Como lidar com conflitos na equipe de trabalho?

Mayk | julho 04, 2022

Imagem artigo

Qualquer ambiente que reúna um grupo de pessoas eventualmente terá conflitos, essa é uma realidade. Os seres humanos são diferentes e é natural que atritos, especialmente de ideias, existam.

 

Uma boa forma de como lidar com conflitos na equipe de trabalho é por meio de um estudo profundo das características individuais e da cultura organizacional. Desta forma, você saberá como agir em cada situação.

 

Os locais de trabalho não estão excluídos dos conflitos e, em alguns casos, eles ajudam a engajar o time em um propósito. Os motivos dos atritos são muitos e impossíveis de serem listados aqui, mas se você é um gestor, com certeza já se deparou com vários dentro da sua empresa.

 

O próximo passo, então, é saber como lidar com essa situação.

 

Neste cenário, lhe convidamos a fazer o Assessment da sua equipe gratuitamente aqui no Peixe 30. Por meio deste estudo de habilidades comportamentais, você terá mais informações para gerenciar os atritos que, inevitavelmente, vão surgir.

10 dicas de como lidar com conflitos na equipe de trabalho

Conflitos em um time têm efeitos diversos. Diminuição da performance, desligamentos, baixa moral etc. Os problemas, se não resolvidos, tendem a se multiplicar e afetar até mesmo aqueles que não estão envolvidos diretamente na situação.

 

Para lhe ajudar, apresentamos abaixo 10 dicas de como lidar com conflitos na equipe de trabalho. O objetivo aqui é que você descubra alternativas para conseguir manter o clima organizacional o mais agradável possível. Vamos lá!

Investigue a origem do conflito

Saber o motivo pelo qual o conflito surgiu é o primeiro passo para lidar com ele. E essa dica serve a dois propósitos: resolver a situação atual e impedir que outras semelhantes ocorram no futuro.

 

Encontrar a raiz do problema necessariamente envolve conversar com os colaboradores, o que também será uma parte importante de diversas das dicas de como lidar com conflitos na equipe de trabalho a seguir.

Não ignore a existência do conflito

Por mais desagradável que uma situação de conflito em uma equipe de trabalho seja, ignorar a situação jamais vai ser a melhor solução. Fechar os olhos só fará com que as inquietações aumentem, até que eventualmente explodam.

Promova uma boa comunicação

Dificilmente existirá uma situação de conflito em uma empresa que não possa ser resolvida por meio do diálogo. A sua função como gestor de pessoas é, então, promover essa atitude de comunicação direta e clara, seja entre você e os colaboradores, seja entre eles próprios.

 

Incentivar uma comunicação educada evitará que conflitos existentes cresçam e novos surjam. Para isso, é muito importante ouvir, ter paciência e imparcialidade.

Observe o desenvolvimento da situação

Diante de um conflito, não existe nada pior para um gestor do que ser pego de surpresa. Para que isso não ocorra, é imprescindível que você esteja atento às dinâmicas dentro da sua equipe.

 

Isso vale também para momentos posteriores à resolução de um conflito. Continue acompanhando de perto a situação, a fim de reconhecer se as coisas realmente foram resolvidas ou se é necessário que novas medidas sejam colocadas em prática.

 

Preze pela empatia na sua equipe

Uma boa comunicação necessariamente passa pelo entendimento do que a outra pessoa está dizendo e o que ela está sentindo. Nesse ponto, ser empático é uma característica valiosa para um gestor.

 

Mais ainda: se esforce para promover a atitude de empatia dentro do ambiente de trabalho. Uma equipe que multiplique esse tipo de atitude terá chances muito menores de desenvolver e escalar conflitos.

Se necessário, responsabilize

Esta dica de como lidar com conflitos na equipe de trabalho deve ser seu último recurso, se todas as demais opções falharem.

 

As consequências de um conflito que foge do controle não precisam chegar ao ponto do desligamento. Feedbacks com reprovações, por exemplo, também podem ser considerados como atos de responsabilização.

Preste atenção às próprias atitudes

As dicas até aqui de como lidar com conflitos na equipe de trabalho consideram situações que envolvem dois colaboradores, mas é importante notar que você, como gestor, pode estar no centro de uma situação assim.

 

Como líder, você precisa ter as mesmas atitudes que espera dos outros funcionários. Isso inclui a calma para lidar com momentos em que se vê dentro de um conflito. A maneira como age influenciará na cultura e nos valores da empresa.

Incentive atividades em equipe

Uma equipe de trabalho bem entrosada terá chances menores de desenvolver ou escalar conflitos. Uma forma excelente de conseguir isso é estimular atividades e tarefas em grupo, a fim de estreitar laços que levem a atitudes mais empáticas.

Encontre soluções

Na maioria dos conflitos em um ambiente de trabalho, não existem culpados. Por isso, em situações habituais, o mais indicado é nunca ficar buscando o lado certo e errado. A situação já existe, de modo que depois de entendê-la, o que você deve fazer é buscar como resolvê-la.

 

A resolução de um conflito na equipe de trabalho pode ser atingida de diferentes formas, dependendo da raiz do problema. Geralmente, será necessário que mudanças sejam feitas, então você precisará estar preparado para tomar decisões.

Aplique as mudanças

Para encerrar as nossas dicas de como lidar com conflitos na equipe de trabalho, é essencial que você aprenda com os erros. Ter um atrito resolvido é o cumprimento de uma tarefa, mas não deixe que as coisas terminem aqui.

 

Experiências negativas, mais do que positivas, deixam lições que devem ser aplicadas para situações futuras.

 

Conflitos nunca deixarão de existir completamente, mas se você souber a maneira correta de lidar, eles nunca irão escalar e nem se multiplicarão. No fim das contas, um ambiente de trabalho harmônico é indispensável para o crescimento de um negócio.

 

Se a situação foge ao seu controle, aqui no Peixe 30 você pode investir em networking e trocar experiências com outros gestores, o que lhe ajudará a ver outras soluções para os problemas internos.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

 

Além de compreender melhor como lidar com conflitos na equipe de trabalho, queremos convidá-lo a ler também:

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

Como resolver conflitos entre funcionários e melhorar a produtividade?

O colaborador passa mais tempo na empresa do que em sua própria casa, já parou...

Como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente?

Alcançar o sucesso na carreira é uma batalha contínua. Especialmente em setores saturados, a tarefa...

Quais são os indicadores de RH?

Gerenciar uma organização significa estar à frente de pessoas. Comumente chamados de colaboradores, eles são...

O que é turnover e como reduzi-lo?

Por diversas razões, a falha na reposição pode interferir na produtividade da empresa e impactar...

Quais são os nove tipos de avaliação de desempenho e como aplicá-las?

A metodologia é indispensável no desenvolvimento da gestão de pessoas   Você, profissional de Recursos...

Exemplos de estratégias empresariais bem-sucedidas

Casos de empresas pequenas que se tornaram gigantes são sempre inspiradores. Embora elas talvez não...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!