Como fazer um processo seletivo? Entenda as etapas

Mayk | outubro 06, 2023

Imagem artigo

Gestores e profissionais de RH experientes, sem dúvidas, sabem como fazer um processo seletivo eficiente. Afinal, este é o meio para recrutar os melhores candidatos a ocupar determinada vaga e, assim, atingir os resultados esperados pela organização.

 

O primeiro passo para isso é que o processo de seleção seja bem elaborado. Este planejamento garante que a empresa escolha o profissional mais adequado à função.

 

Porém, isso não inclui apenas as etapas do procedimento em si, como também informações claras divulgadas durante todo o recrutamento. Falamos aqui sobre a definição de cargo e atividades, a descrição da vaga, o processo de onboarding e demais etapas relacionadas.

 

Neste texto, apresentaremos as etapas detalhadas do processo, além dos meios disponíveis e posicionamento dos profissionais de RH. Abordaremos, ainda, canais e até critérios de seleção. Leia até o final e tire todas as dúvidas sobre esse assunto!

 

Você quer economizar tempo e encontrar os melhores talentos para a sua empresa? Conheça o software de recrutamento e seleção do Peixe 30, uma ferramenta online que vai auxiliá-lo a encontrar o candidato certo.

 

Aprenda como fazer um processo seletivo

Abaixo, temos as etapas detalhadas, incluindo definição do tipo de candidato e alguns canais para divulgação da oportunidade. Inspire-se neste passo a passo e encontre novos talentos para sua empresa.

 

1º passo: Defina o perfil

Antes de tudo, a gestão da empresa, em conjunto com o RH, deve definir o que esperar do profissional para preencher aquela vaga. Nisso, é necessário avaliar habilidades, competências, experiência e conhecimentos técnicos.

 

Em seguida, é válido considerar os valores e a cultura organizacional, de tal forma que a pessoa selecionada se identifique com a empresa.

 

2º passo: Divulgue a vaga

Com perfil e atribuições definidos, é hora de divulgar a vaga. Nesta etapa, para entender como fazer um processo seletivo, é válido lembrar que o RH pode usar diferentes plataformas, por exemplo, sites e empresas especializadas, e-mail marketing e universidades.

 

Nas publicações, uma dica é usar palavras relacionadas à vaga para otimizar o anúncio e atrair os candidatos certos. Explore também as #hashtags em sua divulgação.

 

Ao utilizá-las, as empresas aumentam a visibilidade das vagas, atraem candidatos qualificados e encontram aqueles que estejam alinhados à cultura organizacional. Contudo, cada plataforma possui suas particularidades e características, por isso, é recomendável avaliar a melhor opção para cada organização.

 

3º passo: Triagem de currículos

Seguindo com as etapas de como fazer um processo seletivo, chegou o momento da triagem dos currículos recebidos. Essa é uma fase importante, sobretudo, pela avaliação das qualificações e habilidades dos candidatos.

 

Certamente, o número de pessoas interessadas naquela função é grande e, por isso, vale atentar-se aos critérios de seleção. Mais do que avaliar os requisitos mínimos, verifique os pontos cruciais. Neste aspecto, o Recruiter, do Peixe 30, é o seu aliado. Conheça!

 

4º passo: Entrevistas

Se os currículos são o cartão de visita dos candidatos, as entrevistas servem para avaliar outras informações que são essenciais, como são os casos das habilidades comportamentais. Nesta importante etapa, o recrutador analisa o perfil por meio de perguntas objetivas e abertas.

 

É possível ainda utilizar técnicas de entrevista comportamental e outras ferramentas disponíveis. Contudo, ao aprender como fazer um processo seletivo eficiente, é necessário definir previamente o que se espera do candidato para poder avaliar a postura dele em determinada situação.

 

5º passo: Testes e dinâmicas

Em muitos processos seletivos, há as etapas dos testes e dinâmicas. As formas como eles serão aplicados dependem bastante do cargo pretendido.

 

Estas ferramentas ajudam muito a perceber, na prática, as competências e habilidades, bem como conhecimento técnico, trabalho em equipe e outros pontos. Logo, para que você domine a arte da seleção, é essencial que amplie o seu conhecimento sobre testes e dinâmicas para fazer o uso correto delas em cada necessidade.

 

6º passo: Seleção dos candidatos

Finalmente, ao ensinar como fazer um processo seletivo, chegamos à etapa final: a escolha do candidato ideal. Aqui, além de considerar elementos técnicos, habilidades comportamentais e o fit cultural, é importante avaliar a expectativa do trabalhador.

 

Nesta etapa final, você precisa considerar a expectativa salarial, as ambições individuais, a fase na carreira e outras informações coletadas em todo o processo seletivo. A escolha assertiva reduzirá a taxa de turnover e os custos com seleção e demissão.

 

Independentemente dos critérios adotados pela empresa, eles devem ser definidos de forma clara e objetiva. Além disso, é fundamental que o recrutador mantenha sua imparcialidade na avaliação.

 

Qual é o papel do profissional de RH?

Até aqui, falamos muito sobre como fazer um processo seletivo. Nestas etapas, qual deve ser a postura e conduta do RH?

 

Inegavelmente, o gestor de pessoas tem papel crucial na realização de um recrutamento transparente e efetivo. Afinal, ele é o representante da empresa e sua cultura.

 

Por isso, deve agir de maneira ética. Entre as principais condutas, podemos elencar:

 

  • Divulgar todas as informações pertinentes ao processo seletivo de forma clara e sem deixar nada nas entrelinhas;
  • Ser imparcial durante toda a seleção;
  • Usar técnicas de entrevista estruturada, com base em critérios previamente definidos;
  • Proporcionar um ambiente acolhedor aos candidatos;
  • Dar feedback, ainda que não sejam selecionados;
  • Tratar todos com respeito e empatia.

 

Deste modo, o profissional de RH conduz uma seleção transparente, efetiva e com uma experiência positiva para os candidatos.

 

Em suma, ao aprender sobre como fazer um processo seletivo, é fundamental seguir etapas que colaboram para recrutar os perfis mais indicados para uma determinada vaga. O acerto aqui vai colaborar para bons resultados futuros da organização.

 

Em nossa rede social, encontre histórias inspiradoras de outros gestores, troque experiências e descubra novas metodologias para melhorar o seu recrutamento. Se você ainda não faz parte deste ambiente colaborativo, não perca mais tempo. Cadastre-se já!

 

O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

 

Reduza mais de 50% do tempo gasto no processo de recrutamento. Conheça o software de ATS criado pelo Peixe 30!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]