O que é fit cultural e quais são os seus benefícios?

Mayk | setembro 20, 2022

Imagem artigo

Fit cultural é o alinhamento de um colaborador aos princípios e crenças da empresa. Ou seja, é sua capacidade, sua probabilidade de se adaptar ao negócio e oferecer bons resultados ao negócio.

 

O pontapé disso é a compreensão da cultura organizacional. Isso é definido a partir da missão e dos valores da empresa. Em seguida, é possível avaliar quais são os profissionais que têm estas mesmas características e como eles reconhecem estes elementos na companhia.

 

Este estudo é chamado de clima organizacional e ajuda a entender, em muitas empresas, as razões para alta taxa de turnover, ausência no trabalho, conflitos entre as equipes.

 

Entender o que é fit cultural e implementar este tipo de avaliação vai contribuir para sua empresa ter equipes integradas, elevar a performance e reter os melhores talentos. Por isso, leia com atenção este artigo para dominar o assunto!

 

Qual é a importância de avaliar o fit cultural?

O fit cultural pode ser avaliado em funcionários que já estão na empresa ou em novas contratações e ajuda a compreender se as características comportamentais de um trabalhador estão alinhadas com os valores defendidos pela organização.

 

Você já viu acima o que é fit cultural, trata-se da capacidade do profissional se adaptar a cultura organizacional daquela empresa. Os traços de personalidade do colaborador e seus valores são parte importante deste processo.

 

Para perceber essas características, é importante estudar seu perfil comportamental, suas ambições pessoais, crenças e outras características que podem facilitar ou dificultar a sua adaptação a empresa.

 

Ao contratar profissionais com os mesmos valores defendidos pela empresa, a sua integração será imediata. Contudo, se este aspecto não for avaliado, existe a possibilidade de sua companhia perder dinheiro com contratação, desligamento de funcionários e novos processos seletivos.

 

Além disso, os indivíduos ajustados ao negócio entendem melhor a visão estratégica da empresa. Portanto, sabem para onde o empreendimento está indo e se sentem parte importante deste processo.

 

Como definir o fit cultural?

Para fazer isso tudo, é possível seguir algumas etapas. O primeiro passo é avaliar bem a organização, suas características e objetivos. É preciso saber que valores a empresa deseja alcançar com o passar do tempo.

 

No passo seguinte, é necessário entender os problemas que a empresa enfrenta hoje. Que crenças faltam, que atitudes trazem prejuízos à execução do trabalho?

 

Com as melhorias definidas, é preciso documentar tudo. Registrar, de modo detalhado, a cultura da empresa e as práticas organizacionais para manter um ambiente produtivo e harmonioso.

 

Esse registro deve listar, inclusive, a missão, visão e valores do empreendimento. São informações fundamentais para orientar a equipe.

 

Depois, será o momento de implementar a cultura do negócio. Ou então, para informar e reforçar a visão e valores da organização com quem já faz parte da empresa.

 

A partir daí, também será possível usar todos esses dados para selecionar novos colaboradores. Assim, a análise dos candidatos poderá ser baseada no que o negócio espera deles, com uma atenção especial para suas soft skills.

 

Se o indivíduo tiver fit cultural desejado, terá mais chances de sucesso no cargo.

 

Principais benefícios de avaliar o fit cultural

Contar com uma equipe alinhada à empresa é importante para os resultados da empresa. Afinal de contas, essas pessoas terão os mesmos valores do negócio.

 

Por isso, saber o que é fit cultural e implementá-lo na gestão de pessoas é algo que facilita a execução de tarefas e colabora com bons resultados no negócio.

 

Veja abaixo os benefícios que o definir e avaliar o fit cultural podem trazer.

 

Contratação mais eficaz de colaboradores

Como explicamos, ter um fit cultural definido facilita contratar bons profissionais e os escolhidos terão maior sinergia com o empreendimento. Assim, além de avaliar as experiências profissionais do indivíduo, é preciso considerar as características da sua personalidade.

 

Observe com atenção as características gerais para adaptação à empresa e também as habilidades desejadas para o cargo que o novo funcionário irá ocupar.

 

Aumento de produtividade

A sinergia em um negócio favorece muito a produtividade dos funcionários. Quando um profissional se identifica com a empresa, ele tem maior sensação de pertencimento e trabalha com mais intensidade.

 

Essa motivação também favorece uma relação mais agradável entre o time. Afinal, haverá um sentimento de cooperação para alcançar o mesmo objetivo.

 

Sinergia da equipe

Ao conhecer o fit cultural da empresa, a equipe obtém uma relação mais harmoniosa e prazerosa. As pessoas tendem a se comprometer e a se darem bem no dia a dia, pois suas personalidades são parecidas e elas entendem pelo que estão trabalhando.

 

Envolvimento dos funcionários

Quando têm sinergia com o negócio, os colaboradores se envolvem mais no empreendimento. Eles são mais participativos na tomada de decisões, na execução do trabalho e na apresentação de ideias.

 

Ou seja, é mais fácil para ele “vestir a camisa”, trabalhar com maior prazer em busca de resultados.

 

Retenção de colaboradores

Reter talentos não é tarefa fácil e passa por vários processos. Por exemplo, liderança, plano de carreira, treinamento, clima organizacional, etc.

 

O fit cultural é igualmente importante. De novo, é graças a ele que os indivíduos se sentem parte do negócio e procuram trabalhar mais por ele.

 

Este é um tema estratégico da gestão de pessoas que pode ser um grande diferencial competitivo para a sua empresa. Por isso, após saber o que é fit cultural, é hora fazer um planejamento detalhado em todos os pontos. A cultura da empresa precisa ser bem estudada e registrada para que seja simples consulta-la, atualizá-la e colocá-la em prática.

 

Inclusive, ter uma cultura bem definida vai facilitar o ajuste de novos colaboradores contratados. Assim, a sinergia com a equipe e os resultados nas tarefas serão ainda mais interessantes.

 

Acima você pode entender melhor o que é fit cultural e nós temos muitos outros conteúdos para auxiliá-lo na condução do seu negócio. Queremos convidá-lo a acessar o Peixe 30, uma rede social profissional criada no Brasil e que tem vários profissionais apresentando diversas dicas de gestão e carreira.

 

Se quiser fazer um estudo do perfil comportamental dos integrantes da sua equipe, basta pedir a eles que entrem no Peixe 30, façam o Assessment, um teste gratuito que emite um documento em que é possível conhecer melhor suas características individuais. Depois, unifique este estudo para compreender melhor o funcionamento do seu time.

 

Entre para este nosso oceano, veja histórias de sucessos de outros empreendedores, inspire-se e fortaleça o seu networking.  O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

Como fazer a descrição de cargos?

Toda organização é composta de profissionais com atribuições distintas e funções definidas. Empresas só crescem...

Quais são as habilidades interpessoais?

Se você trabalha mesmo que de maneira tangente com processos seletivos, com certeza já se...

Como avaliar um candidato à vaga de emprego?

Somar ao quadro profissional de uma empresa é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais...

Como ser um bom líder de equipe? Veja dicas valiosas

Mais do que saber como liderar, é preciso administrar conflitos e estimular pessoas a fim...

Como chamar a atenção de um funcionário?

Posições de liderança naturalmente carregam responsabilidades. Saber gerir uma equipe está associado a habilidades interpessoais...

Como criar um anúncio de vaga de emprego?

A busca por bons colaboradores é um dos maiores desafios do setor de Relações Humanas...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!