Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Mayk | maio 18, 2023

Imagem artigo

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.

 

Parece muito simples, certo? O que esse cenário esquece de considerar são as particularidades de cada indivíduo. Nem todo mundo se sente satisfeito com um trajeto tão linear. Mais ainda, alguns percebem sua insatisfação apenas na metade do caminho e precisam aprender como mudar de área profissional.

 

O que fazer diante dessa situação? Você já gastou muito tempo investindo na profissão atual; não há mais o que possa ser feito. Ou há? A verdade é que o desejo de mudança é muito mais comum do que se discute, especialmente nas novas gerações.

 

Como primeira tarefa, cadastre-se aqui no Peixe 30, crie seu perfil e faça o seu Assessment, um teste que vai ajudá-lo a se conhecer melhor. Com base nas informações disponíveis, você poderá destacar uma determinada qualidade que abrirá novas oportunidades profissionais. Abaixo, apresentamos outras dicas importantes; leia até o fim!

 

Aprenda como mudar de área profissional seguindo 7 passos simples

A partir da vontade dessa mudança, algumas etapas podem ser seguidas, a fim de que a transição seja tranquila, mesmo com a inevitabilidade dos desafios. Para esse texto, nós selecionamos 7 dicas, organizadas na ordem em que cada passo pode ser dado. Vamos lá?

 

1- Compreenda os motivos da sua decisão

Mudar de área profissional é uma decisão grandiosa, a qual exige grandes reflexões. Considerando isso, o primeiro passo é a autorreflexão. É preciso entender seus motivos e o que o impulsiona, avaliar sua satisfação no trabalho e ser transparente consigo mesmo.

 

É muito importante não apressar essa decisão. Tome tempo para conhecer suas competências e habilidades e decidir quais são suas áreas de interesse profissional. Uma boa ideia é listar os motivos para a transição, estabelecer metas e criar projetos pessoais.

 

2- Avalie as suas possibilidades atuais

Antes de abandonar completamente seu setor atual e sair buscando informações sobre como mudar de área profissional desesperadamente, é válido fazer uma última consideração. Baseado nos seus desejos, existe a possibilidade de a empresa na qual trabalha oferecer oportunidades de mudança e crescimento que o interessem?

 

Se você não tem certeza, converse com o seu supervisor. As organizações não gostam de perder bons colaboradores, de modo que a mudança pode estar mais perto do que imagina.

 

Em todos os casos, recomendamos que não feche definitivamente todas as portas na sua área, pois pode ser que ainda mude de ideia no percurso ou precise recorrer a ela futuramente.

 

 

3- Prepare-se financeiramente

Uma pessoa decidida a mudar de área profissional deve estar preparada para dar alguns passos para trás.

 

Lembre-se: independentemente de qual seja o seu trabalho atual, você não começou no topo. O mesmo vai valer para o próximo momento da sua carreira, com impactos nas finanças.

 

A partir dessa realidade, faz-se necessário ter uma reserva financeira, a fim de se manter estável durante o período de transição. Organize suas contas e programe seus próximos passos, considerando ganhos menores. Se for preciso, não hesite em pedir ajuda.

 

4- Estude o mercado de trabalho

Essa dica de como mudar de área profissional reforça a necessidade de ter cautela. Antes de se jogar no mar de oportunidades, é preciso entender o momento atual do mercado.

 

Esse passo é uma progressão natural do primeiro desta lista, passando pela valorização das suas habilidades e conexões com a futura área. Pesquisas são fundamentais nessa etapa.

 

Faça testes vocacionais e dedique-se ao seu novo currículo. O processo de transição de carreira não é simples e nem rápido, mas pode ser facilitado com bons conhecimentos sobre o que esperar. Tão importante quanto a autorreflexão é o reconhecimento da nova área.

 

5- Qualifique-se na nova área

Qualquer segmento do mercado exige atualização dos conhecimentos, mas mudar de área profissional gera uma cobrança ainda maior.

 

Antes de embarcar em uma nova profissão, você precisará dedicar algum tempo aos estudos, considerando a formação exigida para atuar em um novo espaço.

 

Faça cursos de extensão, pós-graduação ou mesmo de idiomas. Será necessário investir na sua qualificação e nos conhecimentos técnicos, a fim de compensar a falta de experiência na nova área profissional. Recomeçar os estudos é difícil, mas gratificante.

 

6- Desenvolva o seu networking

Crescer sozinho é possível, mas a jornada é muito mais árdua (principalmente quando o assunto é como mudar de área profissional). Não importa o quão qualificado você seja, conhecer pessoas abrirá portas mais rapidamente.

 

Nesse sentido, é importante apontar a função do networking, tanto para iniciar como para manter-se em uma carreira.

 

Converse com pessoas da área na qual pretende embarcar, especialmente aquelas que fizeram um trajeto similar, mudando de carreira. A partir da troca de experiências, você aprenderá lições valiosas e poderá conseguir oportunidades mais rápido.

 

7- Dê início a nova jornada

Seguidos todos os passos anteriores, chegou a hora de iniciar a sua jornada. A primeira tarefa é participar de processos seletivos, a fim de conseguir experiência profissional. Caso esteja enfrentando dificuldades para achar vagas, considere contratar uma consultoria de carreira.

 

O caminho não será fácil, mas é muito importante persistir. Ao mesmo tempo, é necessário saber quando mudar de estratégia e, especialmente, quando parar. Se a mudança é o seu desejo, você saberá até que ponto deve continuar lutando.

 

Acima de tudo, é importante que profissionais interessados em dicas de como mudar de área profissional cuidem da saúde, tanto a física quanto a psicológica. Essa transição de carreira deve ser algo positivo, que contribua para a satisfação pessoal e melhoria da qualidade de vida.

 

Instale hoje o app do Peixe 30, destaque suas competências e invista em networking. O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

 

A sua caminhada está só começando!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Como fazer um recrutamento externo e atrair novos talentos? Aprenda!

Quando falamos sobre processos seletivos, existem duas principais formas de realizá-los: utilizando o capital humano...

Como fazer um recrutamento interno? Promova os melhores talentos!

Para os profissionais do setor de Recursos Humanos, processos seletivos são uma parte importante do...

Como entrevistar um candidato à vaga de emprego? Encontre novos talentos

O momento em que o recrutador se encontra pela primeira vez com um talento e...

Como fazer um vídeo de apresentação para emprego? Encante os recrutadores!

Embora os processos seletivos realizados exclusivamente pela internet já existissem há algum tempo, a pandemia...

Como responder perguntas na entrevista de emprego? Consiga a sua contratação!

Um processo seletivo consiste de múltiplas etapas, onde os recrutadores buscam informações sobre os profissionais...

Como pedir feedback de entrevista após rejeição? Veja como se beneficiar!

Ninguém gosta de ser excluído, especialmente durante um processo seletivo. O profissional que está em...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]