O que é gestão estratégica de pessoas?

Mayk | agosto 04, 2022

Imagem artigo

Toda organização, sem exceções, é composta por pessoas. Nas mais diferentes áreas e variados níveis, são elas que movem negócios em direção ao sucesso. De gestores à estagiários, todos os colaboradores possuem importância e devem ser levados em conta.

 

Nesse contexto, é parte da função dos Recursos Humanos lidar com colaboradores da melhor maneira possível, a fim de que eles continuem contribuindo para o crescimento. Entender o que é gestão estratégica de pessoas e aplicar medidas para capacitá-las, promovê-las e valorizá-las são algumas ações que colaboram para os bons resultados.

 

A forma de realizar essa gestão varia, mas os melhores profissionais são adaptáveis e estratégicos. Este tipo de ação é extremamente útil para descobrir e reter talentos em uma organização, evitar o turnover e promover a alta produtividade.

 

Você está no blog do Peixe 30, a rede social profissional brasileira que não para de crescer e neste texto vamos falar um pouco sobre a gestão estratégica de pessoas, sua importância à nível macro e como profissionais de RH podem utilizar técnicas eficazes na hora de promover o crescimento individual e coletivo. Boa leitura!

Principais conceitos da gestão estratégica de pessoas

Promover o crescimento de uma empresa passa pela evolução daqueles que a compõem. É exatamente aí que entra o trabalho de gerenciar melhor o capital humano: é por meio desta estratégia que profissionais de RH alinham demandas organizacionais com questões individuais.

 

A boa gestão estratégica de pessoas utiliza técnicas como a observação, avaliações de desempenho e treinamentos com o objetivo de unificar as equipes de trabalho e a compreensão de determinados dados. A consequência é um crescimento organizacional vertical e focado.

 

De maneira resumida, pode-se dizer que este tipo de gestão é a soma da compreensão, motivação, treinamento, direcionamento e melhoria de performances dos colaboradores com o objetivo da otimização dos trabalhos e sucesso coletivo.

Dicas para uma boa gestão estratégica de pessoas

Nos parágrafos acima nós falamos a respeito de conceitos associados com a medida, mas nesse tópico vamos desdobrá-la de maneira um pouco mais prática. Como os profissionais de RH podem aplicar técnicas no trato com colaboradores?

 

Saiba como extrair o melhor de cada colaborador

Quando o assunto é a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho, a primeira coisa que se pensa é em aumento de salário e promoções. Embora esses elementos sejam ótimos incentivos, sozinhos eles não são capazes de proporcionar genuína motivação.

 

Extrair a melhor performance de um colaborador exige saber o que o motiva. De que forma esse profissional se sente valorizado? O que pode ser modificado para tornar o ambiente mais agradável? O que a gestão pode fazer para melhorar o cotidiano de trabalho?

 

A resposta para essas perguntas pode ser obtida de diferentes formas, sendo comum as avaliações sobre o clima organizacional. A partir daí, dentro da gestão estratégica de pessoas, é possível colocar em prática mudanças que irão contribuir para a maior motivação dos colaboradores e uma alta nas performances.

Estabeleça uma comunicação clara

Um dos principais fatores impeditivos no crescimento de profissionais é a dificuldade de comunicação entre a gerência e seus colaboradores. A hierarquização dos processos é compreensível até certo ponto, mas o diálogo transparente requer menos barreiras.

 

O RH deve promover, dentro das possibilidades, uma comunicação objetiva e horizontal, buscando e oferecendo feedbacks contínuos. Esse tipo de atitude incentiva um ambiente de trabalho mais harmônico e menos confuso, em que cada profissional compreende sua importância.

 

Além de permitir uma gestão de pessoas mais eficaz, o diálogo sem entraves facilita a compreensão das metas pessoais dos colaboradores, o que pode ser utilizado para guiá-los rumo aos objetivos da organização como um todo. Dessa forma, todos crescem juntos.

Promova treinamentos periódicos

Alta taxa de turnover é uma das consequências negativas de empresas que não compreendem a importância do cultivo de talentos e não fazem uma gestão estratégica de pessoas. É muito mais prático simplesmente desligar colaboradores que não atendem às expectativas, certo? A resposta é: nem sempre.

 

Existem comportamentos e tipos de performance que não compensam ser melhorados, mas em boa parte das situações é muito mais produtivo reter colaboradores cujos valores estão alinhados com a empresa, buscando o aperfeiçoamento de suas habilidades.

 

A necessidade de treinamentos é observada a partir de avaliações diversas e depende muito dos recursos que o RH tem ao seu dispor. Quando possível, processos dessa natureza resultam em profissionais altamente produtivos, competentes e motivados.

Valorize o trabalho em equipe

Como falamos anteriormente, parte da lógica da gestão estratégica de pessoas é o crescimento coletivo, aliando metas individuais e organizacionais. A mesma regra se aplica entre os próprios colaboradores: a evolução de um tem reflexos na melhoria de todos.

 

O trabalho em equipe é essencial em qualquer contexto empresarial. Parte da função do RH, então, deve ser promover atividades que fortaleçam valores coletivos e laços entre os colaboradores, simplificando a execução de tarefas cotidianas.

 

Ações desse tipo têm reflexos em outras áreas, como uma maior motivação dos colaboradores e o diálogo harmônico. De maneira geral, quando o grupo se sente mais confortável, as performances melhoram por meio da valorização do capital humano.

 

Nunca é demais reforçar a importância da valorização das pessoas. Muito além dos benefícios econômicos, entender o valor de trabalhos individuais demonstra apreço pela ética profissional e genuíno interesse pelo bem-estar daqueles que fazem o crescimento acontecer.

 

Você acabou de entender aqui o que é gestão estratégica de pessoas e como aplicá-la em sua organização. Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se em nossa newsletter e baixe o app Peixe 30 para ter acesso a várias informações que vão facilitar o seu dia e impulsionar a sua carreira.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Como desenvolver a habilidade de resolução de problemas? Supere os desafios!

Ninguém gosta de conflitos, especialmente no trabalho. Apesar disso, é ingenuidade acreditar que o espaço...

Como ser uma pessoa flexível no trabalho? Domine esta habilidade!

“Flexibilidade” é uma habilidade presente em descrições de vagas de emprego. Mas como ser uma...

Como estudar para um processo seletivo? Conquiste os melhores cargos!

Participar de um processo seletivo pode gerar insegurança e ansiedade em muita gente. Mesmo que...

Como colocar pretensão salarial no currículo? Descubra!

Não importa se você está entrando no mercado de trabalho pela primeira vez ou se...

O que é insubordinação no trabalho? Veja como lidar com a situação!

Assim como qualquer outra atividade que envolve a interação entre pessoas, a rotina organizacional traz...

Dinâmicas para fortalecer o trabalho em equipe e melhorar a performance!

Um time engajado é o sonho de todo gestor para alcançar os melhores resultados. Mesmo...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]