O que é feedback e qual é a sua importância para o time?

Mayk | julho 04, 2022

Imagem artigo

Agregar novos talentos já formados é tremendamente importante para qualquer empresa. Um negócio só terá chances de ser bem-sucedido se os colaboradores que fazem parte dele forem habilidosos e capazes.

 

Uma tarefa pouco valorizada, porém, é o desenvolvimento de talentos. Falamos aqui daqueles profissionais com potencial, mas pouca ou nenhuma experiência. Para alguns gestores, investir nestes colaboradores pode parecer uma perda de tempo, mas isso está longe de ser verdade.

 

Se o seu propósito é ter um time motivado e que supere as expectativas, é imprescindível que entenda o que é feedback e qual é a sua importância na gestão da equipe.

 

Saiba que ninguém desenvolve talentos da noite para o dia, mas existem ferramentas que podem auxiliar nesse processo e vamos abordar a principal neste artigo.

 

Talvez esta seja a sua primeira visita ao blog do Peixe 30 e queremos nos apresentar: somos uma rede social profissional em vídeo e entregamos diversas ferramentas e conteúdos para gestores, empreendedores e aqueles que desejam alavancar a carreira.

 

Seja bem-vindo, cadastre-se gratuitamente e conheça nossas oportunidades!

 

O que é feedback?

Antes de nos aprofundarmos no tema, é necessário esclarecer o assunto. Para você, que deseja entender o que é feedback, saiba que trata-se de uma palavra de origem inglesa, a junção entre “feed” (alimentar) e “back” (de volta). De maneira literal, a tradução seria algo como “realimentar”. Ela pode ser melhor interpretada como retorno ou reação.

 

Perceba como o prefixo “re” está presente nesses equivalentes. Isso acontece porque o ato de feedback está primordialmente ligado com uma resposta ou um direcionamento a respeito de algo que foi feito.

 

Imagine o seguinte cenário: um colaborador realiza uma tarefa X. Você, gestor, observa o trabalho feito e oferece algum comentário construtivo (positivo ou negativo) a respeito. O que você fez foi um feedback.

 

De maneira geral, o feedback consiste em retornar informações após o recebimento de algo (seja um trabalho, como no exemplo acima, ou uma atitude ou comportamento). Você irá falar o que pode ser melhorado, o que está bom e deve continuar, etc.

 

É muito importante dizer que, no contexto profissional, o feedback não é uma opinião. Ao oferecê-lo a um colaborador, você estará respondendo-o de maneira embasada, a fim de melhorar o trabalho dele e da equipe como um todo.

 

Qual é a importância do feedback?

O feedback é uma ferramenta essencial para qualquer equipe. É por meio dele que os gestores irão “guiar” os trabalhos, expandir os talentos e melhorar as performances.

 

Algumas das principais funções do feedback são:

 

  • Identificar os pontos fortes e fracos dos membros de uma equipe;
  • Promover uma melhor comunicação entre gestores e colaboradores;
  • Manter uma cultura de aprendizado contínuo dentro da empresa;
  • Motivar e incentivar a equipe.

 

Entender o que é feedback e implementá-lo em sua equipe evitará uma série de situações improdutivas, como a repetição de erros e o desligamento desnecessário de profissionais por comportamentos que podem ser melhorados.

 

Aliado a tudo isso, é possível observar que o feedback tem valor especial por tornar situações adversas em oportunidades de crescimento. Não se trata de fazer certo ou errado, mas de aprender com o que foi feito e aprimorar o trabalho futuro.

5 dicas na hora de dar feedbacks

Ao descobrir o que é feedback e a sua importância, você, no papel de gestor de pessoas, precisa entender como utilizá-lo da maneira correta. Se ele for feito incorretamente pode acarretar situações desagradáveis e prejuízos de performance individual e coletiva.

 

Abaixo estão 5 dicas de como dar um bom feedback.

Observe e prepare-se

Um feedback só é possível se você tiver prestado atenção no que foi feito. Para isso, é essencial estar atento ao trabalho de cada colaborador e preparar os seus argumentos.

 

Feedbacks “imediatos” existem e podem ser feitos, mas eles devem ser restritos a situações específicas e que não possam ser adiadas. Para todas as outras, o ideal é sempre ter embasado o que você irá falar, tanto positiva quanto negativamente.

Saiba o momento correto de fazer o feedback

Como regra geral, feedbacks devem sempre ser feitos de modo privado, em uma conversa entre o gestor e o colaborador. Nunca os faça em público, mesmo que o que vá dizer seja positivo.

Comece pelos pontos fortes do funcionário

Se você está dando um feedback a um colaborador, é porque valoriza o que ele agrega para a equipe. Na hora de fazer a avaliação, lembre-se sempre de apontar também o que foi feito corretamente, pontuando o lado positivo do trabalho.

 

Começar pelos elogios é uma boa forma de “quebrar o gelo” e tornar o colaborador mais receptivo ao que será dito.

 

Não faça rodeios

Elogios são importantes, mas assim como as críticas, eles devem ser pontuais. Evite ao máximo “enrolar” na hora de dar um feedback. No fim das contas, o objetivo é que esse tipo de diálogo agregue e não seja visto como uma perda de tempo.

Exercite a empatia

A maneira mais eficiente de realizar uma comunicação é compreender o outro. Por mais que o feedback seja a resposta para um trabalho ou comportamento, é importante estar aberto ao diálogo.

 

Você precisa ser firme nas suas ideias, ao mesmo tempo em que oferece um ambiente seguro e confortável, a fim de que o ato de receber um feedback não se torne algo negativo.

 

Para finalizar, nestas explicações sobre o que é feedback, pense-o como uma forma de investimento. Você estará utilizando o seu tempo e o do colaborador a fim de tornar o trabalho de toda a equipe melhor. Essa atitude, quando bem feita, só irá trazer resultados positivos.

 

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se em nossa newsletter e baixe o app Peixe 30. Você terá acesso a várias informações que vão facilitar o seu dia.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

 

Depois de compreender melhor o que é feedback e qual é a sua importância, queremos convidá-lo a ler também:

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

Como fazer a descrição de cargos?

Toda organização é composta de profissionais com atribuições distintas e funções definidas. Empresas só crescem...

Quais são as habilidades interpessoais?

Se você trabalha mesmo que de maneira tangente com processos seletivos, com certeza já se...

Como avaliar um candidato à vaga de emprego?

Somar ao quadro profissional de uma empresa é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais...

Como ser um bom líder de equipe? Veja dicas valiosas

Mais do que saber como liderar, é preciso administrar conflitos e estimular pessoas a fim...

Como chamar a atenção de um funcionário?

Posições de liderança naturalmente carregam responsabilidades. Saber gerir uma equipe está associado a habilidades interpessoais...

Como criar um anúncio de vaga de emprego?

A busca por bons colaboradores é um dos maiores desafios do setor de Relações Humanas...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!