Que tipo de habilidade colocar no currículo? Amplie suas chances!

Mayk | fevereiro 01, 2024

Imagem artigo

Engana-se quem pensa que, ao elaborar um currículo, “mais” é sinônimo de “melhor”. Isto é: inserir muita informação, especialmente habilidades, nem sempre equivale a ter dados de qualidade.

 

É preciso saber que tipo de habilidade colocar no currículo para atrair a atenção do recrutador e ser selecionado para as demais etapas do processo seletivo. Não sabe como fazer a escolha das informações? Nós vamos ajudá-lo!

 

Naturalmente, existem poucas regras que valem para todas as áreas. Na maioria das vezes, o que deve (ou não) ser valorizado no currículo irá depender da vaga para a qual está aplicando, quais são as suas formações, que tipo de profissional está sendo buscado, etc.

 

Nesse texto, vamos focar especificamente nas habilidades, respondendo a pergunta principal. Explicaremos ainda quais informações devem ser evitadas. Leia até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

 

Ao fazer seu cadastro aqui no Peixe 30, você ganhará um moderno currículo que pode ser compartilhado com diversas empresas. O documento também poderá ser impresso!

 

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

 

Principais habilidades: soft skills e hard skills

Quando falamos sobre que tipo de habilidade colocar no currículo, podemos dividi-las em duas principais categorias: soft skills e hard skills. Elas representam competências bem distintas, as quais são mais ou menos valorizadas de acordo com a vaga que se procura.

 

O que são as soft skills?

Essas são aquelas habilidades socioemocionais e interpessoais, relacionadas com traços de comportamento. Como tal, não costumam ser aprendidas teoricamente a partir de cursos, mas são agregadas no decorrer da vida acadêmica e profissional de um candidato.

 

Alguns exemplos incluem: comunicação eficiente com os mais diversos tipos de públicos, perfil de liderança, facilidade de trabalhar em equipe, empatia, proatividade, responsabilidade, resolução de problemas, criatividade e flexibilidade.

 

O que são as hard skills?

Elas são mais simples de serem explicadas quando falamos que tipo de habilidade colocar no currículo: tratam-se de conhecimentos técnicos obtidos a partir de formações. Ao contrário das soft skills, as hard são mais fáceis de serem identificadas e qualificadas por meio de testes.

 

Dentre as principais, podemos mencionar a fluência em outros idiomas, além do português brasileiro, boa capacidade de comunicação escrita, conhecimentos técnicos em áreas biológicas, exatas ou humanas, análise de dados e edição de materiais audiovisuais.

 

Que tipo de habilidade colocar no currículo?

Compreendido o que são as soft e as hard skills, surge uma nova pergunta: afinal de contas, quais dessas são mais valiosas no currículo? Quais devem ser priorizadas?

 

Se quiser saber que tipo de habilidade colocar no currículo, a resposta é simples, mas não é direta: depende!

 

Ao selecionar as qualidades que serão listadas e exploradas em seu currículo, o candidato deverá considerar a vaga para a qual está aplicando, incluindo exigências, funções e demais informações.

 

Apesar disso, é válido abrir um parêntese para mencionar que as soft skills costumam ter uma abrangência maior do que as hard, considerando que podem ser úteis em múltiplas áreas. Por conta disso, é recomendado dar destaque a elas.

 

 

Quais características devem ser deixadas de fora?

Agora que você já sabe que tipo de habilidade colocar no currículo, o que não se deve incluir? Ao contrário da questão do tópico anterior, a resposta aqui é um pouco mais simples: tudo o que não for relevante para a vaga pode ser deixado de lado.

 

Isso acontece porque, como mencionamos logo no primeiro parágrafo, quantidade não é sinônimo de qualidade. Uma formação em uma área X pode não ser relevante ao aplicar em uma Y, servindo somente para dificultar ao recrutador encontrar os dados importantes.

 

É preciso também ter um forte senso de autoconhecimento para saber que tipo de habilidade colocar no currículo, quais são os seus pontos fortes e fracos. Ao conhecê-los melhor, veja como eles podem ajudar ou prejudicar o seu cadastro em uma determinada vaga.

 

Se você não possui conhecimentos elevados de comunicação em público, por exemplo, o mais indicado é que essa característica seja deixada de fora do currículo.

 

Exemplos de habilidades que podem ser colocadas no currículo

Embora nos parágrafos anteriores tenhamos mencionado que tudo pode mudar de acordo com a vaga, existem algumas qualidades capazes de agradar em múltiplos contextos. Abaixo, separamos uma lista com algumas das principais.

 

Ao pesquisar sobre que tipo de habilidade colocar no currículo, inspire-se nesta lista para ver quais você domina e depois adicione-as em seu CV:

 

 

E esses são somente alguns dos principais exemplos. É preciso fazer um exercício de autoconhecimento e explorar, baseado em formações e experiências profissionais, quais são as suas características que mais positivamente impactam o ambiente de trabalho.

 

Embora saber que tipo de habilidade colocar no currículo seja importante, possuir múltiplas nunca é algo ruim. Profissionais versáteis e flexíveis têm maiores chances de serem contratados e estabelecerem relações duradouras no trabalho.

 

O aplicativo do Peixe 30 está disponível para usuários IOS e neste link para Android. Crie seu cadastro gratuito e invista em seu networking.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]