O que é Team Building? Aprenda como ele pode elevar o nível da sua equipe

admin | dezembro 01, 2020

Imagem artigo

Team Building é um treinamento focado em transformar o seu grupo de funcionários em uma verdadeira equipe. Ele envolve várias práticas lúdicas fora do ambiente de trabalho. Leia este artigo e aprenda o que é Team Building e o que ele pode fazer pela sua empresa.

 

O que você encontrará nesse texto:

  • O que é Team Building?
  • Qual é a proposta de um Team Building?
  • Como é a metodologia do Team Building
  • Por que fazer Team Building?
  • Vantagens de fazer um Team Building
  • Como unir um grupo?
  • Como resolver conflitos?
  • Como tornar uma equipe mais produtiva?
  • Como aplicar o team building?

 

Reduza mais de 50% do tempo gasto no processo de recrutamento. Conheça o software de ATS criado pelo Peixe 30!

 

O que é Team Building?

Team Building é uma expressão em inglês que na tradução livre significa “consolidação de equipe”. Mas, o que é team building no meio empresarial? 

 

É um treinamento especial para criar e fortalecer os laços entre as pessoas que trabalham no mesmo departamento. Ele vêm sendo cada vez mais aplicado por gestores, empreendedores e profissionais de RH. 

 

Ele consegue conectar os colaboradores. Assim, impulsiona-se o trabalho em equipe, tendo direcionamento para solucionar problemas e transpor desafios. Normalmente, suas principais atividades são dinâmicas, jogos, esportes e perguntas. 

Qual é a proposta de um Team Building?

A proposta é identificar forças e fraquezas tanto de membros individuais quanto do grupo como um todo. Delimitado isso, os próximos trabalhos serão pensados em cima desses pontos. 

 

Algumas pessoas podem acabar menosprezando o team building por se basear em atividades lúdicas. Contudo, é exatamente nessas dinâmicas que são revelados aspectos da equipe que dificilmente seriam mostrados no dia-a-dia.

 

Ainda assim, não são apenas brincadeiras. São atividades de trabalho e cada uma  deve ter uma meta bem clara. 

Como é a metodologia do Team Building

Apesar de ser recomendado para equipes que precisam melhorar o relacionamento entre seus membros, o team building também pode ser usado como ferramenta para gerir pessoas.

 

Saber o que é team building e aplicá-lo envolve planejar atividades rotineiras de team building e encaixá-las no cronograma da companhia. Se a estratégia for bem feita, será possível, inclusive, analisar quais atividades são mais eficazes e em quais momentos. 

 

Assim, a metodologia sustentará o seu time de gestores e funcionários de RH. As informações sobre cada membro da equipe serão captadas, comparadas e verificadas. Isso será muito útil para que se tenham em mente os próximos passos. 

Por que fazer Team Building?

Um dos principais motivos para aprender o que é team building e aplicá-lo é conseguir formar equipes diversas.

 

Esse tipo de equipe faz muito bem para uma empresa. Isso porque ao colocar pessoas diferentes para trabalharem juntas, elas se flexibilizam mutuamente a respeito de seus pontos de vista.

 

A criação de um ambiente como esse fomenta a criatividade, que por si só gera inovação e aumenta as oportunidades de negócios e os lucros.

 

Todavia, uma equipe diversificada demais pode gerar conflitos devido às diferenças e isso pode tornar o ambiente de trabalho desgastante.

 

Isso torna o team building ainda mais importante. Ele faz com que empregados se identifiquem uns com os outros e formem laços em prol de um objetivo.

Vantagens de fazer um Team Building

Agora que você já tem uma noção melhor do que é team building, veja algumas vantagens de aplicá-lo.

 

  • Melhora o clima organizacional
  • Melhora o trabalho de equipe voltado para resolução de problemas
  • Diminui os conflitos
  • Promove a cooperação 
  • Desenvolve a empatia
  • Estimula a criatividade
  • Valoriza os empregados
  • Estimula os laços de confiança e lealdade
  • Revela talentos
  • Motiva os funcionários 
  • Dá informações e suporte para a mediação de conflitos.

Como unir um grupo? 

Por mais que se entenda sobre o que é team building, não existe uma forma única ou certa de unificar um time. A melhor dica é aplicar as atividades lúdicas como já citamos e usá-las como testes para entender os perfis de cada um. 

 

Porém, Patrick Lencioni, autor do livro: “Os 5 desafios de uma equipe” aborda aspectos essenciais para que uma equipe trabalhe com eficiência. São eles: 

1- Relações de confiança

Isso é essencial para qualquer equipe cooperativa. Ironicamente o ambiente de trabalho não é muito bom para desenvolver esses laços porque ele sustenta uma atmosfera formal e objetiva demais. 

 

O team building tem a proposta de levar esses colaboradores para fora do ambiente de trabalho. 

 

O objetivo é justamente para retirar essa atmosfera de pressão e permitir que esses laços de confiança sejam criados.  

2- Administração de conflitos

Apenas pelos laços de confiança já terem sido criados os conflitos automaticamente tendem a diminuir. Afinal cada um vai passar a fazer mais esforço para entender o ponto de vista do outro. 

 

Isso não quer dizer que todos passarão a compartilhar das mesmas opiniões. Apenas que estarão muito mais abertos ao diálogo para que escolham o melhor caminho. 

3- Comprometimento com os objetivos

Uma equipe bem estruturada sabe que é importante para a organização, por isso ela se compromete muito mais com os projetos realizados.

4- Responsabilidade pelos resultados

Um time bem montado e engajado sabe que o resultado é fruto das ações de todos, por isso sempre oferecem ajuda uns aos outros quando necessário. 

