Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

admin | setembro 01, 2020

Imagem artigo

Busca-se a recolocação profissional por causa do desemprego, insatisfação ou infelicidade no trabalho, ou desejo de mudança na carreira. Veja exatamente o que é uma recolocação, por que você deveria se preocupar em fazer uma, e ainda lhe daremos dicas de como realizar o processo da forma mais eficiente possível. 

O que você encontrará nesse texto:

  • O que é Recolocação Profissional?
  • Os três tipos mais conhecidos de Recolocação
  • Por que fazer uma Recolocação Profissional?
  • Quando saber que é preciso?
  • Dicas para uma recolocação de qualidade

O que é Recolocação Profissional?

Recolocação Profissional é o processo de realocar um profissional desempregado, ou infeliz com seu atual emprego, para uma nova empresa ou cargo. Esse serviço pode ser autônomo, mas também pode ser prestado em forma de consultoria por uma empresa voltada para a recolocação ou um outro profissional da área (coaching, por exemplo). 

Os desafios e métodos são praticamente os mesmos para qualquer um que faça esse serviço. É necessário ser o destaque entre os concorrentes.

Além disso, é preciso estudar o que o mercado está demandando e qual profissional é capaz de entregar resultados para esse mercado.

Ao recorrer a um serviço de recolocação profissional, você será direcionado por estratégias que visam te auxiliar a conseguir um novo emprego. O estudo do mercado, como você se apresenta e quais são seus objetivos são variáveis importantes do processo. 

Os três tipos mais conhecidos de Recolocação são: 

Outplacement

Nessa alternativa, a empresa que demitiu o funcionário contrata outra empresa que oferte o serviço de recolocação para recolocar esse funcionário no mercado de forma rápida e eficiente. Todas as contas ficam a cargo da ex-empresa da qual o funcionário foi desligado.

Headhunters

São caça-talentos com um vasto networking. São especializados em encontrar profissionais para a empresa que os contratou. Assim, eles costumam buscar colaboradores em consultorias de recolocação profissional.  

Coaching

Nessa alternativa, o profissional que deseja a recolocação contrata os serviços de um coach. Essa alternativa é bem eficiente, porque o coach vai trabalhar todo o seu entorno tanto profissional quanto pessoal. 

A consultoria do coach tende a ser mais assertiva porque, além dela combinar a análise do mercado com a as habilidades profissionais do cliente, também faz o cruzamento com o posicionamento e perfil dele.

Assim, as dicas de um coach se baseiam em uma gama muito maior de fatores que darão um direcionamento mais preciso. 

Por que fazer uma Recolocação Profissional? Quando saber que é preciso?

Os motivos variam de profissional para profissional, mas os mais comuns são:

  • Demissão
  • Busca de novos desafios
  • Insatisfação 
  • Mudança de local
  • Excesso de deslocamento
  • Ascensão profissional.

Além disso, vários benefícios podem vir da contratação de um serviço especializado de recolocação. Por exemplo:

Especialização

Colocar a sua carreira nas mãos de alguém especializado será vantajoso para você. A pessoa ou a empresa contratados possuem muito mais recursos para te orientar, além de dominarem técnicas que você não domina. 

Corte de gastos

Contratar uma consultoria se torna uma economia quando se percebe que sem ela você gastaria tempo e dinheiro sem garantir retorno.

Vários investimentos imprecisos com entrevistas e perfis em sites de emprego poderiam ser evitados. Com uma consultoria você será direcionado ao que realmente precisa para se recolocar no mercado.  

Logística de entrevistas

A sua consultoria também cuidará de todas as entrevistas, incluindo a logística e a entrevista em si. Ela te ensinará como se portar, o que dizer, o que perguntar e quais as qualificações requisitadas.  

Avaliação de perfis

Sua consultoria deve ter propriedade para analisar todo o seu perfil e a apontar as suas principais competências. Dessa forma, a escolha final para onde te direcionarem terá menos chances de erro.  

Currículo 

A consultoria de recolocação profissional ainda te ajuda a criar o melhor currículo. Ele terá apenas o essencial para vaga e apresentará as informações de forma que o seu se destaque dos demais.

Mas preste atenção! Lembre-se que, antes de tudo isso, você é quem escolhe a consultoria. Por tanto, antes de se decidir atente-se para:

  • A idoneidade da empresa. Como ela se comporta nas mídias sociais e procure para saber se há reclamações sobre ela.
  • Consulte outros clientes para saber se ficaram satisfeitos.
  • Visite a sede da empresa e guarde os telefones para garantir se ela está disponível.
  • Confira se a equipe dessa empresa é apta para o trabalho. 

Dicas para uma recolocação de qualidade

1- Use o outplacement

Esse tipo de serviço não é tão comum, portanto, se a empresa da qual você acabou de sair tem esse benefício, não exite em usar. 

