8 dicas de como fazer vídeo para entrevista de emprego

Mayk | maio 04, 2022

Imagem artigo

Durante as primeiras etapas de processos seletivos, é comum que algumas empresas peçam que os candidatos gravem vídeos falando um pouco sobre suas habilidades. O principal objetivo dessa fase é filtrar os pretendentes à vaga.

 

Se você nunca participou de uma seleção assim e quer saber como fazer vídeo para entrevista de emprego, nós do Peixe 30, sua rede social profissional, vamos lhe ensinar.

 

Quais são os critérios avaliados pelas empresas? O que recrutadores buscam quando analisam candidatos nessa etapa do processo seletivo? As respostas para essas perguntas variam bastante, mas existem alguns elementos comuns.

 

Acima de tudo, recrutadores buscam entender quem você é como profissional. A partir disto e de acordo com a presença (ou ausência) de certos elementos e características, poderá ou não ser chamado para uma etapa posterior da seleção.

Aprenda como fazer vídeo para entrevista de emprego

Caso esta seja a sua primeira visita ao blog do Peixe 30, saiba que somos uma rede social profissional em vídeos e por isso temos as dicas certeiras para você gravar seu material da melhor forma possível.

 

Buscando te ajudar a conquistar a vaga dos seus sonhos, selecionamos aqui 8 principais elementos que você precisa dominar. Embora, cada recrutador busque informações diferentes, saber como fazer vídeo para entrevista de emprego vai te permitir focar no conteúdo e ser mais efetivo em sua apresentação.

 

Em primeiro lugar, existem os elementos técnicos, aqueles que se referem ao formato do seu vídeo. Entre eles estão a qualidade da imagem e do som. Além deles, temos também os elementos de conteúdo. O que você vai falar, por exemplo.

 

Em um vídeo para entrevista de emprego, as duas categorias são extremamente importantes, então essa lista é composta por um mix de ambos. Vamos lá!

Imagem

Nesta primeira dica de como fazer vídeo para entrevista de emprego, o foco é na captação da imagem. Você não precisa de uma câmera profissional para gravar o seu material. A maioria dos celulares atuais possuem câmeras com uma qualidade boa de gravação.

 

Para uma entrevista de emprego, o seu vídeo pode ser gravado na horizontal ou na vertical. É importante também que você posicione a câmera em um lugar fixo (como um tripé), para que ela não se mexa. Ou seja: nada de selfies aqui.

 

Prefira gravar seu vídeo durante o dia, se possível utilizando uma iluminação natural. Filmar próximo de janelas é uma excelente alternativa. Caso seja necessário, use uma iluminação externa como é o caso de um abajur ou uma ring light.

Som

É essencial que você preste atenção aos barulhos ao redor, buscando sempre um lugar silencioso e sem distrações sonoras. Em quartos fechados, teste o som para saber se a voz terá eco.

 

Celulares mais modernos costumam ter bons microfones, mas é importante se certificar de que o áudio esteja claro e possa ser facilmente ouvido por aqueles que irão assistir.

 

Caso seja necessário, use fones que tenham o microfone. Alguns celulares já vem com esse acessório.

Cenário

Um ambiente com uma aparência “profissional” é a melhor escolha. Nesta dica de como fazer vídeo para entrevista de emprego, você não precisa de um escritório para gravar, mas o ambiente escolhido deve ser organizado e neutro. Se for gravar no quarto, opte por uma parede com poucas distrações visuais.

 

Não se esqueça de que o foco aqui deve ser o conteúdo do seu vídeo! Junto com o áudio e a iluminação, o bom cenário vai ajudar a reter a atenção do recrutador.

Roupa

O vestuário ideal para gravação do vídeo de um processo seletivo não é muito diferente da roupa que deve ser escolhida para uma entrevista pessoalmente. Apesar de você estar em casa, o tom profissional deve ser o mesmo.

 

A formalidade depende de cada vaga. Pesquise sobre a empresa que está pretendendo trabalhar e vista-se de acordo com o cargo desejado.

Duração

Saiba que o desafio de fazer vídeo para entrevista de emprego não é a mesma coisa que uma entrevista ao vivo. Por conta disso, você deve ser bem mais sucinto do que seria em uma conversa presencial.

 

Exceto para vagas que peçam uma duração específica, o seu vídeo deve ter entre um e dois minutos. Aceita um desafio?

 

Aqui no Peixe 30, te desafiamos a gravar um vídeo de apresentação em menos de 30 segundos. Este é um experimento que vai lhe ajudar a ser mais objetivo na sua gravação.

Preparação

Saber o que você vai falar é extremamente importante. Não é uma boa escolha ler algum papel e nem falar de maneira decorada. A naturalidade é a chave aqui.

 

É provável que você não consiga gravar o material de primeira, então treine bastante. Por isso, essa dica de como fazer vídeo para entrevista de emprego é para criar uma espécie de roteiro e praticar com ele.

 

Anote os tópicos principais, suas características e histórico profissional. Desta forma, não se esquecerá de informações relevantes.

 

Faça um treinamento sem a câmera e outro já gravando. A prática te ajudará a falar de maneira natural e a passar suas ideias com clareza.

Conteúdo

Embora a forma e o tempo sejam diferentes em cada processo seletivo, o conteúdo do seu vídeo deve ser bastante semelhante ao que você falaria em uma entrevista presencial.

 

Apresente-se, fale sobre a sua formação acadêmica e suas experiências profissionais. Discorra sobre os seus objetivos e competências e ressalte suas habilidades.

 

Ao preencher todo o seu cadastro aqui no Peixe 30, você receberá um diagnóstico das suas principais soft skills e poderá destacá-las em seu processo seletivo. Use esse conhecimento para aumentar as suas chances de ser contratado!

Correções

Depois de ter gravado o seu vídeo, não o envie imediatamente. No calor do momento, algumas falhas podem passar despercebidas, então o ideal é que você sempre reveja o que gravou.

 

Nesta última dica de como fazer vídeo para entrevista de emprego, nosso conselho é para você ter calma e estudar o material que foi gravado. Se perceber que algum elemento não ficou satisfatório, não hesite em filmar mais uma vez.

 

O importante é que você tenha a certeza de que conseguiu gravar o melhor material possível para ser selecionado nesta etapa do processo seletivo. Enviar algo de baixa qualidade pode passar uma imagem de que não existe comprometimento com o resultado final.

 

Demonstrar que você se importa é o elemento mais valioso de todos. Ficar atento a todos esses pontos, te permitirá entregar um material de alta qualidade e que ressalta suas competências profissionais.

 

O profissional que aprende como fazer vídeo para entrevista de emprego e faz isso de forma eficaz, mostra que tem habilidade de adaptação e que é alguém que agregará para qualquer empresa. Os recrutadores sabem disso, então se esforce para causar a melhor primeira impressão possível.

 

Você é talentoso e capaz, então demonstre isso em seu vídeo de apresentação. Se quiser ver alguns modelos para se inspirar, acesse o app do Peixe 30 e veja os materiais criados por nossos usuários.

 

O app Peixe 30 está disponível aqui para usuários IOS e neste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]