5- Resultados coletivos

Por fim, os resultados coletivos. Eles são os frutos de todo o trabalho feito desde a construção da confiança.

 

Conforme os passos avançavam, o nível de colaboração aumentava. O resultado só poderia ser o espírito de equipe levando à vitória e ao aprendizado. 

Como resolver conflitos? 

Conflitos não são apenas negativos e quem entende o que é team building sabe disso. Na verdade eles são importantes para que os membros da equipe se comprometam.

 

O objetivo do é fazer a equipe funcionar, mas isso não significa que conflitos estão proibidos.   

 

Justamente o contrário, o team building procura criar um ambiente tão harmônico que mesmo após um conflito todos continuem bem. Para isso, basta que se mantenha o respeito e não tente forçar suas opiniões sobre o outro. 

 

Os conflitos possuem uma função em um grupo que é a de demonstrar diferentes pontos de vista e definir o que é melhor para todos. 

 

Em um ambiente de pura troca de ideias, o líder não precisará interferir muito. Os próprios debatedores irão resolver a situação sozinhos. 

 

Quando for necessário, o líder deverá usar da empatia e comunicação para acalmar seus subordinados e explicar a divergências. Dessa forma, ele trabalha por um entendimento mútuo.

Como tornar uma equipe mais produtiva?

Ao aprender o que é e aplicá-lo, automaticamente a sua equipe passa a ser mais produtiva. Você verá que seus colegas estarão mais comprometidos.

 

Ademais, como a equipe está mais engajada, a gestão também precisa estar. O gestor deve ser rápido para que trabalhos menos importantes não atrapalhem o andamento dos projetos de maior relevância.

 

O mesmo deve ser aplicado para atividades operacionais que podem ser feitas com ajuda da tecnologia. 

 

Outra medida é instalar ferramentas que melhorem o fluxo de tarefas. Um bom método é fazer um quadro que mostra quais atividades têm no dia e qual é status de cada uma. Assim, todos conseguem controlar os prazos com base nas prioridades.   

Como aplicar o team building?

Agora que sabe o que é team building já deve estar pensando em como montar o seu. Antes de qualquer coisa, procure descobrir o que o time precisa. Para fazer isso, busque responder as seguintes perguntas:

 

  • Como está o desempenho a equipe?
  • Todos estão comprometidos?
  • Como está a atmosfera?
  • O time consegue trabalhar sob pressão?
  • Conflitos são frequentes?

 

Essas perguntas vão ajudá-lo a escolher quais atividades ministrar. Isso porque ao respondê-las você conseguirá um objetivo para o seu team building. 

 

Essa meta será o que vai manter essas atividades como algo profissional em vez de simplesmente brincadeiras. 

 

Ainda existem alguns passos que você deve seguir. São eles: 

1º Passo: Peça a opinião da equipe

Todos precisam se sentir à vontade para que o team building funcione, por isso pergunte o que é melhor para cada um.

 

Como líder, você estará demonstrando que se importa com o que seus seguidores pensam. Isso vai estreitar seus laços com seus subordinados e eles se sentirão à vontade para lhe comunicar o que precisarem.

2º Passo: Sugira atividades inovadoras

Certifique-se de tirar a equipe da rotina. Se a sua equipe for formada por atletas, de atividades de raciocínio como charadas e enigmas. Se for voltada para o planejamento estratégico, coloque-os para praticar esportes.

 

Use o team building para explorar novos ambientes e novas condições de trabalho. 

3º Passo: Fale sobre as metas

Funcionários mais sérios ou que não desejam se envolver demais com os colegas podem acabar desvalorizando o team building. 

 

Para lidar com esse tipo de colaborador, deixe claro que esses são exercícios que visam a melhora do desempenho da equipe e individual.  

4º Passo: Escolha um bom lugar

Normalmente, o team building é feito ao ar livre para retirar o peso do ambiente de escritório que é formal demais e pode chegar a ser agressivo.

 

Claro, se não for possível, você não precisa levar a sua equipe para um tour pelas montanhas. Uma praça ou parque nas redondezas da companhia já é o bastante.   

5º Passo: Team Building corporativo

Equipe Comemorando

O team building pode ser feito dentro da empresa também. Basta alterar uma sala para que acomode todos os grupos e façam um café da manhã coletivo, por exemplo.

 

Esse tipo de é eficiente quando há uma adesão ao método e as atividades são inusitadas. Se bem feito, pode ser tão agradável quanto as atividades ao ar livre. Além de atingir os objetivos esperados. 

6º Passo: Faça um roteiro 

Estando tudo definido, planeje as fases do team building. Anote em uma planilha como as atividades vão acontecer para evitar perdas de tempo e de foco. 

 

Tente incluir esse período na jornada de trabalho para garantir a presença de todos no horário marcado. 

 

Assim como qualquer o evento, deve ter início, pausas e encerramento.  

 

Por fim, esperamos que esse artigo sobre o que é team building tenha sido útil para você. Para terminar recomendamos que baixe o app do Peixe 30. Sua nova rede social profissional. 

 

Com ele, empresários conseguem encontrar colaboradores de qualidade e trabalhadores conseguem mostrar seu trabalho às grandes empresas com maior facilidade. Baixe agora!

 

Faça parte desse oceano!

 

Quer contratar os melhores talentos e reduzir o turnover da sua empresa?

O Peixe 30 disponibilizou um sistema para Recrutamento e Seleção que faz um RaioX completo do candidato e te ajuda a encontrar os melhores profissionais.

 

Automatize seu processo de recrutamento e construa a equipe perfeita!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]