seus colaboradores na montagem de novas equipes internas.

 

Vale ainda reforçar que este tipo de estudo é uma tendência entre as empresas de recrutamento e muito usado pelos RHs de todo o país. Trata-se de uma evolução no processo de seleção que facilita a montagem de equipes e reduz o turnover.

 

Tipos de perfis comportamentais

Existe uma gama de formas, ferramentas e metodologias que tornam possível fazer esse tipo de análise. Uma das metodologias mais famosas é a DISC, inclusive a usada aqui no Peixe 30 quando você cria o seu perfil.

 

 

Listamos abaixo quatro dos mais comuns perfis comportamentais e suas características.

 

Comunicador

O perfil comportamental comunicador é caracterizado pela alta sociabilidade e conexão interpessoal. Esse indivíduo tem a tendência a ter bons relacionamentos e atuar bem em equipe, influenciando os membros e ajudando a pacificar os conflitos.

 

O sinal de cuidado do comunicador é a dificuldade em seguir cronogramas e rotinas, mas são adaptativos, além de carismáticos, atributo que ajuda a manter a equipe unida.

 

Executor

Pessoas classificadas como o perfil comportamental executor gostam de desafios, afinal, são competitivas e têm essa característica como suas aliadas. São corajosas e motivadas a defender seu ponto de vista.

 

Estes indivíduos realizam suas demandas a qualquer custo, resolvendo problemas de forma objetiva e visam os resultados.

 

Ao compreender o que é perfil comportamental e identificar profissionais executores em seu time, saiba que eles têm dificuldades em seguir à risca as regras da empresa quando estas se tornam obstáculos para que cumpram seus objetivos.

 

Os executores tendem a ser mais autoritários e acabam atuando de maneira isolada, mas, ao mesmo tempo, cumprem suas metas e até mesmo as superam sem grandes dificuldades.

 

Planejador

Profissionais com o perfil comportamental planejador são estáveis, trabalham em ritmo constante e dificilmente entram em pânico, já que sua natureza os move para anteceder os problemas.

 

Planejadores tendem a ser pacientes e ajudam os outros, logo, costumam trabalhar bem em equipe. Eles evitam conflitos e raramente causam problemas de convivência.

 

O lado “negativo” de quem tem esse perfil é que costuma não gostar de improvisar quando é necessário e sente dificuldade em inovar em processos que já estão criados.

 

Este indivíduo possui as qualidades de um líder, mas tende a ser mais pessimista quando acredita que as coisas sairão do planejamento. Simultaneamente, acompanha bem os resultados e é um bom ponto de equilíbrio entre equipes distintas.

 

Analista

As principais características dos profissionais com perfil comportamental analista são a preocupação com os detalhes, responsabilidades, organização e conservadorismo. Eles tendem a ser bons no controle de atividades rotineiras, já que esse tipo de tarefas são as que mais gostam de fazer.

 

Os mesmos detestam trabalhar sob pressão e não respondem bem a situações estressantes – eles funcionam melhor quando existe tempo para pensar e agir com segurança.

 

O ideal para um analista são tarefas que exigem precisão e cautela para executá-las.

 

Qual é a importância da avaliação comportamental?

Entender o que é perfil comportamental e como esse tipo de avaliação é útil nas relações profissionais é um passo importante para a formação de equipes competitivas.

 

Reconhecer os tipos de pessoas que compõem uma equipe é uma maneira de entender quais potenciais estão à sua disposição. Por meio do mapeamento das características individuais, a empresa consegue, por exemplo, realizar programas de desenvolvimento específicos, com o objetivo de formar equipes de alta performance e fortalecer a cultura organizacional.

 

E se você é um profissional em busca de reconhecer melhor as suas competências, fazer este tipo de avaliação vai te ajudar a valorizar melhor tais características dentro da sua organização ou em processos seletivos que esteja participando.

 

Além disso, esse diagnóstico ajuda as empresas a recrutar de forma assertiva novos talentos, diminuindo as taxas de abandono das ocupações por falta de compatibilidade.

 

Depois de aprender o que é perfil comportamental, saiba que são infinitos os benefícios de adotar este tipo de avaliação em uma empresa, sendo alguns deles:

  • Redução da rotatividade de colaboradores;
  • Aumento da produtividade;
  • Formação de equipes fortalecidas e integradas;
  • Identificação de candidatos a uma nova vaga;
  • Melhoria dos procedimentos de alocação de cargos;
  • Gestão elaborada dos conflitos internos;
  • Motivação dos profissionais.

