Como colocar soft skills no currículo? Destaque suas habilidades!

Mayk | novembro 06, 2023

Imagem artigo

Para quem busca uma vaga de trabalho, tão importante quanto saber o que escrever é aprender como colocar soft skills no currículo. Um mesmo CV pode ter retornos completamente distintos, dependendo da maneira como suas qualificações, experiências e habilidades estão (ou não) destacadas.

 

É fácil deduzir que currículos para áreas em que a estética é relevante (como design, arquitetura e artes, por exemplo) levarão muito em conta a formatação do documento. Contudo, a verdade é que qualquer empresa valorizará o CV bem feito.

 

Isso é especialmente verdade quando falamos sobre as habilidades comportamentais, as quais podem ser inseridas de diferentes jeitos, de acordo com as intenções do candidato e da área e vaga para as quais está aplicando.

 

Para esse texto, vamos focar nesse tema importante e te ajudar a redigir um currículo de forma correta. Inclusive, os usuários do Peixe 30 têm acesso a uma ferramenta chamada de Assessment. Ela é gratuita e permite avaliar características importantes e traçar seu perfil profissional. Cadastre-se e experimente!

 

O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

 

O que são soft skills?

Quando falamos sobre habilidades profissionais, é comum as dividirmos entre “hard skills” e “soft skills”. Dentre as duas, a primeira é fácil de ser explicada, levando em conta que envolve conhecimentos técnicos e práticos, aprendidos com estudos.

 

Já a segunda é mais difícil de ser observada e, especialmente, desenvolvida. No geral, elas envolvem aspectos socioemocionais, como responsabilidade, empatia, proatividade, capacidades de liderança, facilidade de trabalho em grupo e outros. Tudo isso reforça a importância de saber como colocar soft skills no currículo.

 

É possível concluir, então, que obtê-las não é tão simples quanto realizar um curso. Por se tratarem de conceitos mais subjetivos, essas habilidades costumam ser inerentes e observadas de acordo com a performance do profissional em um determinado campo.

 

Quais são as principais habilidades comportamentais?

Antes de falarmos sobre como colocar soft skills no currículo, é interessante citarmos alguns dentre os principais exemplos dessas habilidades. Isso permitirá que você tenha uma noção mais aprofundada de como tais características podem ser inseridas adequadamente no CV.

 

Algumas das mais importantes incluem:

 

  • atenção aos detalhes;
  • ética;
  • didática;
  • capacidade de planejamento;
  • flexibilidade;
  • determinação;
  • comunicação efetiva;
  • criatividade;
  • resiliência;
  • pensamento crítico e analítico;
  • comprometimento;
  • resolução de problemas.

 

Basicamente, indivíduos com um arsenal sólido de soft skills costumam ser profissionais mais emocionalmente inteligentes, capazes de “driblar” diferentes situações quando confrontados com elas. Naturalmente, essas características são muito valorizadas no mercado de trabalho.

 

Aprenda como colocar soft skills no currículo

Ao contrário de outras informações pertinentes, essas características não são tão simples de serem passadas para o papel. Diante desse dilema, apresentamos quatro dicas importantes que irão ajudá-lo a melhorar suas chances ao descrever soft skills no CV.

 

1 – Insira suas habilidades nos campos de experiências e conquistas

Quando você pensa em como colocar soft skills no currículo, pode ser que a primeira coisa que venha à mente seja dedicar um espaço específico para elas, mas isso não é o mais recomendado. Se possível, deve inseri-las sutilmente dentro de outros elementos.

 

Uma premiação recebida enquanto gestor de uma equipe, por exemplo, demonstra as suas capacidades de liderança. Da mesma forma, experiências como anos lidando diretamente com o público servem para demonstrar a sua habilidade de negociação e convencimento.

 

2 – Evite que pareça opinião pessoal

Ao mesmo tempo em que é necessário que destaque as suas soft skills, é preciso que elas não soem como opiniões. Dizer somente que você é bom ao lidar com pessoas não significa nada se não existirem exemplos de situações profissionais passadas que demonstrem isso.

 

Esse elemento é muito importante de ser considerado quando você aprende como colocar soft skills no currículo, justamente porque elas não são hard skills.

 

Habilidades técnicas podem ser comprovadas com diplomas e certificados. As soft skills  geralmente têm aplicações mais diversas, as quais não são tão facilmente quantificadas e qualificadas.

 

 

3 – Preocupe-se com a maneira como as escreverá

A linguagem de um CV deve ser sempre profissional, independentemente da área da vaga para a qual está se candidatando. Ao mesmo tempo que se deve entender como colocar soft skills no currículo, existe certa flexibilidade na maneira de escrever suas informações, especialmente aquelas relacionadas às habilidades.

 

Além disso, algumas podem ser mais facilmente expressadas por meio de descrições, sem a necessidade de explicitar as palavras que as definem. Basicamente, é preciso sempre encontrar a melhor maneira de “vender o seu peixe”.

 

4 – Reserve algumas características para etapas posteriores

Pode ser tentador colocar absolutamente todas as informações profissionais que possui no currículo, mas o ideal é deixar algumas coisas de fora, de acordo com a aplicação delas em outras situações. A boa oratória, por exemplo, pode ser percebida durante uma entrevista.

 

É interessante mencionar também que, além de saber como colocar soft skills no currículo, deve-se ter em mente que, caso seja questionado sobre as habilidades que não possui, exista sinceridade ao admiti-las. Isso significa que você deverá ter um elevado autoconhecimento, a fim de demonstrar interesse em buscar novos conhecimentos.

 

Por fim, é válido nos lembrarmos de que não existe um modelo “perfeito”. Do contrário, não apareceriam novos modelos com tanta frequência. O formato deve ser o ideal para você, o que leva em conta diversos aspectos pessoais.

 

Aqui no Peixe 30 sempre publicamos diversos conteúdos para te ajudar nessa jornada pelo desenvolvimento profissional.

 

Criamos a nossa rede social em vídeo para que você possa construir novas relações estratégicas, enriquecer seu currículo e ser visto por empresas contratantes. Cadastre-se gratuitamente e descubra novas oportunidades!

 

Faça o download do app Peixe 30 na Play Store

Faça o download do app Peixe 30 na App Store

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]