Quais são os indicadores de RH?

Mayk | setembro 26, 2022

Imagem artigo

Gerenciar uma organização significa estar à frente de pessoas. Comumente chamados de colaboradores, eles são a força motriz que faz qualquer ambiente de trabalho funcionar. É por meio do esforço deles que uma empresa prospera e as empreitadas são bem-sucedidas.

 

Nesse contexto, profissionais de Recursos Humanos (RH) são essenciais. São eles os responsáveis por quase todos os aspectos ligados aos colaboradores. Isso é visto desde as primeiras etapas, como na contratação; até as finais, como o desligamento.

 

Realizar este trabalho, porém, não é fácil. Felizmente, existem algumas ferramentas que podem ajudar o profissional da área. Saber quais são os indicadores de RH vai ajudar a gestão a oferecer os melhores treinamentos e feedbacks para capacitar e desenvolver talentos dentro da organização.

 

O tema central deste artigo do Peixe 30 é a gestão de colaboradores e vamos explicar um pouco sobre estes indicadores e a importância deles para a formação de equipes de alta performance. Boa leitura!

 

Saiba agora quais são os indicadores de RH

Indicadores nada mais são do que métricas e dados obtidos por meio da análise de atividades relacionadas com o setor de RH de uma empresa. Embora a maioria deles envolva números (como quantidade de funcionários, demissões etc), outros são qualitativos.

 

Os indicadores de RH existem em dezenas, contemplando cada aspecto e atividade da área. Para esse texto, selecionamos os sete principais, com uma breve explicação sobre como eles funcionam, o que se aprende com seus resultados e quais os seus usos cotidianos.

 

1 – Índice de rotatividade (Turnover)

O índice de rotatividade de uma empresa se refere a frequência com a qual funcionários são demitidos e contratados. Ele é um dos indicadores de RH mais importantes, pois representa factualmente (em números) o quanto a organização é capaz de reter colaboradores.

 

A partir do índice de rotatividade, uma empresa pode implementar medidas com o objetivo de combater o alto turnover. Por que colaboradores estão saindo com tanta frequência? O que pode ser feito (e em qual etapa) para que esses números sejam diminuídos?

 

2 – Taxa de absenteísmo

Para quem não sabe quais são os indicadores de RH mais importantes, este é um dos que mais prejudicam a produtividade de um negócio e merece atenção da gestão. Como você pode imaginar, o absenteísmo se refere à ausência do funcionário em seu posto de trabalho.

 

De maneira mais prática, essa taxa mede a quantidade de tempo que um colaborador não está presente, englobando faltas não-justificadas, licenças médicas e atrasos. Folgas não estão incluídas na conta.

 

A ideia da taxa de absenteísmo é identificar questões que possam ser melhoradas, tanto a nível organizacional quanto pessoal, buscando uma maior produtividade. Embora ela seja importante por si só, o seu uso mais eficiente é feito em conjunto com outros indicadores.

 

3 – Índice de reclamações trabalhistas

Um dos indicadores de RH mais importantes de todos, o índice de reclamações trabalhistas busca encontrar falhas e descumprimentos dos deveres legais da organização. Por ser um dado bastante delicado, a análise deve ser cuidadosa e considerar diferentes fatores.

 

4 – Clima organizacional e satisfação dos colaboradores

Clima organizacional e satisfação podem ser observados por numerosas e diversas métricas, mas eles estão incluídos em um mesmo item porque representam valores similares. Basicamente, busca-se saber como os colaboradores se sentem em relação a empresa.

 

Esse indicador é importante porque auxilia em outras questões, como a rotatividade de funcionários e a retenção de talentos. Uma organização que sabe como melhorar o clima organização e manter colaboradores mais satisfeitos, terá mais chances de sucesso.

 

5 – Folha de pagamento

Não existe segredo aqui: a folha de pagamento nada mais é do que a lista de funcionários de uma empresa, os pagamentos aos quais eles têm direito e obrigações fiscais associadas com a contratação.

 

Para quem deseja saber quais são os indicadores de RH, é importante saber que este é essencial e está presente em todo tipo de empresa.

 

6 – Vagas fechadas no prazo

A taxa de vagas fechadas no prazo é um indicador associado com o recrutamento de novos colaboradores. Por meio de seus números, ele demonstra o sucesso de uma organização em obter novos talentos para posições específicas.

 

Como o objetivo do fechamento de vagas é suprir a demanda de trabalho, manter esse número controlado é essencial. Índices mais altos podem apontar a necessidade de mudanças no processo de seleção ou em detalhes das posições ofertadas.

 

7 – Retorno sobre o Investimento (ROI) em Treinamentos

ROI é a sigla em inglês para Return Over Investment e representa os benefícios financeiros obtidos por uma organização como consequência de um investimento. Nesse indicador em específico, busca-se os lucros posteriores a treinamentos de colaboradores.

 

A ideia é que gastos realizados para o treinamento de funcionários sejam convertidos em resultados tangíveis para uma empresa. Embora exista um foco em números aqui, avaliações qualitativas, como a melhoria do trabalho executado, também devem ser consideradas.

 

Quem pesquisa informações sobre quais são os indicadores de RH pode considerar também: índice de retenção de talentos, desempenho e produtividade no expediente de trabalho, avaliações de aprendizagem, custo per capita de benefícios e investimento em treinamento. Cada um deles serve a um propósito distinto.

 

Mais do que compreender sobre os indicadores de RH, é importante saber que pessoas são muito mais do que números. Ferramentas ajudam tremendamente, mas elas não substituem o bom contato direto com colaboradores!

 

O bom profissional sabe como aliar dados com ações. Por meio das informações obtidas nos indicadores, a gestão deve aplicar estratégias que impulsionam as atividades da organização, facilitem o trabalho de todos e promovam o crescimento.

 

Lidar com pessoas exige uma constante atualização de processos e este é um dos objetivos do Peixe 30. Em nossa rede social você encontra histórias de outros gestores, pode trocar experiências e descobrir novas metodologias que podem potencializar seus resultados.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

 

Além de aprender quais são os indicadores de RH mais valiosos, nós também já explicamos:

 

Como lidar com conflitos na equipe de trabalho?

O que é employer branding?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

Como fazer a descrição de cargos?

Toda organização é composta de profissionais com atribuições distintas e funções definidas. Empresas só crescem...

Quais são as habilidades interpessoais?

Se você trabalha mesmo que de maneira tangente com processos seletivos, com certeza já se...

Como avaliar um candidato à vaga de emprego?

Somar ao quadro profissional de uma empresa é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais...

Como ser um bom líder de equipe? Veja dicas valiosas

Mais do que saber como liderar, é preciso administrar conflitos e estimular pessoas a fim...

Como chamar a atenção de um funcionário?

Posições de liderança naturalmente carregam responsabilidades. Saber gerir uma equipe está associado a habilidades interpessoais...

Como criar um anúncio de vaga de emprego?

A busca por bons colaboradores é um dos maiores desafios do setor de Relações Humanas...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!