Como desenvolver a proatividade? Domine essa habilidade

Mayk | abril 06, 2022

Imagem artigo

Você, com certeza, já encontrou vagas de emprego em que um dos requisitos era a habilidade “proatividade”. Isso acontece porque ser proativo é uma característica bastante almejada no mercado de trabalho, não importa qual a área de atuação.

Ser proativo significa se dispor e ir atrás de soluções antes que algo seja pedido para você. Porém, quando essa habilidade não é presente, como é possível desenvolver a proatividade?

Uma pessoa com essa qualidade é capaz de perceber um problema e encontrar uma solução, sem a necessidade de interferências externas ou cobranças. Por isso, ela é tão valiosa para as empresas.

Apesar dos benefícios, essa pode ser uma postura difícil de assumir, especialmente para aqueles que são tímidos e introspectivos.

Diante destes fatores e pensando no seu desenvolvimento pessoal, separamos algumas dicas de como desenvolver a proatividade para que o seu currículo seja valorizado no mercado.

Aqui no Peixe 30, uma rede social profissional em vídeos, temos uma preocupação com a sua qualificação e sempre vamos apresentar diversas dicas para te ajudar a enriquecer o seu currículo com o domínio de hard e soft skills.

Crie já o seu perfil e faça parte dessa revolução. Apresente-se, mostre seus diferenciais em um formato diferente, elegante e moderno e seja visto por milhares de pessoas.

Baixe o app Peixe 30 na Play Store

Baixe o app Peixe 30 na App Store

Aprenda como desenvolver a proatividade

Se você não é uma pessoa proativa, mas gostaria de ser, existe uma boa notícia: essa é uma característica que pode ser desenvolvida!

Embora ela aconteça de maneira mais natural em algumas pessoas, qualquer um pode desenvolver a proatividade.

Apresentaremos abaixo 7 dicas para te ajudar a ser uma pessoa mais proativa no ambiente de trabalho. Vamos lá!

Tente antes de perguntar

A primeira, e talvez uma das dicas mais valiosas de como desenvolver a proatividade, é tentar. Quando não sabemos como fazer algo, é natural que a nossa primeira atitude seja a de pedir a ajuda de outras pessoas. E não há nada de errado com isso!

Pessoas proativas também buscam ajuda em algumas situações, mas antes disso elas tentam.

Mesmo que não seja capaz de resolver o problema em questão, o fato de ter tentado antes de buscar auxílio fará com que você saiba exatamente quais respostas está buscando.

Não tenha medo de errar

E se você tentar algo e errar? Para pessoas que ainda não são tão proativas, esse pode ser o maior medo, justamente esse receio é o que as impede de agir de maneira mais assertiva e independente.

Todas as pessoas erram, inclusive as proativas. Lembre-se, porém, que só erra aquele que tenta.

Essa é, inclusive, uma parte importante do processo de aprendizado. Ter falhado em algum momento te ajudará a não repetir o mesmo comportamento no futuro.

Pesquise e aprenda por conta própria

Proatividade não é o mesmo que improvisação. Para exercer a característica de maneira eficaz, a atitude de tomar a frente na resolução de problemas deve vir aliada de estratégias capazes de resolver algum problema imposto.

Nesta dica de como desenvolver a proatividade, você deve focar em estudar a situação e buscar conhecimento suficiente para tomar uma atitude.

Antes de tentar resolver um problema por conta própria, pesquise sobre ele. As chances são altas de que alguém, em algum momento, já tenha vivido a mesma situação que você e tenha deixado conselhos valiosos.

Com o mudo digitalizado, é bem provável que você encontre um vídeo aqui no Peixe 30 ou um texto online com uma espécie de estudo de caso sobre a situação vivida.

Lembre-se dos seus objetivos e inspirações

Por que você almeja tornar-se uma pessoa mais proativa? De que maneira essa característica irá lhe ajudar? Qual o seu objetivo final na busca por tornar-se um profissional mais qualificado e com habilidades desejadas no mercado de trabalho?

Ter objetivos e inspirações bem definidos vão te impulsionar a aprimorar qualquer habilidade que esteja buscando.

A ideia de que você está trabalhando para conquistar algo específico no futuro, com certeza, irá lhe motivar.

Fique perto de pessoas proativas

Não existe maneira mais fácil de aprender uma característica do que se cercar de pessoas que a possuem. É importante ler a respeito de algo, mas é ainda mais valioso observar essa qualidade na prática.

Saia da sua zona de conforto e faça networking com pessoas que possuam qualidades que você gostaria de aprimorar.

Observe as atitudes delas e como se comportam no ambiente de trabalho e fora dele. Pessoas proativas são boas influências para que você também se torne uma.

Pesquise aqui no Peixe 30 o que as pessoas proativas fazem, veja os vídeos e tente incorporar as ações positivas que você observou.

Desenvolva novos conhecimentos

Na sua busca por formas de como desenvolver a proatividade, é sempre necessário investir em novos conhecimentos.

Qualquer nova habilidade aprendida por você é uma ferramenta importante no seu arsenal profissional. Saber algo específico te ajudará a resolver algum problema peculiar, o que te tornará um funcionário valioso dentro de qualquer empresa.

Observar problemas sobre os quais você possui habilidades para resolver, te permite agir de maneira proativa para resolvê-los. Por isso, nunca deixe de aprender e obter novos conhecimentos, dentro ou fora da sua área de atuação.

Saia da zona de conforto

Fazer algo diferente é assustador. Especialmente quando aquilo com o qual já estamos acostumados é seguro e não nos desafia. Esse medo é talvez a origem de toda a dificuldade que algumas pessoas possuem quando falamos em desenvolver a proatividade.

Se não está acostumado a falar em público, por exemplo, tente fazer isso. Você pode não ser muito bem-sucedido na primeira tentativa, mas a prática leva à perfeição. Quanto mais sair da sua zona de conforto, mais confiante ficará.

Caso esteja buscando melhorar o seu perfil profissional, coloque em prática essas dicas de como desenvolver a proatividade que apresentamos acima.

Repita tais comportamentos até que se sinta confortável com eles. Temos convicção de que isso ajudará muito na sua carreira. Boa sorte!

Se você ainda não conhece o Peixe 30, saiba que somos um ambiente inovador que proporciona aprendizado e novas parcerias comerciais que vão impulsionar a sua carreira.

Por meio de vídeos, você pode expor as suas experiências profissionais, suas principais dores e ainda se inspirar em pessoas que estão na mesma área.

Faça já o seu cadastro gratuito!

Você pode se interessar também em aprender técnicas de negociação e algumas dicas como melhorar sua performance em home office.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

O que é mapeamento do perfil comportamental?

Pense no seguinte cenário: você é um profissional de RH responsável por um processo seletivo...

Dicas de como desenvolver habilidades de liderança e crescer na carreira

O líder direciona o trabalho da equipe para melhorar a produtividade e alcançar as metas...

O que é gestão estratégica de pessoas?

Toda organização, sem exceções, é composta por pessoas. Nas mais diferentes áreas e variados níveis,...

Como fazer avaliação de desempenho?

Uma das funções dos profissionais de Recursos Humanos (RH) dentro de uma organização é a...

Quais são as etapas de um processo seletivo?

Foi-se o tempo em que selecionar profissionais seguia um ritual mecânico e simples. Neste texto,...

Posso ser jovem aprendiz e estagiário ao mesmo tempo?

O início da vida profissional é repleto de muitas dúvidas. Dentre elas, podemos destacar: como...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!