Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Mayk | abril 06, 2024

Imagem artigo

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for o profissional, melhor conhecimento ele terá para saber qual estratégia aplicar de acordo com a necessidade. Um processo seletivo, por exemplo, pode ser executado de formas distintas.

 

Sendo assim, você sabe o que é entrevista técnica e como aplicá-la? Conhecer esta técnica pode ajudá-lo a recrutar os melhores profissionais para a sua equipe.

 

Cada uma das etapas que compõem uma seleção, do envio do currículo à contratação, é passível de ser adaptada, de acordo com as necessidades da organização. Naturalmente, existem técnicas específicas envolvidas, as quais devem ser conhecidas pelos profissionais de RH.

 

No caso da entrevista (seja interna, externa ou mista), uma das maneiras de conduzi-la é a partir do conceito “técnico”. Assim como outros métodos, a sua aplicação traz características próprias e ajuda no cumprimento de objetivos.

 

Para que você domine o tema, leia com atenção este conteúdo criado pela redação do Peixe 30. Temos uma rede social profissional em vídeo com vários conteúdos úteis que vão ajudá-lo a aperfeiçoar a gestão de pessoas.

 

Cadastre-se gratuitamente, conheça nossas soluções e inspire-se com histórias contadas por outros gestores.

 

O que é entrevista técnica? Conheça as principais características!

Uma maneira interessante de explorar esse conceito, como ela pode ser colocada em prática e quais são suas vantagens (entre outras coisas), é a partir de uma lista. Abaixo, selecionamos sete características que ajudam a explicar o que é entrevista técnica.

 

1 – Conta com perguntas e testes

Um dos objetivos desta entrevista é validar informações a respeito de conhecimentos, fornecidas durante outras etapas do processo seletivo. Não é porque um candidato possui formações relacionadas à área que irá exercer que ele carrega a expertise para a função.

 

Essa característica por si só diferencia o que é entrevista técnica de métodos alternativos, como as estruturadas, não estruturadas, semiestruturadas, em grupo e outras. Isso também vem atrelado a outros benefícios, sobre os quais falaremos mais adiante.

 

2 – Requer um roteiro bem estruturado

Embora seja um tipo distinto, este formato compartilha um elemento primordial com a entrevista estruturada: a presença de um roteiro.

 

Ao entender o que é entrevista técnica, saberá que no roteiro devem estar presentes questões e simulações, com o objetivo de aprofundar o que se foi informado no currículo do candidato.

 

Algumas perguntas que devem surgir são:

 

  • como o candidato lidou com situações difíceis no trabalho;
  • quais posições assumiu em projetos coletivos;
  • como reage a feedbacks negativos;
  • quais são os seus objetivos profissionais e de crescimento dentro da empresa.

 

3 – Analisa além do que é dito

Ao explicar o que é entrevista técnica, devemos dizer que colocar teoria em prática é um dos seus objetivos, seja com perguntas objetivas ou testes. Isso possibilita que os recrutadores analisem além do que o candidato diz, algo essencial para que as contratações sejam mais acertadas e as taxas de turnover reduzidas.

 

Uma habilidade presente no currículo pode ser observada, entre outras coisas, de acordo com a sua amplitude e profundidade. Embora dois candidatos possam descrever domínio sobre um determinado assunto, é provável que exista diferença nesses dois aspectos.

 

4 – Não é a mais indicada para cargos com foco criativo

Para que você compreenda o que é entrevista técnica da melhor forma possível, é indispensável explicar tanto os seus “prós”, quanto os seus “contras”. Nesse segundo caso, um deles se refere ao fato de que ela não é a melhor solução para posições criativas na empresa.

 

Isso acontece porque, ao contrário de outras habilidades quantificáveis, existem muitas variáveis quanto à criatividade de cada candidato. É possível utilizar a entrevista técnica nesse contexto, mas outras maneiras de conduzir o processo acabam sendo mais indicadas.

 

5 – Traz economia de recursos

Processos seletivos são atividades custosas para as empresas, tanto do ponto de vista financeiro, quanto de capital humano. Sem essa tarefa, o tempo despendido pelos profissionais do setor do RH pode ser alocado para outras questões dentro da organização.

 

Por se tratar de um tipo que gera contratações mais acertadas, você verá que a entrevista técnica é mais efetiva. Seu modelo de atuação permite reduzir o número de candidatos que acabam posteriormente não sendo um “match” com a empresa.

 

6 – Costuma ser realizada nas etapas finais dos processos

No geral, as entrevistas estão entre as primeiras etapas de um recrutamento. Após o recebimento dos currículos, os recrutadores se encontram com os candidatos buscando encontrar informações que os auxiliem nas fases seguintes.

 

Nesse caso, ao saber o que é entrevista técnica, verá que ela assume uma posição um pouco diferente, cumprindo o papel de “desempate”. Quando dois ou mais candidatos estão aptos, por habilidades e experiências profissionais, ela ajuda a estreitar os critérios.

 

7 – Utiliza o método Star

Essa é uma técnica utilizada em processos seletivos cujo nome é derivado do inglês, onde cada uma das letras representa um termo diferente, relacionado ao contexto:

 

  • situation;
  • task;
  • action;
  • result.

 

Para que você compreenda melhor, a tradução deste método ficaria assim: “situação”, “tarefa”, “ação” e “resultado”. Na prática, essas palavras se referem às perguntas que são feitas durante a entrevista técnica.

 

Elas visam compreender ações e ideias dos candidatos em determinadas situações anteriores do trabalho e quais foram os resultados obtidos a partir do que eles desenvolveram. A única solução para dúvidas relacionadas ao melhor tipo de entrevista em processos seletivos é o conhecimento aprofundado de suas múltiplas formas.

 

Para vagas da área tech e/ou com maior foco em hard skills, entender o que é entrevista técnica e usá-la surge como a melhor alternativa.

 

Atento às necessidades do setor de RH, surgiu o Peixe 30 Recruiter. Com este software de recrutamento e seleção, você encontra os candidatos ideais rapidamente e gerencia todo o processo seletivo de maneira organizada em uma só tela. Experimente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]