O que é employer branding? Quais são as vantagens desta estratégia?

Mayk | maio 08, 2022

Imagem artigo

A pergunta “o que é employer branding?” tem sido uma dúvida comum para as empresas. A ideia não é nova, mas “ganhou nome” nos últimos tempos, já que os profissionais valorizam as marcas com essa classificação para desenvolver suas carreiras.

 

É simples: os colaboradores buscam locais agradáveis para trabalhar. Para isso, o chamado employer branding é fundamental, pois ajuda na criação de uma cultura de valorização de todos.

 

A tradução deste termo é “marca empregadora”. Como já falamos em outro artigo sobre como atrair talentos para a empresa, os bons profissionais não levam em conta apenas o aspecto salarial, é necessário ir além para retê-los.

 

Para transformar a sua empresa em uma instituição em que os melhores gostariam de estar, é necessário entender o que é employer branding e promover mudanças estruturais. Nós separamos algumas informações importantes neste artigo para você!

 

Aqui no Peixe 30, sempre apresentamos conteúdos valiosos para profissionais e empresários com o objetivo de promover conhecimento, networking e novas parcerias. Faça parte deste oceano de oportunidades!

 

Faça o download do app Peixe 30 na Play Store.

Faça o download do app Peixe 30 na App Store.

Afinal, o que é employer branding?

A employer branding é um tema cada vez mais abordado nas organizações, e não é para menos. Com ele, é possível criar equipes mais capacitadas e seguras, e então contribuir para os resultados de um negócio.

 

Em tradução literal, employer branding significa “marca do empregador”. Ou seja, a forma que uma empresa é vista por seus colaboradores e potenciais trabalhadores.

 

Dessa forma, para explicar o que é employer branding, saiba que trata-se de um conjunto de técnicas, que pode ser executado por qualquer empresa. Seu objetivo é criar uma percepção positiva sobre determinada organização.

 

Essas técnicas não devem ser pensadas no cliente final, mas sim nos colaboradores. Ou seja, o employer branding busca estabelecer um negócio como um bom local de trabalho, valorizando o capital humano do negócio.

 

É uma forma da empresa se tornar mais competitiva, pois a concorrência no mercado de trabalho é grande. Claro, existem muitos profissionais disponíveis, mas os talentos “se dão ao direito” de “escolher seus trabalhos”.

 

As pessoas estão cada vez mais interessadas em empresas que sejam motivadoras e proporcionem ambientes de trabalho felizes. Por isso, buscam por algo que querem fazer, em negócios que combinem com o que elas acreditam.

 

Mas, não apenas isso: que também valorizem sua atuação e ofereçam oportunidades de crescimento. Tanto profissional, quanto pessoal.

 

Existem várias formas de estruturar o employer branding. Essa estratégia vai passar tanto pelo fortalecimento da cultura empresarial quanto pela criação de benefícios para os colaboradores.

 

Neste sentido, te convido a fazer um estudo profundo do fit cultural da sua empresa e depois faça uma avaliação comportamental dos profissionais. O resultado destes dois estudos servirá de base para transformar seu negócio em uma marca empregadora.

Vantagens de fazer um bom employer branding

Existem vários benefícios em desenvolver a employer branding de uma empresa, alguns são imediatos e outros de longo prazo. Você precisa entender que a mudança na cultura interna exigirá muitos esforços permanentes. Mas, os resultados compensam o investimento!

Retenção de talentos

Quando a empresa tem um bom employer branding, ela retém talentos, pois os profissionais têm prazer em atuar ali.

 

Outra coisa é que eles se sentem confortáveis a permanecerem naquela organização e se desenvolverem com ela. E também divulgam isso para outros bons profissionais!

 

Até porque, eles acreditam na Missão, Visão e Valores do negócio. Se são valorizados e gostam do que fazem ali, permanecem por muitos e muitos anos contribuindo para aquela empresa.

Atração de talentos

Em geral, as pessoas pesquisam sobre um negócio antes de entrar nele. Hoje, não é só o salário que faz a diferença, mas também a cultura daquela organização e o que os colaboradores acham dela. Tanto os atuais, quanto aqueles que já encerraram seu contrato de trabalho.

 

Isso quer dizer que uma empresa, quando é criticada por seus colaboradores, tende a não atrair bons talentos. Afinal, esses bons profissionais estão em busca de locais em que possam crescer de modo saudável.

 

Logo, ao entender o que é employer branding e começar a desenvolver esta estratégia, certamente a empresa terá uma nova imagem para aqueles que buscam novas oportunidades de trabalho. Como consequência, ela será atrativa para os talentos do mercado, uma vez que esses profissionais bem-sucedidos terão interesse em fazer parte da organização.

Equipes de alta performance

Se você reter bons profissionais e atrair os talentos que estão nos concorrentes, o resultado é uma equipe de ótima performance. Logo, os resultados esperados serão alcançados!

 

Com as pessoas certas e os processos bem definidos, as equipes vão entregar o que se espera delas e ainda podem surgir diversas inovações. Este tipo de estratégia favorece a criação de novos produtos e serviços!

 

Como efeito, a empresa terá maior competitividade, entregará melhores produtos e alcançará a satisfação de seus clientes. Ou seja, valorizar o capital humano é crucial para vencer a concorrência!

Como a employer branding é feito?

Agora que você já sabe o que é employer branding e suas vantagens, é hora de descobrir como implementá-la em sua organização. O processo requer tempo e planejamento!

 

De início, é preciso fazer um diagnóstico da empresa. Como ela é vista hoje pelos colaboradores? E no mercado? Quais são os incômodos e problemas que os profissionais percebem internamente?

 

Para fazer isso, é preciso estar disposto a ouvir os colaboradores. Ouvir e criar um ambiente seguro para eles possam falar de modo aberto, sem qualquer tipo de punição depois. Se a empresa pretende se transformar em employer branding, precisa da colaboração de todos, e só terá isso se as pessoas estiverem dispostas a ajudar.

 

Feito o diagnóstico, é preciso traçar um plano para lidar com os gargalos apontados. Muitos deles poderão ser resolvidos imediatamente, mas outros apenas em longo prazo.

 

Se os profissionais reclamam, por exemplo, da falta de um plano de carreira, isso é algo para se fazer desde já. Porém, ele só será implantado e terá resultados efetivos mais para frente, concorda?

 

Para colocar o que for definido em prática, é importante trabalhar o engajamento das lideranças. As tarefas devem ser divididas e ter metas.

 

Além disso, é preciso reforçar a cultura empresarial dentro e fora da empresa. Ações de marketing podem ajudar nessa segunda parte, pois vão divulgar o que é feito.

 

Vale também pensar formas de criar um ambiente de trabalho confortável e saudável. Por isso, é tão importante ouvir os colaboradores, pois eles saberão bem do que precisam.

 

Pronto, agora você já sabe o que é employer branding, como e por que tomar essa decisão estratégica. As empresas com essa característica tendem a crescer, pois vão ter resultados cada vez melhores com gente talentosa e um trabalho de excelência.

 

Aqui no blog do Peixe 30, sempre apresentamos conteúdos exclusivos que vão te ajudar a aperfeiçoar a gestão do seu negócio e promover novas parcerias. Se você ainda não conhece a nossa plataforma, saiba que somos uma rede social profissional em vídeo.

 

O aplicativo do Peixe 30 está disponível nas lojas de aplicativos da Apple e do Google, você pode baixá-lo gratuitamente:

  • Link para usuários IOS
  • Link para usuários Android

Depois de explicar aqui o que é employer branding, veja como contratar um líder e saiba mais sobre software de recrutamento.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]