Como lidar com conflitos na equipe de trabalho?

Mayk | julho 04, 2022

Imagem artigo

Qualquer ambiente que reúna um grupo de pessoas eventualmente terá conflitos, essa é uma realidade. Os seres humanos são diferentes e é natural que atritos, especialmente de ideias, existam.

 

Uma boa forma de como lidar com conflitos na equipe de trabalho é por meio de um estudo profundo das características individuais e da cultura organizacional. Desta forma, você saberá como agir em cada situação.

 

Os locais de trabalho não estão excluídos dos conflitos e, em alguns casos, eles ajudam a engajar o time em um propósito. Os motivos dos atritos são muitos e impossíveis de serem listados aqui, mas se você é um gestor, com certeza já se deparou com vários dentro da sua empresa.

 

O próximo passo, então, é saber como lidar com essa situação.

 

Neste cenário, lhe convidamos a fazer o Assessment da sua equipe gratuitamente aqui no Peixe 30. Por meio deste estudo de habilidades comportamentais, você terá mais informações para gerenciar os atritos que, inevitavelmente, vão surgir.

10 dicas de como lidar com conflitos na equipe de trabalho

Conflitos em um time têm efeitos diversos. Diminuição da performance, desligamentos, baixa moral etc. Os problemas, se não resolvidos, tendem a se multiplicar e afetar até mesmo aqueles que não estão envolvidos diretamente na situação.

 

Para lhe ajudar, apresentamos abaixo 10 dicas de como lidar com conflitos na equipe de trabalho. O objetivo aqui é que você descubra alternativas para conseguir manter o clima organizacional o mais agradável possível. Vamos lá!

Investigue a origem do conflito

Saber o motivo pelo qual o conflito surgiu é o primeiro passo para lidar com ele. E essa dica serve a dois propósitos: resolver a situação atual e impedir que outras semelhantes ocorram no futuro.

 

Encontrar a raiz do problema necessariamente envolve conversar com os colaboradores, o que também será uma parte importante de diversas das dicas de como lidar com conflitos na equipe de trabalho a seguir.

Não ignore a existência do conflito

Por mais desagradável que uma situação de conflito em uma equipe de trabalho seja, ignorar a situação jamais vai ser a melhor solução. Fechar os olhos só fará com que as inquietações aumentem, até que eventualmente explodam.

Promova uma boa comunicação

Dificilmente existirá uma situação de conflito em uma empresa que não possa ser resolvida por meio do diálogo. A sua função como gestor de pessoas é, então, promover essa atitude de comunicação direta e clara, seja entre você e os colaboradores, seja entre eles próprios.

 

Incentivar uma comunicação educada evitará que conflitos existentes cresçam e novos surjam. Para isso, é muito importante ouvir, ter paciência e imparcialidade.

Observe o desenvolvimento da situação

Diante de um conflito, não existe nada pior para um gestor do que ser pego de surpresa. Para que isso não ocorra, é imprescindível que você esteja atento às dinâmicas dentro da sua equipe.

 

Isso vale também para momentos posteriores à resolução de um conflito. Continue acompanhando de perto a situação, a fim de reconhecer se as coisas realmente foram resolvidas ou se é necessário que novas medidas sejam colocadas em prática.

 

Preze pela empatia na sua equipe

Uma boa comunicação necessariamente passa pelo entendimento do que a outra pessoa está dizendo e o que ela está sentindo. Nesse ponto, ser empático é uma característica valiosa para um gestor.

 

Mais ainda: se esforce para promover a atitude de empatia dentro do ambiente de trabalho. Uma equipe que multiplique esse tipo de atitude terá chances muito menores de desenvolver e escalar conflitos.

Se necessário, responsabilize

Esta dica de como lidar com conflitos na equipe de trabalho deve ser seu último recurso, se todas as demais opções falharem.

 

As consequências de um conflito que foge do controle não precisam chegar ao ponto do desligamento. Feedbacks com reprovações, por exemplo, também podem ser considerados como atos de responsabilização.

Preste atenção às próprias atitudes

As dicas até aqui de como lidar com conflitos na equipe de trabalho consideram situações que envolvem dois colaboradores, mas é importante notar que você, como gestor, pode estar no centro de uma situação assim.

 

Como líder, você precisa ter as mesmas atitudes que espera dos outros funcionários. Isso inclui a calma para lidar com momentos em que se vê dentro de um conflito. A maneira como age influenciará na cultura e nos valores da empresa.

Incentive atividades em equipe

Uma equipe de trabalho bem entrosada terá chances menores de desenvolver ou escalar conflitos. Uma forma excelente de conseguir isso é estimular atividades e tarefas em grupo, a fim de estreitar laços que levem a atitudes mais empáticas.

Encontre soluções

Na maioria dos conflitos em um ambiente de trabalho, não existem culpados. Por isso, em situações habituais, o mais indicado é nunca ficar buscando o lado certo e errado. A situação já existe, de modo que depois de entendê-la, o que você deve fazer é buscar como resolvê-la.

 

A resolução de um conflito na equipe de trabalho pode ser atingida de diferentes formas, dependendo da raiz do problema. Geralmente, será necessário que mudanças sejam feitas, então você precisará estar preparado para tomar decisões.

Aplique as mudanças

Para encerrar as nossas dicas de como lidar com conflitos na equipe de trabalho, é essencial que você aprenda com os erros. Ter um atrito resolvido é o cumprimento de uma tarefa, mas não deixe que as coisas terminem aqui.

 

Experiências negativas, mais do que positivas, deixam lições que devem ser aplicadas para situações futuras.

 

Conflitos nunca deixarão de existir completamente, mas se você souber a maneira correta de lidar, eles nunca irão escalar e nem se multiplicarão. No fim das contas, um ambiente de trabalho harmônico é indispensável para o crescimento de um negócio.

 

Se a situação foge ao seu controle, aqui no Peixe 30 você pode investir em networking e trocar experiências com outros gestores, o que lhe ajudará a ver outras soluções para os problemas internos.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

 

Além de compreender melhor como lidar com conflitos na equipe de trabalho, queremos convidá-lo a ler também:

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]