Quais são as etapas de um processo seletivo?

Mayk | agosto 03, 2022

Imagem artigo

Foi-se o tempo em que selecionar profissionais seguia um ritual mecânico e simples. Neste texto, você vai saber quais são as etapas de um processo seletivo que realmente importam!

 

Afinal, atuando no RH de uma empresa, você já deve ter percebido que o processo entre a definição da vaga, a sua divulgação e a seleção de currículos são apenas partes desse processo, não é mesmo?

 

Avaliar as competências e experiências por meio da leitura do currículo pode ser importante, mas é necessário ir além. Na hora de selecionar um profissional, é possível que as características não estejam alinhadas com aquilo que você busca e o processo acabar sendo desgastante para todos.

 

Para evitar que situações como essa aconteçam, é necessário inovar e melhorar os processos de seleção dentro da empresa. Este é o tema central deste novo artigo do Peixe 30. Boa leitura!

Entenda quais são as etapas de um processo seletivo

É muito importante ter atenção às tendências atuais de seleção de pessoal. Assim, será mais simples contratar profissionais que realmente vão contribuir para o negócio. Algumas empresas já investem em estudos da cultura organizacional para buscar talentos que se identificam com as mesmas características para evitar turnover.

 

De qualquer forma, entender quais são as etapas de um processo seletivo vai ajudá-lo a elaborar ações específicas para ajustar expectativas internas e também dos candidatos, com uma seleção transparente para todos.

Definição da vaga

A primeira etapa de um processo seletivo é a definição das características da vaga, atividades que serão executadas, salário, modelo de contratação, habilidades desejadas e outras informações essenciais. Esse detalhamento pode ser feito pelo time de RH com apoio do gerente da área ou já chegar pronto para você.

 

É importante que você tenha isso muito detalhado, pois ajudará na divulgação e na triagem dos currículos.

Divulgação da vaga

A segunda etapa de um processo seletivo é fazer a divulgação da vaga nos canais certos. Isso vai depender do tipo de oportunidade e dos candidatos que você quer atrair.

 

Em geral, os sites de vagas de trabalho são bem interessantes para essa atração. Também é possível divulgar no LinkedIn, grupos do Facebook, internamente na empresa (caso seja possível promover alguém), etc.

 

Muitas categorias profissionais também têm sindicatos e associações ativos que divulgam vagas de trabalho. Pode ser uma forma de atrair pessoas mais engajadas na área desejada.

Triagem automatizada de currículos

Existem duas formas de fazer a triagem de currículos: manualmente, um a um; ou com processos automatizados. A segunda opção costuma facilitar a vida do time de Recursos Humanos, já que concentra o filtro em algumas características desejadas.

 

Com um simples comando, é possível indicar ao software de recrutamento quais são as características que você procura. Assim, ele vai analisar os currículos recebidos e selecionar aqueles que se encaixam nos pré-requisitos.

 

Em seguida, você só vai precisar fazer uma triagem final para conferir os candidatos que vão para a etapa seguinte do processo seletivo.

Aplicação de testes

Dependendo da vaga, é interessante aplicar um teste para conferir o conhecimento do candidato no assunto. Solicitar a execução deste tipo de tarefa pode ajudar a reduzir as opções e deixar apenas profissionais qualificados no processo.

 

É importante que o teste pensado seja simples e, ao mesmo tempo, exija conhecimentos específicos. Assim, o candidato não vai desanimar com a demora para fazer a tarefa, mas ainda vai poder mostrar o que sabe.

 

Muito cuidado para não fazer parecer que o candidato está realizando uma tarefa de modo gratuito. Isso também pode desanimá-lo e prejudicar o andamento do seu processo seletivo.

Dinâmica de grupo

As dinâmicas de grupo costumam ser o terror dos candidatos, mas são bem úteis para quem está fazendo a contratação, sendo uma das etapas mais importantes de um processo seletivo.

 

Se o trabalho em equipe é importante para o cargo aberto, as dinâmicas se tornam essenciais.

 

Realizando essa etapa do processo seletivo, fica mais simples avaliar como os candidatos agem em conjunto. Também é uma oportunidade de perceber como eles resolvem problemas e como atuam em prazos curtos.

Entrevista individual

A entrevista individual com um candidato para a vaga costuma ser a que mais elimina pessoas. É a hora em que você pode conhecer minimamente o profissional e entender se ele tem os requisitos e características pessoais que a empresa procura.

 

Vale a pena definir perguntas-chave que deverão ser feitas para todos os candidatos. Assim, será mais simples compará-los em aspectos específicos.

 

Porém, além disso, deixe a conversa fluir. Incentivar o candidato a falar sobre si mesmo e explorar o assunto também ajuda a indicar o que ele pode oferecer.

 

Algumas empresas estão investindo no modelo de entrevista em vídeo. Isso ajuda a reduzir os custos operacionais e agilizam os processos seletivos.

Análise comportamental

Nesta etapa do processo seletivo, assim como os sistemas de triagem, é possível usar a tecnologia para fazer uma análise comportamental do candidato e avaliar suas habilidades (soft skills).

 

Esse é o momento de entender como as pessoas reagiriam a situações e se é isso que a empresa espera delas. Esta etapa tem se mostrado muito útil para evitar o turnover, ou seja, a reduzir o índice de rotatividade.

Análise do fit cultural

A cultura organizacional funciona como um norte para o negócio, não é mesmo? Então, ela também precisa fazer parte das etapas de um processo seletivo de profissionais.

 

Por isso, você vai analisar o “fit cultural”. Ou seja, se o candidato tem a capacidade de se adaptar à cultura, às crenças e valores da empresa.

 

Além de facilitar o trabalho do profissional no dia a dia, isso é fundamental para a manutenção do negócio. Afinal, são as pessoas que fazem a empresa, e elas devem refletir o que aquela instituição acredita.

Negociação de salário

Finalmente, será hora de retornar aos candidatos e informar se eles foram ou não aprovados. Nesta etapa do processo seletivo, pode ser que você tenha selecionado alguém que tenha pretensões acima do que foi estabelecido.

 

Neste momento que antecede a contratação, será a hora de discutir o tipo de contrato, os benefícios e apresentar as regras da empresa. Deixe tudo bem claro para que não haja frustração de nenhum dos lados depois.

 

Acima você descobriu quais são as etapas de um processo seletivo! Cada uma delas é adaptável a um negócio, mas essencial para garantir que os profissionais contratados realmente trarão bons resultados à empresa.

 

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se em nossa newsletter e baixe o app Peixe 30. Você terá acesso a várias informações que vão facilitar o seu dia.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

 

Depois de conhecer quais são as etapas de um processo seletivo e detalhes sobre cada uma delas, veja aqui como implementar um programa de treinamento e desenvolvimento e como atrair talentos para a sua empresa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

Como fazer a descrição de cargos?

Toda organização é composta de profissionais com atribuições distintas e funções definidas. Empresas só crescem...

Quais são as habilidades interpessoais?

Se você trabalha mesmo que de maneira tangente com processos seletivos, com certeza já se...

Como avaliar um candidato à vaga de emprego?

Somar ao quadro profissional de uma empresa é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais...

Como ser um bom líder de equipe? Veja dicas valiosas

Mais do que saber como liderar, é preciso administrar conflitos e estimular pessoas a fim...

Como chamar a atenção de um funcionário?

Posições de liderança naturalmente carregam responsabilidades. Saber gerir uma equipe está associado a habilidades interpessoais...

Como criar um anúncio de vaga de emprego?

A busca por bons colaboradores é um dos maiores desafios do setor de Relações Humanas...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!