 

Aprenda o que é Team Building!

Como fazer esse diagnóstico?

Acima você pode compreender melhor o que é perfil comportamental e como este tipo de estudo é extremamente relevante para as empresas e também para a construção de sua carreira.

 

Se você não sabe qual é o seu perfil comportamental, ao fazer um cadastro gratuito no Peixe 30 é possível fazer o seu e receber dicas valiosas. Experimente agora!

Separamos abaixo 4 dicas de como fazer esse diagnóstico pessoal ou dos seus funcionários.

 

Entenda o perfil dos colaboradores

O primeiro passo é utilizar o mapeamento de perfil comportamental dentro da empresa. Entender as características das pessoas que já fazem parte da equipe é fundamental para fazer pequenas mudanças que podem potencializar os resultados.

 

A partir daí, as habilidades interpessoais ficarão mais claras e você poderá estudar quais delas funcionam melhor para cada equipe.

 

Planeje o perfil almejado para cada vaga

Muitas vezes, um profissional não rende o esperado por atuar em um cargo que não é compatível com suas características.

 

Com o primeiro passo feito, se torna mais fácil entender quais os perfis que se encaixam para cada vaga. Uma contratação errada pode custar muito para a empresa, por isso, é importante procurar por colaboradores que tenham as competências desejadas e combinem com a cultura organizacional do negócio.

 

Atenção à missão e valores da organização

Com muita frequência ocorre abandono das empresas por insatisfação, seja com os processos ou até mesmo com a cultura do ambiente de trabalho. Essa ocorrência pode ser evitada com uma seleção adequada dos profissionais, buscando por pessoas que se adequem à missão e valores da companhia.

 

Considere as individualidades de cada área

Para se ter uma análise adequada, o perfil comportamental precisa estar alinhado com a área de atuação.

 

Logo, quando estiver construindo o perfil ideal para a vaga, inclua o comportamento da equipe em que a pessoa vai atuar. Será necessário que o candidato se adeque ao grupo, assim, demissões ou abandonos serão evitados.

 

Utilize testes de ponta

Aqui no Peixe 30, além de explicar o que é perfil comportamental, também oferecemos este tipo de avaliação para cada usuário de nossa rede social. Empresas que usam a nossa rede para prospectar novos trabalhadores também podem se beneficiar dessa ferramenta.

 

Contudo, você pode implementar este mecanismo na sua empresa no processo de recrutamento, indo além da entrevista e análise do selecionador.

 

Os testes de perfil comportamentais são ferramentas essenciais nesse tipo de mapeamento de características. Existem muitas metodologias conhecidas, como:

  • DISC;
  • IAC;
  • STAR;
  • HBDI.

Veja qual delas é mais efetiva para suas necessidades e melhore o seu processo de seleção de candidatos e também na formação e retenção de talentos.

 

Nosso objetivo aqui no Peixe 30 é ajudá-lo a encontrar as pessoas ideais para se relacionar e facilitar a divulgação de seu trabalho. Também apoiamos empresários que buscam colaboradores competentes e confiáveis para alcançar e superar os objetivos de cada negócio.

 

Conseguiu compreender melhor o que é perfil comportamental e os benefícios deste tipo de ferramenta? Deixe seu comentário abaixo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Como desenvolver a habilidade de resolução de problemas? Supere os desafios!

Ninguém gosta de conflitos, especialmente no trabalho. Apesar disso, é ingenuidade acreditar que o espaço...

Como ser uma pessoa flexível no trabalho? Domine esta habilidade!

“Flexibilidade” é uma habilidade presente em descrições de vagas de emprego. Mas como ser uma...

Como estudar para um processo seletivo? Conquiste os melhores cargos!

Participar de um processo seletivo pode gerar insegurança e ansiedade em muita gente. Mesmo que...

Como colocar pretensão salarial no currículo? Descubra!

Não importa se você está entrando no mercado de trabalho pela primeira vez ou se...

O que é insubordinação no trabalho? Veja como lidar com a situação!

Assim como qualquer outra atividade que envolve a interação entre pessoas, a rotina organizacional traz...

Dinâmicas para fortalecer o trabalho em equipe e melhorar a performance!

Um time engajado é o sonho de todo gestor para alcançar os melhores resultados. Mesmo...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]