O que é Team Building

O que é Team Building? Aprenda como ele pode elevar o nível da sua equipe

Team Building é um treinamento focado em transformar o seu grupo de funcionários em uma verdadeira equipe. Ele envolve várias práticas lúdicas fora do ambiente de trabalho. Leia este artigo e aprenda o que é Team Building e o que ele pode fazer pela sua empresa. 

O que você encontrará nesse texto:

  • O que é Team Building?
  • Qual é a proposta de um Team Building?
  • Como é a metodologia do Team Building
  • Por que fazer Team Building?
  • Vantagens de fazer um Team Building
  • Como unir um grupo?
  • Como resolver conflitos?
  • Como tornar uma equipe mais produtiva?
  • Como aplicar o team building?

O que é Team Building?

Team Building é uma expressão em inglês que na tradução livre significa “consolidação de equipe”. Mas, o que é team building no meio empresarial? 

É um treinamento especial para criar e fortalecer os laços entre as pessoas que trabalham no mesmo departamento. Ele vêm sendo cada vez mais aplicado por gestores, empreendedores e profissionais de RH. 

Ele consegue conectar os colaboradores. Assim, impulsiona-se o trabalho em equipe, tendo direcionamento para solucionar problemas e transpor desafios. Normalmente, suas principais atividades são dinâmicas, jogos, esportes e perguntas. 

Qual é a proposta de um Team Building?

A proposta é identificar forças e fraquezas tanto de membros individuais quanto do grupo como um todo. Delimitado isso, os próximos trabalhos serão pensados em cima desses pontos. 

Algumas pessoas podem acabar menosprezando o team building por se basear em atividades lúdicas. Contudo, é exatamente nessas dinâmicas que são revelados aspectos da equipe que dificilmente seriam mostrados no dia-a-dia.

Ainda assim, não são apenas brincadeiras. São atividades de trabalho e cada uma  deve ter uma meta bem clara

Como é a metodologia do Team Building

Apesar de ser recomendado para equipes que precisam melhorar o relacionamento entre seus membros, o team building também pode ser usado como ferramenta para gerir pessoas

Saber o que é team building e aplicá-lo envolve planejar atividades rotineiras de team building e encaixá-las no cronograma da companhia. Se a estratégia for bem feita, será possível, inclusive, analisar quais atividades são mais eficazes e em quais momentos. 

Assim, a metodologia sustentará o seu time de gestores e funcionários de RH. As informações sobre cada membro da equipe serão captadas, comparadas e verificadas. Isso será muito útil para que se tenham em mente os próximos passos. 

Por que fazer Team Building?

Um dos principais motivos para aprender o que é team building e aplicá-lo é conseguir formar equipes diversas

Esse tipo de equipe faz muito bem para uma empresa. Isso porque ao colocar pessoas diferentes para trabalharem juntas, elas se flexibilizam mutuamente a respeito de seus pontos de vista.   

A criação de um ambiente como esse fomenta a criatividade, que por si só gera inovação e aumenta as oportunidades de negócios e os lucros

Todavia, uma equipe diversificada demais pode gerar conflitos devido às diferenças e isso pode tornar o ambiente de trabalho desgastante

Isso torna o team building ainda mais importante. Ele faz com que empregados se identifiquem uns com os outros e formem laços em prol de um objetivo.  

Vantagens de fazer um Team Building

Agora que você já tem uma noção melhor do que é team building, veja algumas vantagens de aplicá-lo.  

  • Melhora o clima organizacional
  • Melhora o trabalho de equipe voltado para resolução de problemas
  • Diminui os conflitos
  • Promove a cooperação 
  • Desenvolve a empatia
  • Estimula a criatividade
  • Valoriza os empregados
  • Estimula os laços de confiança e lealdade
  • Revela talentos
  • Motiva os funcionários 
  • Dá informações e suporte para a mediação de conflitos.

Como unir um grupo? 

Por mais que se entenda sobre o que é team building, não existe uma forma única ou certa de unificar um time. A melhor dica é aplicar as atividades lúdicas como já citamos e usá-las como testes para entender os perfis de cada um

Porém, Patrick Lencioni, autor do livro: “Os 5 desafios de uma equipe” aborda aspectos essenciais para que uma equipe trabalhe com eficiência. São eles: 

1- Relações de confiança

Isso é essencial para qualquer equipe cooperativa. Ironicamente o ambiente de trabalho não é muito bom para desenvolver esses laços porque ele sustenta uma atmosfera formal e objetiva demais

O team building tem a proposta de levar esses colaboradores para fora do ambiente de trabalho

O objetivo é justamente para retirar essa atmosfera de pressão e permitir que esses laços de confiança sejam criados.  

2- Administração de conflitos

Apenas pelos laços de confiança já terem sido criados os conflitos automaticamente tendem a diminuir. Afinal cada um vai passar a fazer mais esforço para entender o ponto de vista do outro. 

