Qual é a importância da atração e retenção de talentos? Conheça os benefícios

Mayk | dezembro 11, 2023

Imagem artigo

Independentemente da área de atuação de uma organização, uma verdade reina suprema: o crescimento e o sucesso só são possíveis quando existem pessoas talentosas e esforçadas por trás das atividades. Garantir isto, porém, não é uma tarefa tão simples.

 

Diante deste cenário, é preciso falar sobre qual é a importância da atração e retenção de talentos para as empresas. É preciso mexer na cultura da organização e reforçar a capacitação dos colaboradores.

 

Em primeiro lugar, é necessário que os colaboradores se sintam valorizados e motivados, entregando sempre o seu melhor, sem que existam prejuízos para a vida pessoal e profissional. Organizações que não promovem esse princípio básico, raramente têm sucesso.

 

A partir dessa realidade, surge um desafio: como profissionais talentosos podem ser atraídos e retidos? Nesse texto, vamos falar como alcançar estes objetivos e qual é a importância de adotar tais estratégias. Fique conosco até o final!

 

Quer atrair novos talentos para sua empresa? Te ajudamos a encontrar o candidato certo. Conheça o software de recrutamento e seleção do Peixe 30!

 

O que são atração e retenção de talentos?

Elas se referem a um conjunto de práticas e estratégias utilizadas em processos seletivos e na tomada de decisões gerenciais dentro de uma empresa. Ao contrário do que imaginamos inicialmente, o setor de RH não é o único responsável aqui.

 

Na prática, antes de saber qual é a importância da atração e retenção de talentos, você deve entender que atrair e reter bons funcionários envolve uma série de fatores, muitos dos quais fogem da alçada dos profissionais do setor de RH. É preciso colocar em prática estratégias que impactam as atividades diárias da empresa.

 

Isso também significa que as duas atitudes (atrair e reter) têm uma relação direta e cíclica. De nada adianta os processos seletivos recrutarem profissionais talentosos, se eles não ficarem na organização. Dessa forma, ambas devem ser consideradas em conjunto.

 

 

Qual é a importância da atração e retenção de talentos?

Não existe qualquer dúvida de que elas são benéficas para uma empresa. Apesar disso, falar de maneira ampla impede que coloquemos em perspectiva o quão vantajoso é melhorar as estratégias envolvidas em cada um dos processos internos.

 

1 – Redução de gastos

Conduzir processos seletivos requer o desprendimento de recursos, tanto financeiramente, quanto de tempo. É preciso que os profissionais do RH confiram materiais recebidos por candidatos, realizem entrevistas e dinâmicas e auxiliem na adaptação inicial do colaborador.

 

Ao entender qual é a importância da atração e retenção de talentos, todos esses gastos são reduzidos, considerando que não é preciso repetir os processos. Consequentemente, recursos podem ser realocados para estratégias que qualificam os trabalhos, como treinamentos, workshops e palestras.

 

2 – Maior motivação por parte dos colaboradores

O benefício deste tópico é evidente: colaboradores mais motivados entregam performances melhores. Não é à toa que termos como “quiet quitting” estão se tornando comuns nos jargões corporativos, já que profissionais que não se sentem valorizados não darão o seu melhor.

 

Nós vamos trabalhar como melhorar estratégias de atração e retenção de talentos em um dos tópicos posteriores, mas vale adiantar que a qualidade da vida profissional entregue ao colaborador é refletida nos resultados que ele oferece, o que gera um crescimento mútuo.

 

3 – Aumento da estabilidade dos trabalhos

É difícil conduzir trabalhos cotidianos quando um novo membro da equipe é contratado toda semana. A cada novo desligamento, os processos dos quais aquele colaborador fazia parte são prejudicados, especialmente se o profissional era o responsável pela liderança da equipe.

 

Ao considerar qual é a importância da atração e retenção de talentos, os trabalhos nos quais eles estão envolvidos ganham maior estabilidade, o que ajuda no cumprimento de prazos e na condução de projetos com maior qualidade. Essa vantagem é sentida especialmente pelos membros de um mesmo time.

 

4 – Melhora a imagem da organização

Uma empresa que desliga e contrata colaboradores com frequência, acaba ganhando uma fama ruim, tanto diante de clientes, quanto de outros talentos. Afinal de contas, um profissional bem qualificado não irá se interessar por vagas sem estabilidade e segurança.

 

É exatamente aqui que se encaixa um dos aspectos mencionados antes sobre qual é a importância da atração e retenção de talentos, que menciona a característica cíclica dos processos. Quando profissionais não são desligados o tempo todo, aumentam-se as chances de boas contratações futuras.

 

 

Como atrair e reter talentos?

Para chegar nesse objetivo, uma série de estratégias devem ser colocadas em prática, as quais visam primariamente duas coisas: encontrar profissionais qualificados no mercado e proporcionar um ambiente satisfatório que os motive a continuar.

 

Ao entender qual é a importância da atração e retenção de talentos, sua empresa deve oferecer comunicação direta e transparente, estabilidade, expectativa de crescimento e reconhecimento. Esses valores são possíveis com a adoção de práticas como planos de carreira e remuneração, premiações e iniciativas de treinamento de habilidades.

 

Talvez, tenha algo mais importante do que isso. A cultura da empresa deve colocar em primeiro lugar o bem-estar físico e emocional de seus colaboradores. Equilíbrio das tarefas, pesquisas sobre a qualidade do trabalho e remunerações adequadas para cada uma das funções é essencial.

 

Embora as tarefas de atrair e reter talentos sejam atribuições do setor de RH, é preciso ressaltar que elas só são possíveis com um trabalho coletivo entre recrutadores, gerência e demais colaboradores. Com a união dos trabalhos, manter os melhores profissionais fica mais fácil.

 

A tarefa de atrair os melhores profissionais exige muitas mudanças nos processos seletivos e também na cultura da empresa. Pensando nestas dificuldades, criamos o Peixe 30 Recruiter.

 

Trata-se de uma plataforma de recrutamento e seleção inteligente, que faz um RaioX completo do candidato, utilizando vídeos de apresentação, competências técnicas e habilidades comportamentais para ajudar empresas a encontrar rapidamente os melhores profissionais. Experimente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Como fazer um recrutamento externo e atrair novos talentos? Aprenda!

Quando falamos sobre processos seletivos, existem duas principais formas de realizá-los: utilizando o capital humano...

Como fazer um recrutamento interno? Promova os melhores talentos!

Para os profissionais do setor de Recursos Humanos, processos seletivos são uma parte importante do...

Como entrevistar um candidato à vaga de emprego? Encontre novos talentos

O momento em que o recrutador se encontra pela primeira vez com um talento e...

Como fazer um vídeo de apresentação para emprego? Encante os recrutadores!

Embora os processos seletivos realizados exclusivamente pela internet já existissem há algum tempo, a pandemia...

Como responder perguntas na entrevista de emprego? Consiga a sua contratação!

Um processo seletivo consiste de múltiplas etapas, onde os recrutadores buscam informações sobre os profissionais...

Como pedir feedback de entrevista após rejeição? Veja como se beneficiar!

Ninguém gosta de ser excluído, especialmente durante um processo seletivo. O profissional que está em...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]