O que é Ética profissional

O que é Ética profissional?

Ética profissional é um conjunto de normas, valores e condutas de um indivíduo, porém voltadas para o seu ambiente de trabalho. Ela agrega produtividade, confiança e respeito ao profissional e isso aumenta consideravelmente seu valor no mercado. Com esse artigo você entenderá mais sobre o que é ética profissional e como praticá-la em seu emprego. 

O que você encontrará nesse texto:

  • O que é ética?
  • Ética x Moral
  • Características de uma conduta ética
  • O que é ética profissional?
  • Ética profissional como estratégia
  • Quais são os benefícios em sustentar uma ética profissional?

O que é ética?

Antes de entender o que é ética profissional, primeiro é preciso entender o que é ética. Ética vem do grego “êthos” que quer dizer “hábito, costumes” e “ethos” que significa “morada, abrigo”. 

A partir dessa raiz semântica concluiu-se que ética é como uma casa sustentada por vigas e alicerces. Essas vigas, alicerces e todas as demais estruturas que a sustentam seriam os costumes, e se esses costumes se perderem a casa é destruída. 

Sendo assim, pode-se entender ética como um conjunto de princípios que orientam o indivíduo na sociedade. 

Ética x Moral

A principal diferença entre ética e moral é que a ética é mais individual. Ela se relaciona ao caráter, uma conduta que se manifesta de dentro para fora. Já a moral é estabelecida por meio da cultura, padrões, leis e normas. Ou seja, é uma abordagem mais de fora para dentro. Ela se estabelece em um padrão mais geral e menos individual. 

Contudo, não há como separar ética e moral pois a ética é que guia a moral. Isso porque quando um valor ético individual se estende por toda uma sociedade, ele acaba se tornando uma lei moral

Características de uma conduta ética

Altruísmo: Se preocupar com o bem estar alheio de forma espontânea.

Moralidade: Normas e valores que orientam os comportamentos e decisões.

Virtude: Também chamada de “excelência humana”. É o que torna os humanos plenos e autênticos.

Solidariedade: Princípios aplicados às relações entre as pessoas e que orientam o convívio harmonioso entre elas.

Consciência: Capacidade de distinguir o certo do errado de acordo com a virtude ou moralidade.  

Responsabilidade ética: Assumir as consequências dos seus atos de forma pessoal e coletiva. 

O que é ética profissional?

Agora vamos falar efetivamente de ética profissional. A ética profissional é exatamente a mesma coisa da ética tradicional. Um conjunto de valores e condutas que orientam como o indivíduo deve agir, porém, em vez de ser na sociedade, dentro do ambiente de trabalho

Ela é importante tanto para a empresa, quanto para o profissional que deseja ascender em sua carreira. O profissional com ética ganha mais respeito e confiança de seus colegas e superiores. A ética profissional também aumenta a produtividade, melhora os relacionamentos e a atmosfera

Quando os colaboradores e a empresa têm os mesmos ideais, bons relacionamentos acontecem, a autonomia aumenta e a satisfação e proatividade são criadas. Por isso, a empresa deve estabelecer um código de ética para orientar seus funcionários.

Ética profissional como estratégia

As pessoas vêm se preocupando cada vez mais com condutas éticas, por isso as empresas tiveram que se modificar para atender a esses padrões e não perder clientes. Assim, a ética profissional ganhou o chamado “valor estratégico”. 

Dessa forma, a ética se tornou um diferencial competitivo no mercado por se tornar parte da estratégia organizacional da empresa. Isso faz com que os profissionais se desenvolvam e melhorem suas habilidades de relacionamento e liderança

Esse tipo de colaborador difunde valores, mantém a harmonia e coloca o comprometimento e o respeito em primeiro lugar.  

Quais são os benefícios em sustentar uma ética profissional?

Colegas de trabalho felizes
Colegas de trabalho felizes

Profissionais éticos são admirados por respeitarem colegas, clientes e superiores. Dificilmente ele tentará prejudicar alguém ou permitirá que isso aconteça de alguma forma. Normalmente esses profissionais são líderes bem competentes. Eles dão feedbacks e são sinceros sobre os pontos que precisam de melhora

A ética profissional proporciona o crescimento de todos, afinal ela fomenta o trabalho em equipe e o respeito entre os colaboradores. Assim, os funcionários ficam mais engajados e satisfeitos. 

Requisitos para a construção da ética profissional

1- Honestidade

Fale a verdade e assuma a responsabilidade pelos seus erros. Honestidade prova a credibilidade e a confiança. Seja sempre sincero. 

2- Manter o sigilo

Algumas empresas possuem informações sigilosas que apenas os funcionários sabem, portanto, você precisa manter esse segredo. Outro motivo para manter o sigilo é a própria preservação do seu emprego. 

3- Comprometimento

Comprometimento é o mínimo que se espera de qualquer profissional. Um colaborador ético se engaja com a empresa e cumpre sua função visando o melhor resultado. Consequentemente, a empresa o valoriza mais. 

4- Prudência

Seja profissional. Em uma empresa você terá que trabalhar tanto com pessoas que gosta quanto as que não gosta. Deixe essas relações de lado e priorize um bom resultado final para o serviço. Além disso, respeite a hierarquia da empresa.

5- Humildade

Ainda que suas habilidades e conhecimentos sejam maiores que as dos seus colegas, lembre-se que vocês são uma equipe, e isso exige humildade e flexibilidade. Você deve construir um bom ambiente de trabalho, e ser humilde é essencial para isso.    

6- Realismo

Não prometa o que não pode cumprir. Seja honesto. Se não consegue fazer o serviço, diga que não é capaz. E principalmente, não jogue a responsabilidade para os outros. É possível alinhar todas as tarefas e prazos com ética profissional. 

7- Senso crítico

Isso se aplica tanto a você quanto aos outros. Um profissional ético têm senso crítico para reconhecer as críticas dos colegas ao seu trabalho e se esforçar para mudá-las. Ele também têm o mesmo senso para apontar críticas ao trabalho dos colegas. Você deve saber dizer o que é preciso orientar para se obter a melhora.  

8- Reconhecimento ao companheiro

Elogios sinceros são bem vindos no meio profissional. Parabenize seus colegas pelas atitudes assertivas que contribuem para os bons resultados da empresa. Dê a eles os méritos devidos. Contudo, lembre-se que elogiar é diferente de bajular.  

9- Respeito à privacidade

Você não deve gostar quando mexem nas suas coisas, certo? Seus colegas também não. Então, se não lhe for solicitado, nunca mexa nas coisas do seu colega de trabalho

10- Evite fofocas

“Brincadeirinhas” por mais que pareçam inofensivas podem magoar as pessoas. Para evitar desentendimentos você deve conversar diretamente com a pessoa com quem está com algum problema. Se cometer algum erro, reconheça e se desculpe. Essas interações diretas colaboram para uma boa atmosfera de trabalho.  

Esperamos que tenha gostado desse artigo sobre a ética profissional. Se você for empresário e estiver procurando talentos para levar para a sua empresa sugerimos que baixe o Peixe 30. Ele te ajudará a encontrar vários colaboradores de qualidade. 

Se for um trabalhador, recomendamos que também baixe o nosso app. Ele te garantirá mais visibilidade no mercado de trabalho e você conseguirá dar o próximo passo na sua carreira muito mais rápido. 

Faça parte desse oceano!   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.