O que é gestão estratégica de pessoas?

Mayk | agosto 04, 2022

Imagem artigo

Toda organização, sem exceções, é composta por pessoas. Nas mais diferentes áreas e variados níveis, são elas que movem negócios em direção ao sucesso. De gestores à estagiários, todos os colaboradores possuem importância e devem ser levados em conta.

 

Nesse contexto, é parte da função dos Recursos Humanos lidar com colaboradores da melhor maneira possível, a fim de que eles continuem contribuindo para o crescimento. Entender o que é gestão estratégica de pessoas e aplicar medidas para capacitá-las, promovê-las e valorizá-las são algumas ações que colaboram para os bons resultados.

 

A forma de realizar essa gestão varia, mas os melhores profissionais são adaptáveis e estratégicos. Este tipo de ação é extremamente útil para descobrir e reter talentos em uma organização, evitar o turnover e promover a alta produtividade.

 

Você está no blog do Peixe 30, a rede social profissional brasileira que não para de crescer e neste texto vamos falar um pouco sobre a gestão estratégica de pessoas, sua importância à nível macro e como profissionais de RH podem utilizar técnicas eficazes na hora de promover o crescimento individual e coletivo. Boa leitura!

Principais conceitos da gestão estratégica de pessoas

Promover o crescimento de uma empresa passa pela evolução daqueles que a compõem. É exatamente aí que entra o trabalho de gerenciar melhor o capital humano: é por meio desta estratégia que profissionais de RH alinham demandas organizacionais com questões individuais.

 

A boa gestão estratégica de pessoas utiliza técnicas como a observação, avaliações de desempenho e treinamentos com o objetivo de unificar as equipes de trabalho e a compreensão de determinados dados. A consequência é um crescimento organizacional vertical e focado.

 

De maneira resumida, pode-se dizer que este tipo de gestão é a soma da compreensão, motivação, treinamento, direcionamento e melhoria de performances dos colaboradores com o objetivo da otimização dos trabalhos e sucesso coletivo.

Dicas para uma boa gestão estratégica de pessoas

Nos parágrafos acima nós falamos a respeito de conceitos associados com a medida, mas nesse tópico vamos desdobrá-la de maneira um pouco mais prática. Como os profissionais de RH podem aplicar técnicas no trato com colaboradores?

 

Saiba como extrair o melhor de cada colaborador

Quando o assunto é a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho, a primeira coisa que se pensa é em aumento de salário e promoções. Embora esses elementos sejam ótimos incentivos, sozinhos eles não são capazes de proporcionar genuína motivação.

 

Extrair a melhor performance de um colaborador exige saber o que o motiva. De que forma esse profissional se sente valorizado? O que pode ser modificado para tornar o ambiente mais agradável? O que a gestão pode fazer para melhorar o cotidiano de trabalho?

 

A resposta para essas perguntas pode ser obtida de diferentes formas, sendo comum as avaliações sobre o clima organizacional. A partir daí, dentro da gestão estratégica de pessoas, é possível colocar em prática mudanças que irão contribuir para a maior motivação dos colaboradores e uma alta nas performances.

Estabeleça uma comunicação clara

Um dos principais fatores impeditivos no crescimento de profissionais é a dificuldade de comunicação entre a gerência e seus colaboradores. A hierarquização dos processos é compreensível até certo ponto, mas o diálogo transparente requer menos barreiras.

 

O RH deve promover, dentro das possibilidades, uma comunicação objetiva e horizontal, buscando e oferecendo feedbacks contínuos. Esse tipo de atitude incentiva um ambiente de trabalho mais harmônico e menos confuso, em que cada profissional compreende sua importância.

 

Além de permitir uma gestão de pessoas mais eficaz, o diálogo sem entraves facilita a compreensão das metas pessoais dos colaboradores, o que pode ser utilizado para guiá-los rumo aos objetivos da organização como um todo. Dessa forma, todos crescem juntos.

Promova treinamentos periódicos

Alta taxa de turnover é uma das consequências negativas de empresas que não compreendem a importância do cultivo de talentos e não fazem uma gestão estratégica de pessoas. É muito mais prático simplesmente desligar colaboradores que não atendem às expectativas, certo? A resposta é: nem sempre.

 

Existem comportamentos e tipos de performance que não compensam ser melhorados, mas em boa parte das situações é muito mais produtivo reter colaboradores cujos valores estão alinhados com a empresa, buscando o aperfeiçoamento de suas habilidades.

 

A necessidade de treinamentos é observada a partir de avaliações diversas e depende muito dos recursos que o RH tem ao seu dispor. Quando possível, processos dessa natureza resultam em profissionais altamente produtivos, competentes e motivados.

Valorize o trabalho em equipe

Como falamos anteriormente, parte da lógica da gestão estratégica de pessoas é o crescimento coletivo, aliando metas individuais e organizacionais. A mesma regra se aplica entre os próprios colaboradores: a evolução de um tem reflexos na melhoria de todos.

 

O trabalho em equipe é essencial em qualquer contexto empresarial. Parte da função do RH, então, deve ser promover atividades que fortaleçam valores coletivos e laços entre os colaboradores, simplificando a execução de tarefas cotidianas.

 

Ações desse tipo têm reflexos em outras áreas, como uma maior motivação dos colaboradores e o diálogo harmônico. De maneira geral, quando o grupo se sente mais confortável, as performances melhoram por meio da valorização do capital humano.

 

Nunca é demais reforçar a importância da valorização das pessoas. Muito além dos benefícios econômicos, entender o valor de trabalhos individuais demonstra apreço pela ética profissional e genuíno interesse pelo bem-estar daqueles que fazem o crescimento acontecer.

 

Você acabou de entender aqui o que é gestão estratégica de pessoas e como aplicá-la em sua organização. Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se em nossa newsletter e baixe o app Peixe 30 para ter acesso a várias informações que vão facilitar o seu dia e impulsionar a sua carreira.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

O que é mapeamento do perfil comportamental?

Pense no seguinte cenário: você é um profissional de RH responsável por um processo seletivo...

Dicas de como desenvolver habilidades de liderança e crescer na carreira

O líder direciona o trabalho da equipe para melhorar a produtividade e alcançar as metas...

O que é gestão estratégica de pessoas?

Toda organização, sem exceções, é composta por pessoas. Nas mais diferentes áreas e variados níveis,...

Como fazer avaliação de desempenho?

Uma das funções dos profissionais de Recursos Humanos (RH) dentro de uma organização é a...

Quais são as etapas de um processo seletivo?

Foi-se o tempo em que selecionar profissionais seguia um ritual mecânico e simples. Neste texto,...

Posso ser jovem aprendiz e estagiário ao mesmo tempo?

O início da vida profissional é repleto de muitas dúvidas. Dentre elas, podemos destacar: como...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!