O que é Análise Comportamental? Entenda porque ela é importante para o seu negócio

admin | novembro 25, 2020

Imagem artigo

Em um mercado cada vez mais competitivo as empresas têm usado cada vez mais métodos de análise comportamental para montar as melhores equipes, mas o que é análise comportamental?

 

Neste texto, você vai aprender o que é análise comportamental e como ela pode revolucionar a sua empresa. 

 

O que você encontrará nesse texto?

  • O que é Análise Comportamental?
  • Qual o objetivo da análise comportamental?
  • Quais as vantagens da análise comportamental?
  • Quais os 4 perfis da análise comportamental?

 

Reduza mais de 50% do tempo gasto no processo de recrutamento. Conheça o software de ATS criado pelo Peixe 30!

 

O que é Análise Comportamental?

É uma investigação que busca encontrar padrões de comportamento nas pessoas. Ela pode ter ferramentas e propósitos diversos.

 

Ela assume que existem certos perfis de comportamento e que as ações humanas são influenciadas por estímulos externos e internos. Ela é baseada na teoria do Behaviorismo que afirmava que o aprendizado consegue alterar comportamentos. 

 

Vale lembrar que a definição de comportamento para os behavioristas é mais ampla do que a definição tradicional. Veja: 

 

Definimos comportamento como a relação entre estímulo e resposta. Estímulo é uma parte ou mudança em uma parte do ambiente; resposta é uma mudança no organismo.

 

Assumindo essa definição, o comportamento pode ser influenciado em 3 níveis. 

  • Filogenético: Comportamentos hereditários inerentes à espécie
  • Ontogenético: Comportamento baseado em experiências individuais
  • Cultural: Normas restritas à espécie humana

 

Com isso, cientistas criaram ferramentas que evidenciavam e comparavam as características dos indivíduos em busca de padrões. Eles decidiram elaborar testes com opções de perfis. Isso possibilitaria que as pessoas desenvolvessem todo o seu potencial. 

 

Como as empresas precisam construir equipes de funcionários que trabalhem no máximo da capacidade, elas começaram a investir nesses testes. O intuito era desenvolver habilidades técnicas e comportamentais.  

Análise experimental do comportamento

Essa é uma das 3 subáreas da análise comportamental. Ela avalia a conduta por meio de experimentos e testes. Ou seja, é a área de pesquisa. As demais áreas são:

  • Behaviorismo Radical (teorias) 
  • Análise Aplicada do Comportamento (práticas de interferências nas condutas) 

 

A análise aplicada é responsável pelas estratégias de terapia usadas por psicólogos. Só é possível observar seus efeitos conforme o paciente as põe em prática. 

Psicologia comportamental

Esse é um outro nome do behaviorismo. Um estudo do comportamento como resultado da interação com fatores internos e externos. Ela permitiu à psicologia sair da esfera teórica e começar a aplicar as suas técnicas. 

 

Uma das teorias principais é o condicionamento da conduta. Há dois tipos de condicionamento. 

 

Condicionamento clássico: É usado um estímulo neutro para provocar respostas que antes reagiam apenas a estímulos naturais. 

 

Condicionamento operante ou instrumental: Método que implica usar reforços positivos e negativos para fomentar o aprendizado. Ela usa consequências como incentivos para algumas ações e desincentivos a outras. 

Qual o objetivo da análise comportamental?

Agora você já deve ter uma noção melhor do que é análise comportamental, mas para que ela serve? 

 

Como seres humanos, manifestamos nossa personalidade no comportamento. Nossa conduta pode se alterar através de fatores internos e externos. Através da análise comportamental esses fatores podem ser melhor entendidos. 

 

Ou seja, essa ciência ajuda a se autoconhecer e avaliar a postura das pessoas. Ela ainda a ajuda com mudanças de conduta se for necessário. Logo, seu objetivo é entender as interações entre os indivíduos e os ambientes a fim de criar estratégias de adaptação

 

Isso faz com que a análise se torne importante para que metas sejam alcançadas e padrões de vida sejam melhorados. 

Quais as vantagens da análise comportamental?

Como você já sabe o que é análise comportamental, já deve ter percebido algumas vantagens em aplicá-las em sua empresa, certo? Pois saiba que ainda tem muito mais. 

 

Para uma empresa ser competitiva ela precisa de diversos perfis de profissionais diferentes. Porém, muita diversidade pode gerar conflitos. 

 

A análise comportamental ajuda a entender cada perfil e como lidar com eles. Assim, podem ser formadas equipes de alta qualidade.    

Vantagens para Gestores

A análise comportamental permite mediar possíveis conflitos. Isso porque o gestor terá acesso à conduta dos envolvidos, além de suas formações acadêmicas e experiências profissionais. 

 

Com esses dados, o gestor ainda pode alocar cada membro de sua equipe a realizar a atividade que melhor se encaixe em seu perfil. Com isso, o setor de Recursos Humanos também consegue otimizar o processo de recrutamento e seleção. 

 

RH e gestores podem traçar o perfil ideal para uma vaga e fazer dele um dos quesitos. Isso ajuda a encontrar funcionários que tenham maior alinhamento com a empresa. Isso também impacta na economia de gastos com uma possível demissão e novo processo. 

 

A análise ainda ajuda a perceber quais funcionários precisam de capacitação. 

Vantagens para Equipes

As equipes são fundamentais para as empresas. A análise comportamental consegue fazê-las render muito mais

 

Ao formar os times é essencial entender as características necessárias para que cumpram os objetivos. 

