Como fazer avaliação de desempenho?

Mayk | agosto 04, 2022

Imagem artigo

Uma das funções dos profissionais de Recursos Humanos (RH) dentro de uma organização é a gestão de pessoas. Isso é feito de diferentes maneiras, mas sempre com o propósito de obter a melhor performance, potencializar habilidades e desenvolver talentos. Neste sentido, é importante aprender como fazer avaliação de desempenho e fazer feedbacks constantes.

 

O monitoramento estratégico dos funcionários, com treinamentos e motivação, é uma ação imprescindível para ter equipes de alta performance e superar as metas. As grandes empresas já enxergam isso como um fator importante para reter talentos e vencer a concorrência.

 

Cabe ao time de RH, com apoio das lideranças, implementar ações que vão desde o processo seletivo adequado, a análise da cultura e clima organizacionais até a adoração de um programa de treinamento e desenvolvimento individual que colabore com o crescimento dos trabalhadores. Como resultado, a empresa terá equipes mais qualificadas e ótimos resultados operacionais.

 

Para ajudá-lo a compreender melhor o tema, reunimos aqui no blog do Peixe 30 algumas dicas sobre como fazer avaliação de desempenho e a sua importância para a instituição. Somos a rede social profissional brasileira que mais cresce em todo o mundo!

O que é avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta de RH com objetivos específicos e inúmeros benefícios. Ela é utilizada por profissionais da área no espaço organizacional a fim de avaliar performances de colaboradores e promover melhorias no cotidiano de trabalho.

 

Por sua abrangência, uma avaliação de desempenho existe em vários níveis, tanto individual quanto coletivamente. Ela pode ser realizada periodicamente (todos os meses ou ao fim do ano, por exemplo) ou de acordo com alguma necessidade específica da empresa.

 

Uma boa avaliação de desempenho trabalha em conjunto com diversos outros processos de gestão estratégica de pessoas, indo além da simples análise das performances individuais e coletivas e focando em aspectos que possam ser aprimorados e corrigidos.

Quais são os objetivos de uma avaliação de desempenho?

O objetivo primeiro da avaliação de desempenho é a compreensão dos trabalhos que estão sendo realizados. Se valendo de métricas previamente elaboradas, o profissional de RH conseguirá identificar se colaboradores estão atendendo ao que é esperado pela empresa.

 

A partir dos resultados dessa avaliação, diferentes medidas podem ser tomadas. Um colaborador que entrega desempenhos que excedem expectativas, por exemplo, pode receber incentivos como bonificações e promoções.

 

Por outro lado, desempenhos fracos podem apontar para a necessidade de treinamentos ou mudanças estruturais. O objetivo é o mesmo dos incentivos positivos: promover a melhoria dos trabalhos, buscando sempre o crescimento da organização.

 

Basicamente, é por meio das avaliações de desempenho que uma empresa é capaz de ter um “termômetro” das performances de seus colaboradores. É só a partir daí que podem ser promovidas mudanças que busquem eliminar eventuais problemas identificados.

Aprenda como fazer avaliação de desempenho

Uma avaliação de desempenho é composta primariamente de quatro etapas fundamentais: planejamento, execução, checagem e ajustes. Ao final, ela deve sustentar a realização de feedbacks e pontuar atividades que devem ser feitas pela gestão e pelos colaboradores, sempre com o objetivo de melhorar a performance coletiva.

 

Nos itens abaixo apresentamos algumas dicas de como fazer uma avaliação de desempenho da maneira mais eficaz.

Estabeleça objetivos claros

Antes de fazer a avaliação de desempenho, a primeira etapa deve ser estabelecer o que se está buscando. O estudo será de uma área específica da organização ou do todo? Qual vai ser o período avaliado? Existe algum aspecto que receberá maior atenção?

 

De acordo com a resposta para essas perguntas, um tipo diferente de avaliação será escolhido. Um processo que pule essa etapa obterá dados pouco claros e que não serão capazes de contribuir para a melhoria dos trabalhos.

Tenha um bom conhecimento da empresa

Entre as dicas de como fazer avaliação de desempenho, saiba que ela só será eficaz se o profissional de RH que está a aplicando conhece a organização. Isso é importante porque cada empresa preza por valores diferentes, de modo que a performance do colaborador está atrelada ao que se espera dele.

 

Conhecimentos aprofundados da organização passam também por saber a função de cada área e colaborador, a fim de avaliar corretamente as performances. Essa é também uma das etapas em que o profissional de RH deve trabalhar em conjunto com outro gestor.

Use as ferramentas adequadas

Existem ferramentas específicas para cada tipo de avaliação de desempenho. Algumas das principais incluem a autoavaliação, escala gráfica, análise individual, de equipe, por competência, dos objetivos e do líder.

 

Saber qual o tipo mais adequado passa necessariamente pelas duas dicas anteriores sobre como fazer avaliação de desempenho. É comum que mais de uma ferramenta seja utilizada em uma mesma análise, especialmente quando as informações buscadas possuem um escopo a nível organizacional.

Não economize esforços

Dada a importância da avaliação de desempenho, não é necessário dizer que ela deve ser feita com todo o cuidado possível. O esforço para a sua boa execução não deve ficar só nas mãos dos profissionais de RH, agregando diferentes áreas da empresa.

 

Em todas as etapas, deve-se sempre prezar pela transparência e tomar cuidados com viés de confirmação. Os responsáveis pela avaliação não devem confiar em sua memória, procurando sempre fazer anotações prévias e consultando-as quando necessário.

Avaliação feita, e agora?

Agora o trabalho duro continua, é claro! A avaliação de desempenho é importante justamente porque ela é uma etapa primária, que servirá de base para mudanças em prol do crescimento. Os dados obtidos por ela são essenciais, mas eles não funcionam sozinhos.

 

Se você é um gestor, considere as informações obtidas sobre os colaboradores e as utilize para promover melhorias e executar estratégias. Dê feedbacks, forneça treinamentos e continue cultivando o talento dos colaboradores. Todos os envolvidos só têm a ganhar!

 

Acima foi possível explicar, mesmo que de forma resumida, como fazer avaliação de desempenho e a importância desta medida. Este foi mais um conteúdo especial para gestores que criamos aqui no Peixe 30. Gostou dele? Inscreva-se em nossa newsletter e baixe o app Peixe 30 para ter acesso a várias informações que vão facilitar o seu dia!

 

O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

 

Veja também:

O que é employer branding?

Como lidar com conflitos na equipe?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

O que é mapeamento do perfil comportamental?

Pense no seguinte cenário: você é um profissional de RH responsável por um processo seletivo...

Dicas de como desenvolver habilidades de liderança e crescer na carreira

O líder direciona o trabalho da equipe para melhorar a produtividade e alcançar as metas...

O que é gestão estratégica de pessoas?

Toda organização, sem exceções, é composta por pessoas. Nas mais diferentes áreas e variados níveis,...

Como fazer avaliação de desempenho?

Uma das funções dos profissionais de Recursos Humanos (RH) dentro de uma organização é a...

Quais são as etapas de um processo seletivo?

Foi-se o tempo em que selecionar profissionais seguia um ritual mecânico e simples. Neste texto,...

Posso ser jovem aprendiz e estagiário ao mesmo tempo?

O início da vida profissional é repleto de muitas dúvidas. Dentre elas, podemos destacar: como...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!