O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

Mayk | maio 22, 2023

Imagem artigo

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.

 

A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida comum a todas as pessoas. Profissionais podem se sentir satisfeitos ou estagnados em diferentes fases da vida, o que os leva a tentar mudar a situação na qual se encontram. É aí que entra a necessidade de aprender o que é transição de carreira.

 

Se você chegou até aqui, com certeza está insatisfeito com a área profissional que atua, não é mesmo? A boa notícia é que não precisa se desesperar! Neste artigo, iremos explicar sobre o tema de desmistificar algumas coisas. Vamos lá?

 

 

Entenda o que é transição de carreira

De maneira simplificada, ela nada mais é do que a mudança de uma área profissional para outra. Um trabalhador que atua com vendas em uma loja de sapatos e decide começar a fazer tatuagens, por exemplo, estará realizando uma transição de carreira.

 

Apesar de não existir um trajeto pré-determinado para esse processo, é possível dividi-lo em algumas fases:

 

  • Decisão pela mudança;
  • Pesquisa;
  • Planejamento;
  • Qualificação;
  • Busca por vagas;
  • Efetivação no novo campo de trabalho.

 

A primeira delas, a decisão pela mudança, será abordada em mais detalhes no tópico seguinte, mas podemos explicá-la resumidamente. Trata-se da insatisfação com o trabalho atual ou a descoberta de novas oportunidades de atuação profissional em outro espaço.

 

Posterior a ela, existe a pesquisa sobre a nova possível carreira, seguida pelo planejamento de quais passos devem ser dados para tornar a ideia uma realidade. A partir disso, surge a necessidade de obter uma qualificação ou buscar por experiência profissionais práticas.

 

Por fim, chegamos à busca por vagas. A depender das oportunidades encontradas pelo profissional, essa etapa leva à conclusão da mudança de área. A partir desse momento, o indivíduo pode, enfim, considerar-se como parte de um novo espaço profissional.

 

 

Quais são os motivos para se fazer uma transição de carreira?

Ao pesquisar sobre o que é transição de carreira, você precisa refletir sobre as razões que te levam a tal pensamento. Os motivos para uma mudança de área profissional variam de cada pessoa, mas estão sempre ligados à vontade ou necessidade de alterar sua rotina no trabalho.

 

Considerando isso, é possível dividir a transição de carreira entre motivos de necessidade e vontade. No primeiro tipo, podemos incluir falta de oportunidades na área atual, busca por uma melhor qualidade de vida e desvalorização da profissão perante o mercado de trabalho.

 

Já no âmbito das vontades, é possível citar a insatisfação pessoal e as frustrações com o trabalho atual exercido, o aparecimento de oportunidades mais satisfatórias em outra área e especialmente o desenvolvimento de novos interesses e o desejo por trabalhar com eles.

 

Quando esse processo acontece por vontade própria, costuma ser mais tranquilo, considerando a possibilidade de fazer uma transição gradual. Por outro lado, mudanças por necessidade podem apresentar desafios maiores, o que não deve desestimular a atitude.

 

Independentemente dos motivos que levam à mudança de área profissional, os desafios sempre existirão. Isso, porém, não significa que a atitude deve ser interpretada como algo negativo e que não deve ser buscada. Nenhuma transição é fácil, incluindo as do âmbito profissional.

 

Além disso, ao entender o que é transição de carreira, saiba que é muito importante separar os desafios reais dos mitos associados com esta atitude. Embora existam dificuldades pelo caminho, a jornada se torna mais árdua quando inclui-se meias-verdades ou pré-conceitos sem base na realidade profissional.

 

Dentre os principais mitos, podemos citar falácias como: “mudar de carreira significa uma perda de tempo e conquistas” e “essa atitude só pode ser tomada até certa idade”. Ambas as mensagens servem como desestímulo, o que é algo a ser evitado em situações como esta.

 

A única “perda de tempo” reside em continuar em uma carreira com a qual o profissional não está satisfeito. Isso significa também que não importa em qual ponto da sua vida você esteja: a transição de carreira pode ser feita em qualquer idade, a depender de realidades individuais.

 

 

Principais dicas para uma transição de carreira tranquila

Partindo de tudo o que foi falado até aqui, existem algumas dicas importantes que podem ser dadas para os profissionais que pesquisam o que é transição de carreira. Esses passos estão diretamente ligados com as etapas mencionadas no primeiro tópico desse texto.

 

Antes de tudo, é preciso compreender profundamente os motivos da sua decisão. A partir disso, avalia-se as possibilidades profissionais atuais e prepara-se financeiramente. A mudança pode não acontecer rapidamente, o que leva à necessidade de se ter uma reserva.

 

Com um estudo aprofundado do mercado na nova área, é possível descobrir como se qualificar para a nova profissão. Boa parte das vezes, o aprendizado de habilidades técnicas será necessário. Aliado a tudo isso, o networking pode ajudar na nova jornada profissional.

 

Por último, tudo o que resta é dar o primeiro passo. Como citado outras vezes durante o texto, as dificuldades existirão, mas elas são superáveis. Todas as melhores coisas da vida exigem esforço, o que não é diferente aqui. Esse processo traz renovação e felicidade!

 

O seu próximo passo será a conclusão do seu cadastro aqui no Peixe 30. Crie seu perfil e faça o seu Assessment, um teste que vai ajudá-lo a se conhecer melhor. Com base nas informações disponíveis, você poderá destacar uma determinada qualidade que abrirá novas oportunidades profissionais.

 

Aqui no blog do Peixe 30, nós sempre apresentamos dicas profissionais, de gestão e de empreendedorismo. Após ver o que é transição de carreira, você pode se interessar por aprender a fazer vídeo para entrevista de emprego ou desenvolver habilidades de liderança.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Como fazer um recrutamento externo e atrair novos talentos? Aprenda!

Quando falamos sobre processos seletivos, existem duas principais formas de realizá-los: utilizando o capital humano...

Como fazer um recrutamento interno? Promova os melhores talentos!

Para os profissionais do setor de Recursos Humanos, processos seletivos são uma parte importante do...

Como entrevistar um candidato à vaga de emprego? Encontre novos talentos

O momento em que o recrutador se encontra pela primeira vez com um talento e...

Como fazer um vídeo de apresentação para emprego? Encante os recrutadores!

Embora os processos seletivos realizados exclusivamente pela internet já existissem há algum tempo, a pandemia...

Como responder perguntas na entrevista de emprego? Consiga a sua contratação!

Um processo seletivo consiste de múltiplas etapas, onde os recrutadores buscam informações sobre os profissionais...

Como pedir feedback de entrevista após rejeição? Veja como se beneficiar!

Ninguém gosta de ser excluído, especialmente durante um processo seletivo. O profissional que está em...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]