Como aplicar o teste palográfico? Descubra agora e monte uma ótima equipe!

Mayk | maio 22, 2023

Imagem artigo

Boas contratações vão muito além da avaliação de habilidades técnicas. É claro que qualquer organização precisa de profissionais que possuam as qualificações necessárias para a execução de um trabalho, mas a compatibilidade entre candidato e empresa não é só isso.

 

Tão importante quanto as credenciais práticas é o “match” de personalidades. Um candidato pode ser absurdamente qualificado do ponto de vista técnico, mas isso de pouco adianta se o perfil profissional dele não for adequado à cultura da organização que busca contratá-lo.

 

Felizmente, existem algumas ferramentas capazes de mensurar e dar protagonismo ao fator “personalidade” como parte importante dos processos seletivos. Estas novas metodologias estão reformulando as seleções para atrair novos talentos para as empresas.

 

Você está no blog do Peixe 30, uma rede social corporativa, e vamos ajudá-lo a entender como aplicar o teste palográfico e como usar essa ferramenta na gestão estratégica de pessoas.

 

Reduza mais de 50% do tempo gasto no processo de recrutamento. Conheça o software de ATS criado pelo Peixe 30!

Entenda o que é o teste palográfico

O teste palográfico nada mais é do que um estudo de personalidade. Ele é capaz de medir características comportamentais por meio de técnicas gráficas. A facilidade da sua realização e os resultados assertivos garantem a sua popularidade em diferentes processos seletivos.

 

A técnica foi desenvolvida na Espanha pelo psicólogo Salvador Escala Milá. O teste foi trazido ao Brasil entre as décadas de 1960 e 1970, pelo pedagogo e doutor Agostinho Minicucci, uma das principais figuras associadas com o desenvolvimento da Psicologia em nosso país.

 

Aliado a estes nomes de peso, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) traz uma série de parâmetros que devem ser respeitados ao aprender como aplicar o teste palográfico. Essas características garantem o sucesso da técnica na avaliação de diferentes perfis pessoais e personalidades.

 

Para além do seu papel em processos seletivos, o teste palográfico é também usado nas avaliações psicológicas para a obtenção de carteira de motorista pelos diversos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) do Brasil e na retirada de porte de armas.

Como funciona o teste palográfico?

Antes de aprender como aplicar o teste palográfico, é interessante compreender o seu funcionamento. Ele é bem simples, necessitando somente de um papel em branco e lápis ou caneta.

 

Seguindo orientações do recrutador, o candidato deve fazer traços verticais, os quais são chamados de “palos”, de acordo com a origem espanhola do teste.

 

É a partir dos palos que ocorre a avaliação do perfil do candidato. Para isto, são considerados aspectos como inclinação dos traços, direção e distância entre as linhas, pressão do movimento, tamanho e velocidade. Estes e outros elementos podem ser qualificados.

 

O teste palográfico é simples e rápido, durando somente alguns minutos. Por ser uma técnica da Psicologia, existem parâmetros que devem ser considerados, não somente para a sua aplicação, mas especialmente para a avaliação dos resultados de acordo com os palos.

 

Por seguir rígidos critérios de controle, o teste palográfico goza de grande confiabilidade, dentro e fora dos processos de seleção. Mesmo assim, é importante ressaltar que a sua aplicação é somente uma das etapas de um recrutamento, não existindo em um vácuo.

Por que usar o teste palográfico?

O teste palográfico traz grandes benefícios para os processos seletivos das organizações que o utilizam. O principal motivador é a possibilidade de alinhar um “fit cultural”, ajudando o setor de Recursos Humanos a realizar contratações mais eficientes para vagas disponíveis.

 

A partir da avaliação das soft skills associadas com este teste de personalidade, diminuem-se estatísticas como índice de turnover, custos com processos seletivos, contratações e demissões. Naturalmente, uma equipe mais coesa e menos rotativa aumenta a produtividade.

 

Desta forma, testes de personalidade como o palográfico justificam o seu espaço como uma técnica indispensável nos processos seletivos das organizações. Os resultados obtidos, após análise de profissionais qualificados, são usados em conjunto com as demais informações.

 

É importante ressaltar que, embora não seja possível “reprovar” em um teste palográfico, ele pode carregar um caráter eliminatório. A partir da avaliação do exame de um candidato, os recrutadores podem perceber se o profissional é ou não compatível com a organização.

Como aplicar o teste palográfico em processos seletivos?

Como mencionado brevemente em tópicos anteriores, o teste palográfico deve ser avaliado por profissionais da Psicologia. É recomendado que a sua aplicação também seja feita por especialistas da área, considerando a importância da correta instrução direcionada aos candidatos.

 

Desta forma, como aplicar o teste palográfico para melhorar o recrutamento? Ele ajudará a entender como o perfil do usuário está relacionado com habilidades como:

  • Inteligência emocional;
  • Impulsividade;
  • Concentração;
  • Organização;
  • Espírito de liderança, etc.

 

O resultado “positivo” de um teste palográfico para uma destas soft skills dependerá dos aspectos dos traços e do que a organização busca em um profissional. Características comportamentais podem ser percebidas e cruzadas com a demanda de um determinado setor.

 

Uma organização que busca um profissional proativo, por exemplo, terá de considerar os aspectos do teste palográfico associados com essa característica. Por outro lado, uma vaga que busca candidatos com maior inteligência emocional, considerará outros elementos.

 

O momento da aplicação do teste palográfico varia de acordo com cada processo seletivo. Por ter caráter de análise de perfil e personalidades, ele costuma aparecer posteriormente em etapas como avaliação do currículo e habilidades técnicas, complementando dinâmicas.

 

Para além das técnicas específicas da aplicação do teste palográfico, processos seletivos devem considerar ferramentas conforme a necessidade de descoberta de informações. Acima de tudo, indivíduos são diversos e existem para além de parâmetros pré-determinados.

 

Aqui no Peixe 30 temos uma ferramenta chamada de Assessment, ela é gratuita e permite avaliar características da personalidade do usuário, o que ajuda a saber se ele tem o fit cultural buscado. Cadastre-se e experimente!

 

O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

 

Após aprender como aplicar o teste palográfico em um recrutamento, aproveite para conhecer melhor os indicadores de RH e o que é avaliação de desempenho.

Quer contratar os melhores talentos e reduzir o turnover da sua empresa?

O Peixe 30 disponibilizou um sistema para Recrutamento e Seleção que faz um RaioX completo do candidato e te ajuda a encontrar os melhores profissionais.

 

Automatize seu processo de recrutamento e construa a equipe perfeita!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]