O que é gestão de pessoas?

Mayk | abril 26, 2022

Imagem artigo

Entre as atribuições de um líder está a atividade de gerir o capital humano da empresa, desenvolver talentos e neutralizar conflitos que, inevitavelmente, vão surgir. Investir nas equipes internas ajudará a manter a motivação e a produtividade elevadas, o que contribui para aumentar os resultados da empresa.

Se você tem uma taxa elevada de turnover ou conta com vagas ociosas e não consegue elevar a produtividade do seu time, é hora de entender o que é gestão de pessoas e como implementar essa metodologia no seu negócio.

É importante destacar que fazer a gestão de pessoas vai muito além de fornecer um dia de folga no aniversário ou uma camiseta por objetivo alcançado.

Uma boa gestão de pessoas é feita por um setor específico. Quando esse trabalho é realizado por qualquer profissional, como um “quebra-galho” e sem um plano bem definido, os resultados não são tão vantajosos. Além disso, as lideranças precisam entender bem as ações que serão realizadas, para que elas sejam praticadas no dia a dia.

Aqui no Peixe 30 sempre apresentamos conteúdos que são relevantes para o funcionário e para o empreendedor. Além de explicar aqui o que é gestão de pessoas, já falamos sobre como melhorar o recrutamento e como divulgar uma franquia.

O Peixe 30 é uma rede social profissional que promove debates entre empresários, parcerias e ajuda a divulgar novos empreendedores. Se você ainda não faz parte deste ambiente colaborativo, não perca mais tempo. Cadastre-se já!

Faça o download do app Peixe 30 na Play Store.

Faça o download do app Peixe 30 na App Store.

Afinal, o que é gestão de pessoas?

Geralmente feita pelo departamento de RH, a gestão de pessoas é a implementação de uma série de práticas para valorizar o capital humano de uma corporação e conciliar os objetivos individuais de cada trabalhador com os do negócio. Os envolvidos devem estudar os perfis comportamentais, usar técnicas de engajamento e desenvolver novos talentos.

Com um trabalho adequado de gestão de pessoas, o objetivo da empresa e dos colaboradores entram em sintonia. Assim, fica mais fácil alcançar os resultados esperados na organização, pois os profissionais serão mais eficazes em seu trabalho.

Para implementar este tipo de trabalho em uma empresa, é necessário fazer um trabalho de análise individual, destacar quais são os objetivos do negócio e entender qual é a cultura interna. Se tudo estiver de acordo, será possível colher muitos benefícios dessa medida, caso contrário, mudanças serão necessárias.

Por exemplo, se os funcionários não sabem quais são as ambições da empresa e os valores que ela defende, dificilmente eles vão se engajar. Da mesma forma, um trabalhador que não se adapta a cultura interna deverá ser desligado, já que ele pode comprometer o empenho dos demais.

Ou seja, neste trabalho de entender o que é gestão de pessoas, saiba que a primeira etapa é um estudo amplo do negócio para mapear as mudanças que serão feitas e as coisas boas que serão valorizadas.

Como benefício, você terá pessoas mais felizes no trabalho, elevará a retenção de talentos na empresa e aumentará a produtividade.

Veja também: O que significa mindset?

7 objetivos da gestão de pessoas

Agora que você já sabe o que é gestão de pessoas, está na hora de entender os objetivos deste trabalho e como ele pode contribuir para elevar a competitividade de sua empresa. Acompanhe!

Resolver conflitos

Pessoas entram em conflito pelas mais variadas coisas no trabalho e nem sempre conseguem resolver as questões sozinhas.

Há casos também em que as pendências foram resolvidas, mas o clima da organização não volta ao que era antes.

É papel da gestão de pessoas mediar esses conflitos e garantir que não atrapalhem os resultados dos profissionais.

Para ter bons resultados, um time não precisa se dar bem, as pessoas não precisam gostar uma das outras. Claro, se for possível, ótimo; se não, a gestão de pessoas deve cuidar para garantir que todos se respeitem mutuamente e estejam dispostos a contribuir uns com os outros.

É necessário trabalhar para que exista harmonia e unidade entre as equipes.

Promover a cultura da empresa

Toda empresa tem uma cultura e é trabalho da gestão de pessoas garantir que todos os colaboradores a conheçam.

Além disso, é necessário implementar ações para promover essa cultura e garantir que todos a respeitem.

Uma empresa de sucesso trabalha com as pessoas em sintonia. Isso contribui para o alto desempenho dos negócios.

