Como elaborar um programa de treinamento e desenvolvimento?

Mayk | julho 06, 2022

Imagem artigo

Bons gestores sabem da importância de investir em seus colaboradores. Uma empresa só é capaz de expandir sua atuação se aqueles que a compõem também crescem. Dessa forma, aprender como elaborar um programa de treinamento e desenvolvimento da equipe é o mesmo que investir no seu negócio.

 

Esse investimento, porém, precisa ser planejado. De nada adianta priorizar, por exemplo, o aprimoramento de uma hard skill, quando o ponto fraco dos seus colaboradores é uma soft skill.

 

Para essa tarefa existem os famosos programas de treinamento e desenvolvimento, eles têm como função ajudar gestores a investir em seus colaboradores de maneira atenta, maximizando as chances de sucesso.

 

Como um gestor de pessoas, é essencial que você tenha conhecimento sobre as competências que devem ser exigidas dos seus colaboradores, saiba como desenvolver talentos e ainda seja capaz de fazer feedbacks frequentes. Essas medidas são úteis para rendimento.

 

Caso esta seja a sua primeira visita ao nosso blog, saiba que o Peixe 30 é uma rede social profissional em vídeo com várias dicas para gestores, networking e diversas outras funções. Faça seu cadastro gratuito e conheça nossas soluções!

O que é um programa de treinamento e desenvolvimento?

O programa (ou plano) de T&D é um documento onde devem estar listadas todas as informações relevantes a respeito de um treinamento a ser realizado por uma organização, com o objetivo de aprimorar algum aspecto entre os seus profissionais.

 

Ele serve a duas funções primárias: permitir que investimentos sejam feitos de maneira embasada e inteligente e como referência para futuros programas, a fim de avaliar o que foi efetivo na obtenção de resultados.

 

Dentro do programa de treinamento e desenvolvimento estarão listados todos os elementos mais importantes para a sua realização, desde dados que levaram a observar a necessidade dele até o orçamento.

 

Implemente um sistema de avaliação individual de seus colaboradores, detecte as fraquezas do time e ofereça novas qualificações. Essas ações vão melhorar a performance do seu grupo.

Saiba como elaborar um programa de treinamento e desenvolvimento

Após monitorar o desempenho dos colaboradores e detectar alguma falha, é hora de implementar um programa de qualificação, que pode ser coletivo ou individual. Abaixo mostraremos os principais elementos que devem ser considerados.

Observe as necessidades

Ao buscar informações sobre como elaborar um programa de treinamento e desenvolvimento, o ponto de partida será esse. A fim de qualificar o time, você precisa primeiro saber os motivos para tal. Isso só é possível com a análise da performance da sua equipe e o que ela precisa para crescer e desenvolver trabalhos melhores.

 

Essa primeira etapa pode ser realizada por meio de um processo chamado Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT). É ele quem irá identificar as necessidades dos seus colaboradores e ajudá-lo a elaborar todas as etapas seguintes.

 

Apesar de a observação das necessidades não precisar estar dentro do programa de T&D, ela é indispensável e deve ser feita com atenção, a fim de evitar que todo o restante não seja prejudicado. Uma avaliação ruim causa prejuízos diversos ao, por exemplo, treinar profissionais já qualificados.

 

Definindo os objetivos

Observadas as necessidades, você precisa agora pensar nos passos seguintes: quais objetivos quer alcançar com o programa de treinamento e desenvolvimento? Quem são os colaboradores que serão contemplados? Quais habilidades pretende que eles aprimorem? Quais serão os métodos utilizados?

 

O programa de aperfeiçoamento deve ser elaborado em cima dessas principais questões. Além disso, um dos passos seguintes, o orçamento, dependerá de tudo o que for decidido aqui.

Onde e como realizar o treinamento?

O local de aplicação do treinamento dependerá das necessidades e dos recursos da empresa. Ele pode ser realizado in company, outdoor ou mesmo online, com cada uma dessas alternativas oferecendo benefícios próprios. A ideia é ter o ambiente mais adequado e estimulante.

 

Os métodos também são variados. Eles vão desde workshops, palestras e aulas até a gamificação. No primeiro, prioriza-se a colaboração dos profissionais, enquanto no segundo incentiva-se a competitividade saudável. Ao aprender como elaborar um programa de treinamento e desenvolvimento você verá que não existe um método certo ou errado.

Elabore o orçamento

Tomadas as decisões anteriores, você está pronto para começar a fazer as contas. Cada um dos elementos definidos até aqui deverá ser considerado para que tenha a estimativa mais adequada dos recursos a serem utilizados ao implementar um programa de treinamento e desenvolvimento do seu time.

 

Nessa etapa, é muito importante se atentar aos custos-benefícios e projeções. A empresa estará gastando, sim, mas com um objetivo final muito maior. Se o programa de T&D foi realizado de maneira adequada, os gastos valerão a pena.

 

Organize o programa

Essa é a hora de colocar tudo no papel. Ao estudar formas de como elaborar um programa de treinamento e desenvolvimento, saiba que é necessário detalhar tudo e separar as informações de acordo com cada etapa. Lembre-se: mesmo após o fim, este documento será guardado como referência para ações futuras.

 

Da mesma forma, na hora de organizar o programa, você pode observar os T&D anteriores, buscando refinar o documento atual. É recomendada, inclusive, a realização de um evento “teste” antes das atividades serem colocadas em prática, isso ajudará a minimizar as possibilidades de erros.

Programa de treinamento e desenvolvimento realizado: e agora?

O trabalho não termina quando a execução do treinamento é finalizada. Como gestor, você implementou o programa com objetivos claros, certo? Logo, nada mais natural do que observar se eles serão atingidos nos momentos posteriores.

 

É por causa disso que o programa de treinamento e desenvolvimento se torna um processo cíclico: tudo começou com a sua observação das necessidades da equipe, lembra? Pois agora o ciclo recomeça com o acompanhamento dos resultados obtidos.

 

Não é difícil implementar este tipo de tarefa, desde que tudo seja feito com atenção. Os resultados, quando bem-sucedido, são indiscutíveis e são essenciais para que a sua empresa continue crescendo cada vez mais.

 

Aprendeu como elaborar um programa de treinamento e desenvolvimento? Coloque essas dicas em prática e poderá descobrir novos talentos em sua empresa.

 

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se em nossa newsletter e baixe o app Peixe 30. Você terá acesso a várias informações que vão facilitar o seu dia.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

O que é mapeamento do perfil comportamental?

Pense no seguinte cenário: você é um profissional de RH responsável por um processo seletivo...

Dicas de como desenvolver habilidades de liderança e crescer na carreira

O líder direciona o trabalho da equipe para melhorar a produtividade e alcançar as metas...

O que é gestão estratégica de pessoas?

Toda organização, sem exceções, é composta por pessoas. Nas mais diferentes áreas e variados níveis,...

Como fazer avaliação de desempenho?

Uma das funções dos profissionais de Recursos Humanos (RH) dentro de uma organização é a...

Quais são as etapas de um processo seletivo?

Foi-se o tempo em que selecionar profissionais seguia um ritual mecânico e simples. Neste texto,...

Posso ser jovem aprendiz e estagiário ao mesmo tempo?

O início da vida profissional é repleto de muitas dúvidas. Dentre elas, podemos destacar: como...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!