Software de recrutamento: Como e por que adquirir um?

admin | setembro 09, 2020

Imagem artigo

Recrutamento e seleção é uma das tarefas mais importantes para uma empresa. Contudo, ela demanda muito tempo, muitos gastos e ainda pode não garantir o retorno esperado. Nesse texto, você vai entender porque adquirir um software de recrutamento vai otimizar seu tempo, reduzir seus gastos e te oferecer melhores resultados.

O que você encontrará nesse texto:

  • Por que adquirir um software de recrutamento?
  • Como escolher o melhor software de recrutamento?

Por que adquirir um software de recrutamento?

1- Maior qualificação dos candidatos

Ao fazer uma triagem de currículos manualmente, muitos candidatos acabam prejudicados. O motivo é que o cansaço do recrutador pode prejudicar o seu filtro, permitindo a passagem de colaboradores que não sejam compatíveis com a vaga ou fazendo com que bons candidatos passem despercebidos.  

O software de recrutamento capta os currículos assim que é feita a inscrição do candidato em alguma plataforma. Ele seleciona os mais compatíveis de acordo com as características técnicas e comportamentais e então os envia para o recrutador. Esse método é mais rápido e tem uma margem de erro mais baixa. 

2- Históricos catalogados de forma eficiente

Outra limitação humana é a memória. Um recrutador provavelmente não consegue se lembrar dos talentos específicos de cada entrevistado que ele avalia. Pode ser que algum candidato tenha até que repetir alguma etapa do processo por causa de uma desatenção. 

A solução é automatizar o histórico e armazenar os dados de entrevistas em um banco de talentos para futuros processos. O software faz tudo isso e ainda evita erros.   

3- Fontes melhor estabelecidas

Quando uma vaga é divulgada, muitos currículos são enviados e se torna quase impossível saber de qual fonte vieram os melhores. 

Um software consegue separar exatamente quantos e quais currículos foram cadastrados em qual plataforma ou meio de comunicação

Isso ajuda a empresa a saber em quais veículos ela deve focar para poder cortar gastos.  

4- Arquivamento único

Há recrutadores que preferem armazenar o histórico dos processos em e mails ou planilhas feitas à mão, mas isso pode acarretar em erros a longo prazo. 

Utilizar um software que armazena todo o processo no mesmo lugar, em vez de deixá-lo espalhado por várias plataformas, é muito mais eficiente. Você terá todas as informações que precisa de forma rápida e os dados não vão se perder.  

5- Melhor comunicação com os candidatos

Em um processo feito manualmente é muito difícil manter controle sobre todas as interações com os candidatos. O software permitirá ao RH um acesso automático ao histórico do processo. Também poderá enviar e mails com informações e feedbacks para os candidatos

6- Otimização de tempo

No Brasil, uma empresa precisa de, em média, 40 dias para realizar um processo seletivo. É muito tempo e isso gera prejuízos. A demora é gerada por ineficiência de bancos de currículos e falta de estrutura da empresa para gerir o processo. Por isso, é necessário automatizá-lo

7- Melhor comunicação com a empresa

Empresas com muitas vagas em aberto tendem a passar por problemas envolvendo demora para responder e-mails, informações desencaixadas e gestores desatualizados sobre o andamento do processo

Isso pode ser resolvido com softwares que armazenam as análises dos candidatos. Obter esses dados instantaneamente torna a comunicação muito mais produtiva.    

8- Padronização

Em uma empresa grande com vários setores é comum haver vários processos seletivos ao mesmo tempo. Mesmo um bom time de RH não consegue unir todos esses processos e cada recrutador acaba fazendo à sua maneira, tornando o processo mais complicado que o necessário

Para unificar seus esforços é necessário um software que capte e faça a manutenção das informações para que cada processo seja realizado de forma semelhante. Além disso, o software também fornece indicadores para que o RH e os gestores façam um planejamento melhor. 

