
Participar de um processo seletivo pode gerar insegurança e ansiedade em muita gente. Mesmo que seja a sua primeira avaliação, saiba que diversas ações podem ser feitas para reduzir o estresse e garantir que a sua apresentação será a melhor para aquele momento.
Por várias razões, aprender como estudar para um processo seletivo vai facilitar a sua jornada e colocá-lo à frente dos concorrentes diretos. Mais preparado, sua confiança aumentará.
Independente do cargo desejado ou mesmo da sua experiência profissional até o momento, entender como funciona cada uma das etapas de um processo seletivo é um conhecimento enriquecedor que vai gerar muitos benefícios. Esteja sempre preparado!
Por exemplo, é possível aprender as melhores práticas sobre a elaboração de um currículo, como se comportar em uma entrevista, quais roupas usar e o que perguntar ao recrutador. Atuar de forma estratégica em cada etapa vai ampliar as suas chances de ser contratado.
Nesse texto, vamos explicar como você pode estar mais preparado para esse processo, dando ênfase a exames escritos, mas comentando também outras etapas menos formais. A ideia é mostrar um panorama geral da jornada na busca por uma vaga em um mercado competitivo. Vamos lá?!
5 dicas para saber como estudar para um processo seletivo
Tudo o que falaremos abaixo tem um caráter mais geral, já que cada recrutamento é distinto e pede um método diferenciado. O mais importante é que, ao seguir as dicas, você dedique um tempo exclusivo no cotidiano, em um lugar tranquilo, silencioso e sem distrações externas.
Adapte cada dica como preferir, conforme sua realidade e o tipo de vaga que está concorrendo.
1 – Cheque editais e descrições de vaga
Se o seu objetivo é saber como estudar para um processo seletivo na parte escrita, a primeira coisa a se fazer é descobrir o que será cobrado. As informações costumam estar presentes na descrição da vaga ou, mais frequentemente, no edital publicado junto à abertura da inscrição.
Naturalmente, os conteúdos do edital terão relação com as atividades que irá exercer, então um advogado trabalhista, por exemplo, deverá estudar sobre leis desta área. Para concursos públicos, eles são mais amplos, abrangendo da matemática ao inglês.
É muito comum que os exames se dividam em fases, com os aprovados durante a primeira parte realizando a segunda. Atente-se para isso e não perca os prazos. Se possível, divida os conteúdos presentes nos editais entre sessões de estudo durante o tempo que estiver livre.
2 – Busque informações sobre a organização
Tão importante quanto saber como estudar para um processo seletivo, se aprofundando na área em que irá atuar, é ter conhecimentos sobre o lugar onde pretende trabalhar. Essas informações podem ser encontradas facilmente em pesquisas na internet, no site oficial da empresa e em materiais publicados nas redes sociais.
Conhecer a empresa ajuda não somente em provas escritas, mas também nas entrevistas. Ao saber sobre o lugar, você fica mais confortável em fazer perguntas e demonstrar interesse sobre a vaga. Não é necessário conhecer tudo sobre a organização, mas o suficiente.
3 – Confira quais são as etapas do processo seletivo
As fases variam grandemente de acordo com cada recrutamento e saber como estudar para um processo seletivo pensando nelas já o deixa mais seguro. Isto já será suficiente para que esteja entre os favoritos.
O mais comum é que os processos comecem com as inscrições, as quais podem ou não pedir o envio do currículo. Isso é feito via e-mail ou em uma plataforma oficial.
Em segundo lugar, podem existir provas teóricas, sobre as quais falamos brevemente em itens anteriores. Isso inclui questões objetivas e redação para áreas com foco em escrita. Vagas relacionadas a trabalhos físicos podem até mesmo incluir testes práticos.
Encontram-se também entrevistas (em etapas únicas ou múltiplas) e dinâmicas com outros candidatos. Cada um desses momentos costuma estar descrito previamente e pode existir preparo por parte do candidato, mesmo que não seja capaz de estudar tudo detalhadamente.
4 – Esteja preparado para responder perguntas na entrevista
Essa é uma etapa que causa maior nervosismo em candidatos e, ao ler sobre como estudar para um processo seletivo, você pode treinar muito para esse momento. Ao contrário de exames por escrito, uma conversa exige respostas rápidas. É preciso estar afiado.
Estude o que for possível e seja sincero quando questionado sobre algo que desconhece. É incomum que entrevistas incluam perguntas técnicas com respostas “certas” e “erradas”, então o mais indicado é focar no autoconhecimento, sabendo discorrer sobre si próprio.
5 – Foque no que tem mais dificuldade
Apesar de termos mencionado a entrevista como uma etapa que causa mais nervosismo em candidatos, isso não é necessariamente a verdade. Cada indivíduo possui suas forças e fraquezas, as quais são distintas e valiosas. Conhecer sobre elas o ajuda na hora de saber como estudar para um processo seletivo.
Se o seu problema maior são os conteúdos técnicos, aproveite para se debruçar sobre os livros. Se tem dificuldade durante as entrevistas, treine com pessoas de confiança ou diante do espelho.
A forma mais adequada de superar uma dificuldade é por meio de estudo e repetição.
Aliado a isso, não tenha medo de errar. Ser reprovado em um processo seletivo faz parte da vivência da maioria dos profissionais e é algo que nos torna mais experientes para recrutamentos posteriores. Mesmo uma negativa traz consigo lições práticas valiosas.
Mais do que qualquer uma das dicas anteriores sobre como estudar para um processo seletivo, é indispensável que cuide da sua saúde psicológica e mantenha a calma. Qualquer conteúdo aprendido escorrerá pelos seus dedos se não estiver tranquilo na hora de realizar o exame e responder perguntas escritas e verbais.
Siga todas essas dicas e boa sorte!
Aqui no Blog do Peixe 30, sempre publicamos conteúdos para te ajudar nessa jornada pelo desenvolvimento profissional. Se você ainda não nos conhece, saiba que somos um ambiente inovador que proporciona aprendizado e novas parcerias comerciais que vão impulsionar a sua carreira.
Também possuímos um aplicativo […] Está disponível para usuários IOS e neste link para Android.