Como criar um anúncio de vaga de emprego?

Mayk | outubro 28, 2022

Imagem artigo

A busca por bons colaboradores é um dos maiores desafios do setor de Relações Humanas de uma organização. Os fatores a serem considerados são múltiplos, desde as capacitações profissionais até a compatibilidade de valores entre o candidato e a empresa.

 

Essa jornada começa já na divulgação da seleção. Ela é o primeiro contato entre os profissionais do mercado de trabalho e a organização, o que aponta para a sua importância ímpar. Aprender como criar um anúncio de vaga de emprego é importante para conseguir despertar o interesse dos melhores candidatos.

 

Mas afinal de contas, o que é um bom anúncio de emprego? Bom, isso depende. Cada vaga possui suas especificidades, às quais a divulgação deve se adequar. Apesar disso, existem algumas dicas “coringas” que podem ser aplicadas, independente do contexto.

 

Para você que quer aprender a melhor forma de criar um anúncio de emprego, nós vamos ajudá-lo. Seja bem-vindo ao blog do Peixe 30. Aqui produzimos diversos conteúdos sobre temas que impactam a vida de gestores e empresários!

Qual é a importância de fazer um bom anúncio de emprego?

O profissional de RH que vai iniciar um processo seletivo deve ter em mente tudo que aquela seleção envolve. Uma proposta errada vai atrair público diferente do desejado, atrasando o recrutamento, o que pode representar prejuízos para a organização.

 

É importante que o RH tenha em mãos as características do profissional que pretende captar, as soft skills desejadas, um estudo de média salarial, habilidades técnicas necessárias e tudo que permita filtrar melhor os candidatos. Isso ajudará a reduzir o processo seletivo e evitar uma contratação errada, que gere novas baixas.

Aprenda como criar um anúncio de vaga de emprego

Reunimos abaixo uma série de etapas essenciais para que o anúncio seja efetivo e consiga atrair a atenção dos melhores talentos para sua vaga. Faça as adaptações necessárias de acordo com o segmento de atuação da empresa ou com as necessidades da vaga.

Tenha todas as informações sobre a vaga

Antes de criar um anúncio de vaga de emprego, é imprescindível que você tenha em mãos todas as informações sobre ela. Isso inclui os principais itens associados com a oportunidade, como: requisitos, funções, localização, contato, remuneração e como se inscrever.

 

Caso algum desses dados não esteja disponível no momento que for publicar a vaga (se o budget para a remuneração não tiver sido decidido ainda, por exemplo), tenha uma solução/ resposta previamente decidida, caso os candidatos tenham dúvidas.

Saiba os melhores lugares para postar sobre a vaga

Todo assunto tem o seu momento e lugar. Isso é especialmente verdade quando você está oferecendo algo (nesse caso, uma oportunidade de emprego). Apesar de alcances diferenciados, nem toda plataforma é adequada, o que resultará em resultados insatisfatórios.

 

Por conta disso, é preciso que conheça quais os lugares mais interessantes para divulgar uma determinada vaga. Entre os mais versáteis estão: o Peixe 30, LinkedIn, grupos de Facebook (relacionados à área da vaga) e plataformas de busca de emprego.

Saiba como chamar a atenção

Entre as nossas dicas de como criar um anúncio de vaga de emprego, é importante que você use técnicas de marketing para se diferenciar e atrair a atenção dos candidatos.

 

Mesmo em um mercado de trabalho concorrido, é importante que uma vaga se destaque. Se você é o responsável por um processo de recrutamento, com certeza está procurando qualidade acima da quantidade, então vai preferir chamar a atenção de bons candidatos.

 

Boas maneiras de criar um anúncio atrativo incluem ter um título claro e conciso, utilizar técnicas de SEO e anexar uma imagem interessante. Na maioria das vezes, a arte por si só já será suficiente para fazer os melhores candidatos pararem e prestarem atenção.

Conheça a linguagem do seu público-alvo

Qualquer pessoa que já tenha visitado grupos de anúncio de vagas, com certeza, se deparou com propagandas engraçadinhas. Na maioria dos casos, elas são inofensivas e eficazes em chamar a atenção, mas isso nem sempre é verdade. A etiqueta é muito importante.

