O que é fit cultural e quais são os seus benefícios?

Mayk | setembro 20, 2022

Imagem artigo

Fit cultural é o alinhamento de um colaborador aos princípios e crenças da empresa. Ou seja, é sua capacidade, sua probabilidade de se adaptar ao negócio e oferecer bons resultados ao negócio.

 

O pontapé disso é a compreensão da cultura organizacional. Isso é definido a partir da missão e dos valores da empresa. Em seguida, é possível avaliar quais são os profissionais que têm estas mesmas características e como eles reconhecem estes elementos na companhia.

 

Este estudo é chamado de clima organizacional e ajuda a entender, em muitas empresas, as razões para alta taxa de turnover, ausência no trabalho, conflitos entre as equipes.

 

Entender o que é fit cultural e implementar este tipo de avaliação vai contribuir para sua empresa ter equipes integradas, elevar a performance e reter os melhores talentos. Por isso, leia com atenção este artigo para dominar o assunto!

 

Qual é a importância de avaliar o fit cultural?

O fit cultural pode ser avaliado em funcionários que já estão na empresa ou em novas contratações e ajuda a compreender se as características comportamentais de um trabalhador estão alinhadas com os valores defendidos pela organização.

 

Você já viu acima o que é fit cultural, trata-se da capacidade do profissional se adaptar a cultura organizacional daquela empresa. Os traços de personalidade do colaborador e seus valores são parte importante deste processo.

 

Para perceber essas características, é importante estudar seu perfil comportamental, suas ambições pessoais, crenças e outras características que podem facilitar ou dificultar a sua adaptação a empresa.

 

Ao contratar profissionais com os mesmos valores defendidos pela empresa, a sua integração será imediata. Contudo, se este aspecto não for avaliado, existe a possibilidade de sua companhia perder dinheiro com contratação, desligamento de funcionários e novos processos seletivos.

 

Além disso, os indivíduos ajustados ao negócio entendem melhor a visão estratégica da empresa. Portanto, sabem para onde o empreendimento está indo e se sentem parte importante deste processo.

 

Como definir o fit cultural?

Para fazer isso tudo, é possível seguir algumas etapas. O primeiro passo é avaliar bem a organização, suas características e objetivos. É preciso saber que valores a empresa deseja alcançar com o passar do tempo.

 

No passo seguinte, é necessário entender os problemas que a empresa enfrenta hoje. Que crenças faltam, que atitudes trazem prejuízos à execução do trabalho?

 

Com as melhorias definidas, é preciso documentar tudo. Registrar, de modo detalhado, a cultura da empresa e as práticas organizacionais para manter um ambiente produtivo e harmonioso.

 

Esse registro deve listar, inclusive, a missão, visão e valores do empreendimento. São informações fundamentais para orientar a equipe.

 

Depois, será o momento de implementar a cultura do negócio. Ou então, para informar e reforçar a visão e valores da organização com quem já faz parte da empresa.

 

A partir daí, também será possível usar todos esses dados para selecionar novos colaboradores. Assim, a análise dos candidatos poderá ser baseada no que o negócio espera deles, com uma atenção especial para suas soft skills.

 

Se o indivíduo tiver fit cultural desejado, terá mais chances de sucesso no cargo.

 

Principais benefícios de avaliar o fit cultural

Contar com uma equipe alinhada à empresa é importante para os resultados da empresa. Afinal de contas, essas pessoas terão os mesmos valores do negócio.

 

Por isso, saber o que é fit cultural e implementá-lo na gestão de pessoas é algo que facilita a execução de tarefas e colabora com bons resultados no negócio.

 

Veja abaixo os benefícios que o definir e avaliar o fit cultural podem trazer.

 

Contratação mais eficaz de colaboradores

Como explicamos, ter um fit cultural definido facilita contratar bons profissionais e os escolhidos terão maior sinergia com o empreendimento. Assim, além de avaliar as experiências profissionais do indivíduo, é preciso considerar as características da sua personalidade.

 

Observe com atenção as características gerais para adaptação à empresa e também as habilidades desejadas para o cargo que o novo funcionário irá ocupar.

 

Aumento de produtividade

A sinergia em um negócio favorece muito a produtividade dos funcionários. Quando um profissional se identifica com a empresa, ele tem maior sensação de pertencimento e trabalha com mais intensidade.

 

Essa motivação também favorece uma relação mais agradável entre o time. Afinal, haverá um sentimento de cooperação para alcançar o mesmo objetivo.

 

Sinergia da equipe

Ao conhecer o fit cultural da empresa, a equipe obtém uma relação mais harmoniosa e prazerosa. As pessoas tendem a se comprometer e a se darem bem no dia a dia, pois suas personalidades são parecidas e elas entendem pelo que estão trabalhando.

 

Envolvimento dos funcionários

Quando têm sinergia com o negócio, os colaboradores se envolvem mais no empreendimento. Eles são mais participativos na tomada de decisões, na execução do trabalho e na apresentação de ideias.

 

Ou seja, é mais fácil para ele “vestir a camisa”, trabalhar com maior prazer em busca de resultados.

 

Retenção de colaboradores

Reter talentos não é tarefa fácil e passa por vários processos. Por exemplo, liderança, plano de carreira, treinamento, clima organizacional, etc.

 

O fit cultural é igualmente importante. De novo, é graças a ele que os indivíduos se sentem parte do negócio e procuram trabalhar mais por ele.

 

Este é um tema estratégico da gestão de pessoas que pode ser um grande diferencial competitivo para a sua empresa. Por isso, após saber o que é fit cultural, é hora fazer um planejamento detalhado em todos os pontos. A cultura da empresa precisa ser bem estudada e registrada para que seja simples consulta-la, atualizá-la e colocá-la em prática.

 

Inclusive, ter uma cultura bem definida vai facilitar o ajuste de novos colaboradores contratados. Assim, a sinergia com a equipe e os resultados nas tarefas serão ainda mais interessantes.

 

Acima você pode entender melhor o que é fit cultural e nós temos muitos outros conteúdos para auxiliá-lo na condução do seu negócio. Queremos convidá-lo a acessar o Peixe 30, uma rede social profissional criada no Brasil e que tem vários profissionais apresentando diversas dicas de gestão e carreira.

 

Se quiser fazer um estudo do perfil comportamental dos integrantes da sua equipe, basta pedir a eles que entrem no Peixe 30, façam o Assessment, um teste gratuito que emite um documento em que é possível conhecer melhor suas características individuais. Depois, unifique este estudo para compreender melhor o funcionamento do seu time.

 

Entre para este nosso oceano, veja histórias de sucessos de outros empreendedores, inspire-se e fortaleça o seu networking.  O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]