Contratar pessoas talentosas

Ao entender o que é gestão de pessoas e implementar essa prática para reduzir o turnover, o RH deve adotar medidas para promover e contratar bons colaboradores.

Primeiro, os profissionais devem ser capacitados, mas eles também precisam acreditar no negócio, combinar com a cultura da empresa e ter o desejo de crescer nela.

Todos esses fatores são motores importantes para o desenvolvimento de um bom trabalho por todos no dia a dia.

Por causa disso, muitas empresas incorporaram o estudo de perfil comportamental no processo de seleção, para entender as características individuais e os desejos de cada trabalhador, contratando aquele candidato que tem sinergia com a cultura do negócio.

Criar um espaço de trabalho agradável

Os colaboradores de uma organização precisam ter boas condições de trabalho. Um bom equipamento para executar suas tarefas, um ambiente tranquilo, um espaço para o almoço, respeito das lideranças etc.

Com sua atuação, a gestão de pessoas busca preservar tudo isso. Afinal, são condições fundamentais para que os profissionais se sintam motivados no trabalho e executem suas atividades da melhor forma possível.

Trabalhar feedbacks contínuos

É sempre bom garantir feedbacks para os colaboradores de um negócio. Tanto sobre o comportamento deles quanto em relação ao trabalho que eles entregam.

A gestão de pessoas pode se encarregar totalmente desse feedback ou então pode orientar as lideranças a fazê-lo.

Com isso, o colaborador vai ter a oportunidade de melhorar os pontos em que não se destaca. Também vai saber que seu líder está atento ao que ele faz e que isso pode beneficiá-lo ao longo do tempo.

Garantir igualdade de condições

Nem sempre é fácil, mas a gestão de pessoas também é responsável por trabalhar a igualdade dentro dos negócios.

Se várias pessoas têm a mesma capacitação, a mesma experiência e entregam os mesmos resultados, devem receber os mesmos salários, concorda?

As condições de trabalho garantidas a elas também devem ser as mesmas. Assim, estes profissionais poderão se destacar de formas diferentes ao longo do tempo e terem retornos específicos. Contudo, para conseguirem mostrar seu mérito, devem começar da mesma linha de partida.

Promover capacitação contínua

Ao entender o que é gestão de pessoas, perceba que o tempo todo estamos falando sobre as características e a união dos profissionais que atuam no negócio para melhorar o seu envolvimento com as ambições da empresa. Uma equipe que é treinada e aprende continuamente tende a oferecer resultados cada vez melhores para uma organização.

Assim, é papel da gestão de pessoas promover treinamentos ou sugerir capacitações para as equipes de tempos em tempos. Inclusive, isso pode ser sinalizado no momento do feedback.

A empresa pode, por exemplo, contratar um curso para toda a equipe ou então promover a troca de experiências entre os próprios profissionais.

Neste artigo você pôde entender melhor o que é gestão de pessoas e ainda encontrou sete objetivos desta prática. Para colher o resultado, é necessário que essa estratégia seja trabalhada a médio ou longo prazo.

Com um trabalho conjunto entre todos e a dedicação da gestão, os resultados de um negócio só tendem a melhorar.

Dê o primeiro passo na gestão de pessoas em seu negócio! Solicite que os seus funcionários façam o nosso Assessment (uma ferramenta exclusiva que ajuda a identificar as características individuais). Este estudo vai te ajudar a mapear as habilidades dominantes e aquelas que precisam ser aperfeiçoadas para que o time seja mais produtivo.

Depois disso, você pode trabalhar a cultura local, promover mudanças e estabelecer metas. Este trabalho pode ser conduzido pelo seu time de RH.

Além de ler o que é gestão de pessoas, descubra quais são as técnicas de negociação e aprenda como falar bem.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

Como resolver conflitos entre funcionários e melhorar a produtividade?

O colaborador passa mais tempo na empresa do que em sua própria casa, já parou...

Como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente?

Alcançar o sucesso na carreira é uma batalha contínua. Especialmente em setores saturados, a tarefa...

Quais são os indicadores de RH?

Gerenciar uma organização significa estar à frente de pessoas. Comumente chamados de colaboradores, eles são...

O que é turnover e como reduzi-lo?

Por diversas razões, a falha na reposição pode interferir na produtividade da empresa e impactar...

Quais são os nove tipos de avaliação de desempenho e como aplicá-las?

A metodologia é indispensável no desenvolvimento da gestão de pessoas   Você, profissional de Recursos...

Exemplos de estratégias empresariais bem-sucedidas

Casos de empresas pequenas que se tornaram gigantes são sempre inspiradores. Embora elas talvez não...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!