Como atrair talentos para sua empresa?

Mayk | maio 06, 2022

Imagem artigo

Colaboradores são a parte mais importante de qualquer organização. É por meio (e por consequência) deles que os negócios crescem ou são extintos. Dessa forma, é de extrema importância ter as pessoas certas nas posições adequadas. Por isso, veja aqui como atrair talentos para sua empresa e tenha os melhores profissionais.

 

Neste sentido, muitas organizações usam metodologias avançadas em seus processos seletivos. Um dos principais é o estudo de perfil comportamental. Nele, são avaliados atributos individuais, conhecidos como soft skills, que ajudam a entender se o candidato tem as características necessárias para aquela vaga.

 

É comum que se pense sobre o que funcionários podem oferecer para uma organização, mas quando o objetivo é agregar os melhores profissionais possíveis, a lógica deve ser invertida. O que a sua empresa pode oferecer para ter os melhores talentos da área?

 

Se a sua meta é ter uma equipe capaz de fazer a empresa crescer, existem algumas dicas que podem ser seguidas. Elas lidam não somente com a chegada desses profissionais, mas também (e especialmente) como mantê-los contribuindo e agregando.

 

Além disso, na sua busca por entender como atrair talentos para sua empresa, convém também avaliar as condições para desenvolvê-los em seu time atual. A grande vantagem dessa opção é que os profissionais já estão integrados e adaptados ao fit cultural, o que reduzirá o tempo de adaptação e possibilidades de baixas nos times.

 

Aqui no Peixe 30, uma rede social profissional em vídeo, sempre abordamos assuntos relevantes para os empreendedores. Nossos usuários produzem conteúdo para ampliar o networking, captar investidores e fazer novas parcerias. Crie seu cadastro e descubra novas oportunidades!

 

Veja também: Como recrutar pessoas?

6 dicas de como atrair talentos para sua empresa

Conseguir profissionais competentes é um dos maiores desafios para vencer os concorrentes. Pensando nisso, apresentamos abaixo 6 dicas valiosas de como atrair e manter talentos dentro da sua organização. Vamos lá!

Aposte em profissionais promissores

Contratar um funcionário experiente e talentoso é algo extremamente benéfico para qualquer empresa, mas não é uma tarefa fácil. Não somente pela escassez de profissionais assim, mas também pelos custos necessários para mantê-lo.

 

Uma das coisas que muitas empresas se esquecem é que talento pode ser desenvolvido. Nenhuma pessoa nasce com experiência e muitos dos melhores profissionais jamais teriam conseguido alcançar o máximo das suas habilidades se não tivessem oportunidades.

 

Levando em conta essa lógica, nessa nossa dica de como atrair talentos para sua empresa, você deve investir em profissionais ainda inexperientes, mas com potencial. Além de mais econômico, é possível moldar o funcionário de acordo com os valores defendidos pelo negócio. Saiba que o esforço em desenvolver o trabalhador hoje será recompensado no futuro.

Ofereça oportunidades de crescimento

Ninguém gosta de se sentir estagnado. Profissionais que não acreditam que podem crescer dentro de uma empresa ficam desmotivados e baixam a produtividade. Além disso, eles são os mais propensos a abandonarem o barco quando outras oportunidades surgirem.

 

Se a sua intenção é atrair e manter colaboradores talentosos, deve se preocupar em oferecer oportunidades de crescimento, de acordo com as competências demonstradas. Um profissional motivado a alcançar o sucesso contribuirá ainda mais para a sua organização.

 

Caso você não saiba como avaliar as competências de cada funcionário, veja aqui o que é análise comportamental!

Foque no reconhecimento e na qualidade de vida

Mais do que perspectivas de crescimento profissional, colaboradores talentosos necessitam de feedbacks no presente. E esse reconhecimento não necessariamente precisa ser oferecido na forma de aumento de salários (embora essa seja uma alternativa).

 

Dentro das dicas de como atrair talentos para sua empresa, é necessário implementar uma cultura focada no reconhecimento de bons profissionais. Esse ato é vital para reter os bons valores dentro da organização. Se o colaborador está contribuindo para o crescimento da sua organização, nada mais justo do que retribuir essa atitude.

 

Não tenha medo de flexibilizar a jornada e oferecer elogios e incentivos por um trabalho bem feito. Deixe claro ao colaborador que ele é valorizado e imprescindível na equipe da qual faz parte.

Tenha o melhor ambiente profissional possível

O local de trabalho é onde os colaboradores passarão boa parte dos seus dias. Se esse ambiente não for compatível com os valores da sua empresa, as chances são altas de que esses profissionais não queiram se juntar a ela ou que a abandonem em pouco tempo.

 

Por isso, nas medidas de como atrair talentos para sua empresa e retê-los, é imprescindível avaliar o espaço físico atual. Existem diferentes fatores que podem ser utilizados para definir um bom ambiente profissional, dependendo da cultura de cada negócio.

 

Acima de tudo, porém, deve-se prezar por um ambiente de respeito, confiança, reconhecimento de esforço e diálogo aberto. A sua empresa oferece isso?

Se envolva com o processo de recrutamento

A compatibilidade entre uma empresa e um profissional é algo extremamente importante para que a sua organização possa crescer. Não importa o quão talentoso seja um colaborador, se os valores dele não batem com os do seu negócio, essa relação não funcionará.

 

Estar por dentro do processo seletivo pode ser uma boa alternativa. Invista na comunicação interna, para que os colaboradores responsáveis pelo recrutamento saibam o que a organização busca.

 

Além disso, é vital que a sua organização saiba quais as melhores maneiras de encontrar profissionais talentosos e compatíveis. Saber qual a forma mais eficaz de atingi-los e interessá-los na oportunidade que você está oferecendo é algo crucial.

 

Aqui no Peixe 30, você pode pesquisar profissionais por suas habilidades técnicas e por suas soft skills. Experimente essa mudança em seu recrutamento e encontre novos talentos que estejam alinhados ao fit cultural da sua empresa!

Esteja sempre crescendo

Ao aprender como atrair talentos para sua empresa, você estará investindo no futuro da instituição. Profissionais com competências cobiçadas sabem que podem ser mais criteriosos na hora de escolher a organização para a qual trabalhar. E é bastante provável que eles optem por vagas mais promissoras.

 

Ofereça oportunidades únicas, invista em treinamentos, comunicação interna, inovação e tecnologia. Da mesma forma que o crescimento de uma empresa depende de seus colaboradores, o deles também depende da organização.

 

Saber como reconhecer bons profissionais também é um talento por si só. Empresas que são capazes de aplicar essa metodologia, tendem a ter sucesso junto com seus colaboradores, o que é algo especialmente benéfico para todos os envolvidos.

 

Se você gostou desse conteúdo que explica como atrair talentos para sua empresa e quer receber novas orientações para expandir seu negócio, te convidamos a criar agora seu perfil gratuito aqui no Peixe 30.

 

Somos uma rede social profissional que se destaca por promover debates e apresentações em vídeos.

 

Nossos usuários apresentam ideias e casos reais, conseguem exposição e aumentam o networking. Não fique de fora. O app Peixe 30 está disponível aqui para usuários IOS e neste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]