9- Escalabilidade

Quando uma empresa tem lucro e decide investir para aumentar o RH, mais recrutadores entram e isso é ótimo. Contudo, um possível problema é o dos profissionais não estarem bem alinhados entre si e nem com a empresa. É necessário um software para que esse crescimento seja planejado e realizado de forma inteligente

10- Maior produtividade

A sua equipe de recrutadores pode não estar muito produtiva por um acúmulo de tarefas técnicas como ler currículos e fazer tabelas. Essas tarefas podem ser facilmente realizadas por um software, dando tempo aos recrutadores para planejarem ações estratégicas. 

11- Concorrência

O mercado é competitivo e depois de ler até aqui, você já deve ter percebido que as empresas que investirem em softwares de recrutamento vão sair na frente das que insistirem no método manual. Além disso, estamos na era da informação e os dados são fundamentais para elaborar relatórios e estratégias. O software também pode ajudar com isso. 

Como escolher o melhor software de recrutamento?

Tecnologia no trabalho
Tecnologia no trabalho

Existem cinco requisitos que você precisa avaliar antes de contratar um software de recrutamento. São eles:

1- Confiança

Você só confia no seu funcionário a partir do momento em que ele te mostra responsabilidade e comprometimento. Com o software é a mesma coisa. Para que você confie no software, pergunte-se:

  • Ele é responsivo? É fácil se cadastrar nele sendo um candidato? E sendo a empresa? 
  • Ele é inclusivo? É fácil para pessoas com deficiência usarem?
  • Ele possui Seleção às Cegas? Você precisa estar atento às demandas do meio.
  • Em quais servidores ele está hospedado para garantir estabilidade e funcionalidade no dia a dia?
  • Como funciona a relação com a equipe de suporte? 

2- Segurança

Nenhum candidato quer ter seus dados vazados e nenhuma empresa quer ficar conhecida por vazar os dados dos candidatos. Por tanto, quando contratar o software, certifique-se de que ele consegue armazenar, tratar e compartilhar dados pessoais de forma segura

3- Funcionalidade

Você não vai querer contratar um software difícil de usar, afinal o trabalho dele é facilitar a sua vida. Peça uma demonstração antes de comprar para que você tenha uma noção da funcionalidade e usabilidade. Também pergunte sobre atualizações, afinal, você não quer um sistema que logo ficará obsoleto. 

4- Suporte

Toda ferramenta nova exige um novo treinamento da equipe e para isso será de grande ajuda um bom suporte técnico e acompanhamento por parte da empresa que lhe vendeu. Para saber se isso é oferecido com qualidade, consulte antigos clientes para ter referências confiáveis

5- Cases de sucesso

Os cases de sucesso são os que lhe permitem saber se o serviço é realmente de qualidade ou não. Converse com usuários e acompanhe os depoimentos que normalmente compõem o site da empresa. Se forem positivos, você terá uma base confiável. 

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre software de recrutamento. Ele será muito útil para a sua empresa. Não se esqueça de baixar o app do Peixe 30. Ele vai te ajudar a encontrar vários colaboradores de qualidade para trabalhar na sua empresa. 

Se for um trabalhador, entrando no Peixe 30 as empresas vão te encontrar com mais facilidade e você terá uma melhora notável na sua progressão de carreira. Baixe o app do Peixe 30!

Faça parte desse oceano!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

Como fazer a descrição de cargos?

Toda organização é composta de profissionais com atribuições distintas e funções definidas. Empresas só crescem...

Quais são as habilidades interpessoais?

Se você trabalha mesmo que de maneira tangente com processos seletivos, com certeza já se...

Como avaliar um candidato à vaga de emprego?

Somar ao quadro profissional de uma empresa é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais...

Como ser um bom líder de equipe? Veja dicas valiosas

Mais do que saber como liderar, é preciso administrar conflitos e estimular pessoas a fim...

Como chamar a atenção de um funcionário?

Posições de liderança naturalmente carregam responsabilidades. Saber gerir uma equipe está associado a habilidades interpessoais...

Como criar um anúncio de vaga de emprego?

A busca por bons colaboradores é um dos maiores desafios do setor de Relações Humanas...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!