Como fazer a descrição de cargos?

Mayk | novembro 02, 2022

Imagem artigo

Toda organização é composta de profissionais com atribuições distintas e funções definidas. Empresas só crescem a partir do esforço e dedicação de seus colaboradores, o que significa que é imprescindível delimitar quem faz o quê, mesmo antes de iniciar os trabalhos.

 

Em algumas empresas, quando o plano de negócios não é feito, as atribuições de cada setor podem não ser claras. Em outras situações, em que a companhia cresceu ou foi incorporada, pode haver confusão entre as atividades dos setores e dos profissionais. Nos dois casos, é importante que o time de RH saiba como fazer a descrição de cargos.

 

Implementar este tipo de detalhamento e um organograma que seja facilmente compreendido por todos ajudará a organizar os processos internos. Além disso, é possível perceber possíveis falhas e necessidades de reposição.

 

Desta forma, para que você tenha uma gestão estratégica de pessoas dentro da sua empresa, avalie as atividades de cada setor e funcionário. Para ajudá-lo, reunimos uma série de dicas neste artigo. Encontre em nossa rede social histórias de outros gestores, troque experiências e descubra novas metodologias e potencialize seus resultados. Crie já a sua conta gratuita!

 

O que é descrição de cargo?

A descrição de cargo é a parte mais importante do anúncio de uma vaga de emprego. É nela que constarão as informações mais relevantes, as quais responderão dúvidas mais frequentes que candidatos em potencial podem ter em relação à oportunidade.

 

Esta definição, antes mesmo do anúncio de uma nova contratação, deve estar relacionada ao organograma interno, com os requisitos mínimos e habilidades desejadas para quem vai ocupar determinado cargo.

 

A descrição de cargo deve começar com o nome da função, seguida das atividades a serem exercidas pelo colaborador. Depois disso, deverão constar os pré-requisitos (formação acadêmica, experiência) e qualidades desejáveis, que podem ser opcionais.

 

Por fim, devem estar presentes também os objetivos do cargo (ou seja, o que se espera do profissional), exigências adicionais (“deve estar disponível para viagens”, por exemplo), local de trabalho, remuneração, benefícios e treinamentos, etc.

 

Aprenda como fazer a descrição de cargos

Apesar da definição do que é uma descrição de cargo ser relativamente simples, você deve ter percebido que ela é formada de várias pequenas partes. Por conta disso, é possível se perder em algum momento por não saber como elaborar um bom texto.

 

Pensando nisso, reunimos algumas dicas simples de como fazer a descrição de cargos que podem ser aplicadas em sua empresa. Boa leitura!

 

Definição de nome e níveis

Muitas empresas usam identificações únicas para um cargo, o que acaba confundindo o entendimento das atribuições. Aqui, o ideal é que o time de Recursos Humanos faça uma pesquisa no mercado para encontrar o nome certo para aquela posição.

 

Vale ainda definir as diferenças para um cargo, como são os casos de: assistente, auxiliar, júnior, sênior, pleno, etc.

 

Hierarquia do cargo

Depois de definir a identificação do profissional, a próxima dica de como fazer a descrição de cargos passa pelo estabelecimento da sua posição dentro do organograma interno. Ele será o líder de alguém? Quem é o seu superior imediato?

 

Desta forma, em sua ausência, outros funcionários saberão a quem recorrer.

 

Liste as atividades do cargo

Outra documentação importante ao fazer a descrição de cargos é a lista de atribuições. Quais atividades devem ser desenvolvidas pelo colaborador?

 

Explique o que o profissional deve fazer, como fazer e o que se espera dele. Esta documentação ajudará a medir a sua produtividade!

 

Qualificações desejadas

Para que um colaborador assuma determinada função, quais são as formações que ele deve ter? Esta dica de como fazer a descrição de cargos é sobre as habilidades técnicas do profissional.

 

Experiência prévia

Assim como acontece com a formação acadêmica, é necessário descrever aqui qual é a experiência profissional mínima exigida para ocupar determinado cargo dentro da empresa. Esta condição pode ajudar a encontrar novos líderes e talentos dentro da própria organização.

 

Soft skills desejadas

Determinados cargos, inclusive aqueles de gestão e liderança, exigem que o colaborador tenha habilidades comportamentais para exercer um bom trabalho.

 

Nesta dica de como fazer descrição de cargos, observe os requisitos sobre comunicação, proatividade, liderança, resolução de conflitos e problemas, dentre muitos outros que podem ser um diferencial para o trabalho.

 

Uma alternativa para preencher melhor este requisito é fazer um mapeamento do perfil comportamental dos profissionais atuais e cruzar isso com o desempenho deles. A partir daí, pegue as características principais daqueles que superaram as expectativas e coloque como atributos básicos para o cargo.

 

Uma descrição de cargo bem feita ajudará nos processos de contratação de novos talentos, na promoção interna e no monitoramento da performance. Muitas vezes, a empresa perde um profissional,não tem detalhadas as atividades que ele exercia e precisa reiniciar tudo do zero. Não deixe que isso aconteça dentro da sua organização.

 

Depois de aprender como fazer a descrição de cargos, documente tais requisitos com as lideranças e peça que as informações cheguem aos colaboradores. Este tipo de atividade vai fomentar os desejos de crescer e se desenvolver.

 

É possível também que, ao avaliar as características básicas, muitos colaboradores precisem passar por treinamentos ou fazer um determinado curso. Considere este custo como um investimento para melhorar a produtividade da equipe.

 

Por fim, um organograma bem definido com as atribuições de cada funcionário vai ajudar os processos de recrutamento e reposição, já que o time de RH terá um mapa claro de quais requisitos eles precisam priorizar, além de ajustar à expectativa dos candidatos. Ou seja, todo o trabalho desenvolvido terá reflexo em diferentes situações!

 

Inclusive, se você quer melhorar seus processos de recrutamento, sugerimos que leia aqui as dicas de dinâmicas de grupo e as diferenças entre cultura e clima organizacional.

 

Aqui no Peixe 30, além de apresentar as dicas de como fazer a descrição de cargos acima, nós criamos vários conteúdos para auxiliar gestores e empresários em seus desafios diários.

 

Em nossa rede social você encontra histórias de outros gestores, pode trocar experiências e descobrir novas metodologias que podem potencializar seus resultados. Crie seu cadastro gratuito e invista em seu networking.

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

Como fazer a descrição de cargos?

Toda organização é composta de profissionais com atribuições distintas e funções definidas. Empresas só crescem...

Quais são as habilidades interpessoais?

Se você trabalha mesmo que de maneira tangente com processos seletivos, com certeza já se...

Como avaliar um candidato à vaga de emprego?

Somar ao quadro profissional de uma empresa é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais...

Como ser um bom líder de equipe? Veja dicas valiosas

Mais do que saber como liderar, é preciso administrar conflitos e estimular pessoas a fim...

Como chamar a atenção de um funcionário?

Posições de liderança naturalmente carregam responsabilidades. Saber gerir uma equipe está associado a habilidades interpessoais...

Como criar um anúncio de vaga de emprego?

A busca por bons colaboradores é um dos maiores desafios do setor de Relações Humanas...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!