Quais são os nove tipos de avaliação de desempenho e como aplicá-las?

Mayk | setembro 23, 2022

Imagem artigo

A metodologia é indispensável no desenvolvimento da gestão de pessoas

 

Você, profissional de Recursos Humanos, precisa saber quais são os nove tipos de avaliação de desempenho e a importância de aplicá-los para desenvolver talentos dentro da organização. Os benefícios justificam todo o esforço necessário para implementar esta metodologia.

 

O desempenho é a forma como uma pessoa executa suas atividades. “Medir” a evolução do funcionário, porém, requer uma avaliação cuidadosa, pois se trata do desenvolvimento humano, e não de como um carro rende na rodovia, por exemplo.

 

Aplicar corretamente um dos vários tipos de avaliação de desempenho e oferecer o feedback em conjunto com um treinamento adequado pode aumentar o engajamento do colaborador. Consequentemente, amplia os resultados da própria empresa, uma vez que também retém o capital humano.

 

Você está no blog do Peixe 30, uma rede social corporativa e vamos ajudá-lo a entender quais são os nove tipos de avaliação de desempenho e como usar essa ferramenta na gestão estratégica de pessoas.

 

O que é avaliação de desempenho?

Esta é uma metodologia que mensura a performance do colaborador. Por ela, a gestão ou analista de RH identifica o engajamento das pessoas em cada projeto. Note que o objetivo não é punir, mas pontuar o que pode ser melhorado ou potencializado.

 

A avaliação de desempenho é, então, uma estratégia que foca na melhoria dos resultados e orienta sobre o que é necessário para chegar ao objetivo final. Desta forma, este estudo mede:

 

  • Produtividade individual;
  • Nível de efetividade;
  • Possíveis problemas que impeçam o rendimento;
  • Necessidade de treinamento – inclusive, personalizado;
  • Talentos a serem retidos e desenvolvidos.

 

E aí, o que a gestão ou equipe de RH faz com os resultados da avaliação de desempenho? Desenvolve programas específicos que expandem a organização, pois aprimoram e otimizam o fluxo de trabalho.

 

Conheça quais são os nove tipos de avaliação de desempenho

Mais do que saber o que é avaliação de desempenho, é importante conhecer os tipos de metodologia disponíveis para, a partir daí, usar aquela que é adequada às necessidades do negócio. Os focos são específicos, pois cada uma tem diferentes opções de aplicação.

 

1. Autoavaliação de desempenho

Este é um tipo de avaliação que dá ao funcionário a possibilidade de enxergar seu próprio papel na empresa. Com ele, é possível identificar suas forças e fraquezas ao preencher um formulário em pesquisa, normalmente, confidencial.

 

Após responder, os resultados são discutidos entre colaborador e gestão para avaliar como a performance pode ser mantida, aprimorada ou corrigida.

 

2. Avaliação 90º ou direta

Também conhecida como “avaliação de cima para baixo”, esta é uma das metodologias mais aplicadas nas organizações. De forma bem simples, é o feedback dado aos colaboradores, que pode ser tanto formal quanto informal.

 

Nesse tipo de avaliação de desempenho, a gestão avalia pontos fortes e fracos para, a partir daí, direcionar o treinamento ou desenvolvimento individual. É um modelo que facilmente identifica talentos para futuras oportunidades. Ademais, é justa porque avalia a todos igualmente.

 

3. Avaliação 180º ou conjunta

Bastante efetiva, a avaliação 180º é aquela na qual o gestor analisa o colaborador, e vice-versa. Assim, ela é importante para o desenvolvimento individual da equipe e melhoria nos aspectos de liderança.

 

O foco principal desse tipo de avaliação de desempenho é a transparência e imparcialidade, bem como viabilizar a melhoria conjunta.

 

4. Avaliação 270º

270º é um tipo de avaliação de desempenho na qual o colaborador é analisado tanto pelo gestor quanto colegas de mesmo grau hierárquico. Este modelo traz observações importantes sobre o trabalho em equipe.

 

5. Avaliação 360º

Considerado um dos tipos de avaliação de desempenho mais eficazes, o modelo 360º faz com que o profissional seja analisado por todos aqueles com quem trabalha. Isso inclui subordinados, pares, gestores, clientes e a si mesmo.

 

Uma das principais vantagens deste tipo de avaliação é que ele constrói uma visão ampla do colaborador, considerando diferentes observações. Lembrando que o gestor também passa pelo estudo.

 

6. Avaliação de equipes

Uma das maiores vantagens da avaliação de equipes é sair um pouco do desempenho individual e focar no grupo como um todo. Deste modo, o estudo analisa a integração dos colaboradores e até o trabalho coletivo.

 

Trata-se, aliás, de algo um tanto quanto óbvio, considerando que os processos são interligados, desde que haja sinergia.

 

7. Avaliação do líder

Esta é uma versão da Avaliação 360º e coloca a liderança como foco da análise dos funcionários tendo, como base, critérios e feedbacks. O processo é guiado por formulários e fortalece o diálogo entre as duas partes, mantendo a transparência.

 

8. Avaliação por competências

A avaliação de desempenho por competências considera o chamado CHA (competências, habilidades e atitudes) nos seguintes quesitos:

 

  • Competências organizacionais;
  • Gerenciais;
  • Comportamentais;
  • Técnicas.

 

Assim, este tipo de estudo acaba configurando-se como uma avaliação completa, pois permite analisar tanto o desempenho individual como o da empresa. Sem falar na possibilidade de promover o desenvolvimento do funcionário.

 

9. Escala gráfica

Também bastante comum, a escala gráfica é um tipo de avaliação de desempenho que categoriza o objeto de estudo com notas de zero a cinco.

 

Como saber o tipo de avaliação a aplicar?

O primeiro passo é saber qual o resultado esperado para, então, identificar o tipo de avaliação que é mais indicado. Porém, para aplicar, é preciso também considerar a própria cultura organizacional até para saber como os colaboradores vão receber as avaliações.

 

E quando aplicar a avaliação de desempenho? O ideal é, pelo menos, uma vez por ano, mas isso também vai depender da realidade da empresa. Conforme a cultura, pode ser possível aplicar feedbacks rotineiros, até sem tanta formalidade no processo.

 

A gestão e equipe de RH devem conhecer, não só quais são os nove tipos de avaliação de desempenho como a cultura organizacional. A partir daí, saberão qual metodologia aplicar para impulsionar os resultados da equipe e organização.

 

Aqui no Peixe 30 temos uma ferramenta chamada de Assessment, ela é gratuita e permite avaliar características da personalidade do usuário, o que ajuda a saber se ele tem o fit cultural buscado. Cadastre-se e experimente!

 

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

Como fazer a descrição de cargos?

Toda organização é composta de profissionais com atribuições distintas e funções definidas. Empresas só crescem...

Quais são as habilidades interpessoais?

Se você trabalha mesmo que de maneira tangente com processos seletivos, com certeza já se...

Como avaliar um candidato à vaga de emprego?

Somar ao quadro profissional de uma empresa é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais...

Como ser um bom líder de equipe? Veja dicas valiosas

Mais do que saber como liderar, é preciso administrar conflitos e estimular pessoas a fim...

Como chamar a atenção de um funcionário?

Posições de liderança naturalmente carregam responsabilidades. Saber gerir uma equipe está associado a habilidades interpessoais...

Como criar um anúncio de vaga de emprego?

A busca por bons colaboradores é um dos maiores desafios do setor de Relações Humanas...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!