Uma das inúmeras atribuições do setor de Recursos Humanos é a observação de características valiosas dos colaboradores que fazem parte de uma organização. A partir da percepção desses elementos, uma série de estratégias úteis podem ser elaboradas.
A fim de atingir esse objetivo, algumas ferramentas e metodologias podem ser utilizadas. Neste texto, vamos explicar uma delas e você entenderá o que é gestão por competência.
Amplamente aplicada no meio organizacional, ela traz benefícios tangíveis para os indivíduos e os grupos. Não confundir com gestão de competências, sendo a principal distinção entre elas o escopo. Explicaremos melhor abaixo!
Enquanto a gestão de competências compete exclusivamente ao RH, a gestão por competências parte desse setor e cria ramificações para toda a empresa.
Nesse texto nós vamos nos aprofundar sobre o que é (e o que são competências em si), de que maneira ela pode ser aplicada no contexto profissional e quais são os principais benefícios associados com a sua adequada utilização pelo RH. Vamos lá!
Entenda o que é gestão por competência nos Recursos Humanos
Antes de falarmos sobre a metodologia conhecida como “gestão de competências”, se faz necessário explicar o que são competências. De maneira resumida, esses elementos englobam comportamentos, conhecimentos e habilidades que possuam caráter profissional.
Ou seja: essas características influenciam, de uma maneira ou outra, nos desempenhos individuais e coletivos dos colaboradores de uma organização. Naturalmente, quanto melhor desenvolvidas, maior será o sucesso do indivíduo e da empresa.
Além disso, podemos dividi-las em 3 principais tipos: técnicas, comportamentais e funcionais:
- Competências técnicas envolvem todas aquelas habilidades práticas (como fazer um balanço de gastos, por exemplo) também chamadas de “hard skills”.
- Competências comportamentais são as soft skills, aquelas relacionadas às atitudes e às relações interpessoais. A liderança, por exemplo.
- Por fim, competências funcionais são aquelas com impacto direto nos trabalhos que precisam ser realizados.
É exatamente aí que entra a necessidade de compreender o que é gestão por competência. O termo trata de uma metodologia usada pelos profissionais de Recursos Humanos com foco em compreender os pontos fortes e fracos de colaboradores a fim de aprimorar suas qualidades e melhorar as performances.
Como aplicar a gestão por competência?
Compreendida o que é gestão por competência, a próxima etapa é saber como aplicar essa metodologia em uma organização. Assim como outras ferramentas usadas pelo RH na gestão de pessoas, o primeiro passo é a realização de um planejamento estratégico adequado.
Afinal de contas: quais são as competências necessárias para a realização dos trabalhos? Responder essa questão é importante para que a metodologia seja colocada em prática. Vale ressaltar que a pergunta pode ter desdobramentos interessantes.
Isso acontece porque as competências de colaboradores de uma organização podem ter uma importância geral (relacionada à empresa como um todo) ou específica (necessária para algumas funções e departamentos). Esse elemento do planejamento deve ser considerado.
Feitas essas reflexões, o próximo passo é a identificação do que falta para os colaboradores. Isto é: de acordo com as competências exigidas, o que pode ser melhorado? Responder essa pergunta exige uma análise individual e coletiva dos múltiplos tipos de competências.
Por último, devem ser elaborados Planos de Desenvolvimento Individual (PDI), os quais buscam aprimorar as deficiências percebidas durante a análise da gestão por competência. Melhorar esses indicadores inclui o treinamento de colaboradores e mudança de práticas.
Como uma etapa “extra” podemos também mencionar o acompanhamento dos resultados, a fim de perceber se as estratégias pensadas ajudaram a solucionar as deficiências nas áreas de competências requeridas. Todo esse processo é desafiador, mas traz bons resultados.
Conheça os benefícios da gestão por competência
Como é possível perceber pelos tópicos em que explicamos o que é gestão por competência, o principal benefício da prática é a melhoria dos desempenhos. A metodologia ajuda profissionais do RH a descobrir profundamente competências como conhecimentos, habilidades e atitudes.
A metodologia também é abrangente, envolvendo tanto soft skills quanto hard skills. Esse elemento é valioso, já que boa parte dos trabalhos requerem não somente conhecimentos técnicos, mas boas habilidades interpessoais, as quais podem ser melhoradas com a gestão.
Dentre outros benefícios, podemos mencionar o aprimoramento dos processos seletivos e de contratação (o que se reflete na diminuição do turnover), o fortalecimento de vínculos entre colaboradores e a organização e entre si, além de um maior sentimento de valorização profissional.
Também podemos mencionar:
- A retenção de talentos;
- Otimização do tempo dos colaboradores;
- Diminuição dos tropeços na realização de tarefas;
- Trabalhos feitos com maior qualidade.
Todos esses aspectos ajudam na melhoria das performances.
Por fim, é válido mencionar um desafio associado à metodologia. Por se tratar de uma ferramenta específica do setor de Recursos Humanos, é necessário explicar e convencer outros setores da organização da relevância do processo para o sucesso das empreitadas.
Com a adequada aplicação da gestão por competências, todos saem ganhando. Os colaboradores desenvolvem habilidades (tanto em pontos fortes quanto fracos) e a organização se beneficia de trabalhos assertivos de acordo com as aptidões individuais.
Acima, apresentamos uma série de informações para que você compreenda melhor o que é gestão por competência. Este texto faz parte de um conjunto de ações que elaboramos para facilitar o trabalho dos gestores e recrutadores.
Em nossa rede social você encontra histórias de outros gestores para trocar experiências e descobrir novas metodologias que podem potencializar seus resultados. Crie seu cadastro gratuito e invista em seu networking.