Software de recrutamento: Como e por que adquirir um?

admin | setembro 09, 2020

Imagem artigo

Recrutamento e seleção é uma das tarefas mais importantes para uma empresa. Contudo, ela demanda muito tempo, muitos gastos e ainda pode não garantir o retorno esperado. Ou seja, ao invés de solução, o processo pode gerar prejuízos.

 

A automação pode ajudar a agilizar todo o processo. Por isso, nesse texto, você vai entender porque adquirir um software de recrutamento vai otimizar seu tempo, reduzir seus gastos e te oferecer melhores resultados.

 

O que você encontrará nesse texto:

  • Por que adquirir um software de recrutamento?
  • Como escolher o melhor software de recrutamento?

 

Reduza mais de 50% do tempo gasto no processo de recrutamento. Conheça o software de ATS criado pelo Peixe 30!

Por que adquirir um software de recrutamento?

1- Maior qualificação dos candidatos

Ao fazer uma triagem de currículos manualmente, muitos candidatos acabam prejudicados. O motivo é que o cansaço do recrutador pode prejudicar o seu filtro, permitindo a passagem de colaboradores que não sejam compatíveis com a vaga ou fazendo com que bons candidatos passem despercebidos.  

 

O software de recrutamento capta os currículos assim que é feita a inscrição do candidato em alguma plataforma. Ele seleciona os mais compatíveis de acordo com as características técnicas e comportamentais e então os envia para o recrutador. Esse método é mais rápido e tem uma margem de erro mais baixa. 

2- Históricos catalogados de forma eficiente

Outra limitação humana é a memória. Um recrutador provavelmente não consegue se lembrar dos talentos específicos de cada entrevistado que ele avalia. Pode ser que algum candidato tenha até que repetir alguma etapa do processo por causa de uma desatenção. 

 

A solução é automatizar o histórico e armazenar os dados de entrevistas em um banco de talentos para futuros processos. O software faz tudo isso e ainda evita erros.   

3- Fontes melhor estabelecidas

Quando uma vaga é divulgada, muitos currículos são enviados e se torna quase impossível saber de qual fonte vieram os melhores. 

 

Um software consegue separar exatamente quantos e quais currículos foram cadastrados em qual plataforma ou meio de comunicação. 

 

Isso ajuda a empresa a saber em quais veículos ela deve focar para poder cortar gastos.  

4- Arquivamento único

Há recrutadores que preferem armazenar o histórico dos processos em e mails ou planilhas feitas à mão, mas isso pode acarretar em erros a longo prazo. 

 

Utilizar um software que armazena todo o processo no mesmo lugar, em vez de deixá-lo espalhado por várias plataformas, é muito mais eficiente. Você terá todas as informações que precisa de forma rápida e os dados não vão se perder.  

5- Melhor comunicação com os candidatos

Em um processo feito manualmente é muito difícil manter controle sobre todas as interações com os candidatos. O software permitirá ao RH um acesso automático ao histórico do processo. Também poderá enviar e mails com informações e feedbacks para os candidatos. 

6- Otimização de tempo

No Brasil, uma empresa precisa de, em média, 40 dias para realizar um processo seletivo. É muito tempo e isso gera prejuízos. A demora é gerada por ineficiência de bancos de currículos e falta de estrutura da empresa para gerir o processo. Por isso, é necessário automatizá-lo. 

7- Melhor comunicação com a empresa

Empresas com muitas vagas em aberto tendem a passar por problemas envolvendo demora para responder e-mails, informações desencaixadas e gestores desatualizados sobre o andamento do processo. 

 

Isso pode ser resolvido com softwares que armazenam as análises dos candidatos. Obter esses dados instantaneamente torna a comunicação muito mais produtiva.    

8- Padronização

Em uma empresa grande com vários setores é comum haver vários processos seletivos ao mesmo tempo. Mesmo um bom time de RH não consegue unir todos esses processos e cada recrutador acaba fazendo à sua maneira, tornando o processo mais complicado que o necessário. 

