Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.
Em um mundo em constante evolução, acaba sendo até esperado que profissionais reajustem a sua trajetória, especialmente aqueles que trabalham em espaços tecnológicos. Mesmo sendo um fenômeno comum, a recolocação ainda traz muitas dúvidas.
Se você está passando por essa situação, não se desespere: outros profissionais também vivem (ou já viveram) um momento semelhante. A recolocação da carreira costuma ser positiva, se realizada da maneira adequada.
Inclusive, aqui no blog do Peixe 30, já explicamos como fazer a recolocação após os 40 anos. Você pode aproveitar também a nossa rede social para ampliar o seu networking e ouvir histórias inspiradoras de outros participantes para tomar a melhor decisão para a sua carreira.
Como se recolocar no mercado de trabalho? Confira 6 dicas!
A partir desse cenário frequente, selecionamos 6 valiosas dicas, as quais podem ajudar aqueles que estão com receio de recomeçar uma árdua (mas recompensadora) jornada. Leia com atenção!
1 – Comece pela atualização do currículo
Se você acabou de sair de um trabalho, as chances são altas de que o seu currículo não tenha sido atualizado recentemente. Mais do que colocar novas qualificações e experiências, revisar o CV permite reconsiderar aspectos dele.
Para muitas empresas, a forma de um CV é tão importante quanto o seu conteúdo. Isso significa que você deve inserir as principais informações de uma maneira que chame a atenção de recrutadores, de acordo com cada área de atuação.
2 – Busque novas qualificações
Se você quer aprender como se recolocar no mercado de trabalho, vamos destacar duas formas principais: na primeira, o profissional procura uma vaga na área na qual trabalhava anteriormente. Na segunda, ele busca oportunidades em um espaço completamente diferente.
Nos dois casos, a busca por qualificação é importante, embora ela mereça especial atenção no segundo cenário.
É preciso que o profissional se informe sobre o mercado de trabalho atual, a fim de que saiba quais deverão ser os próximos passos na busca por novas oportunidades. Esse é também o momento para se qualificar ainda mais, de acordo com cada interesse.
Busque por cursos (presenciais ou online), palestras, workshops e tudo o que possa ajudá-lo a maximizar as chances de ser aceito em uma nova vaga de emprego. Após a conclusão, adicione-os ao seu currículo.
3 – Recorra à sua rede de contatos
Não importa qual seja a sua área de atuação, quem busca dicas de como se recolocar no mercado de trabalho deve entender os benefícios de uma rede de apoio. As coisas são sempre mais fáceis quando você tem um bom networking.
As melhores oportunidades geralmente são encontradas a partir de indicações diretas de profissionais com quem tivemos contato no passado. Para isso, é imprescindível manter um networking forte, tanto com pessoas da sua área quanto com aqueles que atuam em outros espaços.
4 – Organize suas finanças
Uma transição de carreira, por qualquer motivo que seja, não é uma tarefa fácil, especialmente do ponto de vista financeiro. A verdade é que existem riscos econômicos associados com a atitude de buscar novas oportunidades no mercado de trabalho.
Ao ler sobre como se recolocar no mercado de trabalho e para que esse processo seja mais tranquilo, alguns cuidados são necessários. Você deve realizar um planejamento das finanças, organizar gastos e considerar despesas a curto e médio prazo. Essa preparação permitirá maior flexibilidade na busca por novas vagas.
5 – Não tenha receio em dar o primeiro passo
Para muitas pessoas, a perspectiva de sair de um emprego e buscar outro (seja em áreas semelhantes ou diferentes) é assustadora. E os motivos são muitos, já que os tropeços podem ter impactos econômicos e até mesmo psicológicos, como na autoestima.
Apesar disso, é preciso considerar que a desmotivação é um fator que dificulta a transição profissional. Quanto menor for a sua vontade de encontrar novas oportunidades, menores serão as chances de que as consiga.
Esta é uma valiosa dica de como se recolocar no mercado de trabalho: é preciso “dar a cara a tapa” com otimismo e foco.
Tudo isso, é claro, só é possível com um profundo autoconhecimento. É preciso que você tenha os seus objetivos profissionais claros e saiba para onde está seguindo, mesmo que a jornada seja tortuosa. Em suma, não tenha medo de dar o primeiro passo.
6 – Utilize a internet ao seu favor
Para muitas pessoas, a internet não era uma potência quando iniciaram no mercado de trabalho. Dessa forma, pode ser um pouco desconcertante se deparar com a web e com as possibilidades que ela traz na busca de novas oportunidades de emprego.
É preciso aprender sobre as redes sociais e utilizá-las ao seu favor se quiser entender como se recolocar no mercado de trabalho.
Plataformas como o Peixe 30, o Facebook e o Instagram são muito usadas pelas mais diferentes áreas do mercado. O mesmo vale para os inúmeros sites de cadastro de currículos.
Somado a tudo o que foi falado até aqui, é interessante dizer também que cada campo de atuação tem suas próprias características. Isto é: somado às dicas listadas acima, é muito importante que você esteja atento ao que a sua profissão e qualificações pedem no momento.
Você está no blog do Peixe 30, a rede social profissional brasileira que mais cresce no mundo. Por meio da tecnologia, promovemos networking e facilitamos a sua recolocação no mercado de trabalho. Faça já o seu Assessment e conheça as suas principais habilidades.
Não perca mais tempo! Crie já a sua conta gratuita e entre para o nosso oceano.
Ao criar o seu cadastro, você também terá seu currículo destacado em nosso software de recrutamento e seleção, ferramenta usada pelas melhores empresas do Brasil. Desta forma, seu perfil terá mais visibilidade.