Engana-se quem pensa que, ao elaborar um currículo, “mais” é sinônimo de “melhor”. Isto é: inserir muita informação, especialmente habilidades, nem sempre equivale a ter dados de qualidade.
É preciso saber que tipo de habilidade colocar no currículo para atrair a atenção do recrutador e ser selecionado para as demais etapas do processo seletivo. Não sabe como fazer a escolha das informações? Nós vamos ajudá-lo!
Naturalmente, existem poucas regras que valem para todas as áreas. Na maioria das vezes, o que deve (ou não) ser valorizado no currículo irá depender da vaga para a qual está aplicando, quais são as suas formações, que tipo de profissional está sendo buscado, etc.
Nesse texto, vamos focar especificamente nas habilidades, respondendo a pergunta principal. Explicaremos ainda quais informações devem ser evitadas. Leia até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!
Ao fazer seu cadastro aqui no Peixe 30, você ganhará um moderno currículo que pode ser compartilhado com diversas empresas. O documento também poderá ser impresso!
O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.
Principais habilidades: soft skills e hard skills
Quando falamos sobre que tipo de habilidade colocar no currículo, podemos dividi-las em duas principais categorias: soft skills e hard skills. Elas representam competências bem distintas, as quais são mais ou menos valorizadas de acordo com a vaga que se procura.
O que são as soft skills?
Essas são aquelas habilidades socioemocionais e interpessoais, relacionadas com traços de comportamento. Como tal, não costumam ser aprendidas teoricamente a partir de cursos, mas são agregadas no decorrer da vida acadêmica e profissional de um candidato.
Alguns exemplos incluem: comunicação eficiente com os mais diversos tipos de públicos, perfil de liderança, facilidade de trabalhar em equipe, empatia, proatividade, responsabilidade, resolução de problemas, criatividade e flexibilidade.
O que são as hard skills?
Elas são mais simples de serem explicadas quando falamos que tipo de habilidade colocar no currículo: tratam-se de conhecimentos técnicos obtidos a partir de formações. Ao contrário das soft skills, as hard são mais fáceis de serem identificadas e qualificadas por meio de testes.
Dentre as principais, podemos mencionar a fluência em outros idiomas, além do português brasileiro, boa capacidade de comunicação escrita, conhecimentos técnicos em áreas biológicas, exatas ou humanas, análise de dados e edição de materiais audiovisuais.
Que tipo de habilidade colocar no currículo?
Compreendido o que são as soft e as hard skills, surge uma nova pergunta: afinal de contas, quais dessas são mais valiosas no currículo? Quais devem ser priorizadas?
Se quiser saber que tipo de habilidade colocar no currículo, a resposta é simples, mas não é direta: depende!
Ao selecionar as qualidades que serão listadas e exploradas em seu currículo, o candidato deverá considerar a vaga para a qual está aplicando, incluindo exigências, funções e demais informações.
Apesar disso, é válido abrir um parêntese para mencionar que as soft skills costumam ter uma abrangência maior do que as hard, considerando que podem ser úteis em múltiplas áreas. Por conta disso, é recomendado dar destaque a elas.
Quais características devem ser deixadas de fora?
Agora que você já sabe que tipo de habilidade colocar no currículo, o que não se deve incluir? Ao contrário da questão do tópico anterior, a resposta aqui é um pouco mais simples: tudo o que não for relevante para a vaga pode ser deixado de lado.
Isso acontece porque, como mencionamos logo no primeiro parágrafo, quantidade não é sinônimo de qualidade. Uma formação em uma área X pode não ser relevante ao aplicar em uma Y, servindo somente para dificultar ao recrutador encontrar os dados importantes.
É preciso também ter um forte senso de autoconhecimento para saber que tipo de habilidade colocar no currículo, quais são os seus pontos fortes e fracos. Ao conhecê-los melhor, veja como eles podem ajudar ou prejudicar o seu cadastro em uma determinada vaga.
Se você não possui conhecimentos elevados de comunicação em público, por exemplo, o mais indicado é que essa característica seja deixada de fora do currículo.
Exemplos de habilidades que podem ser colocadas no currículo
Embora nos parágrafos anteriores tenhamos mencionado que tudo pode mudar de acordo com a vaga, existem algumas qualidades capazes de agradar em múltiplos contextos. Abaixo, separamos uma lista com algumas das principais.
Ao pesquisar sobre que tipo de habilidade colocar no currículo, inspire-se nesta lista para ver quais você domina e depois adicione-as em seu CV:
- persuasão;
- comprometimento;
- criatividade;
- proatividade;
- resolução de problemas;
- aprendizado contínuo;
- pensamento analítico;
- liderança;
- trabalho em equipe;
- foco em resultados;
- gestão do tempo;
- recepção a feedbacks;
- raciocínio lógico;
- organização;
- inteligência emocional;
- resiliência;
- relacionamentos interpessoais;
- capacidade de trabalhar remotamente;
- adaptabilidade.
E esses são somente alguns dos principais exemplos. É preciso fazer um exercício de autoconhecimento e explorar, baseado em formações e experiências profissionais, quais são as suas características que mais positivamente impactam o ambiente de trabalho.
Embora saber que tipo de habilidade colocar no currículo seja importante, possuir múltiplas nunca é algo ruim. Profissionais versáteis e flexíveis têm maiores chances de serem contratados e estabelecerem relações duradouras no trabalho.
O aplicativo do Peixe 30 está disponível para usuários IOS e neste link para Android. Crie seu cadastro gratuito e invista em seu networking.