Como melhorar o desempenho da equipe?

Mayk | fevereiro 25, 2023

Imagem artigo

Trabalhar em equipe não é uma tarefa simples. Isso é verdade tanto para colaboradores que dividem espaços no exercício de suas funções, quanto para líderes que precisam navegar entre diferentes personalidades. Quando um profissional falha, todos sentem o impacto.

 

Logo, estudar opções de como melhorar o desempenho da equipe exige avaliar e implementar um senso de coletividade. A fim de obter bons resultados (os quais, vale destacar, nem sempre estão relacionados com números e lucros), é preciso compreender como uma equipe funciona como um grupo.

 

Nesse texto, selecionamos uma série de dicas que líderes devem considerar quando buscam a melhoria do desempenho de uma equipe. Elas envolvem atitudes práticas, mas colocam maior peso no fortalecimento das relações entre os profissionais, os gestores e a empresa.

 

Leia com atenção este artigo do Peixe 30 e veja como explorar tais conceitos em sua equipe!

 

Aprenda como melhorar o desempenho da equipe

Para que o trabalho seja efetivo, você precisa conhecer bem a sua equipe e saber quais são os resultados que ela entrega atualmente. Somente desta forma será possível implementar novas técnicas e monitorar o desempenho para fazer os ajustes necessários.

 

Veja aqui: Como fazer avaliação de desempenho?

 

Se você não sabe por onde começar, veja as nossas dicas de como melhorar o desempenho da equipe abaixo.

 

Conheça a sua equipe

O primeiro passo para uma boa liderança é o conhecimento. Isso pode ser feito por meio do monitoramento dos trabalhos e do acompanhamento direto das atividades profissionais. A partir daí, gestores serão capazes de observar os pontos fortes e fracos dos colaboradores.

 

O conhecimento de uma equipe também passa pela desenvoltura em saber lidar com diferentes personalidades e tipos de comportamento. As pessoas são diversas, e uma equipe que busca melhores desempenhos se beneficia do autoconhecimento.

 

Incentive diálogos abertos

A cultura do feedback é um dos elementos mais importantes de uma equipe bem entrosada. Isso só é possível com o incentivo ao diálogo livre que permita que colaboradores e gestores troquem críticas e elogios profissionais de maneira privada e respeitosa.

 

Esse conceito está associado à comunicação eficiente, um passo importante para quem busca melhorar o desempenho das equipes. A partir do momento que colaboradores possuem voz e sentem que suas opiniões importam, eles passam a se dedicar mais.

 

Lidere pelo exemplo

A melhor maneira de cobrar resultados é mostrar resultados. Na prática, isso significa liderar pelo exemplo. Se você, como gestor, espera melhores desempenhos, o caminho mais eficiente é demonstrar um excelente trabalho. Isso estimulará o espírito de equipe.

 

Um líder inspirador é capaz de motivar os colaboradores a buscar a excelência. Por outro lado, um gestor que apenas demanda e cobra sem oferecer nada em troca, desestimula as equipes e aumenta as chances de que profissionais simplesmente desistam de trabalhar com talentos.

 

Promova o desenvolvimento profissional

Mesmo o profissional mais capacitado do mundo ainda é capaz de aprimorar alguma habilidade. Isso vale desde conhecimentos práticos (como a utilização de um software específico, por exemplo) até capacidades interpessoais e de comunicação.

 

Uma boa maneira de aprimorar essas habilidades é promovendo o desenvolvimento profissional de colaboradores. Isso pode ser feito por meio de workshops, cursos, palestras, dinâmicas de equipe e oportunidades de crescimento na organização.

 

Ofereça boas ferramentas de trabalho

Realizar qualquer tipo de trabalho se torna mais difícil quando não se tem as ferramentas adequadas ao seu dispor. Um design terá muita dificuldade de criar uma arte inovadora, sem os programas básicos de edição de imagem, mesmo que suas habilidades sejam fortes.

 

Melhorar o desempenho de uma equipe, nesse sentido, passa por oferecer uma boa infraestrutura aos colaboradores. Investir em novas ferramentas e tecnologias reduz dificuldades e diminui consideravelmente o tempo gasto em tarefas improdutivas.

 

Tenha bons planejamentos

Para além de ações individuais, os trabalhos de uma equipe dependem bastante de planejamentos e estratégias. Mesmo grupos com as melhores sintonias não são capazes de desempenhar suas funções se não existe uma boa organização do que deve ser feito.

 

Cabe aos líderes colocar metas claras a serem seguidas, de acordo com estratégias desenvolvidas previamente. A partir do momento que os colaboradores sabem o que devem esperar e o que precisam cumprir, o fluxo dos trabalhos naturalmente melhora.

 

Demonstre apreço pela equipe

Não existe motivador mais eficiente do que a valorização. Um time que se sente apreciado pelos gestores irá se esforçar mais para entregar resultados. Mas essa dica de como melhorar o desempenho da equipe vai muito além dos números. A ideia aqui é a genuína promoção da qualidade de vida no trabalho.

 

Sempre que possível, líderes devem oferecer feedbacks positivos, colocar em prática programas de incentivo (sejam monetários ou não) diante de metas cumpridas e entregar recompensas. Tudo isso sempre com o objetivo de estimular o bem-estar profissional.

 

 

Seja flexível na liderança

Ao contrário do que se imagina, a firmeza e a flexibilidade não são características opostas. Um bom líder é aquele que sabe dosar posições firmes com momentos de empatia e compreensão, sempre se adaptando e levando em conta contextos variáveis.

 

O princípio não é ser fraco, mas oferecer maior autonomia aos colaboradores na prática de suas atividades. Um profissional que exerça uma função de maneira focada por 3 horas agregará muito mais do que um que se sinta pressionado durante uma jornada de 8.

 

Como você pode perceber por essas sugestões de como melhorar o desempenho da equipe, o resultado coletivo está muito relacionado com a posição de seus líderes. Embora exista independência e individualidade, o incentivo à mudança e a busca pela excelência devem sempre partir dos gestores.

 

Em nossa rede social você encontra histórias de outros gestores para trocar experiências e descobrir novas metodologias que podem potencializar os resultados do seu time. Se você ainda não faz parte deste ambiente colaborativo, não perca mais tempo. Cadastre-se já!

 

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]