Isso não quer dizer que todos passarão a compartilhar das mesmas opiniões. Apenas que estarão muito mais abertos ao diálogo para que escolham o melhor caminho

3- Comprometimento com os objetivos

Uma equipe bem estruturada sabe que é importante para a organização, por isso ela se compromete muito mais com os projetos realizados

4- Responsabilidade pelos resultados

Um time bem montado e engajado sabe que o resultado é fruto das ações de todos, por isso sempre oferecem ajuda uns aos outros quando necessário

5- Resultados coletivos

Por fim, os resultados coletivos. Eles são os frutos de todo o trabalho feito desde a construção da confiança

Conforme os passos avançavam, o nível de colaboração aumentava. O resultado só poderia ser o espírito de equipe levando à vitória e ao aprendizado. 

Como resolver conflitos? 

Conflitos não são apenas negativos e quem entende o que é team building sabe disso. Na verdade eles são importantes para que os membros da equipe se comprometam. 

O objetivo do é fazer a equipe funcionar, mas isso não significa que conflitos estão proibidos.   

Justamente o contrário, o team building procura criar um ambiente tão harmônico que mesmo após um conflito todos continuem bem. Para isso, basta que se mantenha o respeito e não tente forçar suas opiniões sobre o outro. 

Os conflitos possuem uma função em um grupo que é a de demonstrar diferentes pontos de vista e definir o que é melhor para todos

Em um ambiente de pura troca de ideias, o líder não precisará interferir muito. Os próprios debatedores irão resolver a situação sozinhos. 

Quando for necessário, o líder deverá usar da empatia e comunicação para acalmar seus subordinados e explicar a divergências. Dessa forma, ele trabalha por um entendimento mútuo.

Como tornar uma equipe mais produtiva?

Ao aprender o que é e aplicá-lo, automaticamente a sua equipe passa a ser mais produtiva. Você verá que seus colegas estarão mais comprometidos. 

Ademais, como a equipe está mais engajada, a gestão também precisa estar. O gestor deve ser rápido para que trabalhos menos importantes não atrapalhem o andamento dos projetos de maior relevância.

O mesmo deve ser aplicado para atividades operacionais que podem ser feitas com ajuda da tecnologia

Outra medida é instalar ferramentas que melhorem o fluxo de tarefas. Um bom método é fazer um quadro que mostra quais atividades têm no dia e qual é status de cada uma. Assim, todos conseguem controlar os prazos com base nas prioridades.   

Como aplicar o team building?

Agora que sabe o que é team building já deve estar pensando em como montar o seu. Antes de qualquer coisa, procure descobrir o que o time precisa. Para fazer isso, busque responder as seguintes perguntas: 

  • Como está o desempenho a equipe?
  • Todos estão comprometidos?
  • Como está a atmosfera?
  • O time consegue trabalhar sob pressão?
  • Conflitos são frequentes?

Essas perguntas vão ajudá-lo a escolher quais atividades ministrar. Isso porque ao respondê-las você conseguirá um objetivo para o seu team building

Essa meta será o que vai manter essas atividades como algo profissional em vez de simplesmente brincadeiras

Ainda existem alguns passos que você deve seguir. São eles: 

1º Passo: Peça a opinião da equipe

Todos precisam se sentir à vontade para que o team building funcione, por isso pergunte o que é melhor para cada um

Como líder, você estará demonstrando que se importa com o que seus seguidores pensam. Isso vai estreitar seus laços com seus subordinados e eles se sentirão à vontade para lhe comunicar o que precisarem.    

2º Passo: Sugira atividades inovadoras

Certifique-se de tirar a equipe da rotina. Se a sua equipe for formada por atletas, de atividades de raciocínio como charadas e enigmas. Se for voltada para o planejamento estratégico, coloque-os para praticar esportes. 

Use o team building para explorar novos ambientes e novas condições de trabalho

3º Passo: Fale sobre as metas

Funcionários mais sérios ou que não desejam se envolver demais com os colegas podem acabar desvalorizando o team building. 

Para lidar com esse tipo de colaborador, deixe claro que esses são exercícios que visam a melhora do desempenho da equipe e individual.  

4º Passo: Escolha um bom lugar

Normalmente, o team building é feito ao ar livre para retirar o peso do ambiente de escritório que é formal demais e pode chegar a ser agressivo

Claro, se não for possível, você não precisa levar a sua equipe para um tour pelas montanhas. Uma praça ou parque nas redondezas da companhia já é o bastante.   

5º Passo: Team Building corporativo

Equipe Comemorando

O team building pode ser feito dentro da empresa também. Basta alterar uma sala para que acomode todos os grupos e façam um café da manhã coletivo, por exemplo. 

Esse tipo de é eficiente quando há uma adesão ao método e as atividades são inusitadas. Se bem feito, pode ser tão agradável quanto as atividades ao ar livre. Além de atingir os objetivos esperados. 

6º Passo: Faça um roteiro 

Estando tudo definido, planeje as fases do team building. Anote em uma planilha como as atividades vão acontecer para evitar perdas de tempo e de foco

Tente incluir esse período na jornada de trabalho para garantir a presença de todos no horário marcado

Assim como qualquer o evento, deve ter início, pausas e encerramento.  

Por fim, esperamos que esse artigo sobre o que é team building tenha sido útil para você. Para terminar recomendamos que baixe o app do Peixe 30. Sua nova rede social profissional. 

Com ele, empresários conseguem encontrar colaboradores de qualidade e trabalhadores conseguem mostrar seu trabalho às grandes empresas com maior facilidade. Baixe agora!

Faça parte desse oceano! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *