Uma empresa nada mais é do que uma empreitada encabeçada por indivíduos com habilidades técnicas e interpessoais. Observando por esse prisma, os colaboradores ganham protagonismo. A partir deste pensamento, é necessário entender o que é gestão de talentos para valorizar os melhores profissionais.
O que acontece quando os profissionais talentosos e que contribuem para a equipe pedem desligamento? É possível contratar novos colaboradores, mas isso não é garantia de que se consiga a mesma dedicação e talento que auxiliaram o crescimento até aquele ponto.
É exatamente nesse espaço que se encaixa o conceito de “gestão de talentos”, assunto que será tema dos tópicos abaixo. Vamos explorar o que o termo significa, quais são as suas vantagens para as organizações e como ele pode ser aplicado com base em atitudes práticas.
Para ajudá-lo a compreender melhor o tema, reunimos algumas informações importantes aqui no blog do Peixe 30. Somos a rede social profissional brasileira que mais cresce em todo o mundo!
Veja também: O que é mapeamento do perfil comportamental?
O que é gestão de talentos?
Consiste em estratégias implementadas com o objetivo de atrair, contratar, reter e desenvolver profissionais talentosos dentro de uma organização. Isso é feito a partir de atitudes a nível organizacional, com o intuito de valorizar os colaboradores da empresa.
Atrair
O primeiro pilar para entender o que é gestão de talentos é saber a importância da atração para a organização, o que é feito com a abertura de processos seletivos e recrutamentos diretos.
É necessário mapear o mercado, em busca de profissionais com perfis que possam somar aos trabalhos cotidianos.
Contratar
A contratação é o segundo pilar da gestão de talentos. É fácil deduzir que um profissional almejado por sua competência precisará de uma oferta adequada, levando em conta benefícios, flexibilidade e a chance de crescimento dentro da organização que o contratará.
Reter
De nada adianta entender o que é gestão de talentos e contratar bons profissionais se eles abandonarem o barco depois de um breve período de tempo. A fim de que a parceria seja duradoura, o terceiro pilar da gestão de talentos é a retenção, o que inclui diminuir as taxas de turnover e custos associados a ela.
Desenvolver
Ao explicar o que é gestão de talentos, a última etapa é o desenvolvimento do colaborador. Esse é, talvez, um dos mais valiosos, pois consiste em treinar profissionais que já compõem a organização, mas cujo potencial, especialmente como líder, ainda não foi completamente desenvolvido.
Como fazer uma gestão de talentos adequada?
Ela é feita a partir de ações como a gestão por competência, elaboração de planos de sucessão, otimização do recrutamento, oferecimento de programas de onboarding e foco nas habilidades e necessidades específicas da organização com a qual se trabalha. Como isso deve ser feito? Veja alguns detalhes abaixo!
Oferta de benefícios
O primeiro passo para que a gestão de talentos tenha o efeito desejado é a oferta de benefícios justos aos trabalhos executados. Esse tipo de incentivo mostra aos profissionais que eles são reconhecidos e valorizados, o que deve ir além das obrigações trabalhistas.
Possibilidade de uma jornada de trabalho flexível
Para entender o que é gestão de talentos, pense que um mundo moderno pede a assimilação a uma jornada de trabalho igualmente evoluída. Rotinas tradicionais podem (e devem) ser flexibilizadas a fim de acomodar necessidades individuais, o que não impacta negativamente na produtividade do colaborador mais satisfeito.
Oportunidade de crescimento profissional
Quando um colaborador talentoso ocupa uma posição onde se sente “estagnado”, as chances são altas de que ele busque melhores oportunidades em outra empresa. Deve-se prezar por feedbacks contínuos, treinamentos, capacitações e planos de carreira e crescimento interno para neutralizar este sentimento.
Opte pelo que não é “tradicional”
A gestão de talentos, por si só, é um modelo que se adequa às mudanças do mundo corporativo, o que o afasta do “tradicional”. De maneira similar, suas aplicações levam em conta profissionais que também fogem desse molde, o que permite trabalhos transparentes.
Quais são os benefícios da boa gestão de talentos?
As razões para a aplicação, especialmente quando comparada com as estratégias mais obsoletas de gestão de pessoas, são múltiplas. Dentre todas, existem quatro que merecem a atenção por parte de profissionais do RH.
Traz maior satisfação aos profissionais
Após entender o que é gestão de talentos, não é controverso dizer que uma empresa só é bem-sucedida se os colaboradores que fazem parte dela estão satisfeitos. Motivação e engajamento fortalecem a cultura organizacional, o que acrescenta um senso de união entre os membros de diferentes setores.
Auxilia no crescimento da organização
Pegando gancho no item anterior, é indiscutível que a gestão de talentos auxilia no crescimento da organização como um todo, algo visto a partir do aumento da produtividade, desempenhos mais satisfatórios, trabalhos coletivos de qualidade e a satisfação de clientes.
Economiza recursos
Dentre os custos mais desperdiçados em uma organização estão aqueles associados à rotatividade de profissionais. Quando uma gestão de talentos é aplicada de forma adequada, diminui-se a taxa de turnover, o que tem reflexos diretos na economia de parte dos recursos.
Melhora a imagem perante o mercado
Uma empresa que aplica a gestão de talentos melhora a sua reputação perante o mercado, especialmente aos olhos de profissionais independentes ou contratados por concorrentes. As estratégias estão diretamente relacionadas com os conceitos de adaptabilidade e inovação.
Se existe o objetivo de atrair, contratar e reter bons colaboradores, você já sabe o que é gestão de talentos e que não deve ser subestimada. É apenas com ações pontuais que valorizam bons profissionais que o conceito é executado com êxito. O sucesso, então, é uma consequência.
Vai fazer um novo processo seletivo? Aproveite a tecnologia para filtrar os melhores candidatos. Com o Recruiter, nosso software de recrutamento e seleção, você reduz o tempo na avaliação de perfis individuais e encurta o caminho para encontrar bons profissionais!