Dinâmicas para fortalecer o trabalho em equipe e melhorar a performance!

Mayk | julho 04, 2024

Imagem artigo

Um time engajado é o sonho de todo gestor para alcançar os melhores resultados. Mesmo em áreas em que atividades individuais são necessárias, eventualmente há elementos coletivos. Por isso, é dever da liderança fazer com que todos os colaboradores atuem de forma focada e sem conflitos.

 

Para atuar nesta organização, é preciso conhecer dinâmicas para fortalecer o trabalho em equipe e promover ajustes constantes, além de avaliar o clima interno na organização. Ao implementar este tipo de prática, é possível ter uma performance melhor.

 

Faz parte das atribuições do setor de Recursos Humanos lidar com as relações e interações no cotidiano profissional. A maneira como as pessoas interagem entre si no ambiente corporativo tem influência direta nos trabalhos e no crescimento da empresa.

 

Desta forma, é importante investir em dinâmicas que vão fortalecer os laços profissionais e alinhar desejos e expectativas em um contexto coletivo. Para ajudá-lo, vamos falar sobre as principais técnicas que podem ser utilizadas pelo RH.

 

6 dicas de dinâmicas para fortalecer o trabalho em equipe

É importante começar dizendo que esse tipo de atividade leva em conta características específicas de cada organização, entre falhas observadas no presente e perspectivas para crescimento futuro. Para esse texto, selecionamos 6 das dinâmicas mais interessantes.

1 – Dinâmica das semelhanças

Um grupo de profissionais no ambiente de trabalho é distinto, com personalidades, vivências e histórias variadas. Quando focamos nas diferenças, é natural esquecer que também tem coisas em comum, o que acaba semeando a desarmonia em uma equipe.

 

Entre as dinâmicas para fortalecer o trabalho em equipe, essa visa preencher as lacunas, incentivando que colaboradores busquem por afinidades. Funciona da seguinte forma: todos os profissionais envolvidos são divididos em pequenos grupos (duplas ou trios, dependendo da quantidade de pessoas).

 

Em seguida, os grupos recebem um período X de tempo, dentro do qual devem identificar o máximo de características que possuem em comum. Ao fim, vence a dupla ou trio que tiver encontrado o maior número de itens. Nesta atividade, todos os profissionais se beneficiam.

 

2 – Dinâmica dos nomes

Ela busca desafiar os colaboradores a conhecer melhor uns aos outros, o que geralmente deve ser o objetivo de muitos tipos de dinâmicas para fortalecer o trabalho em equipe.

Para isso, todos têm seus nomes escritos em tiras de papel e colocados em uma pequena caixa. Um a um, os outros colaboradores tiram nomes que não sejam os seus.

 

Posteriormente, deve-se, em ordem, citar características da pessoa que foi pega durante o sorteio. O objetivo é que os outros adivinhem quem é o profissional baseado nas descrições fornecidas. Vence aquele que acertar o maior número de descrições.

3 – Dinâmica da ilha deserta

Assim como outras brincadeiras desta lista, a dinâmica da ilha deserta busca expor as principais qualidades de cada colaborador, a partir de um exercício teórico.

 

Entre as dinâmicas para fortalecer o trabalho em equipe, ela é bem divertida. Começa assim: o organizador sugere que o grupo esteja preso em uma ilha, sem meio de escapar.

 

Cada colaborador deve então mencionar algo que contribuiria para a situação a fim de que todos sobrevivessem. De maneira alternativa, pode-se perguntar a outros o que o colega de equipe poderia agregar, incentivando o autoconhecimento e a apreciação das pessoas.

 

4 – Dinâmica das verdades e mentiras

É comum que pessoas que trabalham juntas não saibam informações uns sobre os outros. Aspectos da vida pessoal não necessariamente precisam ser compartilhados no ambiente profissional, mas é importante conhecer aqueles com quem convivemos todo dia por meio de dinâmicas para fortalecer o trabalho em equipe.

 

Esta opção serve para “quebrar o gelo” e aproximar profissionais. Na prática, faz-se um círculo e então, um a um, os colaboradores devem falar duas verdades e uma mentira sobre eles. A ideia é que os outros identifiquem qual informação é falsa.

 

Os fatos mencionados podem variar entre aqueles pertinentes ao trabalho e outros mais curiosos. No caso da “mentira”, é recomendado que se coloque informações que pareçam verdadeiras, visando incentivar os colegas a serem mais observadores em seus palpites.

5 – Dinâmica dos cubos solidários

Ela é bastante simples e tem um objetivo muito prático: incentivar a colaboração entre os membros de uma equipe. Tudo começa com a separação dos indivíduos em grupos e a entrega de materiais de escritório: cartolina, tesoura e cola.

 

O desafio é formar o maior número de cubos com os materiais recebidos. Naturalmente, isso requer a colaboração de todos, já que quanto mais mãos estiverem envolvidas na tarefa, melhores serão os resultados. Como é de se esperar, vence a equipe que tiver a maior quantidade.

 

É um exemplo bem interessante entre as dinâmicas para fortalecer o trabalho em equipe.

 

6 – Escape room

Este é um tipo de entretenimento moderno e que está cada vez mais popular e pode ser utilizado no ambiente profissional. Basta levar a equipe a um local que forneça esses jogos, onde os indivíduos são colocados em uma sala e devem tentar escapar dela.

 

Para que a escapatória seja possível, é preciso desvendar enigmas e resolver problemas. A atividade pede a colaboração de todos e coloca em prática as habilidades individuais. Ao mesmo tempo em que se aproximam as pessoas, existe também o elemento do entretenimento.

 

É claro que o fortalecimento da relação entre profissionais de uma equipe não é o único aspecto que deve ser considerado na busca pelo crescimento, mas a sua importância é inegável. Quando indivíduos trabalham bem em conjunto, todas as partes são beneficiadas.

 

Lidar com pessoas exige vários conhecimentos e os profissionais da gestão e do RH devem buscar novos processos constantemente. Aqui no Peixe 30 você encontra histórias de outros gestores, pode trocar experiências e descobrir novas metodologias que podem potencializar seus resultados. Crie já a sua conta gratuita!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Como desenvolver a habilidade de resolução de problemas? Supere os desafios!

Ninguém gosta de conflitos, especialmente no trabalho. Apesar disso, é ingenuidade acreditar que o espaço...

Como ser uma pessoa flexível no trabalho? Domine esta habilidade!

“Flexibilidade” é uma habilidade presente em descrições de vagas de emprego. Mas como ser uma...

Como estudar para um processo seletivo? Conquiste os melhores cargos!

Participar de um processo seletivo pode gerar insegurança e ansiedade em muita gente. Mesmo que...

Como colocar pretensão salarial no currículo? Descubra!

Não importa se você está entrando no mercado de trabalho pela primeira vez ou se...

O que é insubordinação no trabalho? Veja como lidar com a situação!

Assim como qualquer outra atividade que envolve a interação entre pessoas, a rotina organizacional traz...

Dinâmicas para fortalecer o trabalho em equipe e melhorar a performance!

Um time engajado é o sonho de todo gestor para alcançar os melhores resultados. Mesmo...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]