Quando falamos sobre habilidades profissionais, podemos dividi-las em duas categorias chamadas de hard e soft skills, diferenciando-as tanto pela maneira como são obtidas, quanto pelo papel que desempenham. É neste contexto que chegamos ao tema principal deste artigo: como desenvolver competências socioemocionais.
Hard skills são as características mais fáceis de serem explicadas. Basicamente, elas são todo conhecimento prático e que pode ser aprendido de maneira teórica com estudos formais. Saber como programar é um bom exemplo.
Soft skills, por outro lado, são as qualidades comportamentais, o que as tornam mais difíceis de serem categorizadas e avaliadas. No geral, elas envolvem o jeito como um profissional interage com seus colegas de trabalho e a forma como ele percebe outros e a si mesmo.
Dentre as inúmeras soft skills, existe uma categoria chamada de competências socioemocionais. Como o nome sugere, essas habilidades envolvem aspectos sociais e emocionais, os quais se aplicam tanto na vida pessoal, quanto no âmbito profissional.
Abaixo, vamos dar algumas dicas importantes que vão te ajudar a aprimorar essas qualidades e obter mais vantagens no mercado de trabalho. Está preparado?
Aqui no Peixe 30, você tem acesso a uma série de profissionais que são destaque em suas áreas e amplia seu networking. O aplicativo está disponível para usuários do IOS e neste link para Android.
Aprenda como desenvolver competências socioemocionais
Ao contrário do que acontece com o conhecimento técnico, a maneira de se desenvolver a soft skill pode ser subjetiva, especialmente quando trabalhamos a parte social e emocional. Apesar disso, existem algumas estratégias que podem ser colocadas em prática para ajudá-lo.
Pensando nisso, selecionamos sete estratégias simples e eficazes para o seu desenvolvimento, independentemente da área de atuação e das características que esteja tentando aprimorar. Vamos lá!
1 – Compreenda os benefícios dessas habilidades
Talvez o principal elemento que ajuda a saber como desenvolver competências socioemocionais é o impacto positivo que elas trazem para um profissional. Possuir características dessa natureza garante algumas vantagens na busca por oportunidades, considerando o seu valor em diversas áreas.
Isso acontece porque a demanda por profissionais que dominem certas competências socioemocionais é alta, considerando que essas qualidades não podem ser facilmente ensinadas. Na prática, desenvolvê-las oferece benefícios no avanço de uma carreira.
2 – Conheça os principais tipos
De acordo com as definições trabalhadas em parágrafos anteriores, é fácil presumir que tais habilidades existem em múltiplas formas, auxiliando nos mais diversos campos de atuação e tipos de trabalho. Naturalmente, algumas delas se destacam.
Para aprender como desenvolver competências socioemocionais, veja que alguns exemplos comuns incluem:
- adaptabilidade;
- autonomia;
- autoconhecimento;
- colaboração;
- comunicação;
- coragem;
- criatividade;
- curiosidade;
- empatia;
- ética;
- flexibilidade;
- liderança;
- organização;
- resiliência;
- responsabilidade;
- sensibilidade.
Sendo assim, você já consegue mapear aquelas que fazem sentido para sua carreira, não é mesmo? Por isso, continue a sua leitura.
3 – Pratique o autoconhecimento
Antes de qualquer tipo de desenvolvimento ter início, é imprescindível que o profissional conheça a si mesmo de maneira plena. Isso inclui não somente suas competências profissionais, mas aquelas que possui e vive também no ambiente pessoal.
A partir de exercícios de introspecção e prática do autoconhecimento, é possível perceber características bem desenvolvidas e também aquelas que podem ser refinadas. Com isso, o profissional consegue buscar orientações de como desenvolver competências socioemocionais que são úteis em todos os aspectos de sua vida.
4 – Participe de treinamentos
Embora soft skills não sejam comumente aprendidas de maneira teórica (como as hard são), isso não significa que não seja possível internalizar conhecimentos úteis que promovam o desenvolvimento dessas habilidades. Essa estratégia é usada de diferentes formas.
Algumas possibilidades de aprender como desenvolver competências socioemocionais são assistir palestras, participar de workshops e exercitar leituras, pois ajudam a encontrar ideias e soluções. Exercícios dessa natureza unem o valor dos conhecimentos teóricos com aqueles da prática cotidiana.
5 – Invista em relações interpessoais
Levando em conta o forte aspecto social dessas habilidades, investir nesses tipos de relacionamentos é uma das melhores maneiras de desenvolvê-las. No contexto profissional, esse investimento vem atrelado a outros benefícios, como o trabalho em equipe.
Por meio das relações interpessoais, somos capazes de obter novas perspectivas sobre os mais diversos assuntos (profissionais ou não). Logo, elas surgem como uma boa dica sobre como desenvolver competências socioemocionais.
Essa estratégia ajuda também nas capacidades de liderança, um dos elementos mais priorizados pelas equipes de seleção e recrutamento.
6 – Faça terapia
Antigamente, as consultas a psicólogos e terapeutas eram consideradas “tabu” e direcionadas somente a pessoas neurotípicas. O avanço nos conhecimentos sobre a saúde psicológica demonstra que todas as pessoas se beneficiam desse tipo de ajuda, sendo uma boa alternativa de como desenvolver competências socioemocionais.
A terapia pode ter impacto positivo na diminuição de estresses e inseguranças, o que potencializa essas habilidades. Ela também ajuda com exercícios de autoconhecimento, aprofundando reflexões sobre o indivíduo e suas relações com os outros.
7 – Esteja empenhado na jornada
Nenhum tipo de progresso, seja de hard ou soft skills, é possível quando não existe disposição por trás da jornada. É preciso que a vontade de melhorar competências socioemocionais seja impulsionada por um desejo genuíno de aperfeiçoar habilidades.
É claro que esse caminho em direção ao desenvolvimento não é fácil, mas o mais importante de tudo é não desistir. Não existe um “teto” ao qual podemos chegar ao iniciar a construção de competências sociais e emocionais e aprimorá-las.
Por fim, é interessante lembrar que saber como desenvolver competências socioemocionais traz benefícios que vão muito além do sucesso profissional. Embora esta seja uma recompensa valiosa, as qualidades obtidas aqui ajudam indivíduos em múltiplas esferas da vida.
Crie seu cadastro gratuito no Peixe 30 e melhore o seu networking com diversos especialistas que falam sobre a sua área de atuação. Veja as contribuições deles e busque inspirações para a sua carreira!
Faça o download do app Peixe 30 na Play Store
Faça o download do app Peixe 30 na App Store