Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

Mayk | abril 10, 2024

Imagem artigo

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que profissionais não atuam exclusivamente por dinheiro, mas é ingênuo ignorar a importância que a remuneração tem em processos seletivos e na busca por novas oportunidades.

 

Saber como responder sobre pretensão salarial é um desafio que surge para quem está iniciando a vida profissional, para os que buscam uma recolocação ou mesmo para aqueles que construíram uma sólida carreira. Como resolver isso? Abordaremos o tema neste artigo. Boa leitura!

 

Diante dessa realidade, os profissionais que estão buscando inserção ou reinserção se veem cercados de perguntas sobre o assunto. Afinal de contas, é de bom tom falar sobre quanto pretende ganhar? Mais ainda: existe maneira “correta” de responder quando perguntado sobre isso?

 

Existem nuances que precisam ser consideradas a fim de que a questão seja respondida adequadamente. Abaixo, temos algumas informações importantes. Ao fim, você saberá como responder quando for questionado durante os processos seletivos. Vamos lá?!

 

O que é a pretensão salarial?

Antes de compreender como a pergunta principal deste texto deve ser respondida, precisamos entender o que exatamente isso significa. O termo pode parecer “óbvio” para quem já realizou processos seletivos, mas outros podem ainda desconhecê-lo.

 

Trata-se do valor monetário que um profissional acredita que deve ser remunerado para exercer uma determinada função. Geralmente, é apenas uma estimativa, baseada em critérios sobre os quais vamos falar no tópico seguinte.

 

A dúvida sobre como responder sobre pretensão salarial pode surgir já durante a candidatura (via e-mail, plataforma própria ou rede social) ou aparecer durante a entrevista. Em todos os casos, é considerado um fator eliminatório, caso os recrutadores percebam que o valor foge do orçamento alocado.

 

Como calcular a pretensão salarial do seu cargo adequadamente?

Ela é definida pelo profissional a partir de critérios que ponderam o mercado de trabalho como um todo. Além disso, consideram-se realidades individuais como:

 

  • experiência exercendo a função;
  • “risco” ao trocar um emprego que possui;
  • tempo desempregado;
  • momento da carreira.

 

Existem outros fatores que podem ser levados em conta antes de saber como responder sobre pretensão salarial. Contudo, esses acima já ajudam a definir o seu valor desejado.

 

É comum que candidatos utilizem métricas como salários anteriores recebidos pela mesma função, comparativos com a média de outros profissionais do mercado, custo de vida na região do Brasil (ou do exterior) onde vive e até mesmo oportunidades de crescimento.

 

Caso esteja incerto sobre valores, dedique um tempo para pesquisar sobre a área na qual atua e conversar com outros profissionais. Assim como demais elementos dos processos seletivos, considerar uma média ideal fica mais fácil com o passar do tempo.

 

 

Aprenda como responder sobre pretensão salarial

Antes de qualquer coisa, é interessante mencionar que o mais recomendado é que não envie sua pretensão salarial quando a empresa não pedir por isto. Você pode estar bem intencionado com essa atitude, a fim de que recrutadores não “percam tempo”, mas evite.

 

Ao ser perguntado sobre isso antes ou durante a entrevista, informe de maneira clara. A melhor maneira de “justificar” o valor negociado ao estudar como responder sobre pretensão salarial é deixando claro o que traz para a vaga (sua experiência no mercado, habilidades e demais competências).

 

A partir da resposta, é comum que a empresa decida negociar valores, caso se interesse pelo seu perfil profissional. A negociação leva em conta benefícios que a organização oferece como:

 

  • oportunidades de crescimento interno;
  • férias mais longas;
  • aumento depois de um certo tempo.

 

O que devo evitar quando surgir o assunto?

O primeiro ponto a ser evitado ao refletir sobre como responder sobre pretensão salarial já foi mencionado brevemente em outro tópico e acontece quando a questão não aparece. Nesse caso, o mais indicado é que pergunte sobre remuneração próximo ao final do processo de entrevista.

 

Também é preciso reforçar que pretensão salarial não é um número aleatório, de modo que você não deve jamais “chutar” o quanto vale o seu trabalho. Isso, inclusive, pode ser negativo para a sua própria remuneração, caso mencione valores abaixo do que o mercado oferece.

 

Por fim, é preciso lembrar que saber definir a sua pretensão salarial abre portas para negociações, então não se trata de um “ultimato”. É claro que você pode recusar propostas para uma vaga, caso não ache a remuneração justa, mas prefira deixar a porta aberta na entrevista.

 

O que falar em um vídeo de apresentação para emprego? Temos algumas dicas!

 

Como recrutadores encaram respostas sobre pretensão salarial?

Por se tratar de um elemento ativamente perguntado durante processos seletivos, a pretensão salarial é encarada de maneira natural, auxiliando os recrutadores na escolha de candidatos. Isso significa que ela pode ser usada como critério eliminatório nos processos.

 

De maneira similar, quando mencionada sem ser perguntado, pode ser vista como algo negativo e que diminui suas chances. Esta atitude passa a mensagem de que o profissional se importa exclusivamente com a remuneração e ignora outros pontos da vaga.

 

Em todos os casos, ao estudar sobre como responder sobre pretensão salarial, tenha confiança e se mantenha aberto para negociações. A partir de uma conversa produtiva, você pode aprender coisas novas, as quais utilizará em futuros processos seletivos e entrevistas que também perguntem sobre isso.

 

Percebeu como a resposta não precisa ser motivo de ansiedade e nervosismo? Especialmente quando esse assunto parte dos recrutadores, existe interesse genuíno em alinhar as suas expectativas com a remuneração que a empresa pode oferecer.

 

Você está no blog do Peixe 30, a rede social profissional brasileira que mais cresce no mundo. Por meio da tecnologia, promovemos networking e facilitamos o seu desenvolvimento pessoal. Faça já o seu Assessment e conheça as suas principais habilidades.

Não perca mais tempo! Crie já a sua conta gratuita e entre para o nosso oceano.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]