2- Analise sua carreira

Aproveite a oportunidade para revisar sua carreira, corrigir o que estava errado, acrescentar o que está faltando e considere a possibilidade de mudar de segmento.  

3- Renove suas metas

A partir da análise que você acabou de fazer da sua carreira, utilize dessas informações para estabelecer novas metas para quando for se recolocar no mercado de trabalho. Ter objetivos traçados irá ajudá-lo a trilhar melhor o caminho.  

4- Organize-se financeiramente

Manter a vida financeira organizada nesse período é essencial. Lembre-se que o processo de recolocação profissional pode demorar, então durante esse tempo equilibre suas contas e corte tudo que for supérfluo.

Você não quer ter que aceitar um emprego aquém das expectativas porque está sem dinheiro. 

5- Atualize o currículo e as redes sociais

Mantenha seu currículo atualizado e moldado ao mercado que deseja atuar. Também atualize constantemente seu perfil nas suas redes sociais. Faça isso também na nova rede social profissional: o próprio Peixe 30.   

6- Cadastre seu currículo em sites de emprego

As grandes empresas estão buscando funcionários na internet, então você precisa estar lá. Cadastre seu currículo em sites de empregos para facilitar que te achem. Existem ótimos sites gratuitos que fazem esse trabalho. 

7- Atualize-se

Atualize-se profissionalmente. Faça cursos, vá a palestras, participe de eventos, leia tudo o que puder sobre a sua área e consuma conteúdos relacionados a ela. Todas essas práticas irão te tornar um forte candidato no processo seletivo de qualquer empresa. 

8- Aprenda outro idioma

Além de enriquecer seu currículo, essa dica pode te garantir uma oportunidade no exterior. Vá além do inglês. Aprenda a língua e a cultura de vários países para ampliar o seu leque de possibilidades.

9- Participe de grupos de vagas nas redes sociais

Em redes sociais como linkedin, whatsapp, facebook e o próprio Peixe 30, existem grupos em que os participantes são profissionais e recrutadores. Neles, profissionais podem trocar experiências e aplicar dicas uns dos outros, além de estimularem o networking e compartilharem vagas de emprego.

10- Esteja preparado para entrevistas

Vista-se bem, seja pontual, antecipe as perguntas, treine uma postura e estude sobre a empresa que está realizando o processo. Se for perguntado sobre sua demissão, seja sincero, transparente e confiante. Mantenha-se sempre sério e firme no que diz.  

11- Aceite empregos temporários

Eles são bons para manter uma renda que pague as suas contas e até mesmo as especializações, MBAs ou Pós. Melhores ainda se puderem abrir portas para você no futuro dentro da sua área. Só tome cuidado para não perder o foco! 

12- Construa seu networking

Mantenha contato com colegas, outros trabalhadores e pessoas que possam te ajudar na sua recolocação constantemente, não apenas quando estiver precisando de emprego. Uma grande rede de contatos ajuda de forma significativa na sua reinserção no mercado

13- Mantenha a calma

A vaga pode surgir mais cedo ou mais tarde, portanto, não fique se remoendo enquanto espera por ela. Se desesperar não vai te ajudar. Então, continue se preparando física e mentalmente, aplicando as demais dicas para estar pronto quando ela vier. 

14- Contrate um coach

Um coach pode ser de grande ajuda para você nesse momento. Além de analisar suas habilidades e cruzá-las com as demandas do mercado, ele também analisa a sua atmosfera pessoal. O coach pode te ajudar a ficar mais calmo durante o processo e resolver problemas pessoais que estejam te atrapalhando. 

Contratar um coach pode ser uma ótima pedida para você que quer acelerar o processo de recolocação profissional. 

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre recolocação profissional. O Peixe 30 pode te ajudar muito com isso sendo a sua principal rede social profissional. Conosco, você terá mais facilidade tanto para encontrar bons funcionários quanto para conseguir um bom emprego e aumentar a sua visibilidade.   

Baixe o app do Peixe 30 e impulsione o seu sucesso profissional. 

Faça parte desse oceano!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

O que é mapeamento do perfil comportamental?

Pense no seguinte cenário: você é um profissional de RH responsável por um processo seletivo...

Dicas de como desenvolver habilidades de liderança e crescer na carreira

O líder direciona o trabalho da equipe para melhorar a produtividade e alcançar as metas...

O que é gestão estratégica de pessoas?

Toda organização, sem exceções, é composta por pessoas. Nas mais diferentes áreas e variados níveis,...

Como fazer avaliação de desempenho?

Uma das funções dos profissionais de Recursos Humanos (RH) dentro de uma organização é a...

Quais são as etapas de um processo seletivo?

Foi-se o tempo em que selecionar profissionais seguia um ritual mecânico e simples. Neste texto,...

Posso ser jovem aprendiz e estagiário ao mesmo tempo?

O início da vida profissional é repleto de muitas dúvidas. Dentre elas, podemos destacar: como...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!