Uma empresa só é capaz de crescer se os seus colaboradores também tiverem chances para isso. Embora essa afirmação seja incontestável, a maneira como ela é interpretada varia, o que pede estratégias direcionadas a garantir o sucesso da organização e de seus profissionais.
Sendo assim, é dever da liderança e dos profissionais de RH saber o que é gestão de desempenho e implementar programas de treinamentos para qualificar a mão de obra interna de acordo com os indicadores avaliados. Aqui, os objetivos precisam ser acompanhados frequentemente para medir o efeito das estratégias adotadas.
Para entender melhor, o desempenho individual deve ser medido por indicadores que qualificam o trabalho executado e cruzam estes índices com os objetivos. Aqueles profissionais acima da média podem ser promovidos, receber bônus e outros benefícios estabelecidos. Os que estão abaixo da média devem receber treinamentos.
Abaixo, vamos explicar melhor este processo que pode ser conduzido pelo RH, apresentaremos ainda as suas diferenças em relação às avaliações de desempenho, como pode ser aplicado na empresa e suas principais vantagens. Boa leitura!
Chega de perder tempo e dinheiro avaliando milhares de currículos para encontrar os melhores talentos. Com o software de recrutamento e seleção Peixe 30 Recruiter, você faz processos seletivos mais eficientes. Conheça a ferramenta!
Entenda o que é gestão de desempenho
Trata-se de um conjunto de processos com o objetivo de melhorar os trabalhos cotidianos de uma organização. Este trabalho é realizado a partir da coleta de dados e observação de áreas que merecem atenção e mudanças. Ao final, o objetivo é melhorar a performance individual e coletiva.
Em resumo, é a implementação de metodologias para avaliar os desempenhos de cada colaborador de uma área e a adoção de medidas a partir da análise desse desempenho. Não basta apenas observar o baixo resultado, é preciso que essa informação seja corroborada por dados.
Ao entender o que é gestão de desempenho, você consegue englobar etapas como:
- planejamento;
- avaliação;
- acompanhamento das atividades diárias;
- implementação de melhorias pontuais.
Tudo isso pede orientações contínuas, comunicação efetiva e boas estratégias, algo que não acontece do dia para a noite. Em algumas empresas, pode exigir a mudança da cultura organizacional.
O setor de Recursos Humanos é responsável pela gestão de desempenho, mas a sua eficácia depende de todos os setores da empresa, sendo um trabalho de melhoria coletivo. Lideranças precisam não somente estar à par das estratégias, como também encabeçar as mudanças.
Qual é a diferença entre gestão e avaliação de desempenho?
Embora sejam incorretamente utilizados como sinônimos em muitos contextos, os termos “gestão” e “avaliação” de desempenho representam tarefas distintas. As ideias estão relacionadas, mas há uma hierarquia, pois o primeiro termo abrange o segundo e você deve entender isso ao ler sobre o que é gestão de desempenho para não confundir.
Isto é: a avaliação de desempenho é uma das etapas da gestão. Como o nome sugere, este é um recurso para medir performances a partir de métricas pré-definidas, enquanto a gestão vai muito além.
Quando falamos em gestão de desempenho, nos referimos a adoção de uma série de ações a partir da coleta de tais indicadores dos colaboradores. O que será feito com o profissional que tem uma performance acima ou abaixo da média? Quando os treinamentos serão ofertados? Quais casos devem indicar uma demissão?
Este desdobramento do que fazer a partir dos números coletados, a devida implementação e o monitoramento dos efeitos faz parte da gestão de desempenho. Afinal, após a adoção, é esperada uma melhora geral. Qual é o tempo necessário para esta evolução? Vai depender de diversos fatores que serão estudados pelo time de RH.
Como aplicar e aprimorar a gestão de desempenho?
É válido mencionar que a gestão pode ser dividida, inicialmente, em quatro etapas: planejamento, execução, avaliação e feedback. Esses termos são gerais e se desdobram em várias atividades, mas representam adequadamente o que é preciso considerar ao implementar e definir boas estratégias de atuação.
Após entender o que é gestão de desempenho, é preciso definir quais são os objetivos e metas da empresa. Essas informações estarão alinhadas entre todos os setores internos, das lideranças aos membros liderados de uma equipe. Com base nisso, são escolhidas as métricas que façam mais sentido.
De acordo com os resultados, a liderança deve fornecer feedbacks aos envolvidos para a melhoria dos trabalhos, o que pode pedir treinamentos adicionais e ações direcionadas. O uso de tecnologias e softwares cumpre papel fundamental, tanto para a avaliação de desempenho quanto para acompanhar a evolução das melhorias.
Ao fim de tudo isso, o processo recomeça! Naturalmente, ciclos subsequentes têm execução mais simples, considerando o que foi aprendido antes, mas uma verdade permanece: é sempre possível melhorar atividades cotidianas, o que explica a importância da boa gestão.
Quais são as vantagens da gestão de desempenho?
Embora os benefícios possam ser divididos entre aqueles vantajosos para a empresa e os que são positivos para os colaboradores, a maioria dos pontos positivos faz sentido à ambos. Este é um processo de crescimento coletivo, como já vimos nas explicações sobre o que é gestão de desempenho abordadas acima.
Dentre as vantagens, podemos mencionar:
- as oportunidades de treinamentos para os colaboradores;
- a identificação de pontos fracos e fortes;
- o reconhecimento aos profissionais com bons desempenhos;
- o maior engajamento dos profissionais;
- o aumento das performances.
Também podemos citar a promoção de uma gestão mais estratégica, o alinhamento de expectativas entre colaboradores e organização, a tomada de decisões mais assertivas, a identificação de talentos para os planos de sucessão e o auxílio na reestruturação de times. São muitos os benefícios!
Superar os concorrentes é uma missão que começa com mudanças estruturais internas, antes mesmo do contato com clientes. A consequência é a diminuição das taxas de turnover, retenção de talentos, melhoria da reputação do empreendimento perante o mercado e mais!
Vale lembrar que a gestão de desempenho é um processo cíclico, onde o acompanhamento de um período segue outro e a comunicação sem ruídos se mantém constante. O objetivo principal é manter o aprimoramento das atividades, em busca do sucesso individual e coletivo.
Agora que você já sabe o que é gestão de desempenho, é possível se conectar com outros gestores em nossa rede social, ampliar o seu networking e aprender com as experiências deles. O acesso pode ser feito via Google Play ou na App Store.