Como agradecer um candidato que não passou na entrevista? Aprenda como se faz

Mayk | maio 18, 2023

Imagem artigo

Todo processo seletivo conta com reprovações. Isso é especialmente verdade para vagas concorridas, onde um grande número de profissionais se candidata para quantidades limitadas de oportunidades. Naturalmente, respostas negativas deverão ser fornecidas.

 

Considerando esta realidade, profissionais do setor de RH devem saber como agradecer um candidato que não passou na entrevista. Não é incomum que empresas simplesmente deixem profissionais não compatíveis “no escuro”, mas essa não é uma conduta recomendada.

 

O feedback negativo demonstra respeito com o tempo dispensado pelo candidato nas etapas do processo seletivo, mesmo quando não ocorre um “match”. Recrutar novos colaboradores é uma tarefa que requer tempo e dinheiro, tanto das organizações, quanto dos indivíduos.

 

Pensando em tudo isso, surge a dúvida: como dar uma resposta negativa a um candidato? A verdade é que não existe um único padrão, mas algumas dicas e condutas podem ser consideradas, a fim de validar o esforço dos recrutadores e daqueles que se candidataram.

 

O Peixe 30 é uma rede social profissional que promove debates entre empresários, parcerias e ajuda a divulgar novos empreendedores. Se você ainda não faz parte deste ambiente colaborativo, não perca mais tempo. Cadastre-se já!

 

Reduza mais de 50% do tempo gasto no processo de recrutamento. Conheça o software de ATS criado pelo Peixe 30!

 

Escolha o melhor canal de comunicação

Quando falamos sobre dar respostas negativas de um processo seletivo, não existe um único meio de comunicação possível para a tarefa. As duas formas mais comuns são por meio de uma ligação telefônica ou por e-mail. O canal “correto” depende de cada situação e empresa.

 

Apesar disso, é importante notar que existem etiquetas diferentes e específicas a serem seguidas, dependendo do canal de comunicação escolhido após aprender como agradecer um candidato que não passou na entrevista. Uma mensagem redigida para um e-mail não será a mesma falada ao telefone (e vice-versa).

 

Seja claro e direto na mensagem

Ao se comunicar com um candidato para informar sobre uma negativa e agradecer a participação em um processo seletivo, pode ser tentador “enrolar” e puxar assuntos relacionados, antes de dar a informação. Na prática, isso só causará maiores desconfortos.

 

O mais recomendado é ser breve na mensagem. Como vai ser explorado em dicas posteriores sobre como agradecer um candidato que não passou na entrevista, a comunicação não precisa ser “brusca”, mas existe uma linha tênue entre manter a delicadeza ao dar uma notícia ruim e desperdiçar o tempo de todos.

 

 

Utilize a inteligência emocional

Cada candidato rejeitado reagirá de uma maneira diferente. Na prática, isso significa que qualquer “receita” sobre como agradecer um profissional que não passou na entrevista precisará ser adaptada para diferentes situações e respostas ouvidas pelos recrutadores.

 

Para que a tarefa seja bem-sucedida, profissionais do RH que recebam essa função devem utilizar da inteligência emocional a fim de que se caminhe em uma linha tênue. É preciso ser educado, gentil e respeitoso na mensagem, sem que se esbarre em pedidos de desculpas.

 

Evite respostas padronizadas

Um processo seletivo contará com mais de uma rejeição, de modo que é comum existir uma mensagem “genérica” aos candidatos. Embora não tenha nada de errado com parâmetros a serem seguidos, as melhores formas de agradecimento e negativa são individuais.

 

Isso é especialmente verdade quando a mensagem é dada por telefone. Nestes casos, ter uma resposta pronta passará a impressão oposta ao objetivo. A ideia é que o esforço do candidato seja valorizado, o que só é possível se existir um toque de pessoalidade.

 

Considere fornecer justificativas

O tópico das justificativas é o mais flexível de todos, quando falamos sobre como agradecer um candidato que não passou na entrevista. Na maioria dos casos, justificativas são recomendadas, mas existem situações em que os motivos podem ser dispensados.

 

Quando falamos sobre negativas por motivos técnicos (como qualificação aquém da exigida ou falta de experiência), é benéfico justificar a reprovação. Diferenças de fit cultural e ausência de soft skills, por outro lado, podem ser mais positivas se deixadas de lado.

 

Ofereça feedback positivo

Em um dos tópicos anteriores, nós falamos que um agradecimento para um candidato que não passou em entrevista deve ser direto, mas isso não significa que recrutadores não possam (ou devam) acrescentar mensagens positivas ao fazer a comunicação com o profissional.

 

Valorizar o esforço do candidato e as qualidades demonstradas durante o processo seletivo é algo válido, embora deva-se prezar pela brevidade. Também é possível estimular candidatos fortes e qualificados a participar de oportunidades posteriores.

 

Conheça os principais erros

Tão valioso quanto saber como agradecer um candidato que não passou na entrevista, é aprender o que não deve ser dito. Na verdade, a lista de “erros” é mais abundante do que a dos acertos, o que aponta para a importância de compreender possíveis deslizes.

 

Evite fazer comparações e jamais utilize palavras desmotivadoras. A intenção é informar o candidato de um resultado, não o fazer se sentir mal. Além disso, em hipótese alguma faça avaliações públicas e comunique-se sempre de maneira privada, por ligação ou e-mail.

 

Uma mensagem de agradecimento a um candidato que não passou na entrevista é adequada quando a comunicação é efetiva. Embora seja impossível controlar como um profissional rejeitado irá reagir, a conduta profissional e o respeito devem ser mantidos acima de tudo.

 

Aqui no blog do Peixe 30, sempre apresentamos conteúdos exclusivos que vão te ajudar a aperfeiçoar a gestão do seu negócio e promover novas parcerias. Se você ainda não conhece a nossa plataforma, saiba que somos uma rede social profissional em vídeo.

 

O aplicativo do Peixe 30 está disponível nas lojas de aplicativos da Apple e do Google, você pode baixá-lo gratuitamente:

  • Link para usuários IOS
  • Link para usuários Android

Depois de ver nossas dicas de como agradecer um candidato que não passou na entrevista, aprenda como contratar um lídersaiba mais sobre software de recrutamento.

 

Quer contratar os melhores talentos e reduzir o turnover da sua empresa?

O Peixe 30 disponibilizou um sistema para Recrutamento e Seleção que faz um RaioX completo do candidato e te ajuda a encontrar os melhores profissionais.

 

Automatize seu processo de recrutamento e construa a equipe perfeita!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Como desenvolver a habilidade de resolução de problemas? Supere os desafios!

Ninguém gosta de conflitos, especialmente no trabalho. Apesar disso, é ingenuidade acreditar que o espaço...

Como ser uma pessoa flexível no trabalho? Domine esta habilidade!

“Flexibilidade” é uma habilidade presente em descrições de vagas de emprego. Mas como ser uma...

Como estudar para um processo seletivo? Conquiste os melhores cargos!

Participar de um processo seletivo pode gerar insegurança e ansiedade em muita gente. Mesmo que...

Como colocar pretensão salarial no currículo? Descubra!

Não importa se você está entrando no mercado de trabalho pela primeira vez ou se...

O que é insubordinação no trabalho? Veja como lidar com a situação!

Assim como qualquer outra atividade que envolve a interação entre pessoas, a rotina organizacional traz...

Dinâmicas para fortalecer o trabalho em equipe e melhorar a performance!

Um time engajado é o sonho de todo gestor para alcançar os melhores resultados. Mesmo...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]