O que é mapeamento do perfil comportamental?

Mayk | agosto 04, 2022

Imagem artigo

Pense no seguinte cenário: você é um profissional de RH responsável por um processo seletivo para uma vaga. Durante as entrevistas, encontra dois possíveis colaboradores com as mesmas habilidades técnicas, mas com personalidades completamente diferentes.

 

O primeiro deles é um profissional introvertido e quieto, porém com excelente capacidade de observação e criatividade. Já o segundo é comunicativo e proativo, mas com ideias previsíveis e facilmente dissuadido. Qual dos dois é mais indicado para preencher a vaga?

 

O exemplo acima ajuda a entender o que é mapeamento do perfil comportamental e a importância para formar equipes vencedoras e unidas. Se você respondeu um ou outro, errou. O motivo? Não informamos qual é a vaga e as características essenciais para ela.

 

Várias empresas estão usando processos inovadores no recrutamento para reduzir o turnover e lapidar os talentos que elas descobrem. Para que essa estratégia dê certo, é necessário definir uma cultura organizacional, avaliar o clima e o fit dos profissionais.

 

É aqui que entra o mapeamento do perfil comportamental, essencial em um processo de contratação. Vamos falar mais sobre ele neste artigo do blog do Peixe 30, a rede social profissional brasileira que mais cresce em todo o mundo.

 

Não perca mais tempo! Crie já a sua conta gratuita e entre para o nosso oceano.

Entenda o que é o perfil comportamental

O exemplo dos parágrafos anteriores vai servir como base para explicar um pouco melhor sobre perfil comportamental. De cara, podemos concluir que não existe uma personalidade “certa” ou “errada”, mas aquelas mais ou menos adequadas para uma determinada vaga.

 

É exatamente aí que entra o mapeamento do perfil comportamental: enquanto as habilidades técnicas são aprendidas por meio de estudos e prática (uma graduação, um curso ou uma experiência profissional prévia), as características comportamentais são algo inato.

 

É possível descobrir o perfil comportamental de colaboradores em potencial por meio de um mapeamento, o qual será o foco do próximo item. O objetivo final, em todos os casos, é encontrar profissionais que tenham maior compatibilidade com a vaga oferecida.

O que é mapeamento do perfil comportamental e para que serve?

O principal objetivo de um mapeamento de perfil comportamental é descobrir como as pessoas agem diante de diferentes situações. A ideia é encontrar aquelas com atitudes mais compatíveis com o ambiente de trabalho e situações cotidianas da empresa.

 

Por ser um recurso utilizado por profissionais de Recursos Humanos (RH), o mapeamento de perfis está relacionado com uma eficiente gestão estratégica de pessoas. Suas consequências são positivas para diferentes aspectos do funcionamento da empresa.

 

Com um bom mapeamento do perfil comportamental, se obtém processos seletivos mais ágeis (já que o profissional responsável pela seleção sabe exatamente o que está buscando), se desenvolve e retém talentos e se aumenta a produtividade geral da organização.

Quais são os tipos de perfis comportamentais?

Um mapeamento do perfil comportamental pode ser realizado por meio da observação, aplicação de testes e consolidação dos resultados. As técnicas envolvidas com a obtenção desses dados variam de acordo com as necessidades do profissional de RH.

 

De acordo com a metodologia DISC, existem 4 principais tipos de perfis:

  • Dominância – D
  • Influência – I
  • Estabilidade – S
  • Cautela – C

Suas características indicam o comportamento predominante que as pessoas que se encaixam neles terão diante de situações no ambiente de trabalho. Abaixo vamos apresentar, de forma resumida, cada uma destes tipos.

Metodologia DISC: Dominante

O indivíduo com esse perfil comportamental costuma ser rápido, competitivo, focado em resultados, quer sempre estar à frente da situação. Normalmente sua personalidade é forte e sua contundência pode ser confundida com rudeza.

 

Sob pressão, este tipo de trabalhador pode parecer que não se interessa pelos colegas. Para abordar um indivíduo com o perfil comportamental Dominante, a melhor estratégia é ser objetivo.

Metodologia DISC: Influente

Uma pessoa com esse perfil comportamental tende a ser extrovertida, sociável, adora ser o centro das atenções e interagir com os colegas. Dificilmente ela está sozinha, mas costuma não prestar muita atenção aos detalhes. É amigável e consegue persuadir os demais.

 

A melhor abordagem para o perfil comportamental Influente é mostrar-lhe como ele pode evoluir dentro do ambiente de trabalho.

Metodologia DISC: Estável

Esse é o profissional calmo que controla facilmente as emoções e se adapta rapidamente às mudanças, apesar de preferir evitá-las. Pessoas com o perfil comportamental Estável gostam de interagir melhor com aqueles que já conhecem. Costumam ser mais reservados com aquelas que não são próximas.

 

Este tipo de trabalhador é muito apegado à família e à equipe. Para abordá-lo, mostre a eles exemplos específicos do que quer que ele faça.

Metodologia DISC: Cauteloso/Conformado

Frio, calculista, analítico, reservado, silencioso e solitário. A pessoa com o perfil comportamental da Conformidade segue as regras da empresa e foca em detalhes, provas, fatos e informações.

 

Assim, para abordá-la, vá com um manual contendo todas as dinâmicas de trabalho da empresa e diga a ela como deve agir seguindo as ditas regras.

 

Cada um dos tipos de perfil comportamental listados acima se desdobra de variadas formas, de acordo com a situação a ser avaliada. Uma mesma característica pode, em contextos diferentes, ser tanto extremamente benéfica quanto catastroficamente prejudicial.

 

Se você é um gestor responsável pelo setor de Recursos Humanos, compreender o tema  e saber como fazer o mapeamento do perfil comportamental são algumas das estratégias que vão garantir o sucesso nos recrutamentos e na manutenção destes profissionais dentro da organização. Funcionários mais compatíveis oferecerão melhores desempenhos.

 

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se em nossa newsletter e baixe o app Peixe 30. Você terá acesso a várias informações que vão facilitar o seu dia. O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

 

Além de compreender melhor o que é mapeamento do perfil comportamental e as diversas características deste tipo de estudo, aproveite para ver aqui quais são as etapas prioritárias de um processo seletivo e dicas de como contratar líderes para a empresa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

O que é mapeamento do perfil comportamental?

Pense no seguinte cenário: você é um profissional de RH responsável por um processo seletivo...

Dicas de como desenvolver habilidades de liderança e crescer na carreira

O líder direciona o trabalho da equipe para melhorar a produtividade e alcançar as metas...

O que é gestão estratégica de pessoas?

Toda organização, sem exceções, é composta por pessoas. Nas mais diferentes áreas e variados níveis,...

Como fazer avaliação de desempenho?

Uma das funções dos profissionais de Recursos Humanos (RH) dentro de uma organização é a...

Quais são as etapas de um processo seletivo?

Foi-se o tempo em que selecionar profissionais seguia um ritual mecânico e simples. Neste texto,...

Posso ser jovem aprendiz e estagiário ao mesmo tempo?

O início da vida profissional é repleto de muitas dúvidas. Dentre elas, podemos destacar: como...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!