 

Para unificar seus esforços é necessário um software que capte e faça a manutenção das informações para que cada processo seja realizado de forma semelhante. Além disso, o software também fornece indicadores para que o RH e os gestores façam um planejamento melhor. 

9- Escalabilidade

Quando uma empresa tem lucro e decide investir para aumentar o RH, mais recrutadores entram e isso é ótimo. Contudo, um possível problema é o dos profissionais não estarem bem alinhados entre si e nem com a empresa. É necessário um software para que esse crescimento seja planejado e realizado de forma inteligente. 

10- Maior produtividade

A sua equipe de recrutadores pode não estar muito produtiva por um acúmulo de tarefas técnicas como ler currículos e fazer tabelas. Essas tarefas podem ser facilmente realizadas por um software, dando tempo aos recrutadores para planejarem ações estratégicas. 

11- Concorrência

O mercado é competitivo e depois de ler até aqui, você já deve ter percebido que as empresas que investirem em softwares de recrutamento vão sair na frente das que insistirem no método manual. Além disso, estamos na era da informação e os dados são fundamentais para elaborar relatórios e estratégias. O software também pode ajudar com isso. 

Como escolher o melhor software de recrutamento?

Tecnologia no trabalho
Tecnologia no trabalho

Existem cinco requisitos que você precisa avaliar antes de contratar um software de recrutamento. São eles:

1- Confiança

Você só confia no seu funcionário a partir do momento em que ele te mostra responsabilidade e comprometimento. Com o software é a mesma coisa. Para que você confie no software, pergunte-se:

 

  • Ele é responsivo? É fácil se cadastrar nele sendo um candidato? E sendo a empresa? 
  • Ele é inclusivo? É fácil para pessoas com deficiência usarem?
  • Ele possui Seleção às Cegas? Você precisa estar atento às demandas do meio.
  • Em quais servidores ele está hospedado para garantir estabilidade e funcionalidade no dia a dia?
  • Como funciona a relação com a equipe de suporte? 

2- Segurança

Nenhum candidato quer ter seus dados vazados e nenhuma empresa quer ficar conhecida por vazar os dados dos candidatos. Por tanto, quando contratar o software, certifique-se de que ele consegue armazenar, tratar e compartilhar dados pessoais de forma segura. 

3- Funcionalidade

Você não vai querer contratar um software difícil de usar, afinal o trabalho dele é facilitar a sua vida. Peça uma demonstração antes de comprar para que você tenha uma noção da funcionalidade e usabilidade. Também pergunte sobre atualizações, afinal, você não quer um sistema que logo ficará obsoleto. 

4- Suporte

Toda ferramenta nova exige um novo treinamento da equipe e para isso será de grande ajuda um bom suporte técnico e acompanhamento por parte da empresa que lhe vendeu. Para saber se isso é oferecido com qualidade, consulte antigos clientes para ter referências confiáveis. 

5- Cases de sucesso

Os cases de sucesso são os que lhe permitem saber se o serviço é realmente de qualidade ou não. Converse com usuários e acompanhe os depoimentos que normalmente compõem o site da empresa. Se forem positivos, você terá uma base confiável. 

 

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre software de recrutamento. Ele será muito útil para a sua empresa. Não se esqueça de baixar o app do Peixe 30. Ele vai te ajudar a encontrar vários colaboradores de qualidade para trabalhar na sua empresa. 

 

Se for um trabalhador, entrando no Peixe 30 as empresas vão te encontrar com mais facilidade e você terá uma melhora notável na sua progressão de carreira. Baixe o app do Peixe 30!

Quer contratar os melhores talentos e reduzir o turnover da sua empresa?

O Peixe 30 disponibilizou um sistema para Recrutamento e Seleção que faz um RaioX completo do candidato e te ajuda a encontrar os melhores profissionais.

 

Automatize seu processo de recrutamento e construa a equipe perfeita!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]