Toda organização, sem exceções, é composta por pessoas. Nas mais diferentes áreas e variados níveis, são elas que movem negócios em direção ao sucesso. De gestores à estagiários, todos os colaboradores possuem importância e devem ser levados em conta.
Nesse contexto, é parte da função dos Recursos Humanos lidar com colaboradores da melhor maneira possível, a fim de que eles continuem contribuindo para o crescimento. Entender o que é gestão estratégica de pessoas e aplicar medidas para capacitá-las, promovê-las e valorizá-las são algumas ações que colaboram para os bons resultados.
A forma de realizar essa gestão varia, mas os melhores profissionais são adaptáveis e estratégicos. Este tipo de ação é extremamente útil para descobrir e reter talentos em uma organização, evitar o turnover e promover a alta produtividade.
Você está no blog do Peixe 30, a rede social profissional brasileira que não para de crescer e neste texto vamos falar um pouco sobre a gestão estratégica de pessoas, sua importância à nível macro e como profissionais de RH podem utilizar técnicas eficazes na hora de promover o crescimento individual e coletivo. Boa leitura!
Principais conceitos da gestão estratégica de pessoas
Promover o crescimento de uma empresa passa pela evolução daqueles que a compõem. É exatamente aí que entra o trabalho de gerenciar melhor o capital humano: é por meio desta estratégia que profissionais de RH alinham demandas organizacionais com questões individuais.
A boa gestão estratégica de pessoas utiliza técnicas como a observação, avaliações de desempenho e treinamentos com o objetivo de unificar as equipes de trabalho e a compreensão de determinados dados. A consequência é um crescimento organizacional vertical e focado.
De maneira resumida, pode-se dizer que este tipo de gestão é a soma da compreensão, motivação, treinamento, direcionamento e melhoria de performances dos colaboradores com o objetivo da otimização dos trabalhos e sucesso coletivo.
Dicas para uma boa gestão estratégica de pessoas
Nos parágrafos acima nós falamos a respeito de conceitos associados com a medida, mas nesse tópico vamos desdobrá-la de maneira um pouco mais prática. Como os profissionais de RH podem aplicar técnicas no trato com colaboradores?
Saiba como extrair o melhor de cada colaborador
Quando o assunto é a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho, a primeira coisa que se pensa é em aumento de salário e promoções. Embora esses elementos sejam ótimos incentivos, sozinhos eles não são capazes de proporcionar genuína motivação.
Extrair a melhor performance de um colaborador exige saber o que o motiva. De que forma esse profissional se sente valorizado? O que pode ser modificado para tornar o ambiente mais agradável? O que a gestão pode fazer para melhorar o cotidiano de trabalho?
A resposta para essas perguntas pode ser obtida de diferentes formas, sendo comum as avaliações sobre o clima organizacional. A partir daí, dentro da gestão estratégica de pessoas, é possível colocar em prática mudanças que irão contribuir para a maior motivação dos colaboradores e uma alta nas performances.
Estabeleça uma comunicação clara
Um dos principais fatores impeditivos no crescimento de profissionais é a dificuldade de comunicação entre a gerência e seus colaboradores. A hierarquização dos processos é compreensível até certo ponto, mas o diálogo transparente requer menos barreiras.
O RH deve promover, dentro das possibilidades, uma comunicação objetiva e horizontal, buscando e oferecendo feedbacks contínuos. Esse tipo de atitude incentiva um ambiente de trabalho mais harmônico e menos confuso, em que cada profissional compreende sua importância.
Além de permitir uma gestão de pessoas mais eficaz, o diálogo sem entraves facilita a compreensão das metas pessoais dos colaboradores, o que pode ser utilizado para guiá-los rumo aos objetivos da organização como um todo. Dessa forma, todos crescem juntos.
Promova treinamentos periódicos
Alta taxa de turnover é uma das consequências negativas de empresas que não compreendem a importância do cultivo de talentos e não fazem uma gestão estratégica de pessoas. É muito mais prático simplesmente desligar colaboradores que não atendem às expectativas, certo? A resposta é: nem sempre.
Existem comportamentos e tipos de performance que não compensam ser melhorados, mas em boa parte das situações é muito mais produtivo reter colaboradores cujos valores estão alinhados com a empresa, buscando o aperfeiçoamento de suas habilidades.
A necessidade de treinamentos é observada a partir de avaliações diversas e depende muito dos recursos que o RH tem ao seu dispor. Quando possível, processos dessa natureza resultam em profissionais altamente produtivos, competentes e motivados.
Valorize o trabalho em equipe
Como falamos anteriormente, parte da lógica da gestão estratégica de pessoas é o crescimento coletivo, aliando metas individuais e organizacionais. A mesma regra se aplica entre os próprios colaboradores: a evolução de um tem reflexos na melhoria de todos.
O trabalho em equipe é essencial em qualquer contexto empresarial. Parte da função do RH, então, deve ser promover atividades que fortaleçam valores coletivos e laços entre os colaboradores, simplificando a execução de tarefas cotidianas.
Ações desse tipo têm reflexos em outras áreas, como uma maior motivação dos colaboradores e o diálogo harmônico. De maneira geral, quando o grupo se sente mais confortável, as performances melhoram por meio da valorização do capital humano.
Nunca é demais reforçar a importância da valorização das pessoas. Muito além dos benefícios econômicos, entender o valor de trabalhos individuais demonstra apreço pela ética profissional e genuíno interesse pelo bem-estar daqueles que fazem o crescimento acontecer.
Você acabou de entender aqui o que é gestão estratégica de pessoas e como aplicá-la em sua organização. Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se em nossa newsletter e baixe o app Peixe 30 para ter acesso a várias informações que vão facilitar o seu dia e impulsionar a sua carreira.
O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.