Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Mayk | outubro 30, 2023

Imagem artigo

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.

 

Em um mundo em constante evolução, acaba sendo até esperado que profissionais reajustem a sua trajetória, especialmente aqueles que trabalham em espaços tecnológicos. Mesmo sendo um fenômeno comum, a recolocação ainda traz muitas dúvidas.

 

Se você está passando por essa situação, não se desespere: outros profissionais também vivem (ou já viveram) um momento semelhante. A recolocação da carreira costuma ser positiva, se realizada da maneira adequada.

 

Inclusive, aqui no blog do Peixe 30, já explicamos como fazer a recolocação após os 40 anos. Você pode aproveitar também a nossa rede social para ampliar o seu networking e ouvir histórias inspiradoras de outros participantes para tomar a melhor decisão para a sua carreira.

 

 

Como se recolocar no mercado de trabalho? Confira 6 dicas!

A partir desse cenário frequente, selecionamos 6 valiosas dicas, as quais podem ajudar aqueles que estão com receio de recomeçar uma árdua (mas recompensadora) jornada. Leia com atenção!

 

1 – Comece pela atualização do currículo

Se você acabou de sair de um trabalho, as chances são altas de que o seu currículo não tenha sido atualizado recentemente. Mais do que colocar novas qualificações e experiências, revisar o CV permite reconsiderar aspectos dele.

 

Para muitas empresas, a forma de um CV é tão importante quanto o seu conteúdo. Isso significa que você deve inserir as principais informações de uma maneira que chame a atenção de recrutadores, de acordo com cada área de atuação.

 

 

2 – Busque novas qualificações

Se você quer aprender como se recolocar no mercado de trabalho, vamos destacar duas formas principais: na primeira, o profissional procura uma vaga na área na qual trabalhava anteriormente. Na segunda, ele busca oportunidades em um espaço completamente diferente.

 

Nos dois casos, a busca por qualificação é importante, embora ela mereça especial atenção no segundo cenário.

 

É preciso que o profissional se informe sobre o mercado de trabalho atual, a fim de que saiba quais deverão ser os próximos passos na busca por novas oportunidades. Esse é também o momento para se qualificar ainda mais, de acordo com cada interesse.

 

Busque por cursos (presenciais ou online), palestras, workshops e tudo o que possa ajudá-lo a maximizar as chances de ser aceito em uma nova vaga de emprego. Após a conclusão, adicione-os ao seu currículo.

 

3 – Recorra à sua rede de contatos

Não importa qual seja a sua área de atuação, quem busca dicas de como se recolocar no mercado de trabalho deve entender os benefícios de uma rede de apoio. As coisas são sempre mais fáceis quando você tem um bom networking.

 

As melhores oportunidades geralmente são encontradas a partir de indicações diretas de profissionais com quem tivemos contato no passado. Para isso, é imprescindível manter um networking forte, tanto com pessoas da sua área quanto com aqueles que atuam em outros espaços.

 

4 – Organize suas finanças

Uma transição de carreira, por qualquer motivo que seja, não é uma tarefa fácil, especialmente do ponto de vista financeiro. A verdade é que existem riscos econômicos associados com a atitude de buscar novas oportunidades no mercado de trabalho.

 

Ao ler sobre como se recolocar no mercado de trabalho e para que esse processo seja mais tranquilo, alguns cuidados são necessários. Você deve realizar um planejamento das finanças, organizar gastos e considerar despesas a curto e médio prazo. Essa preparação permitirá maior flexibilidade na busca por novas vagas.

 

5 – Não tenha receio em dar o primeiro passo

Para muitas pessoas, a perspectiva de sair de um emprego e buscar outro (seja em áreas semelhantes ou diferentes) é assustadora. E os motivos são muitos, já que os tropeços podem ter impactos econômicos e até mesmo psicológicos, como na autoestima.

 

Apesar disso, é preciso considerar que a desmotivação é um fator que dificulta a transição profissional. Quanto menor for a sua vontade de encontrar novas oportunidades, menores serão as chances de que as consiga.

 

Esta é uma valiosa dica de como se recolocar no mercado de trabalho: é preciso “dar a cara a tapa” com otimismo e foco.

 

Tudo isso, é claro, só é possível com um profundo autoconhecimento. É preciso que você tenha os seus objetivos profissionais claros e saiba para onde está seguindo, mesmo que a jornada seja tortuosa. Em suma, não tenha medo de dar o primeiro passo.

 

 

6 – Utilize a internet ao seu favor

Para muitas pessoas, a internet não era uma potência quando iniciaram no mercado de trabalho. Dessa forma, pode ser um pouco desconcertante se deparar com a web e com as possibilidades que ela traz na busca de novas oportunidades de emprego.

 

É preciso aprender sobre as redes sociais e utilizá-las ao seu favor se quiser entender como se recolocar no mercado de trabalho.

 

Plataformas como o Peixe 30, o Facebook e o Instagram são muito usadas pelas mais diferentes áreas do mercado. O mesmo vale para os inúmeros sites de cadastro de currículos.

 

Somado a tudo o que foi falado até aqui, é interessante dizer também que cada campo de atuação tem suas próprias características. Isto é: somado às dicas listadas acima, é muito importante que você esteja atento ao que a sua profissão e qualificações pedem no momento.

 

Você está no blog do Peixe 30, a rede social profissional brasileira que mais cresce no mundo. Por meio da tecnologia, promovemos networking e facilitamos a sua recolocação no mercado de trabalho. Faça já o seu Assessment e conheça as suas principais habilidades.

 

Não perca mais tempo! Crie já a sua conta gratuita e entre para o nosso oceano.

 

Ao criar o seu cadastro, você também terá seu currículo destacado em nosso software de recrutamento e seleção, ferramenta usada pelas melhores empresas do Brasil. Desta forma, seu perfil terá mais visibilidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]