Como melhorar o networking?

Mayk | junho 24, 2022

Imagem artigo

Crescer em uma carreira depende de uma série de fatores: experiência profissional, formação, capacitação e cursos, hard e soft skills, até mesmo sorte. Cada um desses elementos contribui de uma maneira diferente e influencia o quão longe você conseguirá ir.

 

Um aspecto bem importante, porém constantemente deixado de lado, é o networking. Uma boa parcela das melhores oportunidades profissionais que você irá obter depende dos contatos que fizer. Ninguém consegue crescer sozinho, aprenda isso desde já!

 

Pensando nisso, neste artigo apresentamos várias dicas de como melhorar o networking, ampliando a sua rede de bons contatos. São conselhos simples, mas que irão lhe ajudar a obter melhores resultados e, com sorte, conseguir o tão sonhado sucesso profissional.

 

Entre as missões do Peixe 30, a sua nova rede social profissional em vídeo, estão o desenvolvimento pessoal e o incentivo da parceria corporativa. Eles são possíveis por meio da interação entre os indivíduos e o autoconhecimento (Assessment). Não perca mais tempo! Crie já sua conta gratuita e entre para o nosso oceano.

 

Link para Android

Link para IOS

Dicas de como melhorar o networking

Networking nada mais é do que a capacidade de fazer (e manter) uma boa rede de contatos. Trata-se de ações de ajuda mútua, em que ambas as partes compartilham informações, oportunidades, acessos profissionais e auxiliam no crescimento um do outro.

 

Relações de networking podem ou não envolver uma genuína amizade fora do âmbito de trabalho. Amigos irão naturalmente se ajudar, mas não é estritamente necessária uma relação pessoal para se compartilhar apoio e indicações profissionais.

 

Agora, depois de compreender o assunto, é hora de descobrir quais são as dicas de como melhorar o networking e colocá-las em prática!

Não pense apenas no que os outros podem fazer por você

Quando se fala em networking, é comum pensar nas formas em que os seus contatos podem lhe beneficiar. Isso é um erro! Desenvolver boas relações profissionais deve sempre ser uma via de mão dupla, em que ambas as partes se ajudam mutuamente.

 

Não apareça apenas para pedir favores!

 

Não existe nada de errado em pedir a ajuda daqueles que fazem parte da sua rede de contatos, mas esse hábito deve ser equilibrado com a oferta despropositada de auxílio da sua parte, para que a relação continue sendo mútua.

 

Dessa forma, é muito importante oferecer oportunidades e informações para sua rede de contatos sempre que possível. Viu uma vaga bacana que pode interessar a alguém que você conhece? Não deixe de indicá-lo. Isso fortalecerá muito as suas relações, sendo extremamente útil para melhorar o seu networking.

 

Não menospreze nenhum contato

Ser “oportunista” é um dos erros fatais na hora de se fazer networking. Como oportunista, me refiro ao interesse de ter contato somente com profissionais “importantes” ou bem posicionados dentro de uma organização ou nicho específico.

 

Você nunca sabe de onde boas oportunidades podem surgir. Por isso, uma dica valiosa de como melhorar o networking (e essencial em outras áreas da sua vida) é sempre tentar ter uma boa relação com todo tipo de pessoa, sem pensar nos benefícios que essa relação pode lhe trazer.

 

Amplie e diversifique sua rede de contatos. Tenha relações significativas com a equipe da limpeza, com os estagiários, com os colaboradores terceirizados. Isso não somente fortalecerá o seu networking, como irá agregar e expandir sua visão de mundo e experiências.

Participe de eventos

Eventos profissionais são uma das melhores maneiras de expandir a sua rede de contatos. E isso não se restringe somente aos da sua área de atuação. Na verdade, estar inserido em outros contextos pode, inclusive, ajudá-lo a se tornar referência dentro daquele círculo.

 

Se você é um advogado e participa de um evento entre profissionais da área, será um dentre muitos especialistas. Se participa de um encontro de cunho jornalístico, por outro lado, são grandes as chances de ser a referência, dentro do setor, para aquelas pessoas.

 

Utilize a internet para expandir sua rede

As redes sociais são uma excelente maneira de fazer contatos profissionais e descobrir novas oportunidades. É o caso aqui do Peixe 30, onde promovemos parceria e interações entre diversas áreas. Além disso,  o Facebook ou o Instagram podem ser bastante úteis.

 

É vital ter uma boa etiqueta e não forçar intimidade, estabelecendo ótimas relações na esfera profissional. Por isso, uma boa forma de como melhorar o networking é participar de grupos (da sua área ou não), compartilhar seus contatos e atividades, divulgar trabalhos alheios. A internet oferece possibilidades infinitas.

Seja paciente e alimente suas relações

Boas oportunidades e informações geralmente não surgem de uma hora para outra. Dessa forma, é muito provável que existam longos períodos em que a ajuda mútua não consegue ser realizada, já que uma (ou ambas) as partes não têm algo a oferecer.

 

Ter um bom networking perpassa alimentar relações mesmo em períodos de “escassez”. Embora as chances profissionais não surjam o tempo todo, a troca de dicas e ajudas diversas não necessita de oportunidades concretas.

 

Uma boa rede de contatos deve ser pautada em qualidade, não quantidade. De nada importa ter uma lista extensa de profissionais conhecidos, se você não sabe nada sobre eles e vice-versa. É por esse exato motivo que alimentar relações é tão importante.

 

Mais do que tudo, as ações de como melhorar o networking estão centralizadas nas pequenas atitudes. Compartilhar um artigo escrito por um profissional que você conhece, marcá-lo em uma oportunidade de curso que ele pode se interessar. Pequenas demonstrações como essa têm um impacto gigantesco.

 

Aqui no Peixe 30, milhares de profissionais já investem em seu networking, postam conteúdos novos e acompanham o que os demais estão fazendo. Eles podem precisar de algo que só você domina. Compartilhe já as suas experiências!

 

O app do Peixe 30 está disponível aqui para usuários IOS e neste link para Android.

 

O que achou das nossas dicas de como melhorar o networking? Vamos colocá-las em prática!!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

O que é mapeamento do perfil comportamental?

Pense no seguinte cenário: você é um profissional de RH responsável por um processo seletivo...

Dicas de como desenvolver habilidades de liderança e crescer na carreira

O líder direciona o trabalho da equipe para melhorar a produtividade e alcançar as metas...

O que é gestão estratégica de pessoas?

Toda organização, sem exceções, é composta por pessoas. Nas mais diferentes áreas e variados níveis,...

Como fazer avaliação de desempenho?

Uma das funções dos profissionais de Recursos Humanos (RH) dentro de uma organização é a...

Quais são as etapas de um processo seletivo?

Foi-se o tempo em que selecionar profissionais seguia um ritual mecânico e simples. Neste texto,...

Posso ser jovem aprendiz e estagiário ao mesmo tempo?

O início da vida profissional é repleto de muitas dúvidas. Dentre elas, podemos destacar: como...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!