 

Cada público-alvo possui um jeito de falar diferente, e é função do responsável pela vaga se adequar ao meio. Isso significa que, em alguns casos, o tom informal cai muito bem, mas em outros é preferível optar por uma linguagem mais séria.

Elabore uma boa descrição

Como criar um anúncio de vaga de emprego que seja efetivo e evite dúvidas? Esta talvez seja uma das etapas mais importantes, já que é na descrição que você irá inserir todas as informações relevantes. Elas incluem os elementos citados no item 1, os quais devem estar escritos de maneira simples, sem erros de português ou digitação.

 

Fale sobre a empresa, seus valores e tudo o que for necessário, mas sem se estender muito. Um bom texto vai direto ao ponto, sem enrolar com detalhes desnecessários. Além disso, em hipótese alguma “copie e cole” descrições de outras vagas, mesmo escritas por você. Seja original e adapte a apresentação para o público-alvo da oportunidade.

Últimos detalhes

Anúncio de vaga de emprego pronto, é hora de revisar. Caso ele seja feito por alguém de fora do processo do recrutamento (um redator, por exemplo), é importante que um profissional do RH cheque as informações. Em todos os casos, se certifique que o que está escrito é correto.

 

Coloque os contatos e informe os interessados sobre os meios adequados de se candidatar. Quando a vaga for preenchida, volte ao local onde a postou e encerre o processo, deixando claro para aqueles que virem a vaga posteriormente, que não é mais possível se inscrever.

 

O que não colocar em um anúncio de vaga de emprego?

Tão importante quanto o que você deve incluir é o que não deve ser informado. Os elementos mais simples podem ser deduzidos por qualquer pessoa (erros de digitação, informações confusas ou incompletas, linguagem inadequada ao contexto etc), mas eles não são os únicos.

 

Existem algumas coisas menos óbvias dentro das dicas de como criar um anúncio de vaga de emprego. Entre elas estão a inadequação com leis trabalhistas vigentes (ou seja, nada de acúmulo de funções), a ausência de informações sobre remuneração ou pedido de pretensão salarial e diferentes tipos de gafes sociais.

 

Lembre-se: quando você posta uma vaga de emprego, está representando a organização. Dessa forma, tudo o que for escrito e divulgado terá impacto direto na empresa, o que torna essencial prestar atenção em todos os elementos, até os menos óbvios.

 

O anúncio de uma vaga de emprego é a porta de entrada para um colaborador. Causar uma boa impressão, nesse caso, pode ser a diferença entre agregar profissionais valiosos ou perdê-los. Com criatividade, ética e atenção aos detalhes, bons resultados são alcançáveis!

 

Gostou das nossas dicas de como criar um anúncio de vaga de emprego? Aqui no Peixe 30 temos muitas outras informações que vão facilitar o seu dia. Nós criamos vários conteúdos para auxiliar gestores e empresários em seus desafios diários.

 

Em nossa rede social você encontra histórias de outros gestores, pode trocar experiências e descobrir novas metodologias que podem potencializar seus resultados. Crie seu cadastro gratuito e invista em seu networking.

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

Como fazer a descrição de cargos?

Toda organização é composta de profissionais com atribuições distintas e funções definidas. Empresas só crescem...

Quais são as habilidades interpessoais?

Se você trabalha mesmo que de maneira tangente com processos seletivos, com certeza já se...

Como avaliar um candidato à vaga de emprego?

Somar ao quadro profissional de uma empresa é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais...

Como ser um bom líder de equipe? Veja dicas valiosas

Mais do que saber como liderar, é preciso administrar conflitos e estimular pessoas a fim...

Como chamar a atenção de um funcionário?

Posições de liderança naturalmente carregam responsabilidades. Saber gerir uma equipe está associado a habilidades interpessoais...

Como criar um anúncio de vaga de emprego?

A busca por bons colaboradores é um dos maiores desafios do setor de Relações Humanas...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!