Quais são os nove tipos de avaliação de desempenho e como aplicá-las?

Mayk | setembro 23, 2022

Imagem artigo

A metodologia é indispensável no desenvolvimento da gestão de pessoas

 

Você, profissional de Recursos Humanos, precisa saber quais são os nove tipos de avaliação de desempenho e a importância de aplicá-los para desenvolver talentos dentro da organização. Os benefícios justificam todo o esforço necessário para implementar esta metodologia.

 

O desempenho é a forma como uma pessoa executa suas atividades. “Medir” a evolução do funcionário, porém, requer uma avaliação cuidadosa, pois se trata do desenvolvimento humano, e não de como um carro rende na rodovia, por exemplo.

 

Aplicar corretamente um dos vários tipos de avaliação de desempenho e oferecer o feedback em conjunto com um treinamento adequado pode aumentar o engajamento do colaborador. Consequentemente, amplia os resultados da própria empresa, uma vez que também retém o capital humano.

 

Você está no blog do Peixe 30, uma rede social corporativa e vamos ajudá-lo a entender quais são os nove tipos de avaliação de desempenho e como usar essa ferramenta na gestão estratégica de pessoas.

 

O que é avaliação de desempenho?

Esta é uma metodologia que mensura a performance do colaborador. Por ela, a gestão ou analista de RH identifica o engajamento das pessoas em cada projeto. Note que o objetivo não é punir, mas pontuar o que pode ser melhorado ou potencializado.

 

A avaliação de desempenho é, então, uma estratégia que foca na melhoria dos resultados e orienta sobre o que é necessário para chegar ao objetivo final. Desta forma, este estudo mede:

 

  • Produtividade individual;
  • Nível de efetividade;
  • Possíveis problemas que impeçam o rendimento;
  • Necessidade de treinamento – inclusive, personalizado;
  • Talentos a serem retidos e desenvolvidos.

 

E aí, o que a gestão ou equipe de RH faz com os resultados da avaliação de desempenho? Desenvolve programas específicos que expandem a organização, pois aprimoram e otimizam o fluxo de trabalho.

 

Conheça quais são os nove tipos de avaliação de desempenho

Mais do que saber o que é avaliação de desempenho, é importante conhecer os tipos de metodologia disponíveis para, a partir daí, usar aquela que é adequada às necessidades do negócio. Os focos são específicos, pois cada uma tem diferentes opções de aplicação.

 

1. Autoavaliação de desempenho

Este é um tipo de avaliação que dá ao funcionário a possibilidade de enxergar seu próprio papel na empresa. Com ele, é possível identificar suas forças e fraquezas ao preencher um formulário em pesquisa, normalmente, confidencial.

 

Após responder, os resultados são discutidos entre colaborador e gestão para avaliar como a performance pode ser mantida, aprimorada ou corrigida.

 

2. Avaliação 90º ou direta

Também conhecida como “avaliação de cima para baixo”, esta é uma das metodologias mais aplicadas nas organizações. De forma bem simples, é o feedback dado aos colaboradores, que pode ser tanto formal quanto informal.

 

Nesse tipo de avaliação de desempenho, a gestão avalia pontos fortes e fracos para, a partir daí, direcionar o treinamento ou desenvolvimento individual. É um modelo que facilmente identifica talentos para futuras oportunidades. Ademais, é justa porque avalia a todos igualmente.

 

3. Avaliação 180º ou conjunta

Bastante efetiva, a avaliação 180º é aquela na qual o gestor analisa o colaborador, e vice-versa. Assim, ela é importante para o desenvolvimento individual da equipe e melhoria nos aspectos de liderança.

 

O foco principal desse tipo de avaliação de desempenho é a transparência e imparcialidade, bem como viabilizar a melhoria conjunta.

 

4. Avaliação 270º

270º é um tipo de avaliação de desempenho na qual o colaborador é analisado tanto pelo gestor quanto colegas de mesmo grau hierárquico. Este modelo traz observações importantes sobre o trabalho em equipe.

 

5. Avaliação 360º

Considerado um dos tipos de avaliação de desempenho mais eficazes, o modelo 360º faz com que o profissional seja analisado por todos aqueles com quem trabalha. Isso inclui subordinados, pares, gestores, clientes e a si mesmo.

 

Uma das principais vantagens deste tipo de avaliação é que ele constrói uma visão ampla do colaborador, considerando diferentes observações. Lembrando que o gestor também passa pelo estudo.

 

6. Avaliação de equipes

Uma das maiores vantagens da avaliação de equipes é sair um pouco do desempenho individual e focar no grupo como um todo. Deste modo, o estudo analisa a integração dos colaboradores e até o trabalho coletivo.

 

Trata-se, aliás, de algo um tanto quanto óbvio, considerando que os processos são interligados, desde que haja sinergia.

 

7. Avaliação do líder

Esta é uma versão da Avaliação 360º e coloca a liderança como foco da análise dos funcionários tendo, como base, critérios e feedbacks. O processo é guiado por formulários e fortalece o diálogo entre as duas partes, mantendo a transparência.

 

8. Avaliação por competências

A avaliação de desempenho por competências considera o chamado CHA (competências, habilidades e atitudes) nos seguintes quesitos:

 

  • Competências organizacionais;
  • Gerenciais;
  • Comportamentais;
  • Técnicas.

 

Assim, este tipo de estudo acaba configurando-se como uma avaliação completa, pois permite analisar tanto o desempenho individual como o da empresa. Sem falar na possibilidade de promover o desenvolvimento do funcionário.

 

9. Escala gráfica

Também bastante comum, a escala gráfica é um tipo de avaliação de desempenho que categoriza o objeto de estudo com notas de zero a cinco.

 

Como saber o tipo de avaliação a aplicar?

O primeiro passo é saber qual o resultado esperado para, então, identificar o tipo de avaliação que é mais indicado. Porém, para aplicar, é preciso também considerar a própria cultura organizacional até para saber como os colaboradores vão receber as avaliações.

 

E quando aplicar a avaliação de desempenho? O ideal é, pelo menos, uma vez por ano, mas isso também vai depender da realidade da empresa. Conforme a cultura, pode ser possível aplicar feedbacks rotineiros, até sem tanta formalidade no processo.

 

A gestão e equipe de RH devem conhecer, não só quais são os nove tipos de avaliação de desempenho como a cultura organizacional. A partir daí, saberão qual metodologia aplicar para impulsionar os resultados da equipe e organização.

 

Aqui no Peixe 30 temos uma ferramenta chamada de Assessment, ela é gratuita e permite avaliar características da personalidade do usuário, o que ajuda a saber se ele tem o fit cultural buscado. Cadastre-se e experimente!

 

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]