 

A análise comportamental também diminui a rotatividade. Isso acontece porque seus perfis e habilidades foram previamente avaliados como boas combinações. Dessa forma, não é necessário ficar trocando os membros da equipe com frequência.    

Vantagens para Profissionais

Ao serem submetidos a uma análise comportamental e passar no teste, a tendência é que o funcionário trabalhe em uma empresa que combine com seus ideais. Nela, seus talentos serão valorizados e ele ficará mais motivado. 

 

Eles também serão mais produtivos, pois suas tarefas não serão feitas somente por obrigação, mas por possuírem consciência de que fazem a diferença. 

 

Os funcionários ainda podem se submeter a uma análise comportamental voluntária para obter maior autoconhecimento e se aperfeiçoar. 

 

Ou seja, a análise consegue ajudar a desenvolver talentos e habilidades para a carreira e para a vida.  

Quais os 4 perfis da análise comportamental?

4 perfis da análise comportamental
4 perfis da análise comportamental

Os perfis são definidos de acordo com as características predominantes das pessoas. Eles foram criados para facilitar os estudos das condutas.

 

O analista os utiliza como forma de compreender a postura dos funcionários e alocá-los para as melhores equipes

 

Há diversas formas de traçar esse perfil. A mais famosa é o Teste DISC, que utiliza um inventário para traçar os perfis. Ele faz isso através de características mais ou menos presentes na conduta de alguém. 

 

O processo consiste no usuário responder um questionário com quais adjetivos e frases ele mais se identifica. 

 

Com base em suas respostas, o software vai quantificar a porcentagem de cada um 4 fatores que formam a base da sua personalidade. Dessa forma, seu perfil será fornecido. 

 

Essa prática também identifica a produtividade e estilos de liderança. É bastante utilizada em contextos ocupacionais. Os 4 perfis da análise comportamental são: 

Executor

Executores gostam de ser destaque. Eles valorizam resultados e são objetivos e competitivos. Traçam metas e são obstinados e persistentes ao tentar alcançá-las. 

 

Esse tipo de perfil pode ser interessante para lidar com desafios e estratégias agressivas. Sua autoconfiança lhes permitem responder rapidamente e assumir riscos. Isso faz com que suas equipes facilmente alcance ou quebre metas. 

 

Contudo, os executores podem ser individualistas, egocêntricos, impacientes e autoritários ao tentar impor o que acreditam. 

 

Se quiser que esse perfil trabalhe a seu favor, dê desafios a ele e liberdade para que os resolva. Vá direto ao ponto.     

Comunicador

O comunicador consegue encantar seus colegas de equipe e superiores com sua fala branda. Normalmente, esse perfil tem boa oratória, é carismático e tem muita influência. Além de ser otimista e bem-humorado. 

 

Eles possuem grande empatia e prezam por bons relacionamentos. São muito importantes para deixar o ambiente de trabalho mais leve. É interessante ter um em cada equipe. 

 

Porém, não é inteligente ter mais de um. Eles têm dificuldades em seguir regras e cumprir prazos. Também podem levar o time a perder tempo com ideias pouco viáveis, isso por serem comumente idealistas. 

 

Enquanto o excesso de burocracia os desmotiva, a liberdade favorece a sua criatividade, por isso são apreciadores de ambientes que prezam por ela.  

Planejador 

Esse perfil tende a ser mais conservador e manter uma postura estável no trabalho. Ele detesta surpresas desagradáveis e gosta de se preparar para praticamente tudo.

 

Seu ambiente favorito é um com metas estabelecidas, padrões e rotinas. Ele incentiva a colaboração e sempre ajuda os colegas. Quanto mais segurança e lealdade tiverem, melhor serão aproveitados.

 

Todavia, ele tem dificuldades com ambientes muito dinâmicos e que exigem decisões rápidas. Isso porque, normalmente, os que possuem esse perfil têm dificuldades para inovar e trabalhar sob pressão.    

Analista

Esse perfil gosta de detalhes, qualidade e de fazer um trabalho perfeito. Os analistas ajudam a aperfeiçoar os processos e focar na precisão. Por isso, é comum encontrá-los em áreas de pesquisas e trabalhos técnicos. 

 

Eles costumam ser bons com trabalhos que envolvem altos níveis de exigência e conhecimento. Além de altos padrões de eficiência. 

 

O problema desse perfil é justamente o perfeccionismo em excesso. Isso os leva a gastar muito tempo e energia em tarefas corriqueiras. 

 

Eles ainda são pouco práticos e podem apresentar dificuldades para tomar decisões. Contudo, suas escolhas sempre são baseadas em argumentos sólidos e estratégia.

 

Por fim, esperamos que esse artigo sobre o que é análise comportamental tenha sido útil. Para finalizar, recomendamos o download do app do Peixe 30. Sua nova rede social profissional. 

 

Ele ajuda os empresários a encontrar colaboradores de qualidade para sua equipe. Também ajuda os trabalhadores a mostrar seu trabalho às grandes empresas e ascender em suas carreiras. Baixe já!

 

Faça parte desse oceano!

 

Quer contratar os melhores talentos e reduzir o turnover da sua empresa?

O Peixe 30 disponibilizou um sistema para Recrutamento e Seleção que faz um RaioX completo do candidato e te ajuda a encontrar os melhores profissionais.

 

Automatize seu processo de recrutamento e construa a equipe perfeita!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]